quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Autodesk Apps, da engenharia até os usuários finais

Quando se fala em Autodesk o que é natural vir à nossa lembrança? Provavelmente 10 entre 10 pessoas irão citar o programa Autocad. Este que há 30 anos é referência no mercado de software de engenharia, usado para desenhar, projetar, calcular e com alguns módulos adicionais até interfacear com sistemas de produção para efetivamente fabricar os elementos projetados.

O que nem todos sabem é que a Autodesk por meio de desenvolvimento de novas áreas bem como aquisições de empresas desenvolveu ricas linhas de produtos em outras áreas. Por exemplo, software para animação 3D que são usados para filmes, jogos, televisão e propaganda interativa como Autodesk EntertainmentCreation Suite Premium.

O portfólio é extenso. Há produtos derivados de seu “carro chefe” que visam segmentos específicos. Falo do Building Design Suite, um software para ser usado em conjunto com projetos de CAD para projetar, simular, e produzir impressionantes visualizações dos projetos de construção de edificações.

Uma linha nova de atuação da Autodesk é de serviços na nuvem. Por meio do Autodesk 360 Cloud Services, serviços de colaboração para usuários em computadores desktop ou workstations, pela Web e dispositivos móveis estão presentes. Mas vai além disso. Está disponível um poder de processamento virtualmente “infinito” para que trabalhos de cálculo de renderização de projetos complexos e simulações possam ser feitos na nuvem da Autodesk. Seja por meio de “pague quanto usa” como pelo modelo de “assinatura”.

Estes poucos exemplos falam por si. São produtos altamente técnicos, especializados cujos usuários são predominantemente grupos de engenheiros e projetistas. Porém o último exemplo, o Autodesk 360 Cloud Services “deixa escapar” uma sutil detalhe. Entre complexos cálculos, simulações e renderizações a expressão “dispositivos móveis” capturou minha atenção. Na verdade este pequeno detalhe provavelmente abriu as portas para uma linha totalmente nova de produtos e serviços que a Autodesk trouxe para o mercado.

A notícia já foi dada há algum tempo. Mas minha reflexão acerca disso faço agora que entendi melhor o impacto destas mudanças. Há alguns poucos anos a Autodesk começou a oferecer produtos um pouco mais “caseiros”, como por exemplo o HomeStyler que surgiu em 2010 para design de casas, reformas e projetos de decoração. A novidade é que este tipo de produto, junto com alguns outros agora estão disponíveis em plataformas móveis como iOS e Android bem como online.



SocialCam – captura de vídeos em dispositivos móveis, aplicação de efeitos e filtros, armazenamento na nuvem, acessíveis por qualquer dispositivo e compartilhamento fácil para Facebook, Twitter, Youtube, e-mail, etc.

figura 01 – SocialCam no iPhone – efeitos aplicados nos vídeos


Sketchbook – software para fazer desenhos com riqueza de opções de pincéis, efeitos incentivando a criatividade de cada um. Anotações, desenhos simples bem como manifestação artística. Veja que interessante estevídeo que mostra passo a passo o desenho de “Nessie” e na figura 02 uma ilustração artística produzida com o aplicativo.



vide figura 02 – Desenho produzido no Sketchbook


Homestyler -  Com versões online e para dispositivo móveis permite que ambientes sejam criados em 2D ou 3D com facilidade com ações “arrastar-e-soltar” e fazer o projeto de decoração ou reforma da casa. Segundo as palavras da Autodesk: “Projete o lar do seus sonhos em 3D. Expresse a sua criatividade, inspire-se e faça escolhas mais inteligentes para o seu lar com mais rapidez”. Tem versãogratuita para iPad .



vide figura 03 – início do trabalho no Homestyler (online)


figura 04 – Resultado final obtido no Homestyler (aplicativo)



Pixlr – é um editor de fotos online com versões para dispositivos móveis. Experimentei a versão online e fiquei bem impressionado. Uso habitualmente um editor simples chamado PAINT.Net que tem todas as funções básicas como cortar, redimensionar, ajuste de imagens, brilho, cor contraste, etc. Para minha surpresa o Pixlr é ainda mais poderoso, tem mais funções e fácil de usar. Online e em muitos idiomas, incluindo o português.



figura 05 – Edição de imagem feita no Pixlr (online)



Intructables – Trata-se de um conceito diferente. Site e aplicativo para dispositivos móveis para acesso a uma popular comunidade online para pessoas que desejam descobrir, compartilhar e se inspirar por ideias de projetos e instruções do tipo "faça você mesmo". A Instructables.com é um destino para onde pessoas apaixonadas e criativas vão a fim de compartilhar seus projetos e ideias mais inovadores sobre tudo, de tecnologia e reformas de casas a trabalhos manuais.



figura 06 – Aplicativo para participação de comunidade Instructable 


O anúncio que foi feito no mês passado (julho de 2013) foi da disponibilidade dos sites e aplicativos Pixlr, Homestyler, Sketchbook e Socialcam em português. Isso pode ser comprovado nos links dos respectivos produtos citados acima. O Instructable também terá em breve versão em português. Importante destacar que esta linha da Autodesk tem além da versão online e versão aplicativos para dispositivos móveis há versões para PC ou Mac.

Penso que a metamorfose da Autodesk foi enorme. Na verdade ela não virou outra empresa, mas ampliou sobremaneira seus horizontes. O Autocad, seu produto principal que abriu caminho para uma grande linha de produtos técnicos e sofisticados têm características marcantes. Exigem largo poder de processamento, dispositivo robusto e sofisticado, bem como usuário tecnicamente habilitado. A nova geração de serviços e produtos amplia para usuários finais e seus dispositivos móveis amplo conjunto de possibilidades. São mundos bem distintos, não é?

Em princípio sim, mas o elo de ligação entre estes dois mundos é a nuvem da Autodesk. Na medida que serviços complexos de renderização de imagens e projetos podem ser feitos rapidamente usando poder de processamento da empresa, esta mesma infraestrutura ou conceito foram usados para prover recursos técnicos, mas no nível de usuário final. Assim a sequência de aquisições de empresas e tecnologias feitas pela Autodesk, integradas que foram neste novo conceito, provêm amplo espectro de possibilidades e serviços, incluindo muitos gratuitos (que podem evoluir para modelos mais robustos, sofisticados e pagos).

A mudança foi também retratada pela mudança de seu logotipo em 2013. Da versão baseada em linhas retas e semi-triângulos inscritos a versão atual é mais “suave”, colorida e modernizada.

 

figura 07 – logotipo  antigo e atual da Autodesk

O que aconteceu com a empresa foi uma transformação e tanto!! Fora de minha possibilidade de antecipar esta história. Testei alguns destes aplicativos como o Pixlr, o HomeStyler e o Sketchbook em versões online ou mobile. São a antítese do que se conhece dos produtos super técnicos da Autodesk, pois são amistosos ao extremo, focados no público em geral e não para engenheiros. Assim a Autodesk tem hoje um largo leque de produtos e serviços para públicos bem distintos que convergem para o ambiente de nuvem. A empresa que nasceu com diferenciado expertise em engenharia está em processo de fazer a sua própria reengenharia. E pelo que tem mostrado a lição está sendo muito bem feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário