segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dicas do Xandó (2) - USB 3.0 divide por quatro o tempo de tranferência de dados


Convido os leitores a conhecer esta nova sessão do portal IT Web da IT Mídia, as DICAS DO XANDÓ. Neste espaço comento objetivamente os resultados de testes de produtos que já fiz. A mensagem é direta, aquilo que realmente importa para o consumidor ou usuário de produtos de tecnologia.

Nesta segunda edição falo sobre a tecnologia USB 3.0 presente nos PCs e notebook mais modernos. Algo que não pode ser esquecido ou ignorado na compra de um PC novo. Quem quiser ler na íntegra o texto que fiz sobre esta tecnologia basta clicar em um dos links a seguir. Foi publicado no meu blog pessoal FXREVIEW e no portal FORUMPCs.



Agora para assistir clique em "Dicas do Xandó: USB 3.0 divide por quatro tempo de transferência de dados"e você será levado ao IT Web na sessão Dicas do Xandó!!
Espero que goste. E já o convido para o próximo programa!! 

8 comentários:

  1. Então pelo que eu entendi, O PC/Notebook deve ter a porta USB 3.0; O cabo precisa ser especial e o Dispositivo também precisa ser USB 3.0 ? Tipo, tem pendrive USB 3.0 ? Hub USB 3.0 ? HD USB 3.0 ???

    ResponderExcluir
  2. Eu acabei fazendo o mesmo que vc Xandó, há aprox. 2-3 meses comprei um notebook com usb 3.0 e um hd interno de 500gb SATA, porém notei que a velocidade do hd era um forte gargalo na performance geral, então comprei um SSD de 120 gb da Corsair e instalei no note, após adquiri uma case usb 3.0 e montei nela o hd de 500 que estava no note para a instalação de jogos e armazenamento de dados. Foi a melhor coisa que fiz, realmente a diferença da velocidade é gritante! O hd na gaveta ficou na mesma velocidade que possuia ligado internamente na SATA.

    ResponderExcluir
  3. Caro Rubro o HD tem que estar em um CASE que suporta USB 3.0. O PC ou notebook tem que ter a porta USB 3.0 e quanto ao cabo especial, quando se compra um CASE 3.0 ele vem com o cabo certo, bem como se comprar um HD externo já montado do tipo 3.0.

    Nunca vi PENDRIVE 3.0 e nem faz muito sentido pois a memória FLASH de um pendrive, por uma questão de custo, não é tão rápida a ponto de ter benefício com uma USB mais rápida. HUB USB 3.0 ainda não vi mas já deve ter!!

    ResponderExcluir
  4. Que legal seu depoimento Daniel! A ideia é essa mesma!! Fica ótimo!! Imagino como ficou rápido!! Obrigado por sua colaboração!

    ResponderExcluir
  5. Xandó, permita-me contrariá-lo, existe sim pendrive USB 3.0, nesse link abaixo indico um modelo muito bom da marca Corsair:

    http://www.corsair.com/usb-drive/flash-voyager-usb-drives/flash-voyager-usb-3-16gb-usb-flashdrive.html

    Como pode ser visto, os modelos de 16 e 32GB possuem velocidade de leitura de 70MB/s e o de 32GB possui velocidade de gravação de 39MB/s, portanto veocidades acima do que a USB 2.0 pode trafegar (teoricamente, 30MB/s)...

    Já se estão conseguindo atingir velocidades altas em pendrive, devido justamente ao aumento de velocidade proporcionado pela tecnologia 3.0 da USB.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Ah, esqueci de colar no comentário acima, outro modelo bastante rápido da Corsair, chega a ser mais rápido do que um HD:

    http://www.corsair.com/usb-drive/flash-voyager-usb-drives/flash-voyager-gt-usb-3-64gb-usb-flashdrive.html

    ResponderExcluir
  7. Caro Daniel, super obrigado pelo toque. Se existe um pendrive com USB 3.0 isso é ótimo. Mas deve ser um pendrive "plus" pois como disse os pendrives "comuns" têm velocidade de acesso entre 12 MB/s e 20 Mb/s, velocidade essa que uma USB 2.0 dá conta.

    Para valer a pena um pendrive com USB 3.0 ele deveria ter velocidades de leitura acima de 30-40 MB/s. Que aliás seria MUITO BEM VINDO ter um pendrive com uma memória flash mais esperta, embora deva ser um pouco mais caro.

    E por favor SEMPRE me contrarie quando necessário. Afinal este é um espaço colaborativo e para boas discussões!! Abraços.

    ResponderExcluir
  8. UAU!! Pendrive mais rápido que um HD!!!
    É um SSD de bolso!!! :-)

    ResponderExcluir