segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Explicando a câmera com abertura variável do Samsung S9+

Foi anunciado com justificado furor o novo Samsung Galaxy S9 e S9+, evoluções de suas atuais versões. Há muitas novidades, mas quero neste texto discutir a grande inovação que é a câmera com abertura variável do S9+. Justifica o frisson que causou no mercado. Para mim a resposta é SIM e NÃO.
  
Inicialmente vamos equalizar alguns conceitos. Afinal o que é ABERTURA da câmera? Faça uma analogia à sua pupila. Quando o ambiente é muito claro a pupila se contrai e fica pequena e em ambiente escuro ou mal iluminado ela fica grande, certo? Isso é a abertura da câmera. A notação usada utiliza números pequenos para aberturas grandes (olhos dilatados). Por exemplo, a abertura do S9+ é f/1.5 OU f/2.4. Nas figuras abaixo isso é ilustrado.

asdsad

Você já fez teste de visão no oculista, aquele que para dilatar sua pupila ele pinga um colírio especial no seu olho? O que acontece? Você enxerga tudo fora de foco. Porque isso acontece? A figura abaixo (sem trocadilhos) joga uma luz nessa questão.


Quando o diafragma ou a pupila estão bem pequenos (abertura numericamente alta, algo como entre f/5.6 e f/22 na imagem acima) o “buraquinho” é pequeno e por isso os raios de luz entram quase que de forma paralela, de onde quer que eles venham, de perto ou de longe. Quando o diafragma ou a pupila estão grandes (abertura numericamente pequena, algo como entre f/1.4 e f/2.8 na imagem acima) o “buraco” é grande, que permite que os raios de luz venham de vários lugares, perto ou longe com inclinações diferentes. Isso resulta em possibilidades de FOCO muito diferentes. É algo denominado de “profundidade de campo”.


Abertura grande (“buraco” pequeno) permite registrar a imagem de uma forma que praticamente toda a foto fica em foco!! Abertura pequena (“buraco” grande) quando usada, apenas uma região pequena e bem definida da foto pode ser focada. Isso tudo se dá sem ajuda de eletrônica, apenas as propriedades óticas das lentes são responsáveis por estes efeitos.


Na verdade, a abertura também tem outra IMPORTANTE consequência. Quando o “buraco” é grande, entra uma quantidade incrível de luz e o sensor da câmera pode expor a imagem para capturá-la por uma fração infinitesimal de segundo, algo como 1/500, 1/1000 ou até 1/2000 segundos. Isso permite CONGELAR uma imagem em movimento!! Um carro fotografado, mesmo a 100 Km/h parecerá parado. Já com a abertura grande (“buraco pequeno”) o mesmo registro precisa ser feito por tempo maior (1/30, 1/15, 1/10), pois entra menos luz e o efeito de “blur”, ou de movimento (imagem arrastada) aparece.


Não há forma certa ou errada. Tudo depende de como o fotógrafo quer eternizar aquele momento. Os smartphones modernos têm apresentado o tal “modo retrato” ou “foco dinâmico” (como a Samsung denomina) que têm uma ajuda do pós processamento das câmeras que realizam o desfoque do que não é primeiro plano de forma “artificial” (por isso às vezes aparecem algumas imperfeições, recortes estranhos no cabelo, etc.).

Quando a Samsung traz para o S9 e S9+ uma câmera de abertura f/1.5 é algo fantástico porque há muito mais sensibilidade à luz, cerca de 30% a mais que a ótima câmera do S8 e S8+ cuja abertura é f/1.7 (a relação entre os números 1.5 e 1.7 não é linear, por isso há ganho de 30% e não 13% como seria se fosse uma grandeza proporcional). Fantástico para tirar fotos em ambiente pouco iluminados, abrir mão do flash e ter cores muito mais naturais. Além de permitir que o tal “modo retrato” seja mais “ótico” do que “eletrônico”, com resultados muito mais realistas.



Uma das câmeras do S9+ mostrada acima trabalha com dois graus de abertura, f/1.5 e f/2.4. Ela não é variável como os diafragmas das lentes das câmeras DSLR que alternam sua abertura entre um valor mínimo e valor máximo (de acordo com suas especificações).


Analogamente as lentes com ZOOM trabalham da mesma forma. Lentes de câmeras DSLR têm lentes que variam seu nível de zoom de 1x até 200x (em casos extremos) e o fazem de forma gradual. Tirando o Asus Zenfone Zoom de dois anos atrás e o Moto Snap Hasselblad do Moto Z da Motorola (até 10x), nenhum smartphone tem zoom ótico variável. O iPhone, o Samsung Note 8, o Samsung Asus Zenfone 3 Zoom, entre outros têm câmeras estanques com lentes cujo nível de zoom é fixo: 2.0x , 2.3x, etc.

Mas o que tem a ver o nível de zoom com a abertura? Muita coisa. O efeito de zoom é obtido pela superposição e reposicionamento de mais de uma lente. Mais lente significa mais “vidro”, que por sua vez significa menor passagem de luz e, por conseguinte são lentes “mais escuras”, passa menos luz. Lente com zoom sempre tem abertura de valor mais alto.

Mas e a solução da Samsug com o S9+?
É extremamente bem vinda a inovação da Samsung já que as duas câmeras, uma delas com a tal abertura variável (f/1.5 e f/2.4) e a outra com zoom ótimo de 2x, ampliam MUITO a capacidade de lidar com as imagens. Desde o Samsung S6 Edge que testei eu já me encantara com a capacidade de capturar fotos em situação com baixa iluminação com boa qualidade. Isso só fez melhorar com o tempo, o S7 e o S8. Veja a foto abaixo comparando alguns modelos:




A foto feita com o S8+ sem flash parece com a do Quantum Sky com flash (só que tem o embranquecimento das flores pela concentração de luz do flash). O S8+ tem abertura f/1.7, ou seja, com o S9 essa mesma foto tem cerca de mais de 30% de luz disponível. Nem sempre essa luz a mais pode ser convertida em foto mais clara. O melhor de tudo é que foto fica com menor nível de “ruído”, menos granulada (efeito de ISO alto para compensar a pouca luz). Abertura como a do S9 e S9+ resultam em fotos “lisas”, sem ruídos, mesmo em ambientes escuros!!

Veja abaixo outra foto que fiz com o S8+, porém em modo manual para compensar o excesso de claridade imposta pelo algoritmo automático da câmera.


O usuário do smartphone em sua grande maioria quer fotografar no estilo “apontar e atirar”, ou seja, o usuário comum não tem interesse em ficar fazendo ajustes manuais. Por isso quando o S9+ tem duas lentes traseiras, uma com zoom 2x, outra com as 2 aberturas possíveis, a câmera tem bem maior repertório de recursos para buscar um ajuste que leve a produzir uma foto ótima. E de forma automática!!

Só fico com certa pena dos desenvolvedores da Samsung que precisaram “comer o pão que o diabo amassou” para conciliar tantas variáveis e possibilidades ao escolher a melhor forma de obter a foto mais bonita. Aproximou um pouco, tem boa luminosidade, usa o zoom 2x. Quer fazer um “modo retrato” (foco dinâmico), usa a lente e abertura de f/1.5 e assim maximiza o efeito ótico e depende menos de algoritmo de software para produzir o decantado desfoque que tanto agrada às pessoas. Entenderam meu ponto de vista? Dessa forma o “canivete suíço” fotográfico da Samsung tem bem mais opções. E para o modo manual então!! Tivesse eu com o Note 8 e sua lente 2x para fotografar aquela lua em modo manual novamente com meu tripé...

Mas preciso ressaltar uma coisa. Há certo exagero de marketing ao transmitir a ideia de que para “modo retrato” a abertura f/1.5 é escandalosamente melhor. Há muito, mas muito mais luz, é verdade, mas apenas aberturas f/4.0 para cima já começam a produzir aquele efeito de “foco no infinito”. Há um imenso mérito para a engenharia da Samsung ter conseguido embutir no S9+ um mecanismo para alternar a abertura (entre f/1.5 e f/2.4) e obviamente isso tem utilidade par melhores resultados da câmera, mas a intensidade dessa diferença é mercadologicamente ampliada.

De toda forma eu faço reverência  às novas ideias e conceitos do S9+ e não vejo a hora de poder testá-lo!! Até me dá vontade de me render à minha determinação de testar os smartphones com ênfase em autonomia de bateria somente e mesmo sendo um fotógrafo bem amador, atrever-me-ei, quem sabe, na avaliação das câmeras do S9 e S9+!!!


2 comentários:

  1. Amigo Xandó, pelo que entendi a câmera do S9+ Não é diferente do Note 8, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel bom ter um comentário seu aqui obrigado por prestigiar. Na verdade a câmera do s9 Plus é parecida com a do Note 8 mas não são iguais. Ambas têm como segunda câmera um zoom de 2x mas a câmera principal além de ter abertura f/1.5 tem um sistema que alterna para abertura f/2.4. Na prática ambas são incríveis e com essas pequenas diferenças técnicas, alguma vantagem para o s9 Plus

      Excluir