quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Dell Latitude 7389, 2 em 1, fortaleza dual móvel

Praticamente todos hoje em dia precisam carregar consigo seu instrumento de trabalho, seu computador pessoal. Mas há necessidades que diferem entre estas pessoas em função do tipo de demanda computacional. Porém todas clamam por leveza, portabilidade e poder de processamento, características difíceis de conciliar. Este modelo que a Dell disponibilizou para meu teste, o Latitude 7389, é o que se pode chamar da versão “desempenho” deste conjunto de características, mas com ênfase em poder de processamento. É pequeno, tela de 13 polegadas, tem bordas muito finas que o torna muito elegante, pesa apenas 1410 gramas (1.41 Kg) e conta com tela sensível ao toque na resolução FullHD (1920x1080).

figura 01 – Dell Latitude 7389

Mas sua versatilidade vai além. É um dispositivo “2 em 1”, ou seja, pode ter sua tela rotacionada 180 graus transformando-o em um Tablet, ótimo para leitura, acesso a sites, e-Books, etc. Na configuração de “Tenda” torna-se um útil recurso para realizar apresentações em uma mesa de reunião e também para assistir filmes e séries em momentos de lazer. Por fim quando montado com o teclado sobre a mesa ou ligado a um projetor externo seu modo “Apresentação” impede desligamento de tela ou do equipamento.


figura 02 – Latitude 7389 e suas diferentes formas de uso

Vem de fábrica com seu sistema de armazenamento, um SSD que tem grande velocidade, já criptografado e seu sistema de segurança multifator, biometria (impressão digital – aliás com leitura e desbloqueio muito rápido), senha do Windows e PIN (código numérico) ou opcionalmente um smartcard, que funciona por contato ou aproximação, impedem acesso indevido aos dados e arquivos. A segurança vai além por meio do Dell Data Protection | Encryption Enterprise Edition (DDP E), também gerenciando o XPS remotamente pela área de TI.

Mas é mesmo no nível de desempenho que se destaca este modelo. A versão que testei contava com um moderno processador Core i7 de 2.8 Ghz que alterna sua velocidade entre 0.8 Ghz até 3.9 Ghz em função da demanda, sendo extremamente rápido, sem que isso o torne um devorador de bateria, pelo contrário, é até econômico. Seu sistema de armazenamento conta com SSD de 128 GB que é pelo menos 5 a 6 vezes mais veloz que HDs convencionais. Por isso faz carga do Windows 10 Professional em menos de DEZ segundos. Os programas se iniciam quase instantaneamente. E acreditem, o modelo que testei contava com incríveis 16 GB de memória que permitem abrir uma quantidade imensa de janelas, programas e documentos ao mesmo tempo sem impacto algum na sua performance. Desempenho, este é o “nome” deste Latitude 7389.  A Dell tem para o 7389 outras configurações de memória e processador (Core i3, Core i5 com 4 ou 8 GB de RAM).


figura 03 – configuração do 7389 mostradas pelo Windows.

Não conta com conexão Ethernet para a rede, mas não precisa. Traz o sistema de WiFi mais moderno e rápido do momento (padrão AC). Dispositivos, acessórios e periféricos podem ser conectados nas modernas interfaces USB-C que também são compatíveis com padrão Display Port. Ambas podem ser usadas para realizar seu carregamento ou como fonte de energia para outros dispositivos. Traz conexão HDMI e duas USB padrão 3.1 (convencional). Para o conforto e praticidade para o usuário, mais portas, inclusive Ethernet podem ser ampliadas por meio de um Docking Box opcional.


figura 04 – conexões do Latitude  7389

Em regime de uso “natural”, sua bateria dura entre 7 e 8 horas autonomia suficiente para um dia de trabalho. Mas usado realizando ininterruptamente operações matemáticas complexas e gráficos 3D em movimento (teste de stress), quase 3 horas deste torturante e ficcional cenário.

Vou detalhar adiante a análise da bateria, mas objetivamente o 7389 tem o bastante para uso no dia a dia e ainda conta com grande poder de processamento. Usado para assistir filmes no Netflix, via WiFi (gasta mais energia que se os filmes estivessem já carregados) consegue proporcionar o merecido lazer para seu usuário entre 6 e 7 horas.
   

figura 05 – testes com a bateria do Latitude  7389

Conta com um acessório (opcional), a caneta ativa WACOM (mostrada abaixo) para trabalhos na tela touchscreen, permitindo realizar atividades de precisão, desenhos e até mesmo simples anotações de forma natural, com reconhecimento de escrita, recurso este auxiliado pelo próprio Windows 10.


Figura 06 – Dell Latitude 7389 com a caneta WACOM

Tem ótima portabilidade, é leve, várias formas de uso. Gostei muito do teclado retro iluminado. Traz um touchpad sensível e muito funcional (difícil de encontrar em muitos notebooks). Sua tela sensível ao toque, com bordas muito finas confere um visual bonito e elegante. Mas é a rapidez a sua grande virtude, fator que impressiona. Isso tudo explica a ótima usabilidade do Latitude 7389 2 em 1.  Pode ser encontrado para compra no site da Dell www.dell.com.br ou diretamente por este link.


Figura 07 – Dell Latitude 7389



Avaliação mais detalhada

A primeira parte deste texto traz uma análise mais resumida. A partir daqui vou apresentar mais informações e mais detalhes, na verdade são os fatos concretos que apurei ao longo do teste e que justificam minha opinião.  Se você quer mergulhar mais a fundo no meu estudo, eu compartilho abaixo as minúcias e características do Dell Latitude 7389 2 e em 1.Entro em alguns detalhes mais técnicos, mas procurando contar tudo de forma simples. Vamos em frente!!

Resumo das características do Dell Latitude 7389 testado


Figura 08 – Características do Dell Latitude 7389

Há muitos tipos de consumidores de dispositivos de produtividade móvel (o 7389 é mais que apenas um notebook). Poder levar consigo a ferramenta que o permite executar realmente todas as tarefas de seu dia a dia com o nível de desempenho desejado e necessário. Corro o risco de estar sendo repetitivo, mas não posso deixar de reforçar este aspecto tão marcante deste modelo, sua grande velocidade e, por conseguinte, sua produtividade.

As outras necessidades deste profissional também são contempladas como poder fazer apresentações em reuniões, consumir conteúdo, notícias, informações diversas sobre seu dia a dia... E porque não, também momentos de lazer em suas viagens de negócios.

Além da agilidade destaco também sua leveza e portabilidade. Na versão testada sua espessura varia de 11,7 a 17,8 milímetros (existe modelo cuja espessura varia de 12,9 mm a  19,0 mm). Pesa apenas 1410 gramas. Suas dimensões são muito adequadas para poder transportá-lo sem esforço! Veja na figura abaixo.

Figura 09 – dimensões do Dell Latitude 7389
     
(1) Espessura de 11.7mm a 13.7mm  (2) Largura: 305 mm (3) Profundidade: 210 mm

Diferentes modos de uso

O que acrescenta muito valor ao 7389 é sua diversidade de formas de utilização. É um “conversível”, do tipo 2 em 1, com algumas funcionalidades “ocultas”. Há várias possibilidades.

O modo Tablet é obtido ao girar a tela 180 graus. O Windows 10 é preparado para esta situação e faz o ajuste de sua interface de acordo, alternando o sistema de menus, orientação da tela, seja na horizontal ou na vertical.



Figura 10 – modo Tablet do Latitude 7389

Alguns modelos têm a capacidade de destacar a tela para ser usada à parte, como um Tablet mais fino e leve. Mas a contrapartida é a limitação da velocidade de processamento imposta por esta arquitetura (o módulo “pensante” do dispositivo que fica na tela). O Latitude 7389 não tem a tela destacável, mas mesmo assim usá-lo na configuração Tablet proporciona experiência muito boa tanto na ergonomia (ele é leve) como na grande velocidade. É um modo bastante adequado para consumir conteúdo, ler notícias, sites e até mesmo documentos, pois na posição vertical mimetiza uma página, uma folha de papel. É muito natural e agradável consumir informações dessa maneira.

No modo Tablet é muito útil poder contar com a caneta sensível e ativa com tecnologia WACOM para elaboração de trabalhos com maior precisão e níveis de detalhes. A caneta tem 2.048 níveis de sensibilidade à pressão, torna-se uma extensão natural da mão, captando as nuances mais sutis da intensidade de manuseio. Permite desenhar com variações de tonalidade e com um nível de controle que não é oferecido pelo mouse. Este dispositivo é opcional e pode ser comprado como acessório junto à Dell (código PN557W)

Além do modo Notebook e modo Tablet o Latitude 7389 tem o modo “Tenda”, assim designado pela conformação que o dispositivo assume, veja nas imagens abaixo.



Figura 11 – modo Tenda do Latitude 7389

Neste formato o Latitude 7389 pode ser usado para fazer apresentações em reuniões com menos pessoas em torno de uma mesa. É também muito bom para assistir vídeos de todo tipo, Youtube, Netflix, apresentação de slideshow... Bastante prático.

Também existe o modo Apresentação, montado com o teclado sobre a mesa. Nesta forma e quando o Latitude 7389 detecta a presença de um projetor externo conectado ao computador ele altera a configuração de exibição para fornecer a experiência ideal disponível. Elimina problemas em slideshows, sem distorção de vídeo (por diferenças na resolução) quando apresentando conteúdo para clientes (efetivos ou potenciais) ou funcionários. Além disso, mantém ligados o monitor não deixando entrar em modo de suspensão se ocioso por muito tempo.


Figura 12 – modo Apresentação do Latitude 7389

Segurança

O Latitude 7389 é um dispositivo direcionado para o mercado corporativo. Sendo assim não pode haver perda ou roubo de informações de maneira alguma. Diferentes níveis de segurança estão presentes. O acesso se dá por meio do leitor biométrico de impressões digitais (mostrado na imagem abaixo). Quando a máquina é configurada as digitais são memorizadas bastando apenas tocar no sensor que o desbloqueio acontece de forma imediata. Precisei cadastrar minhas digitais novamente pois da primeira vez (na configuração inicial da máquina) o reconhecimento não estava sendo feito com precisão. Mas depois disso ficou ótimo.

Figura 13 – segurança biométrica por impressão digital

Quando falamos em segurança, falamos em camadas que se sobrepõem. Por isso também conta com autenticação multifator, senha de Windows, um PIN (código numérico) bem como smartcard (opcional), que podem ser usados além da biometria (digitais) ou mesmo associar mais de uma dessas formas para conceder acesso ao computador. Implementa também criptografia e proteção contra malware.

Vem de fábrica com a criptografia do disco rígido já ativada. Se for subtraído de seu dono, o nefasto ladrão, por não ter a senha (ou digitais) poderia montar o disco em outro computador para extração dos arquivos. Mas isso não será possível, não terá acesso a arquivo algum.

Pode avançar ainda mais uma camada a segurança do Latitude. Por meio do Dell Data Protection | Encryption Enterprise Edition (DDP E), um recurso opcional que se contratado pela empresa para o seu parque de equipamentos, inclui recursos avançados de definição de políticas, auditoria e gerenciamento remoto usando um console central que funciona com os processos de TI existentes. Também habilita o controle remoto do dispositivo.

Implementa também recursos para defesa contra ataques direcionados, malwares e ameaças persistentes e para isso usa um sistema com inteligência artificial. Inclui defesa a ataques de dia zero e ataques direcionados, como spear phishing e ransomware. Detém 99% dos malwares e ameaças persistentes avançadas (soluções tradicionais têm eficiência perto de 50%). Essa solução corporativa da Dell, compatível com o Latitude 7389 traz também verificação de BIOS, sofware básico da máquina, que garante aos usuários que o dispositivo permaneça livre de malware durante o processo de inicialização. Este conjunto de recursos pode ser obtido pela empresa com a compra da licença do Dell Data Protection | Endpoint Security Suite Enterprise. 

Conectividade , acessórios e mobilidade

O Latitude 7389 apesar de seu baixo peso e dimensões reduzidas tem um bom conjunto de conectores que permitem associá-lo a outros dispositivos. Ele apenas não dispõe de conector Ethernet RJ45. Traz por padrão um sistema de WiFi Qualcomm QCA61X4A de alta qualidade, com opção também de alternativas da Intel (com Bluetooth 4.2). Utiliza o padrão AC com elevadas taxas de transferência, aproximando-se da performance que seria obtida pelo cabo de rede. Nas duas figuras abaixo mostro um a um os conectores.

1–botão liga/desliga, 2–volume altofalante, 3–P2 para fone ou headseat, 

4– Slot para cartão MicroSD, 5-Slot simcard 3G/4G (não ativado no Brasil)

6– USB padrão 3.1,  7-trava de segurança Noble


8/9
- USB-C com Powershare e AC Power e Display Port, 10- saída HDMI
11– USB padrão 3.1, 12-slot para smartcard (opcional)

Os conectores USB do tipo C (8 e 9 na imagem acima) são muito versáteis, fazem muito mais do que aparentam. Ambos servem para alimentar a energia para manter o Latitude 7389 ligado ou carregar a bateria. Ambos são também “Power Share”, ou seja, permitem carregar outro dispositivo, mesmo com ele em standby. São também compatíveis com “Display Port”, uma forma mais moderna de conectar novos monitores e projetores.

Ainda há o necessário conector P2 para headset ou fones de ouvido. Tem bons alto-falantes com qualidade sonora acima da expectativa para um notebook fino assim. Há também o conector para cartão de memória MicroSD que na prática tem duas utilidades. Transferir arquivos de um smartphone ou câmera digital ou aumentar a área de armazenamento interna do Latitude 7389. Existem no mercado cartões MicroSD de 32, 64, 128 com valores acessíveis e mesmo cartões gigantes com 256 GB ou 512 GB por valores mais elevados.

Além disso há vários acessórios disponíveis que podem ser adquiridos à parte como a própria caneta ativa WACOM, adaptador para rede Ethernet, adaptador de força híbrido (funciona como powerbank para carregar smartphones), Dock Station para ampliar portas e disponibilizar todas as conexões possíveis, caixa de som bluetooth... São várias opções interessantes.

Achei particularmente interessantes o carregador que é ao mesmo tempo powerbank, com modelos de diferentes potências disponíveis, permite carregar a bateria do 7389 em um dia de trabalho mais intenso que esgote a energia, bem como smartphones e outros dispositivos USB ou USB-C.


 Figura 14 – carregador com powerbank integrado

Também me agrada muito a ideia do docking station como forma de ampliar a capacidade, placa de rede Ethernet, mais USBs, múltiplos monitores, mouse e teclado (com ou sem fio)... São muitas possibilidades.

Figura 15 – Docking Station em uso com múltiplos monitores

Há um interessante vídeo da Dell que mostra um pouco mais sobre as opções de Docking Station.


Figura 16 – Vídeo apresentando as Docking Stations da Dell – clique para assistir

Velocidade e poder de processamento

O Latitude 7389 testado contém três atributos fortíssimos que favorecem o desempenho. Tem 16 GB de memória RAM, processador Intel Core i7 da 7ª geração e seu sistema de armazenamento é um SSD do tipo M.2 (memória flash) de 128 GB. Essa “trinca” faz do 7389 um dispositivo muito, mas muito rápido. Exemplificando, entre ligar o computador, chegar na tela de entrada do Windows, usar o sensor de impressão digital e ter acesso à tela do Windows, o tempo decorrido é de pouco mais de 10 segundos!!

O processador Intel® Core™ i7-7600U é projetado para uso em dispositivos móveis e tem uma interessante característica de adaptação! Sua velocidade nominal é de 2.80 Ghz, que já é bem rápido. Mas ele tem a capacidade de quando houver demanda de processamento ele “cresce” até 3.9 Ghz (fica 42% mais rápido). Mas não é só isso. Em situação de ociosidade ele diminui sua frequência de operação para 800 Mhz, ou seja, 0.8 Ghz (72% mais lento). Assim ele escolhe sua velocidade de operação entre 0.8 Ghz até 3.9 Ghz. Ele “acelera e freia” conforme a necessidade, alto processamento e economia de energia!! Isso é ótimo.


Figura 17 – processador de 2.8 Ghz operando em velocidade mais elevada 3.9 Ghz e mais baixa 0.8 Ghz

Sobre seu sistema de armazenamento, o SSD é cerca de 5 a 6 vezes mais rápido que um disco rígido convencional. Isso se reflete em carga de programas muito, mas muito rápidas. Microsoft Excel 2016 e Word 2016 abrem entre 2 a 3 segundos (a segunda vez perto de 1 segundo). Meu Outlook que tem uma caixa postal com mais de 20 GB demora cerca de 8 segundos (a segunda vez em 5 segundos). Entendi melhor isso ao medir a taxa de transferência efetiva do SSD. Enquanto um HD comum entrega entre 70 a 85 MB/s o SSD do Latitude 7389 sustenta uma taxa de transferência de leitura de entre 310 a 551 MB/s! Abaixo mostro testes que fiz com o 7389, com um HD convencional e com um cartão de memória MicroSD instalado no 7389.


Figura 18 – velocidades/taxas de transferência do SSD

A experiência de uso, fator mais importante é muito, mas muito boa! Ressalva eu faço para o espaço total, 128 GB, mas pode ser adquirido com 256 GB, 512 GB ou mais. Além disso usei arquivos em nuvem como Google Drive e Microsoft One Drive para meus dados. E por fim, instalei um cartão MicroSD para aumentar em 64 GB o espaço, totalmente operacional. Apenas o MicroSD não é tão rápido quanto o SSD, mas se usado para guardar arquivos, documentos, imagens, fotos e vídeos menos usados, não vai impactar o uso. E ainda é mais rápido que um HD convencional. É uma boa alternativa.


Figura 19 – usando um MicroSD de 64 GB para ampliar o espaço

Sobre o desempenho, preciso contar para os leitores quanto competente é o Latitude 7389. Existe um antigo software de Benchmark, um “clássico” no mercado que é o SUPERPI, uma ferramenta que calcula o número irracional PI com muitas casas decimais. Minha referência antiga é calcular com 1 milhão de casas decimais. O 7389 com o Core i7 realizou esta mega tarefa em pouco mais de 9 segundos, um número impressionante!!


Figura 20 – cálculo de PI com muitas casas decimais

Mas benchmarks são programas abstratos, e têm pouco significado principalmente para usuários comuns. Então resolvi apresentar para o Latitude 7389 um desafio real e principalmente, algo de que eu necessitava muito naquele momento. Edição de vídeo!

Semanas atrás tivera eu dois reveses, primeiro com meu notebook pessoal (irremediavelmente sem conserto) e com meu desktop que usava para trabalhar com os vídeos. Não pensei duas vezes e direcionei para o Latitude 7389 não um, mas 4 vídeos que precisava manipular, trabalho de montagem, composição, sincronização de áudio, edição e renderização. Pela exuberante quantidade de memória, 16 GB, SSD e pelo processador vigoroso (já explicado acima), a difícil tarefa foi executada com fluência, sem “engasgos” e com total fluidez! Claro que esta máquina não foi feita para isso, nem se espera que seu usuário tenha edição de vídeo em seu modelo de uso. Mas em caso de necessidade ela dá conta do recado completamente!


Figura 21 – editando vídeo no 7389


Avaliando a autonomia da Bateria
 

Como o perfil de uso difere de pessoa para pessoa, testes deste tipo raramente chegam aos mesmos resultados. Para dar uma boa visão para os leitores eu avalio em cenários distintos que definem o máximo e o mínimo possíveis e assim cada um pode tirar sua própria conclusão. Detalho cada um dos cenários na figura e no texto abaixo.

Figura 22 – resultados dos testes com a bateria do Latitude 7389

Stress máximo:
foi obtido usando o programa Battery Eater que realiza operações matemáticas bem complexas de forma ininterrupta e também gera gráficos em movimento na tela. Exige do sistema o máximo possível, de forma parecida com a de um jogo, mas ainda mais rigoroso porque é uma demanda contínua. Nesta situação obtive 2h50m.

Uso intenso: foi obtido usando o Excel trabalhando em um sistema complexo por horas, usando macros (programação Excel) muitas vezes por minuto e sem parar momento algum. Também edição de fotos, redimensionamentos, ajustes de qualidade de imagem. Nesta situação obtive 5h06m. Isso foi impressionante pois a demanda foi realmente muito intensa e de forma ininterrupta.

Uso natural: foi obtido em uso misto, Excel, Word, Google Chrome, pausa para café (tela desliga após 1 minuto), alguns vídeos, leitura e resposta de email, pausas de tempos em tempos, suspensão por breves minutos... ou seja, é essencialmente como as pessoas usam seus computadores. Nesta situação obtive 07h18. Considero bem adequado este nível de autonomia, ainda mais frente ao seu forte desempenho.

Standby tela ligada: o Latitude foi deixado com tela ligada 100% do tempo, brilho da tela em 60%, sem entrar em modo de suspensão nem hibernar, WiFi ligado recebendo emails, mas sem uso “humano” algum. Nesta situação obtive 10h16m.

Filme Netflix resolução HD:
iniciei a visualização de uma série no Netflix de forma ininterrupta, obtendo o conteúdo pelo WiFi. Se os episódios já tivessem sido baixados a bateria teria durado mais (menor uso da rede). Nesta situação consegui reproduzir 7 episódios da série House of Cards por 06h30m.

Com as informações acima cada um pode ter uma boa ideia, em função de sua forma de uso, como o Latitude 7389 se comportaria consigo mesmo. Usarei a medida de “uso natural” como a mais geral e assim a duração de usa bateria é quase de 7h30m, mais que suficiente para um dia de trabalho!

IMPORTANTE. No site da Dell este modelo é apresentado com autonomia de até 17 horas. Na configuração padrão o 7389 vem com o ótimo processador Intel Core i3-7100U que é mais econômico que o fortíssimo Core i7-7600U presente na máquina que testei. O i3 tem frequência máxima de 2.4 Gz e não “acelera” até 3.9 Ghz sob demanda como faz o i7. Meus números (com Core i7) foram 07h18m de uso natural e 10h16m em standby com a tela ligada. Essa diferença em relação ao dado divulgado pela Dell é completamente explicada pela diferença dos processadores. Considero a autonomia de mais de 7 horas muito boa, mesmo para o i7, mas se o usuário não precisar de velocidade extrema e sim de mais autonomia de bateria deve buscar pela versão com o processador Core i3 de 7a geração, uma ótima opção também.

IMPORTANTE.  Devo ressaltar que há dois tamanhos de bateria para o Dell Latitude 7389. A padrão que tem capacidade de 45 WHr e alternativamente a bateria com capacidade de 60 WHr, ambas com o recurso “Express Charge”, que permite cargas mais rápidas. Aliás, em meu teste, sem carregador expresso, ainda assim foi bem, 1h30m para obter 100% de carga. Aconselho fortemente a aquisição da máquina com a bateria de 60 WHr, pois pelo site da Dell ela custa apenas R$ 51,00 a mais. Este mínimo investimento acrescenta 33% de capacidade e autonomia. A saber, o modelo que testei estava com a bateria de 45 WHr.


Conclusão

Você que leu o texto todo, repasso a introdução, versão resumida do teste que é ao mesmo tempo a conclusão sobre a análise do Latitude 7389 2 em 1 avaliado.

Praticamente todos hoje em dia precisam carregar consigo seu instrumento de trabalho, seu computador pessoal. Mas há necessidades que diferem entre estas pessoas em função do tipo de demanda computacional. Porém todas clamam por leveza, portabilidade e poder de processamento, características difíceis de conciliar. Este modelo que a Dell disponibilizou para meu teste, o Latitude 7389, é o que se pode chamar da versão “desempenho” desta conjuto de características, mas com ênfase em poder de processamento. É pequeno, tela de 13 polegadas, tem bordas muito finas que o torna muito elegante, pesa apenas 1410 gramas (1.41 Kg) e conta com tela sensível ao toque na resolução FullHD (1920x1080).

Mas sua versatilidade vai além. É um dispositivo “2 em 1”, ou seja, pode ter sua tela rotacionada 180 graus transformando-o em um Tablet, ótimo para leitura, acesso a sites, e-Books, etc. Na configuração de “Tenda” torna-se um útil recurso para realizar apresentações em uma mesa de reunião e também para assistir filmes e séries em momentos de lazer. Por fim quando montado com o teclado sobre a mesa ou ligado a um projetor externo seu modo “Apresentação” impede desligamento de tela ou do equipamento.


Figura 23 – diferentes modos de uso do Latitude 7389

Vem de fábrica com seu sistema de armazenamento, um SSD que tem grande velocidade, já criptografado e seu sistema de segurança multifator, biometria (impressão digital – aliás com leitura e desbloqueio muito rápido), senha do Windows e PIN (código numérico) ou opcionalmente um smartcard, que funciona por contato ou aproximação, impedem acesso indevido aos dados e arquivos. A segurança vai além por meio do Dell Data Protection | Encryption Enterprise Edition (DDP E), também gerenciando o XPS remotamente pela área de TI.

Mas é mesmo no nível de desempenho que se destaca este modelo. A versão que testei contava com um moderno processador Core i7 de 2.8 Ghz que alterna sua velocidade entre 0.8 Ghz até 3.9 Ghz em função da demanda, sendo extremamente rápido, sem que isso o torne um devorador de bateria, pelo contrário, é até econômico. Seu sistema de armazenamento conta com SSD de 128 GB é pelo menos 5 a 6 vezes mais veloz que HDs convencionais. Por isso faz carga do Windows 10 Professional em menos de DEZ segundos. Os programas se iniciam quase instantaneamente. E acreditem, o modelo que testei contava com incríveis 16 GB de memória que permitem abrir uma quantidade imensa de janelas, programas e documentos ao mesmo tempo sem impacto algum na sua performance. Desempenho, este é o “nome” deste Latitude 7389.  A Dell tem para o 7389 outras configurações de memória e processador (Core i3, Core i5 com 4 ou 8 GB de RAM).
  
Não conta com conexão Ethernet para a rede, mas não precisa. Traz o sistema de WiFi mais moderno e rápido do momento (padrão AC). Dispositivos, acessórios e periféricos podem ser conectados nas modernas interfaces USB-C que também são compatíveis com padrão Display Port. Ambas podem ser usadas para realizar seu carregamento ou como fonte de energia para outros dispositivos. Traz conexão HDMI e duas USB padrão 3.1 (convencional). Para o conforto e praticidade para o usuário, mais portas, inclusive Ethernet podem ser ampliadas por meio de um Docking Box opcional.

Em regime de uso “natural”, sua bateria dura entre 7 e 8 horas autonomia suficiente para um dia de trabalho. Mas usado realizando ininterruptamente operações matemáticas complexas e gráficos 3D em movimento (teste de stress), quase 3 horas deste torturante e ficcional cenário.

Vou detalhar adiante a análise da bateria, mas objetivamente o 7389 tem o bastante para uso no dia a dia e ainda conta com grande poder de processamento. Usado para assistir filmes no Netflix, via WiFi (gasta mais energia que se os filmes estivessem já carregados) consegue proporcionar o merecido lazer para seu usuário entre 6 e 7 horas.

Conta com um acessório (opcional), a caneta ativa WACOM para trabalhos na tela touchscreen, permitindo realizar atividades de precisão, desenhos e até mesmo simples anotações de forma natural, com reconhecimento de escrita, recurso este auxiliado pelo próprio Windows 10.

Tem ótima portabilidade, é leve, várias formas de uso. Gostei muito do teclado retro iluminado. Traz um touchpad sensível e muito funcional (difícil de encontrar na grande maioria dos notebooks). Sua tela sensível ao toque, com bordas muito finas confere um visual bonito e elegante. Mas é a rapidez a sua grande virtude, fator que impressiona. Isso tudo explica a ótima usabilidade do Latitude 7389 2 em 1. Pode ser encontrado para compra no site da Dell www.dell.com.br ou diretamente por este link.

PS: Essa análise faz parte de um projeto de reviews da Dell, em que a empresa cede os equipamentos voltados ao mercado empresarial para testes de especialistas em TI corporativa.


Figura 24 – visões laterais do Latitude 7389

Um comentário:

  1. marcelobrrj
    gostei bastante do aparelho
    * quanto ao problema do espaço o o uso de MicroSD de grande capacidade + um hd esterno resolvem bem a questão
    *outra possibilidade e ligar outro not no principal que esta conectado a energia para diminuir o numero de cabos conectados a tomada

    ResponderExcluir