segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Notebook fervendo!! Solução simples!! O poder da colaboração na Internet

Meses atrás eu contei a história de um de meus antigos notebooks que apresentou um bizarro problema no teclado – O tecladobomba relógio do notebook. Entre os comentários feitos várias pessoas manifestaram apreço por esta forma interativa e colaborativa que a Internet proporciona, ajudando as pessoas. De fato se algo parecido acontecesse anos atrás não sobrariam alternativas para as pessoas a não ser se submeter aos “doutores” do assunto, das assistências técnicas da vida.

Resolvi contar de novo a história porque notebook parado por qualquer defeito é grave! Bem grave, pois trata-se da ferramenta diária de trabalho de muitos de nós!! E como é legal conseguir resolver uma situação complicada, de forma simples com a ajuda das pessoas!! 

Voltando à história, fiquei surpresa ao perceber que entre os comentários do texto anterior, “sem querer” um atencioso leitor (Helder_JB) resolveu para mim outro problema que me afligia há algum tempo! Vou explicar melhor. Na ocasião meu notebook era um Toshiba A45 s2502. Ele teve seus dias de glória, pois foi o primeiro notebook com processador Pentium 4 a ser lançado com o recurso HT (Hyper Threading). Este foi o meu motivador para comprá-lo, como sucessor do notebook com Pentium III que tinha antes.

O problema que vinha experimentando era de superaquecimento. Cheguei a obter uma meia dúzia de vezes uma mensagem de erro indicando “cooling system error” pedindo para que o equipamento fosse enviado à assistência técnica com urgência. Pelos mesmos óbvios motivos citados no artigo anterior, não poderia ficar vários dias sem utilizá-lo. Mas o problema atingiu um ponto crucial quando submetia meu Toshiba a um estresse de processamento. Estou participando de um projeto de sistema que contém cálculos financeiros de rentabilidades de investimento muito complexos e extensos. Nestas situações, ao submeter um recálculo da base de dados após dez a quinze minutos o computador simplesmente desligava sozinho.

Provavelmente isso é uma medida de proteção incluída no software básico do equipamento (BIOS) para que em casos de aquecimento demasiado o mesmo não seja definitivamente avariado. De fato, o conector de vídeo externo da máquina, que fica no lado esquerdo do mesmo, ficava tão quente que não era possível encostar o dedo por mais de um ou dois segundos!

Eu comecei a administrar o problema de uma forma terrível. Mudava o modo de uso energia do notebook para que ele se comportasse como se estivesse trabalhando sob bateria. Assim o clock do processador ficava bem mais baixo e este esquentando menos não experimentava o desligamento compulsório. Soluçãozinha “porca” essa, pois o referido cálculo demorava cerca de a 4 a 5 vezes mais para ser executada. Mas fora estes tipos de cálculo (que são muito intensos) eu conseguia usar a máquina a plena carga.

Ao ler os comentários sobre a coluna passada, o Helder citou o link “Desmonte,conserte, e atualize notebooks Toshiba – IRISVISTA.COM”. Qual não foi o meu espanto ao achar equipamento igual ao meu desmontado. Ao ver as fotos do roteiro eu percebi imediatamente o problema de meu notebook. O sistema de refrigeração da CPU no A45 é um “troço” grande e desajeitado, composto por um conjunto de aletas que são “sopradas” por um pequeno ventilador e um sistema de cobre que liga este à CPU. Vide a foto abaixo.

Sistema de refrigeração do Toshiba A45 – IRISVISTA.COM


Mas quem consultar a referida página do site IRISVISTA, a sessãoespecífica do A45 ficará como eu estarrecido com a seqüência das fotos. Veja especialmente o passo 5. Mostra o sistema de refrigeração já desmontado e na mão de uma pessoa (foto reproduzida abaixo). Reparem a imensa quantidade de poeira que se acumulou sobre as aletas de dissipação!!! Impressionante! Com toda esta obstrução não há fluxo de ar de dentro para fora e, por conseguinte jamais o notebook iria operar na temperatura correta, ainda mais sob estresse de processamento!!! Não tive dúvidas. Imediatamente peguei minha chave de fenda de plantão (uma pequena multi pontas que sempre fica na minha mochila), pedi licença ao cliente (estava fora do escritório) e realizei a pequena cirurgia. Limpei completamente toda aquela sujeira. A foto abaixo, extraída do referido site mostra o estado lastimável de sujeira que encontrei. Acreditem, no meu caso estava ainda PIOR, por incrível que pareça!


Claro que o notebook iria esquentar com essa sujeira na ventilação!


Solução simples, fácil e magistral. Jamais teria feito isso sem este “toque”. O problema foi absolutamente resolvido. É sensível a diferença, o tal conector do vídeo agora fica sempre frio. Mais uma vez dou total razão às pessoas que enalteceram o poder da informação e do compartilhamento de experiências.

Quem tiver curiosidade veja o tal roteiro até o final. Lá pelo passo 33 o notebook está completamente desmontado! Não, não fui tão longe assim. Para mim o passo 5 foi o ponto salvador! Repito aqui a mesma pergunta do texto anterior. O que teriam me falado os digníssimos atendentes da assistência técnica se tivesse encaminhado o notebook aos seus cuidados? Agradeço a todos que participam destas construtivas discussões!

2 comentários:

  1. Trabalho numa assitencia técnica e ja vi casos como esse ai. Nao passo informaçoes distorcidas pro cliente, já q é quase meio óbvio, quente e desliga a maioria deles já sabe que se trata de temperatura.

    mas é bom saber desmontar...rs

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo, que legal sua participação e opinião. Obrigado!
    De fato a situação que eu citei é mesmo prosaica e comum. Mas muitas pessoas têm este tipo de problema e por isso quis dar este toque, inclusive contando que é relativamente fácil resolver, desde que se tenha uma ajuda para desmontar a máquina. Abraços

    ResponderExcluir