Gravado dia 28/11/2017
Promoções do e-commerce nacional nesta
Black Friday superaram expectativas
Os internautas encontraram preços até 43% menores, em média,
segundo levantamento da BigData Corp. encomendado pelo PayPal Brasil
São Paulo. A Black Friday – sexta-feira que sucede o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos – vem se tornando uma das datas mais importantes para o varejo nacional, principalmente em sua versão online. Assim como em 2015 e 2016, a edição de 2017 foi um sucesso de público e crítica. Muita gente aproveitou os preços até 43,15% mais baixos para antecipar algumas compras de Natal.
A pedido do PayPal, pelo terceiro ano consecutivo, a Big Data Corp. monitorou mais de 600 mil lojas de e-commerce em todo o País nas quatro semanas que antecederam a Black Friday, que, este ano, aconteceu no dia 24 de novembro. E os resultados são os seguintes:
Novidades
· Segundo o levantamento da BigData Corp., a esmagadora maioria (mais de 99%) dos e-commerces brasileiros aderiu (no intervalo de quatro semanas pré-Black Friday) à febre de promoções online da data comercial mais expressiva da internet. Entre os grandes e-commerces, com mais de 500 mil acessos por mês, a adesão foi de 100% na Black Friday. Entre os pequenos, com menos de 10 mil acessos mensais, ela chegou a mais de 99%.
· As ofertas estiveram bem abaixo dos preços normais e representaram oportunidades de descontos praticados pelos e-commerces – e uma possibilidade real para que os consumidores pudessem antecipar algumas compras de Natal. No entanto, as promoções foram menores do que em 2016. Duas semanas antes da Black Friday, os descontos deste ano bateram em 12,06% (contra 14,7% no ano passado e 6,69% em 2015); uma semana antes da data, os descontos recuaram para 12.34% este ano (contra 22,67% em 2016 e 17,29% em 2015); e na Black Friday propriamente dita, os descontos atingiram o pico de 13.76% este ano (contra 35,27% no ano passado e 30,86% em 2015).
· No top 5 das categorias em que a pesquisa Big Data Corp. encontrou os maiores descontos, medalha de ouro para os brinquedos (57.99%), seguidos por eletro-eletrônicos (36.36%), roupas e acessórios (21.38%), turismo (20.34%) e cosméticos (10.57%).
· Este ano, 64% das lojas online começaram a “falar” sobre a Black Friday mais de um mês antes da data – algo que nenhuma delas havia feito no ano passado; e somente 7,8% já vendiam com desconto com tamanha antecedência em 2015. Como um todo, o índice de adesão subiu em relação a 2016. Este ano, três semanas antes da data, 77.5% dos e-commerces já haviam aderido à Black Friday (em 2016, o índice foi de 10,14%; em 2015, de 24,3%); até duas semanas antes da data, 83.04% (em 2016, eram 46,8%; em 2015, 54,8); e até uma semana antes da data, 97.03% (eram 67,4% em 2016; e 75,9% em 2015). Já no dia da Black Friday, praticamente 100% dos e-commerces pesquisados haviam aderido à data este ano – contra 92,6% em 2016 e 89,4% em 2015.
Citações
· “Os números da Black Friday este ano confirmam que a data entrou para o calendário do varejo, principalmente o online, e se tornou uma importante oportunidade para vender mais, fidelizar os clientes já estabelecidos e aumentar a fatia de mercado. O PayPal vem fazendo sua parte, investindo em segurança para seus clientes e também parceiros, além de criar serviços que facilitam a vida de quem quer comprar online. É o caso do One TouchTM, que proporciona checkout rápido e seguro para os clientes PayPal, que não precisam redigitar usuário e senha a cada transação” – Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil.
· “Essa é uma das pesquisas sobre varejo mais interessantes porque funciona como um termômetro. Graças a ela podemos medir o quanto uma crise é significativa ou o quanto o mercado está se recuperando. E foi-se o tempo da Black Fraude no Brasil. O varejo nacional entendeu que a data é, sim, uma oportunidade para bons resultados. Nossos números comprovam que a Black Friday 2017 foi um sucesso de vendas online no País” - Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigData Corp.
Metodologia
· O processo de captura de dados da internet usado pela BigData Corp. prevê o processamento de mais de 10 petabytes semanalmente, extraídos de visitas a mais de 700 milhões de sites, dos quais são obtidos informações estruturadas e seus links.
Sobre a BigData Corp.
A BigData Corp. opera um dos maiores processos de coleta e estruturação de dados do mundo. Captura todas as semanas informações de mais de 700 milhões de sites globalmente, incluindo os mais de 20 milhões disponíveis hoje no Brasil, para atender negócios e instituições de todos os portes e segmentos. Os dados tratados pela empresa podem ter origem nas redes sociais, em sites de notícias ou em quaisquer outros endereços na web, além de outras fontes de parceiros.
Líder no mercado de big data no Brasil e na América Latina, a BigData Corp. capta e trata a informação por meio de três produtos. O primeiro deles é o BigWeb, que ajuda a estudar o mercado e permite gerar leads, isto é, identifica oportunidades de negócios a partir das informações obtidas na web. Já o BigBoost reúne todas as informações disponíveis na Internet em uma única API, ou seja, em uma única interface de aplicativos. Por fim, o BigID lança mão da riqueza dos dados coletados na Internet para validar automaticamente a identidade de uma pessoa ou empresa.
A BigData Corp é brasileira e foi fundada em 2013. Possui escritório no Rio de Janeiro, onde está localizada a sua sede, e deverá abrir outro, em São Paulo, no segundo semestre de 2017. Conheça mais sobre a BigData Corp. acessando www.bigdatacorp.com.br
Sobre o PayPal
Impulsionado pela crença de que ter acesso a serviços financeiros cria oportunidades reais, o PayPal (Nasdaq: PYPL) está empenhado em democratizar os serviços financeiros e capacitar as pessoas e as empresas a aderirem e prosperarem na economia global. Nossa plataforma de pagamentos digitais aberta oferece aos usuários das 218 milhões de contas ativas do PayPal a tranquilidade de se conectar e trabalhar, de um modo novo e poderoso, seja online, em um dispositivo móvel, em um aplicativo ou pessoalmente. Por meio da combinação de inovação tecnológica e parcerias estratégicas, o PayPal cria melhores maneiras e oferece opções e flexibilidade para pagar ou receber pagamentos por produtos ou serviços. Disponível em mais de 200 mercados em todo o mundo, a plataforma do PayPal, que inclui os serviços de Braintree, Venmo e Xoom, permite aos compradores e vendedores receberem pagamentos em mais de 100 moedas, retirar fundos em 56 moedas e manter saldos em suas contas do PayPal em 25 moedas. Para obter mais informações sobre o PayPal, visite https://www.paypal.com/about. Para informações financeiras do PayPal, acesse https://investor.paypal-corp.com.
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