quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Piquet x Mansel - Fusion Grand Prix - Sensacional

Duas semanas atrás eu divulguei aqui que estava começando uma nova saga Piquet x Mansel. Quem ainda não está acompanhando informo que se trata de uma campanha publicitária da Ford que visa divulgar o novo Ford Fusion resgatando esta ótima e histórica rivalidade. Quando eu divulguei o primeiro episódio estava por ser apresentado. Minha expectativa era enorme!!


Neste momento três episódios já foram para o ar. Estou encantado!! Está muito bem feito, interessante, informativo e divertido. Logo no primeiro episódio, no qual ambos se encontram, a adrenalina começa a aparecer. Leves provocações e cada um rememorando suas rixas do passado!! 


São episódios curtos, entre 2 e 3 minutos muito bem produzidos e o vídeo tem alta qualidade (desde baixa resolução para quem tem internet mais lenta até 1080p - alta definição). Fica no ar aquele gostinho de "quero mais", sabe??!! Nos 3 episódios até agora já aconteceu o encontro dos dois, ambos conhecendo o carro (e um provocando o outro) e no terceiro um ambos fazem um treino usando o Fusion no qual por enquanto o Mansel saiu levando uma pequena vantagem (24 centésimos). 


A figura abaixo contém um link para o endereço que resume todos os episódios. Além disso também estão no Youtube, basta procurar. O site http://www.ford.com.br/fusiongp tem todos os episódios juntos. Vale a pena conferir e se divertir. E como eu esperar pelo desfecho dessa ótima história revivida por ambos com o empurrãozinho da Ford!!



Quando contei sobre esta iniciativa da Ford duas semanas atrás eu não resisti e contei algumas histórias que eu conheço sobre ambos e da rivalidade entre eles. Não resisto à tentação de contar mais alguma coisa de que me lembro sobre ambos para colocar mais um pouco de pimenta nessa história!!

Piquet sempre foi muito espirituoso e "tirador de sarro". Ele ganhou o "troféu limão" como o piloto mais azedo certa vez, mais por conta de repórteres que faziam perguntas sem sentido que o irritavam do que por ser um cara chato. Para ilustrar este jeito irreverente do Piquet eu me lembro da ocasião que ele pilotava na Willians Honda em 1986/87,  a qual tinha motores japoneses da Honda. Os técnicos japoneses eram extremamente cuidadosos e ligados. Certa vez Piquet se aproveitou de um descuido dos mecânicos e urinou em baixo do motor do carro dele e o Mansel simulando um "vazamento". Quando o Mansel viu chamou os mecânicos e ambos ficaram esbaforidos tentando identificar qual fluido estava vazando, tocando, cheirando... E Piquet vendo isso se mordendo de rir no canto dele.

Mansel por sua vez em 1989 fez o desenvolvimento do câmbio semi automático da Ferrari neste ano. Hoje todos os carros de Fórmula 1 e vários carros de rua têm o tal câmbio "borboleta" atrás do volante. Foi Mansel quem ajudou a desenvolver a versão da Ferrari e um dos primeiros F1 a usar este recurso. Conta-se por aí que o Mansel destruiu vários motores Ferrari porque ao reduzir a marcha ao sair de uma curva fechada, aquela que o volante era bastante girado, ele apertava o botão errado em em vez de subir a marcha ele reduzia, fazendo o giro do motor subir mais do que devia. Conta a lenda que o problema foi resolvido de uma forma bastante original. Cada botão foi pintado de um cor, vermelho para reduzir marcha e azul para elevar marcha (exemplo). Mansel ganhou um par de luvas as quais a mão esquerda era vermelha a mão direita era azul. Assim mesmo com o braço retorcido pelo grande movimento do volante ele não confundia mais as funções dos botões e parou de estourar os motores. Isso o permitiu ter uma boa participação no campeonato de 89 e 90 tendo ganhado várias provas nestes dois anos!!


Mas histórias à parte será que o embate entre ambos no volante do Fusion os aproximará como a foto abaixo?? Espero ansiosamente os próximos episódios. Confira em http://www.ford.com.br/fusiongp



Nenhum comentário:

Postar um comentário