sábado, 26 de março de 2011

AVerMedia 3D - TV HD USB em 3D em seu PC

Certos produtos se destacam pela excelência técnica. Outros pelo fator inovação. É bom ter contato com novidades que estão presentes nestes dois grupos. O AVerMidia 3D é basicamente “mais um” sintonizador de TV portátil, interface USB, para ser usado em PCs e notebooks. Mas vai bem além disso. Programas podem ser assistidos em baixa resolução (1SEG – 320x240 pixels) ou HD (FULLSEG – resolução HD 1080i).

O próprio nome do produto anuncia seu maior destaque que é permitir ver TV em 3D. E isto se faz usando óculos “passivos”, aqueles com lentes com cores distintas (azul e vermelho) que filtram o sinal híbrido e transmitem a sensação de tridimensionalidade. Mais detalhes ao longo do texto.

É capaz de sintonizar TV analógica, TV digital e também rádio FM. Utiliza o padrão ISDB-T, que merece alguma explicação. A tal sigla significa "Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial" (Serviço Integrado de Transmissão Digital Terrestre). Este é o padrão japonês de TV Digital, apontado como o mais flexível de todos por responder melhor a necessidades de mobilidade e portabilidade. Ele é uma evolução do sistema DVB-T, usado pela maioria dos países do mundo, e vem sendo desenvolvido desde a década de 70 pelo laboratório de pesquisa da rede de TV NHK. No Brasil, foi eleito o melhor nos testes técnicos comparativos conduzidos por um extenso grupo de trabalho. É um padrão versátil. Pode ser empregado em diversas atividades como transmissão de dados receptor para PDAs ou telefone celular, recepção com a utilização de um computador ou servidor doméstico, acesso aos sites dos programas de televisão, serviços de atualização do receptor por download e sistema multimídia para fins educacionais.

Recursos de destaque

Função Híbrida : permite que se assista e grave ao mesmo tempo, tanto no sistema digital como no sistema analógico.

See 3D : é uma tecnologia exclusiva que transforma o sinal de TV ou gravações efetuadas em 3D. É incrível!! QUALQUER conteúdo pode ser exibido em 3D, do jogo de futebol à novela. Convém destacar que se trata se uma “interpolação de profundidade”, algo gerado artificialmente aplicado ao conteúdo. O resultado é bom, mas não é perfeito. Mas é um interessante “bônus” que se ganha com o produto. Vez por outra algum objeto fica fora de contexto (aparecendo com a profundidade indevida). Mas vale a pena!!

Real 3D : o dispositivo está pronto para captar e reproduzir corretamente as transmissões 3D existentes. Neste sistema de “3D real” a fonte da transmissão gera dois sinais intercalados e que devem ser exibidos em monitores ou TVs especiais (TVs 3D) que conseguem mostrar este sinal usando óculos polarizados “ativos”. Também funciona com o sistema da NVIDIA 3D Vision, que depende de uma placa do fabricante com tal recurso usando também de óculos “ativos” polarizados. Esta é a forma para se obter o melhor resultado e experiência com tridimensionalidade.
Controle Remoto inteligente: além de proporcionar a comodidade de comando do sistema à distância, permite que se alterne facilmente entre 2D e 3D.

TimeShift : É o famoso recursos “pular comerciais” ou “replay instantâneo”. Comece a gravar, aguarde dez ou quinze minutos para começar a assistir. Assim enquanto a continuação do programa segue sendo gravada você pode assistir o que já gravou e voltar, avançar, parar, pular propaganda, etc.

SnugTV : é compatível com este sistema, que é oferecido em modo “trial” (experimente se se gostar pode contratar), para ver TVs do mundo todo pela Internet.

Gravação  Programada Multiformato : permite que se grave programas em datas e horários agendados. Além disso os vídeos podem ser gravados em formatos diversos portáteis como iPhone/iPAD/iPOD, PSP, etc.

Modo PIP : um programa pode ser visto ao mesmo tempo que uma gravação em modo “PIP” (Picture-in-Picture). Um dos programas em tela cheia enquanto o outro é exibido em uma pequena janela na tela.

Multicanais : uma grade de programas com até 64 canais pode ser exibida ao mesmo tempo (em uma grade 8x8). Ótimo para quem está procurando algo para ver. Tem um imenso cardápio ao vivo na sua frente.

Captura Analógica: quem tem conteúdo gravado em filmadoras ou fitas de VHS ou outro conteúdo analógico pode convertê-los para digital usando o adaptador e cabos que fazem parte do conjunto.
 


Usando o AVerMedia 3D

A qualidade da imagem é destaque!! Meu notebook tem resolução de tela de 1440x900. Assim uma resolução próxima à “High Definition” HD e, portanto pude explorar o máximo do produto. Em São Paulo há muitos canais de TV Digital, boa parte deles no padrão HD. Mas também foram detectados os canais analógicos.

O software AVerTV é muito completo, tem toda a funcionalidade necessária. Mas eu achei que sua interface poderia ser um pouco mais simples. Por exemplo, eu quis me certificar de que todos os canais possíveis tinham sido identificados pelo assistente inicial. Demorei alguns bons segundos até encontrar onde era a sessão de configuração do programa. Por outro lado o uso de recurso 3D é de imediata localização. Alguns recursos têm bons destaques outros nem tanto.

Importante frisar que praticamente qualquer PC está pronto para rodar o AVerMedia TV 3D, os requisitos de hardware são modestos. Porém em uma específica situação meu notebook não foi capaz de lidar. Ao escolher a função see3D (simulação de 3D) em programas de TV em alta definição, houve alguns “engasgos” na reprodução. O representante da empresa foi contatado e as devidas explicações dadas. Realmente para esta situação (simular 3D em programação HD) exige ou um processador mais potente ou uma placa de vídeo com aceleração 3D de boa qualidade. A mesma função (simular 3D) em origem analógica rodou bem também em meu notebook.

A qualidade da imagem e a percepção de 3D são boas. Mas é possível perceber que quando comparada a soluções que usam óculos “ativos” (aqueles que não têm lentes coloridas e são acionados por infravermelho), fica um pouco atrás. Não pude testá-lo com a solução 3D Vision da NVIDIA por não ter este hardware.

O conjunto é composto pelo adaptador USB (sintonizador de TV), controle remoto, antena interna (que serve tanto para recepção analógica como digital), cabo para entrada e captura de vídeos analógicos (filmadoras, VHS, etc.), antena para FM, óculos com as lentes coloridas para percepção de 3D e CD com drivers e softwares.

conteúdo completo do pacote


Conclusão

A maior virtude do AVerMedia 3D (AVer3D Hybrid Volar XPro) é sua portabilidade e qualidade de imagem. A recepção em resolução HD é perfeita. O recurso de 3D é algo à parte. Desconheço produtos similares que realizem esta simulação de 3D, que funciona muito bem se levamos em conta que a origem do conteúdo é TV convencional (2D). Os recursos de gravação, agendamento, uso de outros formatos são destaques. A interface do software tem todas as funções, mas algumas poderiam ser melhor evidenciadas ou terem outro posicionamento para que fossem localizadas com maior facilidade. Poder ver TV analógica enquanto se grava TV digital ou vice-versa é um recurso presente e muito interessante. Pesquisei preço no mercado e achei ofertas do produto entre R$ 260 e R$ 320. Não sei qual o preço sugerido do fabricante, mas este nível praticado pelo mercado é condizente com os recursos encontrados e de custo acessível. Mais informações podem ser obtidas diretamente no site do fabricante.

4 comentários:

  1. Muito bom seu review, mas pra mim ficou uma dúvida: eu gostaria de gravar alguns vídeos do meu PS2, será que este gadget serve para esse fim? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela palavras Bruno.
    Eu não fiz este teste, gravação em formato para PS2. Mas acredito que algum programa (senão o próprio que acompanha o produto) pode converte o vídeo para o formato desejado. Como não tetei isso enquanto o produto esteve comigo não posso falar muito mais...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, mas meu problema é na hora de capturar imagens do DVD. A resolução dele vem muito pequena 720/480 e como trabalho com edição de vídeo as imagens ficam muito ruins quando jogo na edição. Gostaria de saber se tem alguma opção aonde eu possa melhorar a resolução para captura. Ficono aguardo, muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo, obrigado por suas palavras. Não tenho o AverMedia 3D mais instalado no meu PC e por isso não posso te responder, mas se algum outro leitor souber será uma bem vinda colaboração.

    ResponderExcluir