quarta-feira, 20 de junho de 2018

Western Digital lança microSD Purple para sistemas de segurança

Armazenamento de dados foi sempre crítico e por isso os dispositivos têm evoluído constantemente. Inicialmente a capacidade de armazenamento era bastante valorizada, afinal em época de explosão de dados e vídeos, cada vez mais espaço é necessário. Porém o modelo de uso destes recursos de armazenamento mudou bastante trazendo necessidades além da mera capacidade ampliada. 

Dispositivos de armazenamento em rede, também conhecidos por NAS trouxeram a necessidade de lidar com a situação do funcionamento ininterrupto (24x7). Na sequência os sistemas de segurança baseados em gravadores de vídeos digitais (DVR) elevaram a demanda dos elementos de armazenamento para além de funcionamento sem interrupção, mas também com a característica de gravar informações (vídeo) durante o tempo todo!!
 



A Western Digital evoluiu seus HDs tanto na capacidade quanto na especialização por meio das séries RED (para NAS) e Purple (para sistemas de segurança). Porém as câmeras foram se tornando mais versáteis e adotaram a partir de certo tempo cartões de memória do tipo microSD para reter os vídeos de forma cíclica e para serem consultados caso as imagens não tenham sido consolidadas ainda em um servidor, DVR ou mesmo sistema em nuvem. Por isso cartões micros se consolidaram neste tipo de aplicação.

Mas cartões convencionais, estes usados nas câmeras digitais e nos smartphones não têm as características necessárias para uma aplicação crítica de segurança. Eles têm velocidade de leitura e escrita, mas não a robustez necessária. Por isso a Western Digital, detentora da tradicional marca de microSDs Sandisk, lançou o modelo dedicado de cartões para video vigilancia,  o WD Purple microSD.




Conversei com Fabrício Pinheiro que é Gerente Senior de Vendas da Western Digital e ele me contou sobre as principais características deste lançamento. Esta conversa está no vídeo logo abaixo neste texto. 

É otimizado para as demandas de vigilância centrada em dados e projetado para suportar uma ampla variedade de resoluções de vídeo e implementações de gravação de vigilância por vídeo, o novo cartão Western Digital Purple microSD oferece:


  • Ampla resistência para gravação contínua: Suporta até 1.000 ciclos PE
  • Funcionalidade de status de integridade para facilitar a manutenção da placa: em câmeras compatíveis, um monitor de status de integridade exclusivo oferece a capacidade de gerar relatórios que fornecem informações valiosas aos usuários e instaladores de sistemas, incluindo o estado de resistência e capacidade do cartão, o que permite a manutenção preventiva do cartão.
  • Alto desempenho para a próxima geração de vídeo: oferece velocidades de até 80 MB/s em leitura sequencial e 50 MB/s em gravação sequencial, além de suportar Speed Class 10 e UHS Speed Class 1.
  • Captura de vídeo confiável em várias condições climáticas: Projetado para uso em temperaturas que variam de -25 ° C a 85 ° C, permite captura de vídeo confiável em ambientes internos e externos.
  • Alta capacidade de capturar e preservar vídeo se a conexão de rede for perdida no dispositivo: Disponível por enquanto em capacidade de até 64 GB. 

       
Antes que assistam o vídeo quero explicar alguns dos destaques que mais me chamaram a atenção, uma vez que no meu papel de consultor de TI já implantei sistemas de segurança algumas vezes e identifiquei as necessidades do dia a dia. Começo citando a resistência à humidade e intempéries pois muitas vezes as câmeras estão ao relento, sujeitas a água, vento, poeira, etc. A WD Purple microSD e projetada para uso em temperaturas que variam de -25 ° C a 85 ° C, e assim permite captura de vídeo confiável em ambientes internos e externos.

Talvez o principal aspecto do WD Purple microSD, aquilo que o torna especial para aplicações de segurança é a sua durabilidade. Memórias flash têm ciclos finitos de escrita. Cartões convencionais podem escrever em cada elemento (os pequenos blocos do cartão que compõem os 32, 64 ou mais gigabyte) cerca de 200 vezes. O WD Purple microSD pode ter cada um dos seus blocos reescrito até 1000 vezes!! Cinco vezes mais. Imaginem o tamanho do problema que seria resgatar um cartão de uma câmera para auditar as imagens e descobrir que não gravou porque o cartão extinguiu sua capacidade de registro!!


Também por isso destaco a importante funcionalidade de monitoração da “saúde” e vida útil do cartão
para facilitar a manutenção da placa: em câmeras compatíveis, um monitor de status de integridade exclusivo oferece a capacidade de gerar relatórios que fornecem informações valiosas aos usuários e instaladores de sistemas, incluindo o estado de resistência e capacidade do cartão, o que permite a manutenção preventiva do cartão. Mesmo gravando 5 vezes mais que cartões convencionais, câmeras mais modernas têm um pequeno visor que informa a vida útil do cartão. Assim se ele estiver, por exemplo, abaixo de 5%, pode ter sua substituição programada.



Finalmente, o novo cartão Western Digital Purple microSD complementa um portfólio completo de dispositivo de armazenamento de dados projetado especificamente para as necessidades de vigilância de hoje, incluindo o disco rígido WD Purple  para apoiar DVRs de alta capacidade e NVR, e da série de discos rígidos Ultrastar® para uso nos servidores back-end que realizam análise de vigilância. Juntos, eles fornecem integradores e instaladores de sistemas de vigilância com uma solução completa para capturar, conservar, acessar e transformar dados de vigilância. 

Segue abaixo o vídeo com a conversa com o Fabrício e o texto com as informações enviadas pela Western Digital.



Conversa com Fabrício Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário