quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ALERTA: 30% das infecções são disseminadas através de USB e cartões SD segundo Kaspesky Lab


As coisas vem e vão. Como dizem por aí o mundo dá voltas e por vezes chegamos no mesmo lugar. A Kaspersy alerta no nota abaixo sobre o perigo da disseminação de vírus e malwares por meio de dispositivos de armazenamento externo como pendrives, cartões de memória HDs USB, etc.

A história não é nova, muito pelo contrário. As primeiras manifestações de vírus em PC foram os famosos Pong, Michelangelo, Stoned, Pakistain Brain, Trojector (aliás nome dado por um amigo expert em segurança ao seu cachorrinho) e todos estes se propagavam por disquete. Quem se lembra? Os computadores tinham como alternativa iniciar o sistema operacional no drive de disquete e por isso estes eram lidos antes do disco rígido. Assim os criadores de vírus inseriam o código do vírus no setor de boot do disquete. Como todos usavam este tipo de armazenamento a coisa mais comum era esquecer o disquete no leitor. Assim no próximo boot ele era lido em primeiro lugar e se estava infectado passava a ameaça para a memória e para o disco rígido. A partir daí todos os disquetes que eram usados recebiam o vírus em seu setor de boot. Dessa forma o vírus se espalhava incrivelmente.

Tela mostrando PC sendo infectado pelo famigerado Stoned

Atualmente, segundo lembra a Kasperksy quem voltou a desempenhar este papel são os pendrives e cartões de memória, bem como HDs externos do tipo USB. O problema é o recurso "autorun" que é associado a estes dispositivos que aciona automaticamente um programa logo após a simples inserção dos mesmos nos computadores. Na nota abaixo a Kaspersky explica melhor isso e dá dicas para se defender deste tipo de ameaça.



Flavio Xandó

Kaspesky Lab: 30% das infecções são disseminadas através de USB e cartões SD
 
 


Os usuários estão bastante familiarizados com as ameaças que enfrentam enquanto navegam na Internet através de dispositivos digitais. De tentativas de phishing a banners com links maliciosos, navegar na Web sem um antivírus confiável é arriscado.

Mas é importante lembrar que os computadores não são vulneráveis ​​apenas a ataques cibernéticos, os agressores encontram cada vez mais maneiras de se infiltrar em dispositivos eletrônicos, por exemplo, através das mídias removíveis. Na verdade, cerca de 30% das infecções de malware são disseminadas por meio de mídias removíveis, como pen drives e cartões SD.
Estes dispositivos são utilizados com bastante frequência, seja para a compartilhar documentos entre colegas de trabalho ou repassar fotos de viagem a amigos e familiares. Esse comportamento parece inofensivo, mas se os dispositivos cair em mãos erradas poderiam ser usados ​​para fins altamente destrutivos.
Em 2012, duas usinas americanas foram invadidas por hackers quando um funcionário, sem querer, trouxe um pendrive infectado para as instalações. Embora este caso seja extremo, serve como prova de que um pequeno dispositivo pode provocar grandes danos.
Este tipo de ataque pode servir para duas finalidades. O agressor pode usar malwares capazes de detectar quando o USB é conectado a fim de infectar computadores, com a esperança de que a unidade infectada, será conectada a outras máquinas, espalhando o vírus. Ele também pode ser usado ​​para roubar informações diretamente de computadores, o que poderia ser prejudicial para qualquer pessoa que tenha dados confidenciais armazenados em seus sistemas. Além disso, o tamanho compacto destes dispositivos faz com que eles sejam fáceis de serem perdidos ou roubados.
A Kaspersky Lab compilou algumas dicas úteis para manter pen-drives limpos e computadores seguros.
·         Configure o sistema operacional para bloquear a execução automática: se um agressor deixasse cartões USB infectados em sua mesa e você os conectasse a seu computador, seria providencial ter um antivírus que impedisse a abertura e funcionamento de arquivos infectados instalados na máquina
·          
Corrija seu sistema operacional: sempre que seu sistema operacional oferecer uma atualização do patch, você deve baixá-la. Patches são liberados para melhorar imperfeições e vulnerabilidades dentro do software, usar versões obsoletas poderia torná-lo suscetível a vírus. No caso de malware USB, você vai querer certificar-se de seu sistema operacional esteja protegido contra exploits AutoRun e que não esteja executando automaticamente qualquer coisa de seus dispositivos removíveis.
·         
Não copie arquivos executáveis​​: arquivos executáveis ​​podem fazer seu computador realizar tarefas atribuídas por instruções codificadas. Você pode imaginar o perigo de copiar este tipo de arquivo a partir de uma fonte desconhecida, por isso é melhor evitar fazê-lo. Recomendamos fazer o download apenas de softwares oficiais de sites confiáveis.
 
·         Mantenha seus drives separados: além de ter certeza que você está usando apenas drives USB dados por fontes confiáveis​​, você também deve certificar-se de que não está misturando negócios com prazer. É mais seguro para manter o seu trabalho e informações pessoais separados um do outro, especialmente se seus pen drives estão sendo usados ​​por várias pessoas em sua casa ou escritório.


Ser cauteloso é a melhor forma de se proteger. Seguir nossos conselhos e usar um antivirus confiável te ajudará a usar seus discos removíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário