sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Sites fraudulentos alteram boletos vencidos - alerta Kaspersky Lab


Audácia?? Cara de pau? Atrevimento? Não acho o termo certo para descrever o que esta denúncia do Kaspersky Labs relata (texto na íntegra replicado abaixo). Acreditem se você procurar no Google por BOLETOS VENCIDOS aparece um link patrocinado que dirige o internauta para um site que faria o favor de refazer o boleto com os dados ajustado, com nova data de vencimento para que possa ser pago pelos sistemas de banco pela Internet.

Porém o que estes sites fazem é criar um novo boleto cujo código de barras ao ser digitado transfere o pagamento para um laranja ligado aos golpistas. Assim o boleto é "pago", mas o dinheiro vai para o estelionatário virtual e a conta original fica inadimplente. Legal né?

Veja mais detalhes no texto abaixo.

Flavio Xandó


Kaspersky Lab alerta: sites fraudulentos alteram boletos vencidos

São Paulo, 09 de agosto de 2013 – A Kaspersky Lab descobriu que cibercriminosos brasileiros têm investido esforços na criação e disseminação de sites fraudulentos que supostamente fazem o cálculo de boletos bancários vencidos, mas que na verdade geram um documento com a finalidade de desviar o pagamento para uma conta pertencente a golpistas.

A demanda por esse serviço fez com que os bancos criassem um sistema de cálculo de boletos vencidos em seus sites. O usuário que buscar o sistema no Google pode acabar acessando um site fraudulento criado por criminosos – a Kaspersky Lab encontrou dois deles. Para divulgá-los os golpistas usam campanhas de Adwords do Google:


O site malicioso irá pedir os dados do boleto vencido:



Porém, o boleto gerado terá o código de barras e linha digitável de uma conta pertencente ao criminoso:

Boleto fraudulento gerado pelo site dos golpistas

Essa não é a primeira vez que cibercriminosos brasileiros tentam alterar boletos – recentemente foram descobertos trojans com a capacidade de alterar o código de barras do documento gerado no computador.


Os produtos da Kaspersky bloqueiam o acesso a esses sites fraudulentos. Para maiores detalhes, acesse nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário