sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Correndo com um computador no pulso – parte 3 - Motorola MOTOACTV

Apague tudo que eu falei sobre relógios de corrida até agora. O MOTOACTV não tem nada a ver com o que falei até agora. E este é o primeiro diferencial deste “relógio”. Ele quebrou um paradigma de interface e dispositivo. Na verdade chamá-lo de relógio é impróprio, pois ele tem um vasto conjunto de funcionalidades que transcende a definição aplicada aos dispositivos anteriormente descritos neste teste. 

Vou mostrar que há recursos inesperados e surpreendentes no MOTOACTV. Mas ele também tem seus “calcanhares de Aquiles”, pontos que podem ser aperfeiçoados. É uma alternativa a ser considerado se você é esportista amador e quer acompanhar e registrar seus exercícios.






Para começar pense no MOTOACTV não como um relógio, pois ele nasceu como um dispositivo “genérico”, que pode ser vestido no braço, perto do ombro (como um MP3 Player). Ou ser usado com uma pulseira “tradicional” como um relógio. Veja isso nas 3 fotos abaixo.



Motorola MOTOACTV na forma de relógio



Motorola MOTOACTV usado com braçadeira



Motorola MOTOACTV sem pulseira ou braçadeira (“puro”)

O “kit” que eu recebi da Motorola consistia do MOTOACTV, com pulseira de relógio, um fone de ouvido intra-auricular de ótima qualidade, nas cores vermelho e preto combinando com o aparelho e cabo USB para conexão ao PC e recarga da bateria. Optei por usar o meu próprio fone de ouvido o qual escolhi a dedo tempos atrás.

A seguir vou destacar as principais características do MOTOACTV, já me policiando para não escrever demais, pois o produto tem muitas facetas. Mas vamos ser justos e dar espaços semelhantes para cada dispositivo testado.


·         O painel ou visor é grande, com dígitos de ótimo tamanho (ainda mais para mim que uso óculos para ver de perto e não corro de óculos). Tem também iluminação constante do visor durante a corrida. Isto proporciona ótima experiência e visualização ao correr durante o dia, ao entardecer ou de noite. Mas para ser usado como relógio comum o botão de “on/off” tem que ser acionado para ligar o visor por medida de economia de energia.


Motorola MOTOACTV exibindo diversos dados durante a corrida

Na foto abaixo se pode ver além das horas a quantidade de calorias já queimadas (1059), que se acumula corrida a corrida (ou caminhada). Serve também como um ótimo fato motivacional .



Motorola MOTOACTV usado como "simples relógio"


·         Duração da bateria é compatível com o tipo de serviço que ele presta. Usado apenas como relógio (tendo que ligá-lo para ver as horas) dura perto de 15 dias (a Motorola divulga                até 325 horas). Porém em “treinamento”, usado com o GPS fui capaz de fazer no máximo 2 ou 3 treinos com ele. O visor iluminado cobra a conta aqui.

·         A conectividade é algo que me impressionou. Quando eu iria imaginar que um relógio iria sincronizar os dados com a Internet via Wi-Fi. Sim ele se conecta à rede sem fio de sua casa ou trabalho e envia os dados da corrida. Além disso, ele tem comunicação via Bluetooth que vou explicar melhor adiante (mais surpresas).

·         O site que reúne as informações da corrida é muito completo e ao contrário do GARMIN CONNECT, este está em português (com alguns mínimos deslizes na tradução). O endereço para acesso é http://motoactv.com . Para meu ESPANTO depois que fiz o meu cadastro, na próxima vez que me conectei meus dados de corrida JÁ ESTAVAM LÁ!! Como tinha configurado o Wi-Fi ele mesmo “percebeu” conexão e fez o envio dos dados de forma automática (sem que eu percebesse). Os dados também podem ser enviados manualmente caso se deseje forçar o envio.

Site MOTOACTV para acompanhar dados da corrida (clique aqui para ampliar)


·         O GPS apresentou surpresas interessantes. O tempo para que o sinal seja obtido é incrivelmente pequeno. A primeira vez demorou 3 minutos e depois disso sempre estava pronto para o treino em menos de 10 segundos. Mais rapidamente que o Garmin 405 e Garmin 610. Isso se deve a atualização constante dos dados de posicionamento dos satélites, obtidos a cada sincronização de dados.

Em relação à precisão do GPS aconteceram diferenças curiosas. Corri cerca de 8 vezes com os dois relógios. Em 3 ou 4 vezes mediu menos que o Garmin 610. Outras 3 vezes mediu mais que o Garmin e uma única vez mediu exatamente igual. Imagino que os “mecanismos” dos GPSs não os mesmos e por isso ocorre alguma discrepância. Mas no dia que corri 14 Km a diferença entre ambos foi de apenas 250 metros, diferença menor que 2%. Como não são dispositivos “para uso militar” considero a precisão mais do que satisfatória!! Não importa quem está mais certo MOTOACTV ou GARMIN. Para mim ambos estão certos.

Uma das telas com informações sobre a corrida existente no MOTOACTV consiste do mapa do percurso da corrida (ou caminhada). Há o mapa do Brasil embutido no dispositivo com suporte às principais cidades brasileiras. A tela é pequena, não dá para ver detalhes, mas é muito interessante. E é algo ÚNICO em todos os relógios de corrida que eu já vi.


Motorola MOTOACTV - visão do mapa do percurso elaborado pelo GPS


·         O MOTOACTV é também um MP3 PLAYER inteligente. Ele tem memória interna de 8 Gb (parte desta memória está em uso – sobra cerca de 6.5 Gb) na qual suas músicas e “playlists” podem ser gravadas. Tem saída para fone de ouvido (plug convencional) que acompanha o dispositivo. Trata-se de um fone nas mesmas cores preto e vermelho para combinar com o aparelho.

Motorola MOTOACTV tela do MP3 Player

Ainda sobre o “lado musical” do MOTOACTV” uma das análises feitas pelo site http://motoactv.com é a influência da música no ritmo de sua corrida. Claro que o ritmo varia também por outros motivos, mas a associação é bem interessante.

Além disso, aconteceu algo muito interessante que me surpreendeu no primeiro dia que o usei para ouvir músicas. Depois de 25 minutos de corrida o volume da música diminuiu e uma simpática voz feminina me aconselhou a tomar água, pois a hidratação durante o exercício é essencial. Muito legal!!


·         Surpreendeu-me saber que BLUETOOTH está presente no MOTOACTV. Há duas aplicações interessantíssimas. Se o usuário dispuser de um fone de ouvido bluetooth este pode ser “sincronizado” com o MOTOACTV e desta forma não ter fio algum conectado, dando um pouquinho mais de liberdade de movimento para o corredor.

Outro uso muito interessante é conexão com seu telefone celular. Seja um MOTOROLA ou outro que use o sistema Android. Alguns corredores usam “pochetes” ou pequenas mochilas enquanto correm e seu celular pode estar ali. Uma vez conectado o MOTOACTV com o celular o usuário pode atender chamadas (precisa de heasdset bluetooth) ou mesmo ler mensagens de texto SMS no visor durante a corrida.


Motorola MOTOACTV recebendo SMS via celular e bluetooth


·         A MONTAGEM do MOTOACTV é versátil. Já citei a pulseira para “relógio” e a braçadeira. Há também uma prática adaptação para bicicleta para quem prefere este outro esporte.


Motorola MOTOACTV montado na bicicleta


·         Porém há um GRANDE CUIDADO a tomar com o MOTOACTV. É definido como um dispositivo “à prova de suor”. Não é “à prova de água”. Explicando melhor, jamais deve ser usado em piscinas, no mar, etc. Se ao correr cair uma chuva, respingos, tudo bem. Mas se imerso na água... Até mesmo entrar embaixo do chuveiro significa perigo para a integridade do dispositivo. Quem é usuário de outros relógios de corrida e for aderir ao MOTOACTV não pode se esquecer disso. Os outros 3 dispositivos testados (Polar RS200SD, Garmin 405 e Garmin 610) permitem tomar banho com eles, mergulhar em um piscina (mergulho recreativo e não esportivo), entrar no mar, mas não o MOTOACTV.

·         Há uma variedade de ACESSÓRIOS para o MOTOACTV. Por exemplo, cinta peitoral para monitoração cardíaca. Este acessório não veio com o exemplar que me foi emprestado. Mas descobri que a cinta do GARMIN era reconhecida pelo MOTOACTV!! Ajudou muito meu teste. Outros acessórios são as “pulseira”, “braçadeira”, fone de ouvido ou headset bluetooth

Outras informações podem sobre o MOTOACTV podem ser obtidas no próprio site da Motorola clicando aqui.

Resgato abaixo foto já mostrada no texto anterior (sobre o Garmin Forerunner 610) na qual mostro ambos os relógios, um em cada braço. Eu usando meu próprio fone de ouvido ligado ao MOTOACTV. A camisa bem molhada denuncia que a corrida foi boa!!


comprovando e testando os dois relógios, estranho mas eficaz


Pontos Positivos: design inovador, múltiplas funções (GPS, relógio, MP3 Player), conexão bluetooth com fone de ouvido e telefone celular, excelente painel retro iluminado com ótima visualização (tanto pelo contraste como pelo tamanho das letras/dígitos). Tem preço acessível frente ao imenso conjunto de recursos.

Pontos Negativos: a duração de bateria não é tão extensa por conta da iluminação do visor durante a corrida. Não é resistente à água (em maior volume). Tomar banho, mergulhar em uma piscina ou no mar são fatais para o MOTOACTV. Cuidado.

Preço referência: US$ 249 (sem acessórios) - preços obtidos na www.AMAZON.COM . Achei também no Brasil por R$ 999,00 no www.fastshop.com.br 
 


79 comentários:

  1. Só tenho um comentário. Tecnologia é legal, mas é cara demais. Vou continuar correndo com meu cronômetro e em locais que conheço a distância.

    ResponderExcluir
  2. Paulo super obrigado por seu comentário.
    E é isso mesmo, cada um usa os recursos da forma que mais lhe agrada.
    Mas espero ter prestado um serviço para você no sentido de mostrar que isso existe e no dia que chegar no preços que você acha bom, pode ou não adotar.
    Mais uma vez obrigado pela participação. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Flavio

    Muito bom o seu REVIEW. Estou curioso para ver o motoactv ao vivo.. Tenho uma dúvida você chegou a sincronizar o aparelho com um smartphone de outra marca?

    ResponderExcluir
  4. Oi Tiago, super obrigado por suas palavras.
    Não, eu apenas fiz um teste com outro Motorola, mas segundo o manual sendo ANDROID ele também funciona. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Xandó,
    Depois que comecei a correr com o Smartfone, ainda não vi nada no mercado que supere o mesmo. O software miCoach da Adidas está um patamar acima dos outros, pois ele não apenas registra o percurso, tempo etc. mas também funciona como treinador falando o ritmo que deve ser seguido de acordo com a planilha. Por enquanto só aceita cinta peitoral proprietária, mas já disseram que vai ter suporte a cinta bluetooth na próxima versão.
    Abel

    ResponderExcluir
  6. Graaande Abel (seria meu amigo Abel Alves?).
    Smartphones têm também ótimas soluções. Muito legal sua dica. O MyCoach permite publicar no FACEbook, né? Super obrigado por sua participação e comentário!! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abel Alves sim!
      Como eu disse, o miCoach (é com "i" mesmo) é o único que interage com o corredor durante a corrida, pedindo para acelerar ou desacelerar de acordo com a planilha determinada para aquele exercício. Tudo em português (Brasil) e gratuito. Pode publicar no Facebook ou Twitter, se desejar.
      Abraço!

      Excluir
    2. Esta do aplicativo sugerir maior ou menos ritmo é muuuuuuuito legal e sem discussão, muito útil!! Legal mesmo!! Este ano fiquei muito inconstante nos treinos. Um dia volto a ter regularidade para poder correr com você!! Lembra aquela vez em Orlando?!?! :-)
      Abraços

      Excluir
    3. Vamos marcar uma corrida em São Paulo!

      Excluir
    4. Com certeza Abel... Quando vier para cá vou te mostrar um percursos bem legais. Abs

      Excluir
  7. Olá Flavio Xandó meu nome é Carlos Daniel,primeiramente, gostaria de agradecer por sempre postar materias(FORUMPCS)relevantes e com uma análise sempre muito sóbria. Me interessei pelo MOTOACTV mas só me resta uma duvida: com este dispositivo consigo configurar zonas para treino em um única corrida(treino intervalado)? Desde já meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Caro Carlos Daniel, muito obrigado por suas encorajadoras palavras.
    Não explorei este recurso, mas vi no manual que existe esta possibilidade. Inclusive o MOTOACTV dá alertas pelo fone de ouvido para mudar de fase do treinamento.

    ResponderExcluir
  9. Flavio Bom dia Gostei muito Bom tudo isso parabens!!!
    Gostaria de saber se para medir as calorias perdidas em tempo real é preciso o uso da cinta também ou outro acessório?

    Grato

    Cleber Duarte

    ResponderExcluir
  10. Oi Cleber muito obrigado por suas palavras de apoio ao meu trabalho!!
    Em relação a medir calorias, todas as soluções que conheço fazem uso de dados da pessoa (peso, altura, idade e sexo) bem como os batimentos cardíacos. Nestes relógios que testei são assim. Pode ser que algum outro dispositivo faça uma estimativa baseada em outros dados. abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Flavio depois de ler seu artigo resolvi comprar o Motoactv, gostei muito do parelho, só com um problema não consigo comprar os assessórios dele em nenhuma loja no Brasil, vc não sabe onde eu poço encontrar, já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Blenner obrigado pela participação!!
      O MOTOACTV é ótimo mesmo!! Eu sigo com o meu GARMIN 610. E foi a cinta peitoral do Garmin que usei no teste. Parece que a venda de acessórios do MOTOACTV está devagar ainda no Brasil. Abraços

      Excluir
  12. Ola Bom Dia !
    Vc já testou o Garmin 210? Estou em duvida entre o 405, 210 e 610>

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JBatista obrigado por sua participação.
      Eu não testei o 210, mas já o vi. Parece um 610 menor. Ele tem mais a ver com o 610 do que o 405, mas tem um pouco menos de funções (que não fazem falta para a grande maioria). Abs

      Excluir
  13. Flavio,

    Outro review espetacular. Fiquei curioso agora em saber qual é a sua "menina dos olhos" o 610 ou o Motoactv? Parabéns pelo artigo, tens um fã aqui no Sul, sou de Santa Catarina. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jeancarlo!! Seu apoio é muito importante!!
      Apenas pela duração da bateria prefiro o 610. Mas a disputa é muito parelha!!! :-) Grande abraço

      Excluir
  14. Flavio, parabéns. Não encontrei reviews tão boas aqui no brasil igual a sua.
    Estou pensando seriamente em comprar o MotoActv. Além de ser um fãn de Android, gosto muito de treinar. Pena que meu treino é indoor. Spinning e esteira em casa mesmo(chego tarde da faculdade).
    Nestas férias de meio de ano, pretendo correr na rua e utiliza-lo, mas fator preço realmente é um problema. :-(

    Agora algumas duvidas:
    1- Acha ele muito chamativo?
    2- Utilizou para outros esportes além de corrida?

    Obrigado pelo Review e ganhou mais um visitante :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Igor muito obrigado por suas gentis palavras!!!
      Para INDOOR tem um sensor opcional de movimento (pedômetro), mas não sei se já é vendido no Brasil. Ele não é tão chamativo assim, embora de fato seja um relógio grande. Não usei para outros esportes mas sei que tem um suporte opcional para ser colocado em bicicletas!!!

      Obrigado e volte sempre!!

      Excluir
  15. ola flavio meu nome é wilton
    gostaria de agradecer por esse blog tao informativo q por sinal não encontrei nenhum outro sobre esse tipo de reportagem..
    gostaria de saber oque você axá sobre o relógio da NIKE com GPS mesmo sem ter testado oque você projeta sobre ele e etc..
    eu gosto muito de correr e nao gosto de me preocupar muito com as coisas sabe,no caso do motoactv gostaria de comprar 1 relogio de gps (nunk usei)
    atualmente coro sem relogio e nao tenho nenhuma informaçao sobre minhas performances tenho 20 anos e comecei ah correr com 19 ateh entao era sedentario ja faço distancias de 10 km ja fiz de 20 medido por xutometro em base da experiencia de carro do mew pai..
    gostaria de saber qual desses relogios vc indicaria para alguem como o perfil como o mew..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. + detalhes: o custo beneficio seria de extrema importancia tbm e o sistema cardiaco, simplicidade, durabilidade etc..
      pois me encontro em uma situaçao parecida com a sua do post "Se quiser levar é assim mesmo!" pois nao entendo muito do assunto...
      pra mim o motoactv perde muitos pts pois tem q se importar pra nao molhar muito e tbm nao tem acessorio com sistema cardiaco pelo que pesquisei na internet
      levando td isso em conta qual relogio vc me recomendaria?soleus nike mesmo akeles que vc nao tenha experimentado...
      att WILTON novo seguidor seu do rio grande do sul
      desculpe pelo enorme texto pois kero fazer a compra certa

      Excluir
    2. Oi Wilton, você me perguntou também lá no outro texto, certo? Obrigado pelo apoio.
      Eu acho um ótimo custo benefício o GARMIN 405. Ele tem aquelas características do texto que citei. É uma questão de ajustar a compra a quanto você quer gastar. Uma coisa eu te falo, mudou MUITO minha forma de acompanhar as corridas. Eu também fazia "chutes" ou medida via carro, que sempre dá um trabalhão.

      Adorei o Motorola, mas ele de fato é mais sensível à água e isso pode ser ruim. Eu não testei o NIKE, mas sei por comentários de pessoas que o possuem, que gostam muito. E ele tem a "máquina" de GPS da TOMTOM, que por si só já da uma boa garantia de qualidade.
      Eu uso no dia a dia o GARMIN 610, que adoro, mas tive a oportunidade de comprá-lo em viagem (mais barato). Espero faça a sua escolha e que goste. Depois venha aqui no blog contar como foi, o que achou... Abraços

      Excluir
  16. Flávio Xandó,

    Agredeço muito pelo post, elucidou todas as minhas dúvidas e como sou um corredor casual vou de Motorola.

    Um grande abraço,
    Daniel Oliveira.
    Manaus-AM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel que bom que estes texto puderam ajudá-lo!! Obrigado por compartilhar sua decisão conosco e se puder conte depois como tem sido sua experiência com este novo relógio!! Abs

      Excluir
  17. Iae Flavio tudo bom?
    Vc sabe me dizer se eu poderia deletar os mapas de outros paises deixando apenas o do Brasil, de modo que eu tenha mais espaço para mp3. Tenho medo que isso prejudique o funcionamento dele.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pensei em fazer isso. Parece uma boa ideia.
      Sei que dá para fazer backup de tudo. Assim daria para copiar, apagar e testar. Se algo ficar ruim o backup pode ser restaurado.

      Excluir
  18. Caro Flávio,
    Parabéns pela divulgação! Muito útil. Gostaria de usar um relógio para treino no dia-a-dia, para que me servisse como um fator de motivação e também para me lembrar de não cometer excessos durante as refeições... Para isso, o relógio deveria ter um tamanho "normal", nada muito grande. Sendo assim, qual a melhor opção: um Garmin (310, 610 ou 910) ou o Motoactv?
    Obrigado.
    Flávio

    Flávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Flavio (xará) muito obrigado por suas palavras!!
      Não vi nestes relógios recurso para monitorar calorias nas refeições. Mas além destes eu estou testando o NIKE+ GPS que tem um bom tamanho, como relógio normal. Os atuais da Garmin têm bom tamanho.

      Excluir
  19. Bom dia, estou com uma duvida cruel entre os nike gps e o motoactv, porem estou com receio da bateria do motoactv e da sensibilidade referente a água, será que o suor ou uma chuva pode acabar com ele? já o nike andei pesquisando e vi que o usb dele simplesmente morre depois de um tempo, duvidas!., Bom como vi que vc testou os 2 gostaria de uma opinião sua, obrigado e parabéns pelos textos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo o MOTOACTV é uma negação na água. Com piscina ou banheira, esqueça, eu queimei um assim. Ele resiste a pingos de chuva que acontecem durante uma corrida e nada mais. O Nike plus eu venho testando (ainda não escrevi sobre ele) e aceita mergulhar na água, pouca profundidade (não mergulho esportivo).

      Muito obrigado por suas palavras de apoio aos meus textos !!!

      Obrigado por seu comentário e participação!!

      Excluir
  20. Flavio, tenho um polar rs300 e quero comprar um motoactv. Li seu artigo e notei que vc sincronizou o motoactv com a cinta cardíaca da Garmin. Pergunta: ele tbm sincroniza com a da Polar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gustavo eu testei o GARMIN com duas cintas da Polar sem sucesso. Não posso dizer que não sincronize com outras, mas a chance parece pequena. É uma pena que os relógios não tenham um padrão. Ruim para todos. Mas fazer o quê? Obrigado por seu comentário e participação!!

      Excluir
  21. Flávio boa tarde..

    Comprei o MOTOACTV nos EUA porém estou com muita dificultade de achar a cinta para o monitoramento cardíaco. Vc saberia me dizer se todas as cintas da garmin são compatíveis?
    Parabéns pelo conteúdo do seu blog.
    Att,
    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lucas legal ter compartilhado conosco sua experiência, a compra do MOTOACTV. Não sei dizer se toda cinta do Garmin serve, mas eu te conto uma coisa importante. A minha cinta GARMIN fora comprada junto com o Forerunner 405 e eu a aproveitei no Forerunner 610. Assim posso te afirmar que se comprar uma cinta cardíaca para 405 ou 610 esta vai servir no MOTOACTV.
      Super obrigado por suas gentis palavras em relação ao meu blog.

      Excluir
  22. Flávio bom dia,

    Eu sou uma pessoa que uso pouco a internet para este tipo de fórum, e com suas explicações, pude perceber quanto tempo tenho perdido.
    Só mais uma dúvida. Moro em Goiânia e olhei em vários sites a possibilidade de comprar um cinta "avulsa" mas não encontrei. Há algum lugar/site que vc recomendaria?

    Obrigado mais uma vez pela sua gentil atenção.

    Abs,
    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, obrigado pelas gentis palavras!!
      A Motorola devia ter uma ampla rede de distribuição. De toda forma fica o lembrete/dica que a cinta do GARMIN serve para o Motorola também. Se não achar uma, tente outra.
      Obrigado por sus visita e volte sempre.

      Excluir
  23. Boa noite, tudo bem?!
    Então, tenho o motoactv e agora estou para comprar a cinta! Sabe me informar se existe cintas melhores? Tem disso?! Entre a original motorola e a garmin e polar qual você usaria? Tem disso de uma cinta ser melhor que outra?!
    Sei que todas as ANT+ servem no motoactv! Ficarei grato se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre a cinta original. No caso de não encontrar a do Garmin (ANT) funcionou perfeitamente. A cinta do Polar não serve no MOTOACTV.
      Não percebi diferença de qualidade na informação de frequência cardíaca entre as diferentes cintas.

      Excluir
  24. Flávio, quando sai esse review do nike+ com gps? fiquei interessado nele, visto que o valor é bem mais em conta do que o garmin 610
    Tenho um 405CX mas ele ja era... deu pau, deixo carregando, nao liga mais... vi muitos comentários de outras pessoas q aconteceu o mesmo, mandaram pra autorizada no /brasil e o concerto ficava em mais de R$ 500,00, ou seja, inviável, melhor comprar um novo. gostei de ler os comentários e o review do Motoactv, mas mfico com um pouco de receio com esta questao da agua... não vou mergulhar em piscina nem em mar, mas vai saber se mesmo com suor ou uma chuva o bichinho não vai deixar na mão...
    valew

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonam eu ADOREI o MOTOACTV para correr. Mas eu prefiro ter um relógio único e não um para o dia a dia e outro para correr. Por isso não optei pelo MOTOACTV. Sobre o assunto da água depois que eu destruí um relógio e aprendi o que pode e o que não pode, não me preocuparia mais. Quanto ao Garmin 405 e mesmo o 610 que também tenho, não aconteceu comigo isso de parar de carregar. Abs

      Excluir
  25. Flávio,

    Usei seu review para decidir a compra pelo MOTOACTV... Fui viajar pra fora do BR e comprei pela Amazon. Achei o relógio fantástico! e já fiz alguns treinos com ele. Inclusive usei durante um jogo de Tênis (Existem muuuitas opções de esporte).

    Gostei do Nike Tbm mas pra mim o diferencial foi o fato de ele não sincronizar via wi-fi. Achei um aspecto muito prático do MOTO ACTV.

    Comprei o fone Bluetooth stereo (SF600) e recomendo muito para eliminar todos os fios durante a corrida e também pela qualidade!

    A cinta está difícil de encontrar até nos EUA... Na amazon tem mas justamente nas semanas que eu estive lá o produto ficou indisponível. Agora voltou e devo trazê-la em outubro (através de um parente).

    Parabéns pelo review e pelo trabalho no blog!

    Ah... a única coisa que talvez caiba como atualização. Paguei apenas USD 140 no relógio na versão de 8GB (mais USD 94 no fone). A versão de USD 249 é a de 16GB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Braga, que legal que você aderiu ao MOTOACTV!! Com o fone bluetooth deve ser show mesmo!!! Lembro que a cinta do Garmin, fácil de achar na AMAZON funciona no MOTOACTV pois é do tipo ANT+ também.
      Obrigado pela sua atualização dos valores e por suas palavras de apoio ao blog e ao meu texto!! Abs

      Excluir
    2. Acabei comprando a cinta da Garmin mesmo e de fato funcionou bem.
      Abs

      Excluir
  26. Olá Flávio! Comprei o meu MOTOACTV agora (pesquisando, e acabei encontrando a sua análise), e, enquanto não embarca para o Brasil, estou vendo as cintas para monitoramento cardíaco..

    No site da Motorola diz que qualquer cinta ANT+ é compatível, mas ainda estou em dúvida.. Tenho medo de comprar e o bichinho não ser compatível. Aliás, achei o preço da cinta da Motorola um tanto cara, em comparação com as da Garmin.

    Encontrei no ebay um modelo, HRM 010-10997-00, mas não consegui distinguir se ele tem comunicação adequada pro MOTOACTV.. Seria essa a cinta que você utilizou?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro PhiLLiPi como citei no texto a cinta do GARMIN 405 ou 610, que é do tipo ANT+ funcionou 100% com o MOTOACTV. Sem dúvidas. Se preferir compre então a cinta do GARMIN igual à minha se não achar a da Motorola, garanto que funciona. Abs

      Excluir
    2. Comprei esse aqui da garmin agora em outubro e funcionou perfeitamente.

      http://www.amazon.com/Garmin-010-10997-00-Heart-Rate-Monitor/dp/B000UOD5QM/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1351700864&sr=8-1&keywords=hearth+monitor

      Excluir
    3. J. Braga, É esse mesmo que eu estou querendo pegar.

      Valeu pessoal!!

      Excluir
    4. Maravilha, que bom que funcionou, foi a mesma que eu testei!! Abs

      Excluir
  27. Venho aqui agradecer pelas dicas Flavio, obrigado pela ajuda ao escolher meu relógio com GPS!

    Atenciosamente,
    Jerônimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jernônimo muito obrigado por suas palavras de apoio. Abs

      Excluir
  28. Estava em dúvida sobre os dois e descobri que o Motoact está sendo descontinuado. Decisão fácil de compra para o 610 que sempre terá o suporte da Garmin.

    Outra coisa que é show no 610 é poder programas workouts e enviar para o relógio.

    abs

    Jr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo, não estou sabendo da saída do mercado do MOTOACTV. Em todo caso o Garmin 610 é uma boa pedida, tenho um e gosto muito.
      Mas também veja o NIKE+ que acabo de testar e publicar :
      http://www.fxreview.com.br/2012/11/correndo-com-um-computador-no-pulso.html

      Abraços

      Excluir
  29. Flávio , bom dia.
    Moro em Fortaleza e comprei um MOTOACTV, mas estou com dificuldades de comprar uma cinta peitoral.
    Quais marcar são compatíveis com meu equipamento?
    Fico no aguardo.
    Agradeço antecipadamente,
    Wilson de Sá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilson!!! Eu também não tinha a cinta peitoral para testar com o MOTOACTV, mas a cinta do GARMIN 405 ou GARMIN 610 serve perfeitamente para o MOTOACTV. Abraços

      Excluir
  30. Olá!!! muito bacana suas informações,tive muita sorte,afinal só li isso após a compra,meu motoactv ainda não chegou,mas lendo seu relato fiquei maravilhado...comprei a cinta e tb o fone sem fio...Xandó Parabéns continue no alimentando com informações bacana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro AZ Running muito obrigado por suas palavras e espero que seu novo relógio o satisfaça da mesma forma que adorei testar estes relógios todos. Depois volta aqui e conta um pouco de sua experiência... Grande abraço

      Excluir
  31. Olá Xandó! Adquiri o motoactv e estou supreendido com a melhora dos meus treinos. Antes treinava com O 610, mas como sempre gostei de ouvir música ao correr achei muito boa a idéia de juntar tudo em um só aparelho, além do fato de serem relacionadas as músicas que estimulam sua performance. Adquiri também um fone plantronics Backbeat go que diferente dos modelos da motorola interliga os fones por um fio apenas. Ah, e pesquisando recentemente vi que existe uma versão nova do motoactv que se chama "Golf Edition" e em suas especificações no site da Amazon diz que é à prova d'água e possui o vidro reforçado presente em alguns smartphones Android "gorilla glass".
    Gostei muita do seu review, foi significante na hora que comprei o motoactv.
    Um abraço,
    Vítor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Vitor super obrigado por suas palavras!! Que bom que meu texto o ajudou!! Achei muito legal o seu relato do uso do MOTOACTV, sua melhora, etc.!!! Ótima dica essa sua do "Golf Edition", eu achei um pouco sobre ele em http://www.motorola.com/us/consumers/MOTOACTV-16GB-Golf-Edition/121481,en_US,pd.html
      A dica do fone também foi ótima!! Já está convidado a voltar mais vezes aqui para participar com seus relatos!! Obrigado.
      Ser a prova de água e mais resistente era o que faltava!! Como você leu no meu texto eu destruí um ao entrar em uma banheira!!
      Ótimo 2013 e grande abraço.

      Excluir
  32. Pessoal tenho o motoactv e desde o inicio a 3 meses uso a cinta da garmin para medir batimentos cardiacos, como comprei uma bicicleta agora resolvi usar um acessorio de cadencia e velocidade, nao encontrei facil a informação então resolvi apostar no ANT+ e novamente comprei um sensor de velocidade e cadencia da garmin o GSC10 e antes mesmo de instalar na bicicleta já o testei e funciona sim, testado e comprovado OK! grande abraço a todos! MOTOACTV melhor relogio multifunção já inventado!!! mais que aprovado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigado por sua colaboração e depoimento Rodrigo!! Abs

      Excluir
    2. Excelente. Tinha exatamente essa dúvida. Bom saber que funciona.

      Excluir
  33. Boa tarde Flávio

    Depois de ler e reler seus posts (e alguns poucos outros encontrados por aí) optei pelo Motoactv (comprado lá fora o preço ficou bem mais em conta, relógio, cinta e película para tela ficou em R$700 reais) utilizo para monitorar a corrida e musculação (apenas pelas calorias, malho com a cinta), por enquanto estou muito satisfeito, apesar de achar o portal da Motorola bem lento, o que me deixou triste é a falta de suporte, o produto é aquele, me parece que não haverá mais atualização nem no firmware nem no portal (ainda bem que gostei bastante, pois caso contrário nem rezar por uma atualização adiantaria).

    Antes utilizava o celular com o Nike+ (já usei o adidas micoach e o Runkeeper) porém me incomodava muito correr com o celular (odeio armband e ele ficava no bol,so, o que restringia minhas bermudas, pois o bolso lateral também incomodava, resultado o celular saia odo suado corendo um risco enorme de pifar e eu não via as infos em tempo real), e o portal da Nike, apesar de muito bonito e amigável, eu achava mais limitado. O fato de eu poder planejar os mínimos detalhes de cada treino no Motoactv me conquistou, utilizo planilhas de treino para me preparar para minhas provas e esse planejamento direto no portal é perfeito, monto meu treino no site, via wifi o relógio sicroniza e durante o treino ele mediz quais as metas e se eu estou dentro ou fora delas, seja por velocidade, km, tempo bpm ou qualquer outro parametro. Fora isso existem competições legais de se participar que dão um ânimo a mais. Pena que ele não se popularizou tanto aqui pelo Brasil.

    Uma coisa que assim que abri a caixa percebi foi que aquela proteção para a entrada fone (uma borrachinha cinza) não ia durar, e apesar de todo o cuidado um belo dia olhei para o relógio e ela não estava mais lá, tragédia anunciada :(

    Bom, de resto parabéns pelo blog, em específico por esses 4 posts que ficaram bem detalhados e ajudaram bastante.

    PS: Não tentei, mas li que existe fazer um root com android 4.0 e instalar o programa que você quiser (Nike+, adidas, runkeeper, endomondo, etc), isso daria uma liberdade bem legal, porém como disse, já estou bastante satisfeito com o meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro LG, seu depoimento foi muito rico e detalhado, muito obrigado!!
      Agradeço também suas palavras em relação ao meu site!! Grande abraço

      Excluir
  34. Flavio td bem? Estou usando o MOTOACTV e gostando bastante dele, porém durante a corrida as músicas ficam "cortando". Uso o fone bluetooth da Jabra Sport. Alguém ja relatou isso? O que pode ser? Muito obrigado!! Abraço. Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel. Quando eu testei o MotoACTV eu usei fones comuns e não Bluetooth e dessa forma foi sem problema. Sugiro conseguir outro fone blutooth com algum amigo e testar dessa forma. Abraços

      Excluir
    2. Respondendo a pergunta que não me foi feita :), tinha um fone bluetooth da NOKIA (BH-503) que acontecia a mesma coisa (além de ser desconfortável e grande para corrida, só o usei por 2 dias) porém eu reparei que quando a cinta cardiaca não estava conectando ele QUASE não picotava, quando ela estava conectada ele picotava muito mesmo, para mim a solução foi trocar o fone pois eu desistiria de usa-lo pela falta de conforto mesmo, porém testei um de um amigo que gostei bastante e não deu problema, pedi no ebay e estou aguardando (Plantronics BackBeat 903).

      Resumindo, grande chances de ser o seu fone mesmo, não que ele esteja ruim pois o meu nokia 503 funciona perfeitamente no ps3 e no cel, mas no meu caso com o motoactv não rolou...

      Excluir
    3. Muito importante este seu depoimento LG!!! Obrigado

      Excluir
    4. Queria aqui somente dar um toque pra aqueles que estao tentando achar um fone Bluetooth bom pro motoactv...testei o jabra, e ele picota mesmo, nao e ebom. Eu usei outro da plantronix, tb nao gostei, nao picotava mas me incomodava. Ha 1 ano, uso o jaybird sportsband.... NUNCA picota, NUNCA, JAMAIS! Pra mim ele e super comodo, a unica coisa e que as espuminhas ficam todas molhadas com o suor, mas na boa, acostumei. O fone e nota 100000. La fora e barato, aqui nao sei. Abracao! e PARABENS ao Blog, vc e um cara sensacional, da pra perceber. Abracao!

      Excluir
    5. Caro Sandro Franco que ótima colaboração esta sua!! Ter um bom resultado com o Bluetooth na corrida é essencial!! E muito obrigado pela força e pelas suas gentis palavras!! Abraços

      Excluir
  35. Ola Flavio td blz??Estou bastante interessado em comprar o MOTOACTV,mas vc sabe se consigo algo mais interessante para corrida em esteira?Pois moro no Canada e durante maior parte do ano tenho que correr indoor...Obrigado,Paulo Burlini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relacionado a corrida indoor a minha expeiência com o Motoactv não é muito precisa, algum que tenha podometro talvez seja bem mais interessante, outdoor na minha opinião ele é muito show, indoor apesar de você fazer a calibração na esteira sempre da uma diferença de uns 10 ou 15%...

      o da Nike pode ser utilizado com podometro se nao me engano, talvez seja mais preciso...

      Agora ele te da a opção de ao final da corrida ajustar a distância no sie, deixa e ser interessante pois os paces de cada intervalo não vão bater, porém é uma alternativa...

      Excluir
    2. De todos que testei o pedômetro ou podômetro (seja como for) mais preciso é o do velho e bom Polar RS200SD, mas o da Nike é bom também.

      Excluir
  36. Bom dia! Sabe onde consigo a fita cardíaca para este Motorola ?? Obrigado!

    ResponderExcluir
  37. Alguém testou o rádio fm do motoactv?
    No meu caso, é o que mais interessa

    ResponderExcluir
  38. Alguém testou o rádio fm do motoactv?
    No meu caso, é o que mais interessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu Motoactv funciona muito bem, o sinal é ótimo

      Excluir