terça-feira, 12 de junho de 2012

Microsoft anuncia novos serviços Windows Azure para entregar a "nuvem híbrida"

A Microsoft anunciou novos serviços para permitir o desenvolvimento e implantação de aplicações híbridas na nuvem. Isso soa como algo enigmático, mas essencialmente as necessidades do mundo atual vão na direção de integrar recursos dentro e fora da empresa. O "mundo nuvem" da Microsoft denominado Azure, já existente há um bom tempo, mas fruto das novas necessidades as aplicações podem precisar ter acesso a ambientes/servidores na nuvem e também na própria empresa. Este caráter "híbrido" define em resumo este anúncio (nota replicada abaixo). A informação é em primeiro lugar importante para desenvolvedores, mas também para todas as pessoas que de alguma forma influenciam o ambiente de TI das empresas e que precisam saber mais detalhes destas novas capacidades e assim poder solicitar o cobrar as soluções mais aderentes às necessidades. Mais detalhes abaixo.

Flavio Xandó




Windows Azure
11.06.2012
Anunciando novos serviços Windows Azure para entregar a "nuvem híbrida"
"Nuvem híbrida" - o uso e a construção de aplicações que conectam dados e serviços entre um mix de datacenters - é a realidade para a computação em nuvem hoje. Seus negócios e aplicações migrarão para a nuvem de maneira própria e única, e a seu tempo. O apoio a essa mudança exige uma solução de nuvem que ofereça a flexibilidade necessária para diferentes modos que você planejará, desenvolverá e implantará suas aplicações e soluções de TI - seja em suas instalações, na nuvem ou em um mix de ambas.

Nós apresentamos o preview dos novos serviços Windows Azure que simplificam a construção de aplicações que alcancem a nuvem e servidores locais. Ao combinar infraestrutura e plataforma de serviços, essas novas capacidades do Windows Azure dão a você grande flexibilidade em como construir e levar suas aplicações para a nuvem. Também adicionamos compatibilidade com novos sistemas operacionais, lançamos novas bibliotecas de linguagem para .NET, Java, PHP, e Node.js, e disponibilizaremos o Windows Azure em novas localidades. Scott Guthrie apresentou esses novos serviços durante o "Meet Windows Azure" (assista ao vídeo da conferência aqui), mas a seguir estão alguns destaques:

Windows Azure Virtual Machines - Máquinas virtuais dão a você mobilidade de aplicação, permitindo que você mova seus discos rígidos virtuais (VHDs) para trás e para frente entre máquinas locais e a nuvem. A migração de workloads, como Microsoft SQL Server ou Microsoft SharePoint, para a nuvem traz suas próprias imagens customizadas de Windows Server ou Linux ou seleciona de uma galeria. Como um formato de arquivo comum de virtualização, o VHD foi adotado por centenas de fornecedores e é uma especificação livremente disponível sob a Microsoft Open Specification Promise.

Windows Azure Virtual Network - Virtual Network permite que você faça o provisionamento e o gerenciamento de VPNs em Windows Azure, bem como estender redes locais para a nuvem. Ele oferece controle sobre a topologia de rede, incluindo configuração de endereços IP, tabelas de roteamento e políticas de segurança, e usa o protocolo padrão da indústria IPSEC para prover conexão segura entre o gateway de sua VPN corporativa e Windows Azure.

Windows Azure Web Sites - Construa web sites e aplicações com esta solução altamente elástica compatível com .NET, Node.js e PHP ao mesmo tempo que usa técnicas de implantação comuns, como Git e FTP. Windows Azure Web Sites também permitirá a fácil implementação de aplicações de código aberto, como WordPress, Joomla!, DotNetNuke, Umbraco e Drupal, na nuvem com apenas alguns cliques.

Novas ferramentas, compatibilidade com linguagens e SDK - O Windows Azure SDK de junho de 2012 inclui novas capacidades de desenvolvedor para a escrita de códigos diante das melhorias recentes do serviço com suporte atualizado para Java, PHP e .NET, e a adição de Python como linguagem suportada no Windows Azure. Além disso, agora o SDK oferece compatibilidade de 100% de linha de comando tanto para Windows quando para Mac.

Disponibilidade em novos países - A disponibilidade do Windows Azure está sendo expandida a consumidores de 48 novos países, incluindo África do Sul, Coreia do Sul, Egito, Rússia, Taiwan, Turquia e Ucrânia. A disponibilidade estará completa até o fim do mês, fazendo do Windows Azure uma das plataformas de nuvem mais amplamente disponível na indústria com oferta em 89 países e em 19 moedas locais.

Essas novas capacidades simplificam a construção e a migração de aplicações de todos os tipos para a nuvem e permitem flexibilidade nas seguintes áreas:

- Maior capacidade de datacenter por meio de conexões seguras da VPN com a nuvem.

- Operações e gerenciamento facilitados a partir do Windows Azure Management Portal aprimorado, com capacidades operacionais poderosas para a implantação e o gerenciamento de suas aplicações na nuvem - com compatibilidade para gerenciamento similar a partir da linha de comando.

- Escala em nuvem para a construção de websites com ASP.NET, PHP e Node.js.

- Suporte para sistemas operacionais adicionais e bibliotecas de linguagens OSS para a construção de aplicações em nuvem.

- Escala sob demanda por meio da migração de aplicações existentes para a nuvem, usando o padrão portável e padrão da indústria VHDs, entregando escalabilidade global com o máximo controle.

- Conectividade segura entre a nuvem e aplicações locais.

- Capacidade para desenvolvimento, teste e configuração de novas aplicações na nuvem e implantação local para produção.

Estamos animados para que você experimente essas novas capacidades, nos mande suas opiniões e veja o que é possível com o Windows Azure. Com o Windows Azure e os próximos releases do Windows Server e do System Center, não haverá plataforma melhor para conectar dados e serviços entre instalações locais e a nuvem pública. Para mais informações sobre esses novos recursos, veja nossa Fact Sheet. Para ver o que um dos nossos clientes mais populares está fazendo com o Windows Azure, visite o News Center em Pottermore.

Para ver demonstrações desses updates e anúncios adicionais, visite o site Meet Windows Azure.


Bill Laing
Vice-presidente corporativo de Server e Cloud

Nenhum comentário:

Postar um comentário