segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Internet, a terra dos caras de pau!


É com algum constrangimento que escrevo este texto. Talvez gere polêmica, não sei… Eu sempre tive muita simpatia por responder aos leitores quando estes me enviam um e-mail. Tanto que fui o primeiro colunista do antigo “Caderno de Informática” do ESTADO DE S. PAULO a assinar os artigos com meu e-mail (quase 16 anos atrás). Isso foi muito legal, pois abriu um canal de comunicação direto do leitor com o articulista, que não ocorria até então. Esta característica) se tornou máxima quando comecei a colaborar com o portal FORUMPCs em 2005 (até hoje), que por ser um Fórum, permite uma imensa interatividade.

Porém algumas pessoas acabam por ultrapassar, e muito, a boa educação e o bom senso, com atitudes "cara de pau" mesmo. Vou tentar exemplificar o que estou tentando dizer. Vamos a alguns exemplos (erros de português mantidos como no original):


(cara de pau ao pé da letra)

Por favo necessito dos drivers para win 2000 pois o reconhecido pelo Windows entra em conflito.
obrigado aguardo resposta

Recebi esta mensagem na semana passada. Vejam que a pessoa não se identifica e não fala seu nome (o endereço de e-mail é uma sopa de letras incompreensível). PIOR, nem diz qual o assunto. Afinal drivers do QUÊ ?? Uma maluquice esse e-mail.

oi xando, tudo bom?
eu tenho que fazer uma prova sobre o windowns vista, sera que você pode me passa texto em português comtudo sobre ele?
brigado

Mais um anônimo em apuros (ou seria folgado?). Quer um texto detalhado em português com TUDO. Estranho alguém estar fazendo uma PROVA sobre VISTA que é um sistema operacional BETA… Sem contar que se alguém fosse escrever TUDO sobre este assunto seria um texto gigante. Segue outro parecido.

Ola amigo sou estudante da faculdade da unipac, a qual o professor determinou um trabalho sobre ‘PROCESSADOR’.Enviar-me tudo sobre processador mais recente. Tem que ser recente e rápido. desde já agradeço

Tem muita gente que pede software.

eu queria um programa da lotus organizer o que eu faço? Espero que mande pra mim

E-mail telegráfico esse. Querendo que eu mande um software para ele. Esse é um entre tantos. Poxa! Como alguém pede isso assim “na lata”?!?!! Mesmo se eu tivesse o programa, seria correto eu enviá-lo dessa forma?

Existe um outro tipo que é o sujeito que pelo fato de ter lido algo escrito por mim, delega a culpa de eventuais insucessos à minha pessoa.

Eu tenho um Pinnacle Studio 9, porém não sei escrever frase no filme.. por ex.: um Casamento aí na abertura quero colocar os nomes do noivo e da noiva, pais padrinhos etc… e eu não sei… Tbm .naum. sei como gravar para o DVD em câmera lenta, ou seja, a abertura do casamento, senas em câmera lenta, com um MP3 de fundo.
Comprei depois que li o seu texto. Voce tem que me esplicar.

Isso costuma me deixar irritado. Se a pergunta é dirigida de um jeito cortês e educado eu SEMPRE respondo. Quando não sei falo que não sei. Mas EXIGIR reposta porque a responsabilidade da dúvida dele ser minha , porque ele leu meu artigo, eu acho forçar DEMAIS a barra!

Amigaum., qual a freqüência da memória destes notebooks? Um abraço.

Esse até que foi simpático. Mas, de novo, não explica sobre o que está falando!! Ele deve ter visto um texto meu em algum lugar e emendou uma pergunta sem ao menos explicar do que se trata!! Difícil.

Por favor gostaria de saber como configurar o Windows 3.11 para conectar-se com o Windows XP. Mande o procedimento complete urgente.

Esse eu respondi, mas não tão “urgente” assim. O Windows 3.11 não tinha TCP/IP nativo. A solução mais fácil era instalar o protocolo NETBEUI no XP (tem o protocolo em uma pasta do CD). Mas o que me incomodou foi a exigência de URGÊNCIA.

Caro Sr., eu tenho um note microtec spalla e estou com problema com relação aos drivers. Encontrei uma nota sua na internet, falando sobre este notebook.Teria como me enviar por este e-mail os drivers para esta maquina? (som, video, etc…)
Agradeço atenção e gentileza.

Este foi um e-mail “gente-fina”. Embora fazendo uma confusão muito comum. Não é porque há 5 anos 
atrás eu fiz uma avaliação e escrevi um teste de um notebook microtec que eu tenho os drivers do mesmo e que devo prestar suporte aos usuários. Neste caso eu expliquei isso educadamente ao solicitante. Recebo dezenas desses e-mails por mês, geralmente pedindo e às vezes cobrando drivers ou suporte de produtos que testei ao longo dos anos.

Preciso de um crack para anular o registro do win 7. Também quero um que faça o meu Win 7pirata continuar fazendo as atualizacoes. Se tiver um CD já craqueado pode copiar também. Mande urgente para mim.

Inacreditável a cara de pau. Sem mais comentários.

Tem como .vc. me passar o link de download do Win 7? ou me vender uma cópia do DVD? eu estou muito curioso para ver o windows 7! por favor! c me ajudar eu ficaria muito agradecido!!! abraços

Que coisa, imagina se eu iria VENDER um CD PIRATA do WIndows 7 BETA para ele ou para qualquer pessoa!! Tenho um nome a zelar!!

Não pense você que eu precisei fazer uma intensa busca em minha caixa de e-mails. Todos estes que eu usei como exemplos estão no meu Outlook encontrados após uma busca aleatória. Há muito mais! Quero deixar de novo bem claro que não acho errado o fato das pessoas se dirigirem a outras, mesmo que desconhecidas, na Internet. Mas se for com um pouco de educação e bom senso não tem problema nenhum.

Existem um outro tipo de e-mail que contém também perguntas, dos mais variados assuntos, postadas de forma cortês e educadas, mas que demandam explicações longas ou detalhadas. Às vezes faço extensos levantamentos em meus arquivos e fontes de informação só para responder à pessoa. Eu não me furto a ajudá-la da melhor forma possível. Depois sei que estas leram as respostas (pois recebo os respectivos recibos de leitura) e elas não fazem sequer um comentário, seja para agradecer ou contestar algo que não tenham concordado…

Não sou sociólogo nem sou entendido sobre relacionamento interpessoal, muito menos na esfera virtual. Mas parece que o anonimato das pessoas na Internet faz cair algumas barreiras no consciente ou inconsciente das pessoas que as leva a agir destas maneiras.


é mais ou menos assim que fico ao receber estes e-mails

Mas para ser justo preciso documentar as outras manifestações que também recebo que são muito mais prazerosas.São pessoas que após a nossa interação “anônima” resolvem por gratidão ou mesmo para manter o elo de relacionamento que se iniciou de forma “virtual”, enviar uma mensagem simpática.

Que bom encontrar alguém que nos ajuda na hora difícil de optar por um equipamento. Muito obrigado.

ou

Valeu pela força…..fiquei bastante grato e me ajudou bastante.

ou

Oi Flavio, muito obrigada. Deu certo. Eu li a reportagem no Estado de São Paulo, no caderno Link. achei ele muito claro e explicativo, que mesmo leigos, como eu, conseguem entender e fazer o que você recomendou.
abraços

PS: este texto foi originalmente publicado na minha sessão de colunas no FORUMPCs

2 comentários: