sábado, 12 de março de 2011

Jetway HA12 e AMD Phenon II X6 1100T Black Edition – dupla competente

Já fazia algum tempo que não testava produtos da plataforma AMD. E que grata surpresa compor este teste com tão competente dupla. O fabricante Taiwanes JETWAY nos enviou  para testes a placa mãe HÁ 12-LF, a qual traz o mais atual chipset, AMD 890GX + AMD SB850. A AMD do Brasil nos forneceu o avançado Phenon II X6 1100T Black Edition,  processador “top” de linha e por ser versão “Black” objeto de desejo dos “overclockers”.








O que me encanta nestas placas AMD é a versatilidade no uso de processadores. Esta aceita os mais modernos (socket AM3) como o Phenon II utilizado no teste, mas também aceita os ainda bons e antigos Athlon I e II e obviamente também o Phenom original.




Especificações




As características da Jetway HA12 falam por si. Mas ainda assim devo destacar alguns pontos importantes:



Hyper Transport 3.0 :  é o sistema de interconexão de periféricos com a placa e processador. Nesta evoluída versão torna-se possível transferir dados a incríveis 20.8 GB/s que pode ser diferencial em aplicações que demandam grande interação entre os periféricos elevando a eficiência e desempenho.



Memória : são 4 slots para módulos DDR3 de até 4 GB, permitindo o uso de até 16 GB de memória. Aceita módulos de 1066 Mhz, 1333 Mhz e 1600 Mhz (em overclock) .



CrossFire : com dois slots PCI-Express 2.0 permite que até duas placas de vídeo sejam utilizadas em conjunto. Usando drivers de vídeo corretos permite usar o recurso de “Crossfire Híbrido”, ou seja, agregar a GPU integrada 4290 a outra GPU externa. Isso só faz sentido com placas de vídeo medianas e não sofisticadas como a Radeon 6970 que usamos (e por isso não foi testada esta opção). Os conectores para uso do vídeo onboard são do tipo VGA, DVI e HDMI.



SATA 3 : são seis conectores SATA 3 cuja taxa de transferência é 6.0 Gbps, proporcionando o dobro da taxa de transferência em relação ao padrão SATA 2.0. Principalmente importante para uso com os novos HDs (mais rápidos) ou com os incrivelmente rápidos SSDs. Somente uma interface rápida assim permite tirar vantagem destes novos dispositivos. Há na BIOS possibilidade de trabalhar com vários discos formando “arrays” dos tipos RAID 0, 1, 5 e 10.



USB 2.0 e 3.0 : além dos 4 conectores externos USB 2.0 (480 MB/s) há 2 conectores USB 3.0 (3.0 GB/s) para que modernos dispositivos externos possam ser conectados em alta velocidade. Ainda há mais 3 conectores internos para USB 2.0.







O áudio de alta definição contando inclusive com conector ótico. Senti falta de porta eSATA para instalação de HDs externos que usam este padrão. Talvez por motivos de custo a Jetway tenha optado apenas pela portas USB 3.0 que trarão o mesmo nível de benefício. Porém há placas com uso “dual”, eSATA e USB que é na minha visão uma solução muito bem vinda.



Placa mãe não precisa ser bonita, tem é que funcionar muito bem, sem instabilidades. Mas quando a placa é bonita ela também “enche os olhos”. E a beleza pode ser vista pelo lado estético e funcional!! A placa é preta com detalhes dos coolers em azul e prateado. Agradou-me sobremaneira. Tive apenas um problema com a trava do cooler do processador que esbarrava no cooler do chipset que me obrigou a entortar um pouquinho algumas aletas, mas sem grandes consequências.



Faz algum tempo que tradicionais fabricantes de placas mãe tiveram a iniciativa de usar componentes mais nobres em suas placas como capacitores sólidos e ainda bem que isso está se tornando comum neste mercado. A qualidade dos componentes é de elevado padrão que favorece a estabilidade no uso.



Também vem se tornando mais popular a existência de botões de comando na placa mãe. Assim para ligar o sistema bem como realizar o reset não é mais necessário fechar o contato de jumpers de forma manual. Agora há práticos botões para esta função. Isso começou a virar rotina nas placas de uso orientado a overclock e começa a aparecer em outras categorias de placas bem como na Jetway HA12. Na HA12 ainda há um painel com dois dígitos numéricos para auxiliar em diagnósticos, leitura de mensagens de erro, etc.



Botão de reset , liga-desliga e painel de diagnóstico




Falando um pouco mais do Phenon II X6 1100T Black Edition


É um processador bastante sofisticado por sua característica de 6 núcleos, temperatura de funcionamento, modo TURBOCORE e por permitir overclock mais agressivo. A frequência base é de 3.3 Ghz e tem frequência Turbo de 3.7 Ghz, ou seja, pode melhorar seu desempenho sob demanda perto de 12%, que é um índice expressivo, ainda mais sabendo que pode fazer isso de forma automática. Dispõe de cache de 3 MB (512 Kb por núcleo) e cache de 6 MB



Fiz todos os testes da Jetway HA12 sem usar o utilitário AMD OVERDRIVE que gerencia o overclock “fácil e automático”. Após usar o programa descobri que o TURBODRIVE funciona automaticamente (alterna para 3.7 Ghz), com ou sem o AMD Overdrive e que usar o programa ajuda a controlar melhor alguns detalhes de execução de programas. Fiz pequeno ajuste para alternar o sistema para 3.9 Ghz em TURBOMODE e obtive ganho adicional (multiplicador 18.5x).



O AMD OVERDRIVE é um programa incrível. Tem uma forma “simples” que com poucos controles se consegue gerenciar o processador e seus núcleos. Mas tem também um modo mais avançado que entre outras coisas permite por exemplo, fixar apenas um núcleo para execução de um programa monocore (que só usa um núcleo) e fazer overclock agressivo deste núcleo para APENAS ESTE PROGRAMA. Como ainda há muitos aplicativos que não usam todos os núcleos, isto é ótimo para realizar um “ajuste fino” pelo usuário. Usuários de jogos podem se valer disso também para descobrir se seus programas usam ou não todos os núcleos e acelerá-los sob medida. Como já falado não fui além com os testes de overclock além do AMD OVERDRIVE com a HA12 e Phenon X6 porque não dispunha de cooler apropriado.



A propósito, pode parecer estranho, mas dá para fazer também “underclock” com o AMD OVERDRIVE, ou seja, forçar o sistema a funcionar mais lentamente, seja para trabalhar de forma mais silenciosa ou para gastar menos energia. Mas é importante saber que em estado “ocioso” este processador baixa a velocidade de seus 6 núcleos para 800 Mhz de forma automática. O tal “underclock” serviria para limitar o consumo de recursos no “pico” de utilização. Fica a dica para quem precisar.


Programa AMD OVERDRIVE em modo de monitorar os núcleos



AMD Phenon II X6 1100T 3.3 Ghz (3.7 Ghz em modo TurboCore)




Usando a Jetway HA12 com o AMD Phenon II X6 1100T


Com o Phenon II X6 1100T a Jetway HA12 teve comportamento muito bom, robusto e manteve estabilidade devido a baixa temperatura na qual ela trabalha (bom sistema de refrigeração). Por eu não dispor de um cooler para processador AMD apropriado para overclock, não me aventurei além de pequeno overclock proporcionado pelo programa OVERDRIVE da própria AMD e apenas para testar consumo e estabilidade. Mas há relatos desta placa com este processador trabalhando entre 4.1 Ghz e 4.3 Ghz (lembro que a frequência do X6 1100T é de 3.3 Ghz).



Testei a JETWAY HA12 em duas situações distintas. Usando a GPU integrada Radeon 4290 e com uma recém lançada Radeon 6970 (que será objeto de outro texto em futuro breve). É evidente que o nível de desempenho gráfico obtido nestas duas situações é incomparável e visa atender públicos distintos. Mas cada um destes cenários deve ser destacado.



A GPU interna (4290) realiza um trabalho maravilhoso!! Maravilhoso mesmo! Claro que não serve para jogos sofisticados ou “extremos”. Mas tirando este caso, usada em jogos simples e principalmente para reprodução de vídeos em alta definição (full HD 1920x1080) e resultado é ótimo, com baixíssimo impacto na CPU (como deveria ser). Mas o que mais me impressionou  foi o consumo de energia. O PC completo , placa mãe (GPU integrada), HD, drive de DVD e processador consumiu em repouso apenas 71 Watts e durante um dos testes de vídeo de alta demanda consumiu entre 115 Watts e 145 Watts. Valores incríveis ainda mais quando comparado com o mesmo teste feito com a Radeon 6970 no qual o PC completo consumiu cerca de 290 Watts no mesmo teste (mas obviamente entregando maior desempenho) e 99 Watts em repouso.



Efetuei meu pacote habitual de testes, diversos programas, os quais vou comparar com o processador INTEL Core i7 980X É uma comparação CRUEL, pois além do Core i7 980X ser mais novo (mas ambos têm clock de 3.3 Ghz), ter processo de fabricação de 32 nm (contra 45 nm do Phenon II X6), não penso que são concorrentes diretos embora ambos sejam processadores de 6 núcleos e liberados para overclock. São os dados recentes que tenho em mãos do teste recém feito com a placa PCWARE Flame X58. 



Da mesma forma vou comparar o desempenho da GPU integrada  Radeon 4290 da placa Jetway HA12 com a Radeon 6970 que mostra o que há de melhor em termos de vídeo integrado para plataforma AMD e uma solução de placa externa muito forte.



TABELA COM DADOS DOS TESTES



CONCLUSÃO


Não conhecia as placas da JETWAY, ou pelo menos nunca testara placas deste fabricante. Impressionou-me a qualidade da placa, tanto pelas suas características de engenharia e componentes, pela robustez e confiabilidade. O conjunto de recursos, portas, slots de expansão, vídeo integrado, suporte a SATA 3.0 e USB 3.0, crossfire, botões para acionamento dos comandos da placa (liga-desliga e reset) devem satisfazer usuários exigentes, mesmo aqueles que buscam placas para overclock. Eu senti falta das portas eSATA, provavelmente porque tenho diversos HDs externos que usam esta interface, mas quem aderir aos HDs externos que usem USB 3.0 não sentirão falta disso. Suporte a 16 GB de memória também é recurso desejável por usuários que demandem muito mais de suas máquinas.



O desempenho do vídeo integrado é excelente!! Claro que ainda é muito mais lento que uma placa “top” como a Radeon 6970 com a qual foi comparada. Mas desde que não se use esta placa mãe estritamente para jogos e sim como mídia center, execução de vídeos em alta definição, etc. atenderá completamente a expectativa do usuário. E isso tudo com um nível de consumo de energia incrivelmente baixo. O PC testado com todos seus componentes gastou em repouso 72 Watts e em operação de uso de vídeo intensa (com a GPU integrada 4920) cerca de 140 Watts. 



O processador AMD Phenon II X6 1100T é extremamente eficaz e versátil  com o uso da ferramenta AMD OVERDRIVE. É um processador que só não superou seu “adversário” nas comparações do teste (tendo ficado bem próximo em alguns testes e mais longe em outros) porque são gerações de tecnologias distintas (AMD 45 nm e INTEL 32 nm), mas cabe ao mercado fazer a escolha baseado no custo benefício de cada alternativa.




GALERIA DE IMAGENS



Visão geral da placa HA12





Embalagem da Jetway HA12



Conteúdo da embalagem



















3 comentários:

  1. Vi seu artigo no ForumPCS e observei uma coisa a corrigir: Se a placa-mãe é soquete AM3, ela não suporta o Phenom e o Athlon original, pois esses não possuem a controladora DDR3 que é necessária nessa placa. As placas AM3 não aceitam processadores AM2. Apenas algumas AM2+ aceitam AM3, AM2+ e AM2.
    Saudações!

    P.S.: Anteriormente postei o comentário no lugar errado! Favor corrigir!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fábio. Agradeço sua informação. No próprio site da Jetway tem esta informação, veja :

    http://www.jetway.com.tw/jw/motherboard_view.asp?productid=791&proname=HA12

    Mas tudo bem, não acho que quem tem um Athlon vai usar esta placa, mesmo se suportada. Esta placa pede mesmo um Phenon II!!! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Por nada! Observei o site deles e vi a informação transcrita por você. Provavelmente, com tantos modelos de placas, eles acabaram por se equivocar nas informações prestadas.
    Abraços!

    ResponderExcluir