quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Acesso às redes sociais no trabalho tem crescimento expressivo no Brasil, aponta estudo da Unisys

Recebi esta nota da assessoria de imprensa da Unisys sobre o tema e achei muito interessante e quis compartilhar com os leitores. É um assunto muito pertinente pois o tema consumerização (uso dos dispositivos pessoais no ambiente empresarial) tem sido muito discutidos nos últimos tempos pelo aspecto da segurança. O que este texto acrescenta é a miscigenação dos lados pessoal e corporativo do uso das redes sociais . Segue o texto e resultado da pesquisa feita pela Unisys. FX.

Uma pesquisa encomendada pela Unisys à IDC sobre o fenômeno da “Consumerização de TI” no Brasil - uso de dispositivos móveis pessoais no ambiente corporativo – aponta um aumento nos acessos às redes sociais para fins comerciais no País, se comparados os dados da mesma pesquisa feita em 2010. O estudo ouviu 306 iWorkers (funcionários que utilizam as tecnologias da informação como parte de seu dia a dia)  no País, todos eles residentes nas principais cidades do Brasil.

Na edição deste ano, os resultados indicam que 34% dos brasileiros entrevistados afirmam utilizar o Facebook para trabalho, ante 16% dos consultados no ano passado. Ainda sobre a rede criada por Mark Zuckerberg, o Brasil lidera a lista dos países em que os funcionários acessam o site pelo menos uma vez por dia para fins corporativos e pessoais: 58,8% dos brasileiros entrevistados disseram navegar no Facebook com essa frequência. Para efeito de comparação, na Inglaterra, 44,3% dos entrevistados informaram acessar o site ao menos uma vez por dia, enquanto na França 35,9% costumam fazer o mesmo.

O Brasil também é o país que figura na pesquisa com mais entrevistados que possuem um perfil no Facebook ou no MySpace para uso profissional. Na amostra, 19,7% dos brasileiros consultados afirmaram ter uma página em ou outro serviço. Nos EUA, apenas 7,2% dos entrevistados afirmaram possuir uma página utilizada para fins corporativos no Facebook ou no MySpace.

O Linkedin também apresentou aumento nos acessos no Brasil. Em 2010, 28% dos brasileiros consultados disseram utilizar o site, enquanto neste ano esse número subiu para 35%.

Apesar de não ter tido um crescimento tão expressivo no País, o Twitter – que em 2010 era acessado, para uso pessoal e profissional, por 23% dos brasileiros entrevistados e em 2011 é utilizado por 25% dos consultados – é mais usado no Brasil do que nos outros oito países onde a pesquisa foi realizada. Na edição de 2011, 37% dos brasileiros consultados disseram navegar no microblog pelo menos uma vez por dia. O segundo país do ranking que aponta essa prática é a Austrália, onde 13,3% dos entrevistados afirmaram acessar o Twitter pelo menos um uma vez ao dia.

Gráfico indica redes sociais utilizadas pelos iWorkers, segundo resultados da pesquisa em 2010 e 2011

A pesquisa também ouviu a opinião de 101 executivos de diversas organizações localizadas no Brasil. Eles acreditam que haverá um ligeiro aumento no uso de mídias sociais no País no próximo ano. Para eles, o Facebook crescerá cerca de 36% em 2012 e o Linkedin será 33% mais utilizado nos próximos 12 meses.

Globalmente, foram consultados aproximadamente 2660 iWorkers e cerca de 560 líderes de áreas de TI de nove países.


Fica para mim clara a tendência de aumento do uso dos recursos . Vejo também (minha pessoal interpretação) um uso mais "maduro" das redes sociais. Graças a Deus de forma geral passou aquela fase de ficar contando no Twitter que "o almoço estava ótimo" ou "vou tomar banho agora"... Para mim uso como meio de divulgação de meus trabalhos e principalmente como meio de sorver informações que não teria tempo de procurar por mim mesmo. (FX).

Nenhum comentário:

Postar um comentário