terça-feira, 15 de março de 2011

Intel lança com parceiros PC e notebooks da nova geração Sandy Bridge no Brasil

Ocorreu hoje, dia 15 de março o lançamento da 2ª geração da família de processadores Intel Core no Brasil. Apresentada pela Intel, por seu novo presidente Fernando Martins, contou com a participação de diversos parceiros, vários fabricantes que apresentaram PC e notebooks usando a nova tecnologia (cujo nome de código é Sandy Bridge). 

Os novos PCs visam atender a crescente demanda dos usuários, pois, por exemplo, o uso de sites de compartilhamento de vídeo dobrou entre 2006 e 2010. Para consumir vídeo, estes precisam ser capturados, processados, editados e enviados para estes sites. Para isso usuários precisam contar com recursos avançados em seus PCs. Dessa forma hoje em dia 12.2 bilhões de vídeos são vistos no Youtube a cada mês. A demanda é imensa. Dados indicam que em 2013 90% do tráfego da Internet será composto por vídeos. Isto reforça ainda mais as características necessárias para uma nova plataforma concebida pela Intel entregando o desempenho requerido pelos usuários.

O sistema de vídeo integrado é um dos destaques, pois é integrado ao processador, trazendo como  benefício o alto desempenho na reprodução de vídeos em alta definição e mesmo execução de jogos de média complexidade. Os processadores são produzidos usando tecnologia de 32 nm. Isto significa que em poucos milímetros quadrados estão presentes mais de um bilhão de transístores, responsáveis pelo poder de processamento dos novos processadores bem como por viabilizar agressivas tecnologias de conservação de energia, tão importantes para usuários de notebooks.

Algumas tecnologias agregadas acompanham este lançamento como Intel Wireless Display HD (uso de painéis LCD ou monitores - WiDi) via rede sem fio em alta definição, Intel QuickSync, sistema extremamente poderoso para compressão e codificação de vídeos e Intel Clear Vídeo HD (pós processamento que melhora a qualidade de vídeos notadamente oriundos da Internet). Estas são algumas de tantas outras tecnologias que estão chegando junto com este novo lançamento.

Segundo a demonstração conduzida pela Intel, operações  que no dia a dia ocorrem frequentemente como compressão de dados, encriptação de conteúdos, codificação de vídeo chegam a ser entre 80% a 150% mais rápidos do que a geração anterior do mesmo processador Core i7. Parte deste ganho se deve à tecnologia TurboMode. Esta acelera os núcleos do processador quando um programa exige mais desempenho, até o limite técnico seguro, reduzindo a velocidade após concluir esta demanda diferenciada.

São três grupos de processadores. O Core i3 mais simples embora já bem forte e preço mais acessível. O Core i5 membro intermediário, maior volume de vendas esperado, pois tem desempenho ainda melhor e preço intermediário e por fim o processador Core i7 que é o máximo desempenho que se pode obter, direcionado para os entusiastas a um preço um pouco mais alto. Cada um destes processadores (Core i3, Core i5 e Core i7) ainda têm modelos que os diferenciam dentro de seus respectivos grupos (preço e velocidade).

Os fabricantes que trouxeram produtos com nova tecnologia junto com a Intel são ASUS, LG, CCE, SONY, POSITIVO, LENOVO, HP, MEGAWARE, DELL, PHILCO e SAMSUMG, ITAUTEC e SEMP TOSHIBA. Os produtos já serão encontrados no varejo a partir do começo de abril, com exceção do modelo da CCE é o único que já está no mercado.

Para registro seguem alguns dos equipamentos mostrados no lançamento :


Philco 


Positivo


Samsung RF411

Semp Toshiba

Sony Vaio – Core i7 vídeo híbrido e externo Redeon 6470M



CCE

DELL Inspiron 

HP TouchSmart 9300 

Lenovo ThinkPad Edge E220s (slim) 

LG – A520 Core i7 - 3D

Megaware Slim M5 Core i5





2 comentários:

  1. desse modelos citados acima qual é a melhor opção de custo/beneficio, pois estou querendo comprar outro notebook, mas essas marcas não passam muita confiança como HP e DELL, mas o preços desses dois são meios "salgados", dessas outras qual é a mais indicada? E parabéns pelo Blog muito bom mesmo só aqui consigo tirar todas as minhas duvidas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Charles, eu estive neste lançamento e vi de relance estas máquinas todas. Quero poder testá-las, ou ao menos parte delas. Mas por não ter testado não posso indicar de forma embasada uma dessas máquinas.

    Muito obrigado por suas palavras de elogio ao meu blog!!!

    ResponderExcluir