terça-feira, 23 de agosto de 2011

Não apague minha lixeira de jeito nenhum!

Resolvi resgatar esta história, que é "quase um clássico" pois eu não a tinha contado ainda no meu próprio blog. É um caso hilário e ao mesmo tempo crítico. Vale a leitura. E é um CASO REAL!!! Vamos ao "causo"...

Há uma frase que ouvi algumas vezes que se não é ainda um ditado, um dia será :

“Não saber não é pecado, pecado é não querer aprender”
. Com usuários de computador se vivencia muito este tipo de situação. Este caso (ou seria um “causo”?) que vou contar ilustra bem isso, bem como certo despreparo pode fazer um gigante estrago.

Aconteceu em uma empresa grande (não posso contar para não criar constrangimentos). Faz alguns anos (não muitos). Como dizem alguns amigos aqui do Fórum PCs eu tenho um imenso imã para atrair essas encrencas!! Eu realizava um trabalho na empresa quando um diretor apareceu esbaforido dizendo-se com dificuldades para instalar um programa. Como a pessoa de suporte não estava no momento eu todo solícito perguntei se podia ajudar de alguma forma. Eu estava ali para avaliar um sistema ERP,mas afinal o que me custaria prestar ajuda àquela pessoa, pelo bem de minha relação com a empresa?

Ao me aproximar vi que o software em questão sendo instalado era um visualizador de algum tipo, parecia ser de arquivos de CAD, AUTOCAD ou algo semelhante. Estava aparecendo uma mensagem em inglês muito estranha. Mais parecia um bug do software. Mas dava para perceber que era algum tipo de recurso esgotado. 

Ao clicar no OK apareceu outra mensagem, esta sim bem inteligível que dizia algo assim “Espaço em disco insuficiente. Foram localizados 200 Mbytes de arquivos na lixeira. Clique OK para apagar estes arquivos e continuar a instalação
” . Eu li em voz alta a mensagem, traduzindo para português e não tive dúvidas! Imediatamente cliquei no único botão que havia na tela, o OK. Segue abaixo o diálogo bizarro que se seguiu a esta minha intervenção :

Você apagou a minha lixeira?!!!

O programa de instalação mandou apagar para poder continuar.

Eu não acredito!! Você não pode ter feito isso!

Não tem problema, na lixeira só tem arquivos apagados.

Não!!! Todas as minhas coisas importantes ficam guardadas na lixeira. Se meus arquivos sumiram você é o responsável!

Mas como alguém guarda coisas de valor na lixeira. Por acaso com seus documentos pessoais, você faz isso? O senhor guarda a escritura de sua casa, sua certidão de casamento, a certidão de nascimento de seu filho na lata de lixo de sua casa??

Você não entende nada mesmo. Fico surpreso por alguém assim estar prestando serviços aqui!! É óbvio que a lixeira é o lugar mais seguro do computador!!
Sinto muito mas não concordo e não faço idéia do que o senhor está falando.

Incompetente!! Eu jamais deveria ter deixado qualquer um por a mão em meu computador!

Calma senhor, vamos entender o que está acontecendo. Porque a lixeira é o melhor lugar para guardar seus arquivos importantes?

Isso é óbvio, cristalino!! Só você não sabe! Descobri isso no dia que acidentalmente apaguei uma série inteira de arquivos. Fiquei desesperado! Saí clicando os todos os lugares. Quando achei todos os arquivos ali, percebi que arquivos apagados eram guardados naquele lugar. Como não dá para apagar um arquivo já apagado, é evidente que a lixeira serve para isso, para guardar os arquivos que não se quer apagar. É o lugar mais seguro!

Senhor isso é um imenso mal entendido. A lixeira serve para outra coisa, serve para …blá, blá, blá, blá (e haja blá para explicar tudo para o sujeito)

Não quero nem saber, isso é um monte de bobagens. Uso assim há um tempão. Se meus arquivos não aparecerem quem vai ter problemas sérios aqui é você. Tem todo meu planejamento anual e planos de ação de minha equipe… Tenho reunião com a presidência hoje. Vire-se, quero meus arquivos!!

Vou parar o diálogo por aqui. Deu para ver que a coisa foi feia. Com muita calma eu argumentei de todos os jeitos que podia. Ele por sua vez pedia que outras pessoas da empresa confirmassem seu modo de trabalho. Várias pessoas já tinham se aproximado do “local do crime” porque o digníssimo senhor começara a berrar comigo e isso atraíra a curiosidade da “galera”. Ficou evidente que as pessoas sabiam que o tal diretor estava errado, mas ninguém queria contrariá-lo. Ele questionou um deles que para não se complicar respondeu algo assim:


Bem eu guardo meus arquivos em pastas normais mas a idéia da lixeira é muito boa. Foi uma ótima sacada essa sua senhor XXXX (nem vou declinar seu nome). Parabéns pela idéia.

Como dizem por aí “o saco do chefe é o corrimão do sucesso”. Puxa saco, o fulano não contrariou seu superior, bem como mais um ou dois que também foram inquiridos.

O final da história foi trágico. Claro que os arquivos foram irremediavelmente perdidos, pois nem mesmo o mais poderoso software de “unerase” conseguiria recuperar as informações. Quando o software sendo instalado limpou a lixeira o espaço usado pelos documentos foi imediatamente sobregravado com os arquivos do programa. Sei que alguém vai dizer que talvez a CIA ou o FBI pudessem ler as informações gravadas anteriormente através de uma análise magnética sofisticada. Mas isso não era recurso que eu conhecesse nem mesmo tivesse à minha disposição naquela ocasião.

Claro que ele não tinha backup dos arquivos, salvo um ou outro arquivo que estava perdido no HD em pastas convencionais e alguns fragmentos que consegui recuperar dentre os temporários do Windows. A área de TI da empresa tinha recomendado o uso da rede para arquivos críticos (lembrando que arquivos da rede são backupeados diariamente). Mas ele preferia a sua amada lixeira…

Fui espinafrado, quase linchado, sem exageros. Ainda voltei a esta empresa por mais algumas vezes, sempre preocupado se encontraria meu algoz, meu carrasco. Meu trabalho ia bem, mas eles resolveram cancelar minha participação. Nunca vou saber se o projeto em questão deixou de ser estratégico para a empresa ou se por razões ocultas (nem tão ocultas assim) minha cabeça foi encomendada e defenestrada da mesma. Acredito que apesar da imensa injustiça teria sido esta última razão. Aprendi do pior jeito a lição, ou melhor, as lições :


“Jamais oferecer ajuda de bom grado a desconhecidos”

“O chefe sempre tem razão, não importa quão boçal ou bizarra seja a besteira que ele fez ”

“E finalmente, a corda sempre estoura do lado mais fraco “


PS: este texto foi originalmente publicado na minha sessão de colunas no FORUMPCs

2 comentários:

  1. Ahuahauhauhauahuahuahauhauhauahuahauhauhauahuahuahauhauhauhauh

    ResponderExcluir
  2. É Paulo, foi maluco mesmo!! Hoje em dia vejo muita graça nesta história, mas na época... Fiquei muito bravo!!

    ResponderExcluir