sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Evento trará Museu do Videogame com mais de 150 consoles e portáteis de todas as épocas

Vez por outra alguma coisa acontece no meu coração... Não, eu me animei e comecei a cantarolar a música tema de São Paulo!! Alguma coisa diferente acontece, mas não é em São Paulo. É em Campo Grande Mato Grosso do Sul!! Meu admirado amigo Cleidson Lima, renomado jornalista de Campo Grande emprestou para o evento Game Show seu acervo pessoal de games de todas as épocas!! Isso merece um relato especial!

Quando ele me contou que tinha este acervo foi tempos atrás em uma passagem minha por Campo Grande. Ele é extremamente dedicado a esta sua paixão e é capaz de dar a volta ao mundo para conseguir as (poucas) peças que hoje em dia faltam..Eu me lembro quando ele me contava sobre a formação de sua coleção. Seus olhos brilhavam de satisfação e orgulho. Quantos e quantos consoles primitivos e interessantíssimos ele perseguiu e trouxe para sua coleção, bem como quantos "cartuchos", os games propriamente ditos ele negociou com outros colecionadores, lojas e pessoas para formar este acervo. Eu não tive o prazer de conhecer, mas só pelo que conversamos na época fiquei bastante entusiasmado e admirado!!

Abaixo está o texto com a divulgação do evento Game Show que acontecerá em dias próximos no qual diversas atividades acontecerão, mostras, até campeonatos. Há algumas interessantes fotos que dão uma pequena ideia do que falei. Adoraria visitar!! Para quem for da região e quem for aficionado pelo assunto, não pode perder a oportunidade. Tanto de participar do Game Show como conhecer a essa coleção formada com muita tenacidade, determinação e principalmente com grande paixão. Sucesso meu amigo Cleidson! No evento e na sua participação com este acervo fabuloso!!
Flavio Xandó 

  

Evento trará Museu do Videogame com mais de
150 consoles e portáteis de todas as épocas


Esta será uma das atrações do 3º Campo Grande Game Show, que acontecerá de 9 a 24 de fevereiro, na capital de Mato Grosso do Sul. Além do Museu, haverá oficinas gratuitas de desenvolvimento de games, arena de futebol digital, espaço movimento e concurso de cosplay

No próximo mês, os amantes dos videogames têm um compromisso imperdível na capital de Mato Grosso do Sul. De 9 a 24 de fevereiro/2013, das 14h às 20 horas, no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande - MS, acontecerá o 3º Campo Grande Game Show, que no ano passado reuniu mais de 100 mil pessoas em 15 dias. Com patrocínio da NET e apoio do Senac e Sesc, o evento gratuito traz este ano diversas atrações, tais como o Museu do Videogame, com mais de 150 consoles e portáteis de todas as épocas, campeonatos de futebol digital, concurso de cosplay, espaço movimento, simulador de corrida, oficinas gratuitas de desenvolvimento de games e muito mais.

O grande destaque do 3º Campo Grande Game Show será o Museu do Videogame. Os organizadores conseguiram reunir um acervo ainda maior que nas expostas em edições anteriores. Ao todo, o público terá acesso a mais de 150 videogames antigos, que estarão expostos como se fossem quadros e esculturas em um museu tradicional.



Segundo o curador da exposição, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; o Telejogo Philco Ford (o primeiro videogame fabricado no Brasil), de 1977; o Nintendo Virtual Boy, de 1995; o Vectrex (console de 1982 que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979; o Action Max (que precisava de um videocassete para rodar jogos) e até o estranhíssimo R-Zone, de 1995, um portátil que vinha com uma faixa para ser “amarrada” na cabeça do jogador. Todos os itens terão informações com nome, data de lançamento e detalhes técnicos do videogame. Alguns consoles antigos trarão também vídeos com comerciais de época e detalhes de como funcionavam.


Magnavox Odissey de 1972 - o primeiro vídeo game doméstico do mundo


Além da exposição, os visitantes também poderão jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Atari 2600 (1977), Nintendinho 8 bits (1985), Master System (1986), Mega Drive (1988), Super Nintendo (1990) e Playstation 1 (1994). Jogos como River Raid, Enduro, Pac Man, Super Mario Bros, Mega Man, Alex Kidd in Miracle World, Castle of Illusion, Sonic the Hedgehog e muito mais.




Entre as novidades na edição 2013 estão as oficinas gratuitas de games no Espaço Senac Tecnologia. Os apaixonados por jogos eletrônicos encontrarão no 3º Campo Grande Game Show uma área dedicada a sua criatividade. Uma verdadeira sala de aula multimídia será disponibilizada com oficinas de desenvolvimento de games, design de jogos, cenários 3D e personagens, processo de criação de games, games para smartphones e tablets, entre outras.

Paralelamente ao Museu e suas relíquias, o público vai se divertir no Espaço Sesc Movimento, projetado com palco multimídia no qual o público poderá experimentar as mais novas tecnologias de videogames, que exigem que o jogador se movimente em vez de ficar sentado no sofá. O espaço possibilitará ao visitante literalmente mexer o corpo inteiro em jogos do Xbox Kinect. Além de games de aventura e ação, os visitantes poderão experimentar jogos como Just Dance 4, Kinect Sports, entre outros.



Cosplay e futebol
Fãs de personagens de videogames, de anime (animações japonesas) e mangá (quadrinhos japoneses) poderão compartilhar seu hobby no Anime Sesc – Concurso Cosplay (desfile e performance). Para quem não sabe, cosplay é a abreviação costume play e trata-se de uma divertida e curiosa atividade em que pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos. O encontro promete reunir clássicos como Mário Bros e Franken Stein.

Os aficionados por esportes poderão acompanhar de pertinho, na Arena Sesc Show de Bola, os campeonatos do Fifa 13 e do PES 2013, no Playstation 3 - os dois games de futebol virtual mais jogados no mundo. Quem se considera um craque com o controle do Playstation 3 na mão poderá participar de seletivas e, no fim do evento, disputar a grande final em sua categoria. Todos os dias a Arena estará disponível também para quem quiser treinar.
Para mais informações sobre o 3º Campo Grande Game Show, basta acessar o Facebook (www.facebook.com/cggameshow).

Nenhum comentário:

Postar um comentário