sábado, 30 de junho de 2012

Cartucho falsificado, problema dobrado, atenção triplicada!!

De tempos em tempos volto ao assunto “tinta”, “cartuchos”, etc., pois impressoras do tipo “inkjet” são de longe as mais populares entre os usuários domésticos e pequenos escritórios. Há grupos com opiniões divergentes que volta e meia estimulam quentes discussões. Há os defensores dos cartuchos originais e há quem defenda com todas as forças os cartuchos remanufaturados (também conhecidos como genérico).

Os defensores dos originais dizem que não se importam em pagar um pouco mais caro para terem impressão com melhor qualidade e garantia não haver entupimentos, vazamentos na impressora ou impressão que se desfaz após algum tempo. Os defensores dos alternativos tem apenas e tão somente um único argumento, que aliás é de extrema relevância, o preço.

Não quero aqui defender ou condenar as duas posições, mas há fatos contra os quais não há argumentos. Cartuchos recondicionados têm qualidade muito heterogênea. Quando você vai comprar dá para saber quantas vezes aquele especial cartucho foi usado? Dá para saber a qualidade da tinta que foi usada? Alguns anos atrás eu tive a grande oportunidade de conhecer uma fábrica de cartuchos da HP em Porto Rico. Para mim ficou evidente que há muita pesquisa e desenvolvimento em cima daquele singelo cubo preto cheio de tinta. Desde os circuitos que comandam as sensíveis cabeças de impressão até a própria tinta. Eu contei esta história no texto “No es solamente tinta” publicada na ocasião. Há neste texto um interessante relato de experiência feita com dispersão de tinta original e genérica. As imagens falam por si. 
Não deixe de ler.

Mas independentemente de sua “crença” nos cartuchos originais ou recondicionados, já faz algum tempo há um problema maior a assolar o mercado que são os cartuchos falsificados!! Imagine que eu decidi por um vários motivos a usa cartuchos originais. Decisão tomada eu vou a uma loja e acho um cartucho “original”, embalagem igual (ou muito parecida) ao do fabricante. O preço é igual ou muito próximo ao preço praticado pelo fabricante. Assim o valor cobrado não é pista que me faça desconfiar do produto ilegítimo.

Os “fabricantes” de cartuchos falsificados são os mais nefastos, pois obtém lucros vergonhosos com cartuchos remanufaturados ou recondicionados cobrando o preço “cheio” de um cartucho original lesando o consumidor que de boa fé acha que está comprando produto original. As embalagens são copiadas de forma a enganar o consumidor. A HP apresentou esta situação e mais alguns dados alarmantes:

  •  Cerca de 10% do mercado de cartuchos consiste em produtos piratas falsificados
  •  Mundialmente implica em US$ 3 Bilhões de dólares de prejuízo aos fabricantes e consumidores
  • Mundialmente afeta 2.5 milhões de empregos de forma direta e indireta


Diversas iniciativas vêm sendo implantadas pelos fabricantes visando minimizar este quadro. Um cartucho HP quando instalado na impressora atesta sua autenticidade. Se o consumidor queria comprar um cartucho original, após instalá-lo vários modelos de impressoras podem denunciar se é legítimo ou não. Mas neste caso já é tarde, o usuário já perdeu seu dinheiro com um suprimento pirata que pode nem funcionar ou apresentar resultados de sofrível qualidade.

A HP pensando em resolver este problema criou uma nova geração de embalagens. Grafismo renovado, mas principalmente a nova etiqueta holográfica, ambos ajudam o consumidor a não comprar errado, bem como a verificação de autenticidade. Como funciona?

Os cartuchos HP já tinham etiqueta com holografia, mas agora a percepção visual é bastante sofisticada. Ao mexer o cartucho na vertical a palavra HP e o símbolo de OK se movem em direções opostas, um para baixo e outro para cima. Ao mover a caixa na horizontal os mesmos se movem juntos na mesma direção. Trata-se de um holograma complexo e praticamente impossível de reproduzir pelos piratas. Eles teriam que investir muito dinheiro neste desenvolvimento e se tem algo que os falsificadores não gostam é de investir. Querem ganho fácil e rápido.
Etiqueta holográfica dos cartuchos HP

Outra forma muito inventiva criada pela HP é o reconhecimento de um código de autenticidade. Na embalagem existe um QRcode, uma marca semelhante a um código de barras que pode ser lida por diversos smartphones usando um aplicativo apropriado. O código lido é submetido à aprovação pelo sistema da HP e na própria tela do celular vem a resposta. Caso o consumidor não tenha um smartphone que leia QRcode ou não saiba fazê-lo ele pode usar um site da HP e digitar o equivalente numérico do QRcode e obter a mesma resposta sobre a autenticidade do cartucho. O processo de uso do QRcode está ilustrado nas imagens abaixo.

Download do aplicativo no smartphone
Aproximação do smartphone da embalagem

Leitura do QRcode pelo aplicativo

Cartucho original comprovado

É importante destacar que nenhum destes instrumentos isoladamente é suficiente. O consumidor para estar 100% seguro deve realizar as três etapas de verificação:

1) Analisar a etiqueta com a holografia movendo a caixa em ambas as direções
2) Avaliar a embalagem se tem vazamentos ou se é de má qualidade
3) Testar o QRcode pelo aplicativo no smartphone ou no site da HP

Mas o que fazer se no ponto de venda um cartucho falsificado for encontrado. Minha opinião é que o lojista deve ser avisado. Muitas vezes ele também pode ter sido enganado por seu fornecedor. Os falsificadores usam como artimanha misturar cartuchos bons e falsos no mesmo lote para aumentar sua chance de iludir o lojista e, por conseguinte o consumidor final. Lojista avisado ele vai tomar suas providências ou se for ele o agente da má fé verá que os consumidores já têm instrumento para brecar este ato ilícito. A HP também recomenda que seja feita a denúncia por meio de seu site para que ela também possa atuar na cadeia de distribuição e minimizar o problema.

Até então eu nunca tinha parado para pensar neste problema de falsificação de cartuchos. Apenas me chamava a atenção a venda de cartuchos recondicionados vendidos como “genéricos”. Mas é grave a situação pois muita gente incauta está sendo enganada. Você pode ver outras informações clicando neste link.

Além disso tudo a HP apresentou seu programa de reciclagem de cartuchos que aparentemente não tem nada a ver com o assunto pirataria, mas tem sim. O processamento químico feito para fazer um cartucho pirata é mais agressivo ao meio ambiente do que sua ordenada reciclagem. Quando cartuchos são devolvidos nos inúmeros postos de coleta da HP, seu material é cuidadosamente reprocessado. São separados metais preciosos das placas de circuito, papel das etiquetas e o plástico propriamente dito. Quem acha que o material é aproveitado apenas para fazer baldes ou outros utensílios simples está enganado. 70% dos cartuchos HP são feitos a partir de material reciclado (cartuchos usados e recolhidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário