terça-feira, 15 de maio de 2018

Dell Technologies World 2018 Conversa Quântica com Patrícia Florissi

Patrícia Florissi conversou com jornalistas no Dell Technologies World 2018 dias atrás em Las Vegas. Eu assistira uma apresentação dela no dia anterior em uma das “Gurus Sessions”. A referência “guru” fala por si. Patricia é Chief Technology Officer (CTO) da Dell EMC e tem o título de Distinguished Engineering!! Mas por que?

Sua visão diferenciada e muito ampla do universo da tecnologia, uma “tecnologista” como ela mesma se define é bastante singular. Ela compara o atual momento com as teorias de múltiplos universos, o multiverso e mais especificamente nosso sistema solar com o mundo da tecnologia, que ela chama de Universo Digital. Quem ocupa o lugar do sol nesse contexto são os dados que trazem a energia para o sistema. Os planetas são Governança (Júpiter), Monetização (Terra), Segurança (Saturno), Proteção (Mercúrio), Privacidade (Urano)... e assim por diante.


O que mantém tudo em harmonia são as 8 forças que ela identifica nessa metáfora as quais ela explica uma a uma no vídeo a seguir. A saber são IoT, Artificial Inteligence/Machine Learning/Deep Learning, Virtual Reality/Augmented Reality, Blockchain, 5G, Edge Core, Quantum Computing e Accelerators.



Nessa conversa o assunto imediatamente toma o rumo para a evolução da inteligência artificial e o desenvolvimento da robótica. Qual o papel do robô e do ser humano nessa revolução. Segundo Patrícia, ao contrário do que muitos pensam, não se trata de substituição e sim de complementação. Afinal a tecnologia vem mudando o papel do ser humano desde sempre, afinal aqueles profissionais que cuidavam de carroças aperfeiçoaram-se para lidar com a nascente indústria automobilística (pois eles já tinha conhecimentos mecânicos que precisaram ser aprofundados).



Conversamos também sobre a importância de IoT e 5G neste processo, pois colher dados em qualquer lugar e em grande quantidade é tudo que é necessário para que os algoritmos de Deep Learning sejam municiados e gerem aplicações ainda mais sofisticadas de inteligência artificial!!

Mas no fechamento da conversa Patricia surpreendeu a todos com sua visão e explicação de Quantum Computing (baseada na teoria de Física Quântica). Uma visão tão singular que ela mesma confessa que o tema de Quantum Computing é para ela poesia pura!! E da forma que ela comentou, fechando a conversa foi pura emoção!

Conseguimos “roubar” Patricia do Dell Technologies World por quase 45 minutos, meio em cima da hora, graças a ajuda da equipe de PR da Dell EMC (obrigado Ana Genta e Paulina Noriega)!! Ela teve que sair de repente, por isso o final do vídeo é “bem diferente” (quem vir saberá o porquê), mas valeu cada segundo!

Ela ocupa uma elevada posição na hierarquia da Dell Technologies. Afinal cabeças pensantes, inteligência pura, uma mulher brasileira, nascida no nordeste (tem um bonito sotaque), que participa tanto de análise de grandes projetos (venda e concepção), faz a diferença em uma empresa como a Dell EMC. Senti um grande orgulho por saber de sua importância e papel na Dell EMC e podermos ter conversado com ela. Sorte, imensa sorte da Dell EMC ter pessoa tão capaz e brilhante, uma real pensadora em seus quadros!

A  conversa surpreendente que tivemos com a Patrícia, teve também a participação de Ana Paula Lobo (Convergência Digital), Leia Machado (Decision Report), Claudiney Santos (TI Inside), Marcelo Moura (Época Negócios).

Não foi por acaso que dei o nome de “PENSADORES” a esta série de vídeos que aqui inicio. Ao contrário do PAPOFÁCIL, que também conversa e conversou com pessoas brilhantes, serão poucos os vídeos que denominarei dessa forma.

É um vídeo que só faz sentido ser assistido do começo ao fim, apesar de seus 40 minutos eu lhe garanto que compensará cada segundo. Absorva inicialmente sua explicação sobre o “Universo Digital” e em seguida a rica discussão sobre inteligência artificial, robótica, IoT, 5G finalizando com a poesia pura que é a sua visão de Quantum Computing!!

O vídeo foi feito em condições não ideais, barulho, pouca iluminação, mas apesar disso tudo, editei digitalmente o que era possível para melhorar e cá está para seu deleite (como foi para mim participar dessa conversa).

PENSADORES #001 Patricia Florissi uma conversa Quântica no Dell Technologies World 2018



Nenhum comentário:

Postar um comentário