domingo, 10 de abril de 2011

Placa mãe ASUS P8P67 DELUXE – turbinando o Sandy Bridge

A recém lançada nova plataforma da Intel, codinome Sandy Bridge, chegou no começo do ano trazendo a segunda geração de processadores de 32 nm. Os novos  Core i3, Core i5 e Core i7 exigem a utilização de uma nova placa mãe.  Testei há algumas semanas o processador topo de linha desta geração e relatei no texto “Intel Core i7 Sandy Bridge pulverizando recordes”. Estes novos processadores clamam por uma placa de boa qualidade.

A ASUS nos emprestou para testes seu modelo P8P67 DELUXE, uma placa que nos surpreendeu em vários aspectos. Aliás, parece que há uma tendência no mercado. Não só esta placa topo de linha da ASUS, mas outros fabricantes estão primando pela aparência da placa. A P8P67 DELUXE é linda, se é que se pode dizer isso de uma placa, mas é minha opinião. E a beleza não é apenas estética. É também ligada ao uso de materiais nobres, componentes diferenciados e de alta qualidade.





Especificações Técnicas :

CPU :
·         Soquete LGA1155 para a  segunda geração de processadores Core i7/i5/ i3
·         Suporte a CPU de 32 nm
·         Suporte à tecnologia Intel Turbo Boost  2.0   

Chipset :
·         Intel® P67 Express Chipset 

Memória:
·         4 x DIMM, max. 32GB, DDR3 2200(O.C.)/2133(O.C.)/1866(O.C.)/1600/1333/1066 MHz, non-ECC, un-buffered memory
·         Dual channel memory architecture
·         Supports Intel Extreme Memory Profile (XMP)

Slots de expansão :
·         2 x PCI Express 2.0 x16 slots (single at x16 or dual at x8/x8 mode)
·         1 x PCI Express 2.0 x16 slot [Black] (at x4 mode, compatible with PCIe x1 and x4 devices)
·         2 x PCI Express 2.0 x1 slots
·         2 x PCI slots

Suporte a multi GPU :
·         Supports ATI Quad-GPU CrossFireX Technology
·         Supports NVIDIA Quad-GPU SLI Technology

Armazenamento :
·         Intel P67 Express Chipset
o    2 x SATA 6.0 Gb/s ports (gray)
o    4 x SATA 3.0 Gb/s ports (blue)
o    Intel Rapid Storage Technology supports RAID 0, 1, 5 and 10
  • Marvell PCIe 9128 SATA 6Gb/s controller with HyperDuo function
o    2 x SATA 6.0 Gb/s ports (navy blue)
    • JMicron JMB362 SATA controller
    • 2 x eSATA 3.0 Gb/s port

BlueTooth
·         Bluetooth v2.1 + EDR
·         ASUS BT GO! Utility

Áudio :
·         Realtek ALC892 8-Channel High Definition Audio CODEC
o   Absolute Pitch 192khz/24bit True BD Lossless Sound
o    BD Audio Layer Content Protection
o    DTS Surround Sensation UltraPC
o    Supports Jack-Detection, Multi-streaming and Front Panel Jack-Retasking
o    Coaxial/Optical S/PDIF out ports at back I/O
IEE 1394 :
·         VIA 6315N controller supports 2 x IEEE 1394a ports (one at mid-board; one at back panel)
USB :
·         2 x NEC USB 3.0 controllers
o    2 x USB 3.0 portas no painel traseiro
o    2 x USB 3.0 portas na caixa de expansão
·         Intel P67 Express Chipset
o   12 x USB 2.0 ports 4 ports at mid-board, 8 ports at back panel
REDE :
·         2 x Gigabit LAN Controller




Alguns recursos eram esperados como, por exemplo, a presença de portas USB 3.0 (que começam a sobressair nas placas mais novas). Há também 4 conectores SATA 6 para instalação de HDs SATA com alta velocidade de transferências de dados (são 8 conectores SATA no total). Há também duas convenientes portas eSATA para conexão de HDs externos que usem este tipo de conector.

Há também 3 slots PCI-Express para uso de múltiplas placas de vídeo, da seguinte forma : 1 PCIe 16x ou 2 PCIe 8x ou 3 PCIe operando a 8x/8x e 4x.



Mas entre os recursos que chamaram a atenção um deles capturou minha atenção. É o suporte a Blutooth!! Inicialmente achei muito estranho, mas rapidamente percebi que faz muito sentido. Os notebooks quase todos hoje suportam esta forma de comunicação que permite a troca de informações entre o PC, telefones celulares, smartphones, reprodutores de MP3, etc. Porque não te o mesmo nível de integração e comunicação com o desktop?

Há também os botões de comandos na própria placa para LIGA/DESLIGA e para RESET. São recursos muito úteis principalmente para os usuários que ainda em uma bancada estão realizando testes ou fazendo overclock da mesma. Também útil para quem está explorando a placa mais a fundo é o painel de informações que apresenta com dois dígitos  os códigos de controle que informam o estágio do processo de “boot”. Também podem sinalizar algum erro (ou em que estágio travou o processo em caso de overclock).

Outra boa surpresa foi a tela de configuração da BIOS em modo gráfico e com suporte a uso de mouse. Eu confesso que vinha me aborrecendo com as telas de configuração que têm a mesma aparência desde meados dos anos 80, isso não é exagero. Na figura abaixo, na parte inferior há os desenhos de dois HDs e um drive de DVD. Para forçar o boot pelo DVD basta usar o mouse e arrastar o desenho do DVD para o começo, fácil assim. Este é o chamado EASY SETUP que contém quase todas as possibilidades de configuração. Caso o usuário se sinta mais a vontade com a tela tradicional, a qual abre algumas opções mais avançadas, esta pode ser acessada pelo “Advanced Mode”.



A ASUS tem recursos próprios entre eles o “DUAL INTELLIGENT PROCESSORS 2”. Trata-se de chips especializados presentes na placa mãe que trazem recursos adicionais. Um dos componentes críticos em uma placa mãe é o responsável pelo ajuste de voltagem, chamado de VRM. Nesta linha de produtos a ASUS mudou o VRM para uma versão digital, a qual oferece melhor precisão e menor retardo (delay) nos chaveamentos. É o novo DIGI+ VRM que permite controle amplo pela BIOS ou pelo Windows. São ajustes sensíveis e críticos para quem faz overclock com 16+2 “power phase”.

O segundo elemento presente é o EPU. Trata-se de um recurso de auto ajuste que visa desacelerar dinamicamente o sistema para economia de energia, identificando momentos de ociosidade.  Este recurso pode ser habilitado pela BIOS ou por uma chave na placa.  Analogamente o TPU é um micro processador especializado que ajuda a obter overclock de forma mais simples e estável auxiliado por um módulo de programa da ASUS chamado TurboV presente no ASUS Suite.


Testes de Desempenho

Tenho por hábito submeter as placas a um conjunto de testes que procuram estressar a plataforma, com programas que demandam intensamente os recursos, placa e processador. A configuração usada para o teste foi:

Placa mãe : ASUS P8P67 DELUXE
Processador : Intel Core i5 2500k – 3.3 Ghz (32 nm Sandy Bridge)
Vídeo : AMD Radeon 6950
HD : Seagate 500 Gb 7200 rpm
Memória : 4 Gb DDR3 1333 Mhz
Sistema Operacional : Windows 7 Professional 64 bits

IEW : índice  de experiência do Windows. O mais simples dos testes, nativo no Windows 7, apresentou resultado de 7.5 (máximo de 7.9) para processador e 7.6 para o vídeo (Radeon 6950) e também 7.6 para tempo de acesso à memória. Acabou no cômputo geral limitado a 5.7 por causa do desempenho do HD (5.7)


PCMARK Vantage : é um benchmark sintético que explora diversos aspectos do PC. Neste teste obteve índice 8686 que é substancialmente alto, graças à dupla placa+processador. PCs com índices acima de 4000 já são considerados bem velozes.



PASSMARK Performance Test : também é um benchmark sintético que analisa diversos aspectos do PC como o PCMARK Vantage. Neste teste obteve índice  1957, valor bastante expressivo pois se aproxima do máximo já obtido pelo processar Core i7 (um pouco acima de 2000 pontos).



SisSANDRA Artithmetic  :  é um teste específico de poder computacional em operações de ponto flutuante. Este teste utiliza todos os núcleos do processador. Obteve valor final de 63 GOPs, que é um resultado mais alto do que um processador Quad Core de geração anterior que obteve pouco mais de 50 GOPs.



SUPERPI mod 1.5  :  é um tradicional referencial entre os usuários entusiastas. Este programa usa apenas um núcleo do processador. Mas é um teste de grande valia, pois o processador usado tem o recurso TurboBoost, que acelera o clock do processador quando demandado e outros núcleos estão inativos. Foram medidas todas as possibilidades de cálculo de PI entre 16 mil e 32 milhões de casas decimais. Tomando os casos de 1 milhão de casas, 11 segundos, e 4 milhões de casas, 56 segundos, são valores muito expressivos, muito rápido e eficiente.



WPRIME  :  também é um tradicional programa de testes  entre os usuários entusiastas que ao contrário do SUPERPI, usa todos os núcleos do processador para efetuar cálculos complexos de raízes quadradas por um algoritmo que usa números primos. O cálculo mais complexo (1024 M) levou 333 segundos, comparando com o mesmo processador Quad Core de geração anterior, este foi cerca de 150 segundos mais lento.



CONCLUSÃO

A placa P8P67 DELUXE da ASUS vem ao mercado para suprir a demanda por placas de qualidade para uso com a plataforma Sandy Bridge. Não obtive o preço “oficial” com a ASUS, mas procurando no mercado achei locais onde a placa é vendida entre R$ 890 e R$ 960. Isso evidencia o nicho de mercado que pertence a P8P67 DELUXE aliado ao conjunto de ricos recursos da mesma. A ASUS tem uma versão ligeiramente mais simples desta placa que é a P8P67 com apenas 2 slots PCI-Express, não tem o módulo externo com duas USB 3.0 a mais e não tem os 2 conectores eSATA.

Nos testes feitos a robustez foi destaque. Para o tipo de PC é o mais importante, pois quem opta por um desktop mais sofisticado tem necessidade de maior poder de processamento. Os recursos Dual Lan, suporte Blutooth,  novo gerenciamento de voltagem (VRM) que facilita usuários sofisticados a configurar oveclock,  uma nova tela gráfica de configuração de BIOS e recursos para overclock dinâmico simplificado são destaques que não podem passar em branco.  Isso tudo graças a postura de mercado mais agressiva da ASUS ao trazer para o Brasil bons e evoluídos produtos. O mercado agradece.

Galeria de Imagens







Nenhum comentário:

Postar um comentário