sexta-feira, 9 de novembro de 2018

PAPOFÁCIL #284 ISSO! criando startups por meio de inovador modelo de negócio

Antônio Caldeira, Fundador, descreve o inovador modelo de negócio criado para fomentar desenvolvimento de novas startups. Em um espaço físico concebido para interação, recebe demanda das empresas, busca talentos no mercado ou meio acadêmico e a partir disso é criada a startup para atender à necessidade com todo o suporte da Isso!

Gravado dia 11/10/2018 

PAPOFÁCIL #284 ISSO! criando startups por meio de inovador modelo de negócio








COM FINANCIAMENTO VIA EQUITY CROWDFUNDING, STARTUP CRIA MODELO DE NEGÓCIO PARA FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS STARTUPS
Proposta da Isso! é criar pontes entre médias empresas em busca de soluções inovadoras e startups em busca de incrementar suas atividades e incentivar o empreendedorismo

A inovação é feita de pontes entre quem tem as soluções e quem tem os meios para viabilizá-las. E é para promover essas pontes que está sendo criada a Isso!, uma startup voltada para o desenvolvimento de outras startups e para a criação de um hub de talentos inovadores. Isso é possível a partir de um espaço físico e digital para o ecossistema de inovação aberta no Brasil, removendo as barreiras de acesso a oportunidades de inovação tanto para startups quanto para empresas de médio porte, que não teriam condições para montar suas próprias incubadoras/aceleradoras. Ou seja: um verdadeiro ecossistema de inovação.

Com o modelo proposto pela Isso!, o custo operacional é muito mais baixo e sem entraves jurídicos para sair de um programa caso não esteja dando os resultados esperados. Já as startups, sobretudo aquelas em estágio inicial ou ainda em fase de formação, podem se beneficiar de um ambiente que proporciona acesso a mercado, mentoria, serviços de contabilidade, assessoria jurídica, TI e marketing, com fácil acesso logístico, ótima infraestrutura e a um custo benefício melhor do que qualquer outra realidade do tipo no País.
  
DE STARTUP PARA STARTUP

A companhia adotou, para viabilizar suas atividades iniciais, o equity crowdfunding, um modelo de financiamento coletivo que oferece aos entusiastas do projeto uma participação na empresa como sócio – é, portanto, uma forma eficiente de levantar recursos para tirar uma startup do papel e ainda usufruir dos seus benefícios uma vez que as atividades estiverem iniciadas. Essa modalidade de financiamento horizontal pode ser considerada uma expressão da economia compartilhada, que defende os valores da comunidade e da independência.

“A campanha de equity crowdfunding da Isso! está aberta a todas as pessoas que acreditam nas novas oportunidades de inovação e transformação digital proporcionadas pelas startups e também àquelas que reconhecem o potencial de uma plataforma que conecta essas startups com o mercado e uma comunidade de apoio”, afirma Ivan Tallarico, fundador e CEO da Isso!.

A Isso!, portanto, será o primeiro ecossistema de inovação cujos donos são as próprias startups, profissionais e empresas que irão habitar o ecossistema, assim como todos aqueles que querem participar das oportunidades de investimento relacionadas, limitando o risco de investimento a valores bem pequenos comparados ao modelo tradicional de investimento.

PORTFÓLIOO negócio da Isso! se apresenta em três frentes, sendo o carro-chefe o primeiro serviço de “BRIDGE ou MATCHMAKING” criado na América do Sul. Funciona assim: as corporações parceiras fazem uma convocação para que startups enviem propostas para um briefing – uma solução inovadora para uma determinada necessidade da empresa. A corporação, então, “adota” uma ou mais startups, que trabalharão para ganhar um contrato relativo às necessidades de inovação expressas pelo patrocinador.

Dessa forma, startups iniciantes têm a oportunidade de iniciar suas atividades sem a necessidade de investimentos iniciais em infraestrutura ou capital inicial próprio. Outro diferencial: as startups já iniciam com uma demanda e um potencial cliente, o que se diferencia do modelo clássico, da startup começar por uma ideia e uma oferta.

O programa tem duração de três a seis meses (dependendo das necessidades do projeto), e o cliente paga apenas uma taxa mensal – que costuma ser mais baixa que o custo de alocação de um executivo júnior. Não há outros custos operacionais envolvidos.

Ao final do programa, as empresas mentoras têm preferência para adquirir ou licenciar a solução desenvolvida e devidamente testada, a quatro mãos com a startup selecionada e patrocinada.

Um profissional também pode aproveitar o espaço de COWORKING com toda a infraestrutura para suas atividades, incluindo salas de reunião, auditório e espaço para eventos – além de vivenciar uma atmosfera criativa propícia à criatividade e inovação.

Por fim, a Isso! aproveita seu espaço para EVENTOS E TREINAMENTOS, como seminários corporativos, competições (hackatons e pitches) e conferências de tecnologia. A ideia é estabelecer-se como um hot spot regional para temas ligados a empreendedorismo e inovação.

CELEIRO DE TALENTOS

O espaço escolhido para abrigar a iniciativa é bastante simbólico: o alto do Edifício Mirante do Vale, o mais alto edifício da capital paulista. A área conta com a melhor infraestrutura do País em termos de estabilidade de rede elétrica e de dados, contando ainda com redundância.

A tendência mundial de adensamento de áreas urbanas e alternativas mais conscientes de mobilidade, com reduções de deslocamento, torna o centro uma região com forte apelo para jovens mentes criativas e atentas ao que vem sendo discutido mundo afora. “Acreditamos que a revitalização da área é fundamental para recuperar o prestígio do centro da capital paulista, em linha disto estar em linha com o que acontece na maioria dos países do o mundo, nos quais o centro é a área mais valorizada da cidade. Além disto a visão é a de criar no local um celeiro de talentos voltados para a inovação, que disseminem empreendedorismo e ideias novas na região, na cidade e no país”, afirma Antônio Caldeira, cofundador e COO da Isso!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário