domingo, 17 de junho de 2012

Projete suas ideias com o Vivitek QUMI

Registrar, demonstrar, persuadir, compartilhar, alegrar, tudo isso é o que se pretende em uma apresentação. Isso é uma difícil arte e toda ajuda é necessária. O projetor Vivitek QUMI é um recurso de apoio fantástico. Poder levar consigo um projetor para qualquer lugar é um diferencial e tanto. Testei-o intensivamente e vários aspectos capturaram a minha atenção.

Vititek QUMI

O que salta aos olhos é seu diminuto tamanho. É pouco maior que um disco rígido externo medindo 16,0 x 10,2 cm e 3,2 cm de altura. Pesa apenas 635 g. Dessa forma ele pode ser transportado muito facilmente. Acompanha o produto uma pequena bolsa de camurça que pode ser levada até dentro de uma bolsa feminina e com grande folga em pastas do tipo executivo ou mochilas com notebook.

Vititek QUMI

Mas sendo o QUMI tão pequeno, a grande expectativa é relativa à qualidade de imagem. Um fator muito importante é a capacidade de iluminação e o respectivo contraste que se obtém na superfície projetada. São 300 lumens de potência luminosa concentrados em sua lente que proporciona boas imagens de até 90 polegadas (230 cm na diagonal) em ambientes escuros ou 60 polegadas (152 cm) em ambientes parcialmente iluminados. Em meus testes, em local iluminado consegui imagens 30 polegadas (76 cm) com ótima qualidade. Para efeito de comparação os projetores não portáteis e de grande capacidade tem mais de 10000 lumens adequados para ambientes grandes e iluminados. Outros mini projetores portáteis que existem no mercado têm no máximo de 50 a 80 lumens.

O grande mérito do QUMI é ter encontrado um ótimo compromisso entre portabilidade, usabilidade e qualidade e contraste da imagem. O controle de foco é manual feito por um “disco” na lateral. Para o objetivo proposto que é levar o projetor para uma reunião, provavelmente em uma sala com 10 a 15 pessoas, o QUMI excede às expectativas.

Não posso me esquecer de mencionar a rica quantidade de formas de conexão e alimentação de conteúdo. Consiste em conexão USB, micro SD, entrada e saída de som, conexão mini HDMI e conector para cabo adaptador VGA. São as seguintes possibilidades:


  •          Pendrive ou HD ligado na USB para exibição de fotos, vídeos, música, arquivos do Office como PPT, XLS e DOC e também PDF, tudo isso sem o uso do PC.
  •         Cartão de memória Micro SD para exibição de vídeos ou fotos (individualmente ou slide show)
  •         Conexão ao PC via VGA ou cabo HDMI para uso do PC projetado pelo QUMI
  •         Entrada e Saída de som para, por exemplo, exibição de filmes (com caixas de som externas) ou uso de seu alto-falante interno.


Vivitek QUMI - conexões


Controlar o QUMI é tarefa que pode ser feita de duas formas distintas. Na sua parte superior há discretos botões praticamente embutidos na superfície que mimetizam uma interface “touch” com todos os comandos necessários. Há também um diminuto controle remoto que contém todos os comandos que cabe no bolso de uma camisa. Tudo no QUMI é pensado dessa forma, tamanho pequeno e funcionalidade.
Vivitek QUMI – diminuto controle remoto

Há alguns problemas “tradicionais” com projetores de forma geral que são bem resolvidos no QUMI. Quando se projeta uma imagem de cima para baixo (ou mais raramente de baixo para cima), como uma parte de imagem fica naturalmente mais longe do projetor, esta tende a apresentar uma distorção chamada “efeito trapézio”. Projetores mais sofisticados têm circuito que “compensa” a imagem na saída para que a projeção fique perfeita e o QUMI tem este recurso, para mim uma agradável, desejável e muito útil surpresa.

 
Vivitek QUMI – corrige o “efeito trapézio” na projeção

Outro ponto crítico nos projetores é a vida útil de sua lâmpada. Normalmente ao ser desligado um projetor que usa lâmpada incandescente, este deve permanecer na tomada por alguns minutos para que o sistema de ventilação do aparelho refrigere a lâmpada até poder ser desligada de fato. Além disso, a vida útil das lâmpadas dos projetores convencionais é de no máximo centenas de horas. O QUMI utiliza sistema de LEDs para gerar a luz necessária para a projeção e por conta disso não exige refrigeração extra e sua vida útil é de impressionantes 30000 horas!!  Fazendo as contas isso representa cerca de três anos e meio de uso ininterrupto (24 horas por dia), ou seja, possivelmente em regime de uso normal isso indica que a luz jamais deixará de funcionar. E se parar de funcionar a garantia do fabricante fará a reposição do dispositivo.


Vivitek QUMI – sua iluminação por led dura até 30000 horas

Tem resolução nativa de 720p (1280x800) e pode chegar até 1600x1200, mas aceita filmes até 1080i. Usa fonte externa de alimentação, mas um de seus acessórios (comprado à parte) é uma bateria para usá-lo sem ligar à tomada. Dispõe de um pequeno alto-falante (som de filmes ou PC) e vem com uma prática bolsa para transporte.

Vivitek QUMI – conjunto produto, cabos e acessórios

Ainda há algumas surpresas do pequeno QUMI. Se conectado à fonte de imagem certa (placa de vídeo de computador com saída de 120 Hz ou conteúdo via cabo HDMI) ele está pronto para projetar imagens 3D que com óculos adequados é corretamente vista pela assistência.

Conclusão

Com todas estas características ele se revela um dispositivo portátil interessante para apresentações, reuniões, aulas bem como para entretenimento. Conectado a um reprodutor de DVD ou Blu-Ray em um local no qual não há uma TV grande de LCD ou LED ele faz um bom papel em ambientes com média iluminação gerando imagens entre 30 e 50 polegadas e em ambientes escuros entre 60 e 90 polegadas. Seu consumo de energia é bem reduzido por conta da iluminação feita por LED. Vários tipos de entrada (USB, HDMI, MicroSD, cabo VGA), suporte a conteúdo 3D, controle remoto, luz com duração de 30000 horas, riqueza de ajustes incluindo correção de efeito trapézio e alta portabilidade são os destaques. E os defeitos? Tudo tem defeito, certo?  Poderia apontar a falta de alguns recursos próprios de outra categoria de projetores. Mais potência, maior tamanho de tela projetada, mais contraste... Mas para o seu tamanho, sua proposta, portabilidade é um dispositivo notável. Seu preço sugerido é de R$ 2.500,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário