quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

HP Pavilion dv5-2050br Entertaiment PC - avaliação resumida

Especificações Técnicas
Fabricante
HP
Modelo
Notebook Pavilion dv5-2050br Entertainment PC
Processador
Core i3 350M 2.26 Ghz cache 3 Mb
Chipset
Intel HM55
Memória
4 GB DDR3 1066 Mhz
Disco rígido
SATA 640 Gb 7200 rpm cache 8 Mb
Vídeo
Intel HD Graphics  resolução 1368x768, LED 14.5 polegadas 16:9
Sistema Operacional
Windows 7 Home Premium 64 bits
Mídia removível
Leitor de Blu-Ray e DVD-RW LightScribe Leitor SD, MMC, MS, MS-PRO
Portas e acessórios
3 USBs, VGA, 1 Expresscard, HDMI e Webcam TrueVision, eSATA
Rede
Ethernet 10/100/1000 Mbps e WiFi 802.11bgn (até 300 Mbps)
Duração da bateria
1h48m em plena carga e 4h58 em espera (uso leve)
Preço Referência
R$ 2.399,00 (12 x R$ 199,92) obtido em 09/12/2010


Visão Geral : notebook robusto, resistente e com aparência diferenciada. Beleza foi uma das preocupações em seu design. Dispõe de interfaces (USBs, leitor de memória, HDMI, etc.) que permitem o uso com diversos dispositivos externos, inclusive TVs LCD. Seu monitor de LED tem ótima imagem, viva e brilhante. Conta com processador Core i3, de última geração qualificando-o como dos mais rápidos já testados. Na avaliação de desempenho superou muito bem o longo desafio do rigoroso teste submetido. Grande capacidade de disco (500 Gb). Ótimo suporte técnico. Resolveu de imediato os problemas propostos. Notebook indicado para uso profissional ou doméstico e com boa performance. Dispõe de larga quantidade de memória (4 Gb), totalmente disponível pois vem com Windows 7 Home Premium de 64 bits que consegue aproveitar todo o potencial do equipamento.  O desempenho foi destacado mesmo com muitos aplicativos abertos. Não é boa plataforma para jogos sofisticados. Bom apenas com jogos casuais e simples (ainda que divertidos) usados em nível médio-baixo de resolução e detalhes. Pesando apenas 2.36 Kg é leve e fácil de transportar.

Pontos Fortes:
Ótima capacidade do disco rígido (500 Gb) o qualifica como um belo repositório de fotos, filmes, músicas, arquivos, etc. Além disso, seu disco de 7200 rpm torna-o muito ágil para carga dos programas e dados. Processador Core i3 de última geração (dois núcleos) com tecnologia HT permite processar 4 tarefas ao mesmo tempo. Foi diferencial nos testes. Grande agilidade inclusive quando usado com diversos aplicativos ao mesmo tempo. Vídeo integrado ao processador (Intel HD Graphics) permite reproduzir vídeos em altíssima resolução com consumo muito baixo do processador incluindo DVDs e vídeos em alta definição (1920x1080) no LCD (1366x768) e em monitor externo ou TV LCD (VGA ou HDMI resolução plena). As 3 portas USB permitem uso de vários acessórios externos ao mesmo tempo. O próprio notebook liga muito rapidamente bem como os programas são carregados com muita agilidade. Ótima rede sem fio (padrão “n”) conectou-se a 150 Mbps. Ótimo reprodutor de Blu-Ray e gravador de CD e DVD (rápido). TouchPad é do tipo “multi-touch” (usado com mais de um dedo, pinça, zoom, etc.) e pode ser desligado se desejado. Usado com disco eSATA foi muito veloz. Modo de boot em 7 segundos permite uso de Internet, e-mail, fotos, músicas em ambiente simplificado, mas muito útil e ágil!! Foi o notebook com processador Core i3 que obteve até agora o melhor índice de desempenho entre os já testados!

Pontos Fracos:  Quase nada a falar. Não tem modem (útil somente para quem pode precisar usar Internet em linhas discadas ou em viagens onde não há banda larga ou Wi-Fi). Led de indicação de atividade do HD colocado na lateral, não muito prático para ficar acompanhando.

Suporte técnico:  
Telefone de suporte muito acessível na documentação que o acompanha, e fácil de localizar no site da HP Brasil. Chamada de suporte atendida prontamente sem longa espera após passar por dois níveis de menus. Dúvidas reportadas identificadas prontamente após interação com o atendente. No site há um grande conjunto de documentações e drivers a disposição para download para os distintos sistemas operacionais.

Desempenho
Índice geral de performance: 8305 nFXs (índice para notebooks)

Conclusão : difícil não se empolgar ao falar deste HP. Seu visual é refinado, indicado para uso pessoal ou profissional, criação de documentos, planilhas, apresentações, e-mail, uso intenso de Internet, mídias sociais (Facebook, Twitter, Orkut), downloads, navegação em sites complexos, etc. A autonomia da bateria é excelente (plena carga ou em uso leve). A falta do modem (Internet discada), não compromete. Tem desempenho fraco em jogos mais modernos (DirectX 10), mas podem ser usados em níveis baixos de detalhes e resoluções. Jogos simples e casuais são bem suportados e com bom resultado. Seu disco de 500 Gb é excelente para guardar os arquivos e muito rápido (7200 rpm) tornando a carga do Windows e programas bastante ágil. O processador Core i3 350M (última geração) permite ótimo desempenho com programas e documentos mais complexos. Apenas quando abertos muitos programas simultaneamente (mais de seis) que perde desempenho, graças ao Core i3 que lida com quatro tarefas ao mesmo tempo. O uso de vídeo em alta definição é muito bom com uso mínimo do processador. O drive que reproduz Blu-Ray é ótimo e transforma o 2050br em aliado de seu Home Theater (usando conexão HDMI).  Seus destaques são elevado poder de processamento, processador de última geração, disco grande e rápido, interface eSATA,  Blu-Ray, visual refinado, rede Wi-Fi padrão “n” (150 Mbps) muito boa e ótimo custo benefício.

A avaliação completa que detalha e mostra cada parte do teste poderá ser vista em breve em http://www.fxreview.com.brGlossário. -  Flavio Xandó


28 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caro Carvalhinho, vi seu comentário (que foi retirado), mas tudo bem. Gostei muito de seu posicionamento crítico. De fato eu me impressionei com este notebook, mais que outros que testei recentemente. E não podia deixar de registar isso. Aguarde o teste COMPLETO que você verá os detalhes de cada teste a que ele foi submetido.

    O preço é mesmo um fator discutível. Se compararmos com o mercado americano, ficamos devendo (e muito) em competitividade. Olhando o mercado nacional e a evolução histórica de preços de notebooks, este com processador de última geração (Intel Core i) e drive de blu-ray é uma opção interessante (na minha visão que não tem que ser a de todos).

    E este e outro HP que testei recentemente aparentaram robustez, sem indícios de fragilidades que pudessem comprometer.

    Muito obrigado por seu comentário, mesmo que o tenha apagado.

    ResponderExcluir
  3. Me desculpe, Fláxio Xandó, mas como técnico especialista em manutenção de notebooks não me empolgo tão cedo com equipamentos da HP. Muitos são os portáteis da HP que passam pelas mãos de um técnico especialista, na minha experiência de bancada os HPs são mais de 50% dos equipamentos defeituosos.
    A empresa vai precisar de um bom tempo "mandando bem" para desfazer a má impressão causada no mercado brasileiro pelos famigerados portáteis com "problemas no BGA".
    Não discordo em relação ao design, eles fazem mesmo a diferença nesse quesito. Mas isso é muito pouco pra equipamentos que são tão custosos a nós brasileiros; o equipamento tem que durar, e isso por um bom tempo.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou um "cadim" perfeccionista, daí quando postei vi que existiam alguns erros de digitação e refiz o comentário... sorry! Acompanho você e todo o pessoal da equipe do Forum PCs e respeito muito seus comentários, só gostaria mesmo de deixar a minha impressão com a HP como especialista que sou quanto tocante a PCs portáteis.
    Eu trabalhei com o Laércio Vasconcelos aqui no Rio, era o Assistente pessoal de Laércio e ajudei-o em muitos livros lançados pela editora LVC. Daí ser tão criterioso quanto a hardware de computadores, tive um bom mentor intelectual.
    Excelente o teu site, estou acompanhando sim com muita alegria as suas venturas e desventuras com os PCs e a tecnologia, e estamos aí pra ajudar no que for preciso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Márcio pessoas meticulosas e detalhistas são MUITO importante nesta área. Por isso seu comentário é tão importante. Fez um contraponto com a minha visão e isso é muito legal para quem vier a ler estes comentários.

    Agradeço MUITO seu apoio e por acompanhar meus textos cá ou lá no ForumPCs. E saber que você trabalhou com o grande Laércio me diz muito de você!! Espero que compareça em outras ocasiões por aqui e no FPC. Obrigado. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela análise.
    Lí esta e a detalhada e agradeço bastante, pois decidi comprar o HP.
    Apesar da crítica à empresa feita pelo Márcio, acredito na HP, uma empresa de seu porte não deixariam erros despercebidos.
    No mais desejo que seu trabalho continue elucidativo, podendo auxiliar outros aventureiros por entre os caminhos da tecnologia da informação.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Caique. Vou procurar seguir fazendo análises parecidas com estas. E quanto à HP e u considero uma marca muito sólida e de respeito.

    ResponderExcluir
  8. Otima análise.
    está de parabéns,eu também após ler
    tua análise completa resolvi arriscar,acredito que não vou me decepicionar.
    Obrigado e continue fazendo este ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Oi Jean, muito obrigado por suas palavras. Depois conte aqui como foi sua experiência com este notebook.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá Flavio!
    Sei que sua avaliação tem um tempo,mais se esta registrado ainda pode responder,acho que escolhi um notebook pra chamar de meu,mais tenho problemas com a falta de iluminação nos teclados neste modelo qual é o tipo de teclado.
    Grata
    Flávia

    ResponderExcluir
  12. Cara Flávia, este modelo se não me engano não tem iluminação. Mas como já devolvi a máquina faz tempo posso estar enganado. Sinto não poder te dar a informação mais precisa. Espero que continue a prestigiar meu bem intencionado blog. Abs

    ResponderExcluir
  13. parabens pelo blog , tem um noot desse mesmo , hp e uma marca muito boa nao me arrependo de ter adquirido , esse notebook tem botao de iluminacao siim flavia , desde ja agradeco , :)

    ResponderExcluir
  14. Caro Anônimo SUPER obrigado por suas palavras! E também muito obrigado por compartilhar sua experiência com este notebook com os leitores. Quanto à iluminação, errei na análise e agradeço sua informação. Abraços

    ResponderExcluir
  15. Mano simplesmente vir esse seu ´post sobre o note book e realmente me interessei que ate acabei comprando um.no momento estou ate digitando sobre ele.e posso afirmar com todas as letras e um OTIMO notebook,´pois me atender em todos os requisitos e outra eu acabei com varias qualidade.ele serve pra jogar jogos online moorg quase todos que ja lançaram em full na questao de resolução,ainda mais porque add 8 gb de memoria nele.entao,outra coisa boa...a quetão do blu-ray-----100% otimo .tenho uma tela de 40 ´polegadas e com o note nao preciso de dvd com bluray ,outra coisa a qualidade no notebook na questao do audio e 100% em tudo ,toda simplesmente em 7.1,outra a questao dos teclados que vc esqueceu de add,eles sao foscos e isso da impressao que eles sao emburraxado,muito bom e nao incomoda.ja como o rapaz acima falow que hp sempre da problemas no BGA isso e de fato uma pura verdade.eu amo notes da hp e espero que dessa vez muda pra aguentar pelo menos um ano.abraço a todos. e desculpe os erros nas digitaçoes mais ja sao 4 da madruga.hehehe qualquer coisa visita o meu site ai . . . www.linuxextreme.jimdo.com

    ResponderExcluir
  16. Caro Fabiano super obrigado por seu testemunho. Saber que pude ajudar você em sua escolha é super importante para mim. E você enriqueceu muito com o seu relato sobre ter aumentado para 8 Gb, qualidade do blu-ray, do som... Muito obrigado. Vi seu site e espero que outras pessoas também visitem. Abraçao

    ResponderExcluir
  17. AVISO IMPORTANTE A QUEM SE INTERESSAR :
    Estou EXATAMENTE com um modelo desses em mãos !
    A HP terceiriza a produção ( comum nesse mundo globalizado ) e este que tenho em mãos é um HP fabricado no Brasil pela Foxconn .
    Atenção :
    O NOTE DEU PROBLEMA NO BGA ! Antigamente dava problema só com processadores AMD que esquentam mais , mas hoje em dia a HP e Compaq está dando problema até mesmo com Intel ! :-(
    Valeu HP , troféu joinha pra vocês ! Faça um favor pra todo mundo e volta pro ramo das calculadoras e impressoras apenas !

    Romulo Anderson De Souza . romulominduin@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rômulo obrigado por sua participação. Entendo sua insatisfação, afinal seu notebook, seu instrumento de trabalho deu defeito. Espero que tenha resolvido com a assistência técnica da HP... Abs

      Excluir
  18. Para: Anônimo3 de maio de 2012 16:43
    NOTA: NÃO ACHA Q TÁ PEGANDO PESADO?!
    Como utilizadora de pcs variados e tenho em casa quatro maquinas diferentes p propositos diferentes apenas digo duas coisas:
    - as avaliações servem o objectivo de ajudar (ou não, depende de quem as le) a tomar as desiçoes que acha correctas nas suas aquisiçoes
    - quanto ao ataque "feroz" q fez á HP....amanhã calhará concerteza a outra maquina pois no que diz respeito a tecnologia, estamos sempre a evoluir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, eu entendo que sua opinião é correta e equilibrada. As pessoas por vezes perdem a paciência com algum erro ou problema e extrapolam em seu desabafo com quem não tem nada a ver com o assunto. Agradeço sua participação na conversa e sua colaboração. Abraços

      Excluir
  19. Acho um bom notebook no entanto a midia dele é muito baixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo ter volume de saída baixo infelizmente é algo compartilhado por vários notebooks. Eu resolvo isso com um bom fone de ouvido que aliás eu prefiro, pois me permite isolar o som externo e me concentrar melhor enquanto trabalho ouvindo música. Abs

      Excluir
  20. Tenho um desse e estou querendo vender, pois não utilizo, aliás, utilizei pouquissimas vezes e está em perfeito estado, gostaria de um conselho de qual o valor poderia pedir na venda, pois não tenho nem ideia?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana sinto muito a imensa demora para te responder.
      Notebook usado é algo complicado. Este é um bom notebook, mas 2 ou 3 gerações atrasado. Penso que se alguém oferecer algo perto de R$ 700 seria ótimo. Existem notebooks novos, um pouco mais simples, é verdade por R$ 999...

      Excluir
  21. Oi Ana já vendeu o HP? já sabe o valor que quer?

    ResponderExcluir
  22. Olá Flavio, estou a procura de um note bom com leitor de blueray, e vi esse em um sate no valor de R$1.553,90, Notebook HP Pavilion DV5-2050 Black Cherry com Intel® Core™ i3-350M, 4GB, 500GB, 14.5", HDMI, Leitor de Blu-Ray, Bluetooth, Webcam e Windows 7, já passou tanto tempo do lançamento e de sua analise, gostaria de saber se esta em bom valor, se vale a pena pagar esse valor, em vista de ter outros no mercado, mais modernos, porem não posso pagar no momento um valor acima disso em um note. Vi também nesse mesmo site esse outro Notebook HP Pavilion dv5-2115br c/ AMD Turion II Dual-Core P520, 4GB, 500GB, Leitor de Blu-Ray, 14.5" e Windows 7 Home Premium por R$ 1.444,90. estou vendo outros também, o grande problema é o valor, você pode me indicar se tem algo bom no mercado de marca confiavel e de bom valor, com blueray e se esta bom oc valores, qual o melhor deles. Obrigado pela atenção, desculpa tantas perguntas rsrs, é que não disponho de muito $ e quero comprar algo bom que não tenha de trocar tão cedo, e qua na medida do possível, tenha tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Joceline de fato o tempo passou, mas ainda hoje, por coincidência, uma pessoa bem próxima tem um desses e ele está 100%!! O preço é bom. Mas eu te recomendaria pegar um note com processador Core i5 e não Core i3. O i3 é bom e suficiente, MAS sabemos que com o tempo os programas vão ficando mais complexos e pesados e por isso ter um notebook com um processador melhor vai da mais sobrevida ao note!!

      Excluir
  23. Minha experiencia com HP foi longa desde 1987 até 2009, quando adquiri meu primeiro notebook HP DV9000. Queima de Placa mãe 2 vezes, plug do som e da fonte de alimentação quebrando facilmente, tela que perde a cor e falta linhas. Isso tudo em 1 ano, quando estava na Inglaterra. Retornando a Brasil a assistência disse que não poderia me dar suporte por ser um produto que não era vendido no pais, pois o numero serial tinha UK no final (significando teclado Ingles) e o problema era no plug do som, não tinha nada a ver com o teclado. Muitos outros conhecidos tiver problemas com notebook da HP (desde notebook comprado em 2010 até 2014). Resumindo Notebook HP... NAO muito Obrigado.

    ResponderExcluir