terça-feira, 9 de janeiro de 2018

PAPOFÁCIL #126 Banco BS2 implantação de hiper convergência Nutanix

Rafael Giannetti, Coordenador de Infraestrutura, conta os motivos que levaram o banco a buscar uma solução mais robusta para sua necessidade de virtualização bem como a necessária escalabilidade para atender às demandas de crescimento das aplicações.

Gravado dia 30/11/2017  

PAPOFÁCIL#126 Banco BS2 implantação de hiper convergência Nutanix




BANCO BS2 ADOTA SOLUÇÕES NUTANIX PARA SUPORTAR EXPANSÃO NOS NEGÓCIOS
Ganho de produtividade em relação ao ambiente tradicional de infraestrutura foi de 80%, assim como redução do espaço no datacenter


A Nutanix (NASDAQ: NTNX), empresa líder em software de nuvem corporativa anuncia hoje durante o .NEXT on Tour, em São Paulo, que o Banco BS2 S.A., antigo Banco Bonsucesso S.A., adotou a Enterprise Cloud Nutanix como solução de hiperconvergência e conectividade para a nova operação de meios de pagamentos da instituição financeira de Minas Gerais. Os principais benefícios do projeto foram ganhos de produtividade em relação ao ambiente tradicional de infraestrutura de 80% e redução – também de 80% - no espaço no datacenter.

Criado em 1992, o 
BS2 S.A., antigo Banco Bonsucesso S.A., foi um dos pioneiros na modalidade de crédito consignado e agora, quase 20 anos depois, diversificou suas operações e criou uma empresa de meios de pagamentos, também conhecida como adquirência, a ADIQ e precisava estruturar sua operação para suportar os novos negócios. A área de tecnologia, atendida por um braço do grupo – a BS2 Tech, que conta com 150 funcionários distribuídos por três células – infraestrutura, projetos e sistemas – foi a responsável pelo projeto.

De acordo com Rudy Cordeiro, Diretor TI, Carlos Henrique dos Santos, Gerente de Infraestrutura, e Rafael René Giannetti, Coordenador de Infraestrutura do Banco, a ação começou em dezembro de 2016 e o principal objetivo era encontrar uma solução que aliasse alta disponibilidade, desempenho e escalabilidade a um custo atraente. “Não queríamos investir em uma plataforma que operasse como um elefante branco, mas sim na possibilidade de crescer de forma granular, passo a passo. Nosso grande desafio era escolher uma tecnologia que complementasse a infraestrutura do Banco, solucionando os gargalos já detectados”, detalha Cordeiro.

Dando sequência à estratégia, em janeiro deste ano, o Banco fez um estudo de hiperconvergência, em conjunto com sua parceira local de serviços de TI, a Relacional TI. Com base na análise dos quadrantes mágicos do Gartner, o Banco BS2 escolheu duas empresas finalistas para as Provas de Conceito (POC). E a selecionada foi a Nutanix.

“Além da ótima experiência e do desempenho altamente produtivo, o custo das soluções da Nutanix também foi bastante atraente”, relembra Giannetti. Assim, o Banco adquiriu um sistema Nutanix para seu datacenter principal e nós adicionais para o datacenter secundário, responsável por toda operação de disaster recovery da instituição. A estrutura foi completada por uma solução para replicação síncrona, em uma rede de 10Gbps de fibra apagada, que hoje é a maior de Belo Horizonte (MG).

A infraestrutura do Banco BS2 conta com uma rede de clusters distribuídos em dois datacenters em collocation na Grande Belo Horizonte – um para operação e outro para disaster recovery. Com matriz em Belo Horizonte e uma filial em São Paulo, o Banco possui dois links redundantes de 100Mbps e dois links de 100MB de internet para conectar as duas unidades. Da matriz ao datacenter de operação, conta com um anel e dois links dedicados de 1Gbps e da matriz para a contingência, dois links de operadoras.

Os primeiros resultados e testes já mostraram as vantagens da solução Nutanix. “Podemos falar sobre a densidade da nova estrutura, que apresenta até 80% de redução de espaço no datacenter – em comparação a uma estrutura convencional, enquanto aumenta o ganho de produtividade em até 80%”, conta o executivo. Um exemplo desse ganho, foi a execução do Plano de Contingência de Negócio (PCN) semestral, obrigação exigida pelo Banco Central para todas as instituições financeiras do país. “Nesse teste, precisamos desligar o site do Banco em nosso datacenter principal e recomeçar toda a operação no ambiente de contingência. Esta operação leva hoje na estrutura do Banco por volta de 1 hora. Esta execução no ambiente da ADIQ, com a Nutanix, leva 15 minutos, sem nenhuma intervenção ou queda do sistema”, celebra Giannetti.

A facilidade dos upgrades também foi outra vantagem encontrada na solução da Nutanix. “É uma operação que precisa ser feita periodicamente e antes, fazíamos aos finais de semana para não atrapalhar o funcionamento das operações. Com a Nutanix, conseguimos atualizar tudo em horário comercial, sem parar o Banco, sem gerar hora extra e sem sobrecarregar minha equipe”, revela o executivo.

As soluções da Nutanix ajudarão a instituição em seus projetos de expansão assim que a ADIQ começar a operar. “Crescer em grande escala é muito fácil. Mas com a Nutanix, conseguimos fazer isso de forma escalonada e distribuída em todos os nós do cluster. Além disso, não preciso de um especialista para cada solução. Tenho um único profissional que faz todo o gerenciamento, com a facilidade de uma estrutura plug&play”, ele diz.
Dentre os planos de expansão da instituição nos próximos anos, também está prevista a adaptação e atualização da infraestrutura atual e todo o legado para suportar a operação de um Banco digital. “Estamos prontos para crescer de forma granular ou se for preciso, para expandirmos rapidamente de forma ágil”, antecipa dos Santos.


Para Leonel Oliveira, gerente geral da Nutanix no Brasil, o projeto no Banco BS2 é motivo de muito orgulho e satisfação para a companhia. “A Enterprise Cloud da Nutanix opera em uma ampla gama de plataformas e garante um diferencial altamente competitivo em ambientes de missão crítica como os do setor Financeiro. Estamos muito felizes em apoiar o Banco BS2 em sua trajetória de expansão comercial e tecnológica hoje e nos próximos anos”, conclui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário