sábado, 1 de janeiro de 2011

POSITIVO Mini Fit 800 - Avaliação Resumida

 Especificações Técnicas
Fabricante
Positivo
Modelo
Nettop Positivo MINI FIT 800
Processador
Intel ATOM 330 Dual Core 1.6 Ghz
Chipset
NvidiaMCP7A Ion 
Memória
2 GB DDR2 800 Mhz
Disco rígido
SATA 500 Gb 5400 rpm
Vídeo
Nvidia ION
Sistema Operacional
Windows 7 Home Premium 32 bits
Mídia removível
Leitor de Blu-Ray/DVD-RW e Leitor de cartões SD, MMC
Portas e acessórios
6 USBs (uma usada para o Blu-Ray), HDMI, eSata,
Rede
Ethernet 100/1000 Mbps e WiFi 802.11bg (até 54 Mbps)
Preço Referência
R$ 1.698,00 (12 x R$ 141,50)

Visão Geral : Representante da categoria NETTOP, PC de reduzidas dimensões que compartilha elementos de hardware de notebooks e netbooks, é focado em aplicações para entretenimento. É realmente bem pequeno e de visual muito agradável. Dispõe de adaptador para ser acoplado na parte traseira de uma TV LCD ou LED e conexão HDMI (som e vídeo integrados). Essencialmente é um netbook melhorado, pois conta com o melhor processador da linha ATOM (dual core e com tecnologia hyper threading) e a tecnologia (chipset) Nvidia ION que proporciona excelente desempenho gráfico.  Reproduzir músicas, fotos e vídeos, inclusive em alta resolução (FullHD – 1920x1080) ele faz de forma excelente. Conta inclusive com um ótimo drive de Blu-Ray. Por outro lado não é adequado para jogos avançados, salvo os mais simples e de visual despojado. Conquista pelos detalhes. Suas características o habilitam para ser o PC multimídia e de entretenimento da casa, para uso doméstico, acesso Intenet e com bom desempenho. Conta com 2 Gb de memória, espaço de sobra para o uso que se destina. Vem com Windows 7 Home Premium de 32 bits. O teclado sem fio funcionou bem em distância até 3 metros.

Pontos Fortes: Bom disco rígido, de 500 Gb (5400 rpm), adequado para vasto armazenamento de documentos, fotos, vídeos e música. Conta com teclado sem fio (embora não seja muito bonito – atributo desejado para um PC que vai ficar na sala de estar) com touchpad integado de fácil uso e recheado de teclas de funções. É ágil mesmo quando usado com diversos aplicativos ao mesmo tempo. Dispõe de conector HDMI que permite ligá-lo a uma grande TV LCD/LED. Também conta com uma conexão eSATA (compartilhada com USB – combo) que permite ligar um disco rígido externo operando de quatro a oito vezes mais rapidamente que um disco externo USB. O drive de Blu-Ray é diferencial e funcionou muito bem durante os testes. Localização e quantidade das portas de expansão permite uso de vários acessórios externos ao mesmo tempo. Agilidade no uso músicas, DVDs, filmes em alta definição (1920x1080). Acabamento, tamanho e velocidade para aplicações multimídia são destaques. Acompanha cabo HDMI (geralmente caro quando comprado à parte) para ser usado de imediato com a TV da sala. Consumo de energia muito reduzido (entre 20 e 30 watts). É extremamente silencioso. Vem com o software PowerDVD (DVD e Blu-Ray), Norton Internet Security (1 ano de licença) e MS Office 2010 Starter (Word e Excel) que pode ser feito upgrade para versões mais completas (online).
Pontos Fracos: Deve-se respeitar o objetivo proposto para o produto. Jogos sofisticados terão desempenho sofrível. Não deve ser usado para esta finalidade. O teclado sem fio é bom e funcional, mas as teclas de “clique“ ficam do lado oposto (não juntas ao touchpad como nos notebooks) que causam estranheza e confusão nas primeiras utilizações. Veio com um adaptador HDMI-DVI que surpreendentemente não encaixou no conector DVI do monitor usado no teste (usei conexão HDMI com a TV ao longo do teste). O preço poderia ser um pouco menor, pois há notebooks mais robustos que custam menos que este nettop da Positivo. A experiência de uso com Internet é muito boa, mas ao usar muitas janelas abertas ao mesmo tempo (8 ou mais) o processador Atom e 2 Gb de memória começam a ser insuficientes.

Desempenho   


Índice geral de performance: 5104 nFXs (índice para notebooks/nettops)

Conclusão : Forte talento para uso pessoal e entretenimento doméstico. Sua agilidade nas tarefas de reprodução de vídeo devem-se ao uso da plataforma Nvidia ION. Assim reproduz vídeos em alta definição com baixo consumo de CPU (entre 10% e 25%). Também permite que cumpra bem alguns afazeres profissionais usando programas de produtividade, criação de documentos, planilhas, apresentações, e-mail, uso intenso de Internet, mídias sociais (Facebook, Twitter, Orkut, etc.), downloads, sites complexos, etc. O touchpad integrado ao teclado exige alguma adaptação pois os botões no lado oposto são inicialmente estranhos. Não tem bom desempenho em jogos mais modernos (DirectX 9 e DirectX 10) e somente se recomenda o uso de jogos em níveis baixos de detalhes e resoluções. Jogos simples e casuais são bem suportados. Seu processador Pentium Atom 330 Dual Core permite bom desempenho com programas de média complexidade. É diferenciado pelo acabamento refinado, bonito visual e design moderno. Suas 6 conexões USB (4 úteis após adaptador do teclado sem fio  e drive de Blu-Ray serem conectados) são suficientes. Dispõe apenas de conexão HDMI para vídeo ou monitor externo (colabora para uma conexão simplificada (som e vídeo integrados). Dispõe de leitor de cartões de memória para fotos e uma prática porta eSATA (HD externo de alta velocidade). Quando utilizado com vários programas abertos e ativos perde desempenho. Realiza muito bem tarefas multimídia, reprodução de DVDs incluindo Blu-Ray e vídeos Full HD. O MINI FIT tem como grande vantagens seu visual refinado, pequeno, discreto, bom desempenho para acesso a Internet  e entretenimento. Poderia ter o custo um pouco mais acessível.

A avaliação completa que detalha e mostra cada parte do teste poderá ser vista clicando aqui ou em http://www.fxreview.com.br/Glossário.



Positivo Mini Fit e seu teclado sem fio com touchpad

Positivo Mini Fit adaptado ao monitor ou TV LCD

4 comentários:

  1. Xando.. um errinho.. vc escreveu: "Vem com Windows 7 Home Premium de 62 bits"... não seria 64 bits :)

    ResponderExcluir
  2. Oi William!! OBRIGADO!! Claro, errei sim, é na verdade 32 bits, vou corrigir agora mesmo!!
    Mais uma vez obrigado!! Gostou da análise?? Alguma crítica para me ajudar a melhorar??

    ResponderExcluir
  3. Wilker (wilkervm no forumpcs)
    Parabens pelo review. Solução interessante essa da positivo. Só o desempenho de video que ficou um pouco abaixo das expectativas.MAs para as demais aplicações ele se saiu bem.Quanto ao preço realmente alto.Com um pouco menos do valor que a positivo pede, compra-se configuração bem mais parruda.

    ResponderExcluir
  4. Ou Will, obrigado por suas palavras. Esta forma de fazer testes/avaliações/reviews é uma experiência que estou fazendo para descobrir uma boa foram de comunicar.
    Eu gostei MUITO do MINI FIT, o preço tem que ser o correto, o esperado pelo mercado. Não deve ser esquecido que se por um lado este PC usa processador ATOM (simples) ele tem vídeo Nvidia ION e um drive de Blu-Ray

    ResponderExcluir