Gravado dia 21/06/2018 no Customer Solution Center da Dell EMC
REVIEW: Dell EMC VxRAIL virtualização simplificada e muito escalável
É fato incontestável que a tecnologia de virtualização mudou de forma drástica a maneira pela qual TI age dentro das empresas e corporações. Mas como toda tecnologia há sempre a forte dependência da dualidade hardware e software. Servidores vinham evoluindo de uma maneira forte ao longo dos anos. Porém era uma evolução na direção da forma “antiga” de pensar em servidores que era a multiplicação de unidades físicas, às vezes até centenas de dispositivos, cada um responsável por uma fração de processamento atendendo uma funcionalidade específica. Havia um (ou mais) servidor físico para banco de dados, o mesmo para servidor de correio (Microsoft Exchange por exemplo), Active Directory, compartilhamento de arquivos e pastas, impressão, segurança, firewall, gerenciamento de câmeras... enfim, uma infinidade de funções, cada uma com o seu dispositivo físico associado.
Quando surgiram as alternativas de virtualização para a plataforma x86 (já havia em Mainframes este conceito desde os anos 70 ou 80), os servidores utilizados para suportar esse novo paradigma de processamento continuaram sendo as unidades que se desenvolviam na direção de processadores mais rápidos, mais memória, acesso melhorado aos sistemas de armazenamento... Mas com a escalada da virtualização, somente crescer o hardware no modelo tradicional seria suficiente? Este é o ponto chave que passou a ser questionado. Também é importante fazer algumas considerações sobre o aspecto de software, falar um pouco da evolução dos Hypervisors (ambientes de virtualização).
A Hiperconvergência e o VxRAIL
A forma mais evoluída, ou melhor, mais eficiente para implementar virtualização foi criada anos atrás. É o conceito da hiperconvergência. Trata-se da consolidação em uma peça de hardware só com os elementos essenciais necessários. Em vez de conectar o servidor a um switch, seja de 1 Gbps, 10 Gbps ou maior, o switch está integrado aos circuitos do servidor. Assim a velocidade de acesso à rede torna-se muito grande. Por se tratar de um switch distribuído virtualizado as VMs se comunicam umas com as outras com extrema velocidade.
......
...
...
Continue a leitura deste texto clicando aqui
Resumo da avaliação do VxRAIL em um breve vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário