terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Kaspersky Lab alerta para ataques maliciosos que exploram tragédia de Santa Maria

Meu grande e admirado amigo, o mestre Piropo já havia falado sobre esta criatura de características únicas!! Estou falando deste que é uma figura ímpar "O Cerumano". Mestre Piropo descreve com maestria este ser entre outras atrocidades é capaz de se aproveitar de uma catástrofe como essa de Santa Maria para tentar levar vantagem em cima dos outros. Usar a curiosidade mórbida das pessoas usando um incidente pavoroso como esse, só mesmo o "O Cerumano" descrito pelo Piropo.

A Kaspersky mandou o alerta que replico abaixo. Quase penso que quem vai atrás deste tipo de link merece ser tripudiado pelos larápios virtuais. Mas não merece não. Fica o convite para meus leitores se informarem sobre mais este risco de segurança e também ter uma pequena ideia do tipo de pessoa que comete uma atrocidade dessas...

Flavio Xandó




Kaspersky Lab alerta para ataques maliciosos que exploram tragédia de Santa Maria

A Kaspersky Lab alerta usuários sobre a ação de cibercriminosos brasileiros que têm circulado, desde a manhã de ontem, mensagens de e-mail maliciosas utilizando a tragédia acontecida no último domingo para benefício financeiro. A empresa, do setor de segurança de informação, explica tecnicamente como esses criminosos estão agindo e como os usuários podem se defender desses ataques.

Os e-mails contêm um link para um suposto vídeo do momento da tragédia, mas que distribui o arquivo "vídeo.zip", um trojan bancário que se instala no computador do usuário e que redireciona a vítima para sites falsos de bancos.

A primeira mensagem detectada ocorreu na manhã de segunda-feira, às 9h, e trazia o título "Vídeo mostra momento exato da tragédia em Santa Maria no Rio Grande do Sul":




"Os cibercriminosos exploram a curiosidade dos usuários para disseminar trojans bancários e, assim, infectar e roubar o maior número possível de pessoas. Este tipo de ataque é muito comum em casos de grande repercussão e comoção social", observa Assolini.

Trecho do trojan que mostra a mudança do "AutoConfigURL", que irá redirecionar a páginas falsas

Redes sociais

A Kaspersky Lab alerta para potenciais ataques no Facebook, também explorando a tragédia de Santa Maria, em breve. As redes sociais são conhecidas pela rápida disseminação de conteúdo entre os usuários, inclusive de links maliciosos. Dessa forma, é importante notar que fatalidades que geram grande comoção social são usadas indevidamente para que criminosos realizem golpes em ataques no Facebook e no Twitter.

Assolini recomenda que os usuários desconfiem e mantenham cautela com links oferecendo supostos vídeos e fotos, em maioria com manchetes sensacionalistas. Também sugere que o usuário busque por notícias nos meio de comunicação de credibilidade e evite clicar nesses links disseminados em redes sociais e e-mails, mesmo que enviados por seus contatos.

Caso haja dúvida ou interesse de mais informações sobre o golpe, Fabio Assolini
Dmitry Bestuzhev é diretor da equipe global de analistas e pesquisadores de malware para América Latina da Kaspersky Lab.
Caso haja dúvidas ou necessidade de mais informações, estamos a disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário