sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Conversando seriamente sobre redes

Atualmente é inconcebível pensar em PCs desconectados. Sobretudo no ambiente corporativo. Pude me aprofundar nas soluções atuais da HP a qual oferece uma gama de alternativas que cobrem segmentos e necessidades diversas em recente participação no evento INTEROP no começo de outubro de 2011.

Aliás, eu de repente me perguntava. Afinal como a HP está hoje em dia neste sofisticado mercado de redes? Lembrei-me de que no final de 2009 a empresa adquiriu a empresa 3COM. Esta por sua vez tinha nome, participação de mercado e grande expertise nos projetos de equipamentos de rede. Mas agora entendo que o passo da HP neste mercado era um pouco mais ousado e ambicioso. Atualmente o portfólio da HP é amplo: servidores, armazenamento (storages), rede, tudo isso agregado a uma “camada” de projetos e serviços. O “negócio” rede é uma engrenagem a mais em um contexto mais amplo e ambicioso do qual o novo mundo “cloud” está mais do que presente.

Uma empresa pode resolver uma imensa parte de suas necessidades de infraestrutura, dos equipamentos ao projeto e implementação com a HP. Ou não. A solução não é monolítica, muito pelo contrário. Equipamentos de outros fabricantes, pré-existentes ou adquiridos para compor o projeto se encaixam amigavelmente neste contexto.

HP Flex Networking

Em maio de 2011 a HP anunciou uma nova arquitetura denominada HP Flex Networking. Confesso inicialmente que ao ler e ouvir sobre o assunto eu pensei tratar-se de mais um nome elegante criado pelo competente departamento de marketing da HP para batizar apenas mais uma nova linha de produtos. Eu estava errado. É mais do que isso, bem mais, diga-se de passagem.

HP Flex Networking é uma arquitetura que propõe algumas simplificações, interoperabilidade e escalabilidade. Pensando inicialmente em grandes empresas, as necessidades são distintas no ambiente do Data Center, na distribuição do acesso por larga área e também nas filiais ou escritórios remotos. E estes distintos ambientes precisam obviamente conversar entre si e serem gerenciados intensivamente. Uma grande simplificação é a adoção de um arquitetura de 2 camada em vez de 3 camadas como nas soluções habituais.

Na nomenclatura da HP sua estratificação do mercado ou dos tipos de redes são as seguintes:

·         FlexFabric : é a rede de alta capacidade e alta velocidade usada especialmente  dentro do ambiente do Data Center. Este tipo de rede tem demanda crescente por causa da do grande uso de virtualização e também uso de “Cloud Computing”. Atualmente cerca de 20% a 40% do tráfego do Data Center é “interno”, ou seja, de um servidor para outro. A previsão é que em 2015 haja 80% de tráfego interno e cerca de 20% externo. Isso parece estranho, mas de fato quando um servidor é requisitado ele dispara um grande número de requisições internas como Web Services, acesso a banco de dados, servidor de aplicações, storages, etc. Isso tudo sem contar o crescente uso de “Vmotion” (movimentação de máquinas virtuais de um servidor para outro para balancear desempenho ou prover tolerância à falhas em caso de pane de um servidor) e aumento da abrangência de acesso pelo uso de computação em nuvem (pública ou privada).

·         FlexCampus : e a rede de grande abrangência e com necessidade de alta disponibilidade para uma localidade extensa e com grande número de usuários. O termo “campus” é muito bem aplicado como uma abstração deste tipo de necessidade, pois (pelo menos para mim) lembra um campus universitário, largo, extenso, e com uma miríade de usuários. O crescente uso de recursos de áudio e vídeo traz desafios técnicos importantes para o atendimento deste tipo de cenário. Some-se a isso o fato de que um bom número de usuários deste contingente acessará a rede de forma sem fio. Assim a infraestrutura deve ser “responsiva”, ágil, aceitar o tráfego de informações de um grande número de estações de trabalho, com e sem fio.

·         FlexBranch : é a rede de um escritório regional, uma localidade remota, uma filial. Diferencia-se da rede “Campus” pela abrangência menor e quantidade de usuários mais reduzida. Embora várias dezenas de usuários, ou perto da centena de usuários ainda fazem parte deste tipo de rede. Em termos de mercado brasileiro, à parte as grandes corporações, uma boa parte das empresas tem hoje em dia este porte em suas redes. Há a necessidade de rápidas respostas, gerenciamento e uma solução de custo benefício efetiva é o desafio.


Fica claro que cada um destes “ambientes” são distintos, mas uma mesma empresa pode ter necessidade de conectividade presentes de pelo menos dois (ou três) deles. Neste caso o gerenciamento da rede, como um todo ou de cada uma das partes é essencial. Por isso mesmo que a HP provê uma camada de gerenciamento denominada IMC – Inteligent Management Center capaz de administrar e monitorar estes tipos de rede bem como mais de 2600 tipos de dispositivos, incluindo mais de 35 fabricantes incluindo Cisco (com mais de 1000 dispositivos). Dessa forma a HP informa que o IMC é uma plataforma aberta para gerenciamento de redes com infraestruturas híbridas (não apenas HP).

O conceito “HP Flex Networking” quando foi anunciado no primeiro semestre, trouxe consigo alguns produtos novos que suportavam a nova arquitetura. Agora em outubro de 2011, a HP reforçou seu portfólio de produtos, anunciados durante o evento INTEROP (que ocorreu em Nova Iorque). Cada um deles adaptado para um tipo de rede.

HP 5900 : são dois integrantes desta série (5900AF e 5920AF), voltados para Datacenters, alta performance a alta disponibilidade. São do tipo ToR (Top-of-the-Rack), ou seja, concentradores do tráfego principal entre servidores e são ligados diretamente ao “switch core”. Sua versão mais sofisticada, a 5900AF dispõe de 48 portas 10 Gbps (que também funcionam a 1 Gbps). São os dignos representantes do conceito FlexFabrix (na arquitetura proposta pela HP).


Switch HP 5900AF

Além disso, o 5900AF tem 4 portas de 40 Gbps (GbE) que servem para interconexão destes switches. Neste cenário até 4 switches podem ser interligados e virtualizados, enxergados na rede por apenas um endereço IP, como se fosse um único dispositivo de 192 portas 10 GbE. Incrível a flexibilidade e ganho de desempenho no tráfego entre servidores.


4 switches HP 5900AF virtualizados como um só


Modelo de arquitetura de uso do switch HP 5900AF

Há diversos detalhes técnicos desta família de switches que chamam a atenção. Porém sua característica de agregação/virtualização e capacidade de gerenciar até 1.28 Tbps (!!) o tornam uma solução para controlar alta densidade de tráfego, com simplificação da estrutura e redução de custo de propriedade (TCO).

HP 12500 : disponibilidade de novos produtos para o ambiente “Fabric” (data centers) não se limita à família 5900. Há também a família HP A12500 que se caracteriza pela robustez e alta capacidade. São indicados para serem os “switches core” da organização. Há previsão para atender redes na velocidade 40/100 GbE no futuro. É um modelo tipo “rack vertical” que por adição de módulos (placas) pode ser estendido e atender entre 512 portas 10 GbE ou 864 portas 1 GbE (ou outra combinação destas). Abaixo segue como exemplo o modelo HP 12508 (256/384 portas).


HP Switch modelo A12508


Segundo executivos da HP os switches de 10 GbE acabam de se tornar predominantes no mercado americano. Comparando com o mercado brasileiro observo que o padrão 10 GbE é usado muito pouco no Brasil. Digo que redes de 1 GbE são hoje maioria, mas ainda se acham redes 10/100 Mbps. Isto mostra o grande potencial de renovação do mercado brasileiro. Claro que há ilhas de excelência técnica nos Data Centers, mas a chegada destas novas tecnologias abrem portas interessantes para ampliação e renovação com um grau de eficiência muito interessante.

HP 3800 : trata-se de uma família de  switches para o ambiente “Campus”, redes com muitos pontos e alta demanda por largura de banda (cabeada ou sem fio). Entregam portas de conexão de 10/100/1000 Mbps com 2 ou 4 portas 10 GbE para interconexão dos switches ou outros usos. Tem baixa latência (menor que 2 a 3 microssegundos), dado importante para aplicações multimídia. Outra capacidade importante dos switches 3800 é PoE, ou seja, “power over Ethernet”. Esta tecnologia é útil para fornecer energia a telefones IP, ponto de acesso de redes sem fio, câmeras de rede, switches remotos, dispositivos embarcados, bem como a outros equipamentos para os quais pode ser inconveniente, caro, ou até mesmo impraticável fornecer energia em separado.


Grupo de switches HP E3800

HP 5400z e 8200z : são duas novas famílias de switches direcionadas para o “Branch Office”, ou seja, direcionados para localidades menores, eventualmente remotas e com característica modular. O que me impressionou nestes switches são algumas características compartilhadas pelos membros mais sofisticados da HP. Os switches HP E5400z e HP E8200z também têm modularidade e flexibilidade para determinação das portas (entre 144 e 288) nas velocidades 10/100/1000 como também 10 GbE e são gerenciáveis pela ferramenta da HP.  Mas o que mais me encantou nestes switches é sua capacidade de agregar a capacidade dele se tornar um concentrador de máquinas virtuais (VMware ou Xen)! Por meio da adição de módulos especializados o switch se integra com o ambiente de virtualização e dessa forma o servidor na localidade remota e o switch são o mesmo equipamento, uma solução inteligente e conveniente.

 

Switch HP E8200z            

IMC – Inteligent Management Center: é o componente de gerenciamento de rede da HP e já se encontra na sua versão 5.1. É uma solução robusta para monitorar toda a rede, dispositivo por dispositivo, rede por rede, switch por switch, mesmo de outros fabricantes. Análogo a ferramentas de gerenciamento e monitoração de servidores dispõe, por exemplo, de limites para alertas que podem ser definidos para tráfego total de rede, tráfegos específicos, etc. Chama a atenção a capacidade de acesso a todos os níveis da rede, desde o Data Center, switch core, top-of-rack, switches “globais” (Campus) e também switches remotos. Impossível descrever em poucas palavras em toda sua amplitude, mas fácil de expressar a importância de em um rede crítica se ter o acompanhamento de “cada bit” trafegado e possibilidade de atuação ativa (antecipada) e reativa para prevenir problemas.



Exemplo das telas do HP IMC

Conclusão 


Estou convencido de que a entrada da HP no negócio de redes e conectividade foi fator importante para o mercado. Penso que a HP conseguiu criar uma sinergia de fato com algumas de suas linhas de produtos e serviços. Isso tornou o segmento de rede oferecido por ela mais agregador de valor para o mercado do que a antiga (e já muito competente) 3COM poderia oferecer.

Penso ser parte de uma estratégia maior da qual também faz parte a forte evolução e adoção do conceito de “cloud” (privada ou pública). Afinal a nuvem deve trazer consigo uma série de atributos como segurança, escalabilidade, gerenciamento da infraestrutura, entrega unificada de serviços em um ambiente muitas vezes híbrido e bastante heterogêneo. É um desafio e tanto atender todas estas demandas. A própria HP oferece diferentes níveis de implantação de “cloud” em seu portfólio de serviços.

Os produtos recém-lançados, os quais foram apenas brevemente citados neste texto, vêm para ajudar a suportar toda esta estratégia da empresa. Na verdade este mercado de rede é altamente especializado e competitivo. Há concorrentes de grosso calibre e também grande competência. Os investimentos seriam grandes demais para uma empresa trocar sua plataforma toda de um dia para o outro. Assim a interoperabilidade com equipamentos de outros fabricantes é fundamental. Não é um detalhe, é algo crítico.

Pessoalmente confesso que esta “imersão” em REDES me fez ver o quanto há por se aprender para se fazer bem feito este tipo de implantação nas empresas. Eu admito que não sabia da existência de switches com portas de interconexão de 40 Gbps, que em algum tempo serão 100 Gbps. Não sabia da importância dos equipamentos e do parceiro de infraestrutura para uma migração de rede do padrão IPv4 para o padrão IPv6 (também suportado por todos os produtos aqui citados). Com redes rápidas assim, a tradicional solução de armazenamento baseada em redes de Fiber Channel (com dispositivos HBA) pode estar com seus dias contados, pois se na própria rede Ethernet os “storages” podem ser acessados mais rapidamente e com uma rede apenas... Para que outra rede tão ou mais cara para isso? O emergente padrão FCoE (Fiber Channel over Ethernet) poderá aposentar as interfaces dos sistemas de storage como conhecemos hoje, tornando mais simples e mais rápidos também os storages.

São tantas vertentes, tantas possibilidades! Este texto “Conversado seriamente sobre redes”, embora um pouco mais extenso do que eu gostaria e inicialmente previra, é apenas o começo de uma conversa sobre um assunto para mim fascinante o qual desejo me aprofundar e trazer mais informações e novidades em futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário