segunda-feira, 16 de outubro de 2017

PAPOFÁCIL #080 Cisco Datacenter Inteligente com Intersight

Erike Souza, Consultor de Datacenter, conta como evoluiu a arquitetura UCS (Unified Computing System), que permite alocação dinâmica de recursos no Datacenter, até o recém anunciado serviço chamado Intersight que permite o gerenciamento de múltiplos locais, vários datacenters por meio de uma interface comum e altamente monitorada, fator de grande incremento de produtividade.

Gravado dia 06/10/2017 na Cisco 

PAPOFÁCIL #080 Cisco Datacenter Inteligente com Intersight




Cisco apresenta plataforma transformacional em nuvem para gestão de data center

Cisco Intersight habilita o aprendizado de máquinas no ambiente de data center  para melhorar a eficiência da infraestrutura de TI através de mecanismos de recomendação e automação avançada

A Cisco anuncia uma plataforma de gerenciamento, orquestração e análise operacional que dá início a um programa estratégico de longo prazo e que visa a transformar o modelo de gerenciamento de data center. O Cisco Intersight é uma solução baseada em nuvem que simplifica operações nos centros de processamento de dados a partir de recursos analíticos.

A ferramenta permite que clientes gerenciem sistemas computacionais Cisco Unified Computing System (Cisco UCS) e Cisco HyperFlex com uma solução acessada como um serviço, a partir de cloud, aliviando a TI das tarefas de manutenção e gestão de infraestrutura local de equipamentos. A tecnologia acelera a introdução da aprendizagem de máquinas e análises operacionais para melhorar a eficiência de data centers através de mecanismos de recomendação e automação avançada.

Os data centers de hoje se tornaram organismos cada vez mais complexos à medida que as arquiteturas de aplicações se tornam mais distribuídas por meio de ambientes computacionais heterogêneos e em cloud, bem como orientadas para a borda. Soma-se a isso os modelos de desenvolvimento, que se deslocam para um processo de integração e entregas contínuas. Dessa maneira, o desafio dos sistemas e infraestruturas distribuídas em múltiplas nuvens, combinado com o acelerado ritmo de mudança trazido pela economia digital, começa a exceder a capacidade humana para gerenciar em tempo real.

O Intersight resolve esse problema, estendendo a estratégia de centro de dados baseada em intenção e contexto da Cisco para empregar análises em escala de nuvem e, assim, fazer com que a infraestrutura dos data centers seja capaz de aprender, adaptar e proteger constantemente. Essa abordagem ajuda a equipe de TI a otimizar as operações enquanto oferece e desfruta de uma experiência de usuário mais intuitiva.


Durante anos, a Cisco investe em pesquisa e desenvolvimento para criar inovações de software que melhoram tanto a operação quanto a segurança dos centros de processamento de dados. Falhas e paradas inesperadas na infraestrutura de TI podem acarretar prejuízos gigantescos para as organizações. A automação do ambiente computacional é uma forma de mitigar e reduzir riscos.

Alguns clientes participaram da prova de conceito de engenharia da plataforma Intersight, conectando milhares de servidores UCS e sistemas hiperconvergentes HyperFlex para testes e fornecendo comentários de desempenho. As empresas que testaram a solução observaram redução no tempo gasto em manutenção e otimização de infraestrutura e, com isso, puderam dedicar mais recursos para a construção de novas capacidades que habilitem oportunidades de negócio.

É sobre gerenciamento, não sobre máquinas
O avanço exponencial na quantidade de pontos e conexões para configuração de sistemas adicionada no data center, bordas computacionais, nuvem e dispositivos de Internet das Coisas (IoT) ampliou a complexidade operacional para a TI. O Cisco Intersight ajudará a construir uma ponte que habilita a evolução dos data centers a partir de três frentes: 
  • Expertise: a soma de recursos de aprendizagem de máquina à integração aperfeiçoada da comunidade de usuários UCS e especialistas Cisco fornecem recomendações e orientações para melhorar o ambiente computacional.
  • Processos: melhores práticas e políticas instanciadas globalmente nos perfis de serviços do UCS e orquestração para facilitar a automação de ponta a ponta, tornando-a mais rápida e consistente.
  • Ferramentas: através de gerenciamento baseado em nuvem entregue, os clientes podem escalar perfeitamente seus ambientes e sistemas, tirando proveito de novas funcionalidades sem complexidade adicional e despesas gerais operacionais.

Uma nova era de gerenciamento para a nova era da computação
O Intersight foi projetado para oferecer um nível novo e superior de simplicidade e inteligência que é intuitivo desde o início e continua a aprender e evoluir ao longo do tempo.

Simplicidade pervasiva: O Cisco Intersight possui uma interface dinâmica que pode ser personalizada por atribuição e função de usuário. Como um serviço baseado em nuvem, a solução é fornecida por meio de um portal que não requer nenhum trabalho de atualização de ferramentas por parte do cliente, e a experiência é escalonada de forma fluida à medida que os usuários conectam diretamente novos sistemas para serem gerenciados através da ferramenta. A plataforma é projetada para aprender constantemente a ajudar a tornar as operações de TI diárias mais fáceis.

Conhecimento. A análise automatizada dos equipamentos é combinada com uma integração estreita com o Centro de Assistência Técnica da Cisco (TAC) melhora constantemente a assistência prestada através do mecanismo de recomendação.

Otimização contínua: A capacidade da plataforma Intersight de fornecer inteligência acionável aumentará ao longo do tempo, impulsionada pelo poder da aprendizagem em máquina baseada em nuvem. A tecnologia pode aprender com a experiência coletiva da comunidade de usuários dos servidores Cisco UCS, bem como as melhores práticas dos especialistas Cisco. Isso permitirá uma análise preditiva melhorada e a utilização de recursos a serem fornecidos através do mecanismo de recomendação.

Entrega ágil: A TI pode responder rapidamente às demandas do negócio e às mudanças frequentes, mantendo a aplicação da política necessária para garantir serviços seguros e confiáveis. O Cisco Intersight é orientado por APIs e o Cisco UCS e HyperFlex são sistemas completamente programáveis, suportando cadeias de ferramentas de desenvolvimento e operações para integração e entrega contínuas.

Proteção constante: O serviço Cisco Intersight adere aos rigorosos padrões de segurança do Cisco InfoSec e fornece políticas consistentes desde o perímetro até o ponto final, permitindo que aplicativos sejam implantados e atualizados de forma segura.

A solução estará disponível no quarto trimestre de 2017 e está integrada e projetada para potencializar as ferramentas de gerenciamento já existentes nos servidores Cisco UCS e sistemas hiperconvergentes Cisco HyperFlex. Dessa forma, os clientes podem adotar o Cisco Intersight de acordo com suas demandas atuais e futuras. O Intersight é construído em uma arquitetura extensível com uma API baseada em padrões OData e uma estrutura de conector para integrações de software e hardware de terceiros. Inicialmente, serão duas modalidades:

- The Cisco Intersight Base Edition estará disponível gratuitamente. A ferramenta inclui monitoramento e inventário global de disponibilidade, painel de controle customizável, o instalador HyperFlex para implantação rápida de clusters e a capacidade de lançar os gerenciadores de elementos UCS Manager, IMC e HyperFlex Connect.

- The Cisco Intersight Essentials Edition inclui todas as funcionalidades da edição Base, bem como a configuração baseada em políticas com perfis de serviço, gerenciamento de firmware com atualizações agendadas, verificações de conformidade de lista de compatibilidade de hardware (HCL) e recomendações de atualização, além de outros recursos.

Trazendo o gerenciamento de sistemas de próxima geração a mais de 60 mil clientes
A Cisco lançou recentemente o Cisco UCS M5, quinta geração dos servidores Cisco Unified Computing Systems. Os equipamentos já vem com o UCS Manager, solução que fornece suporte a conectores para o Cisco Intersight para todas as gerações de sistemas UCS. O Cisco UCS M5 também compõe a estrutura computacional da família de soluções hiperconvergentes Cisco HyperFlex, incluindo o HyperFlex Edge, com o Cisco Intersight fornecendo recursos de implantação de cluster baseados em nuvem a partir da modalidade Base Edition.

À medida que clientes incluem Cisco UCS, HyperFlex e Intersight em suas iniciativas de modernização de TI, a Cisco oferece um ciclo de vida abrangente de serviços para otimização, gerenciamento e aprendizado para melhorar a eficiência e reduzir riscos do data center. O portfólio de serviços aproveita a experiência global da Cisco, suportada por processos comprovados e metodologias inovadoras que ajudam clientes a acelerar e simplificar suas operações de TI.

Sobre o Cisco Unified Computing System (Cisco UCS)

Servidores genéricos rodam negócios genéricos. Mas a transformação digital exige mais do que negócios genéricos: exige que aplicativos críticos sejam entregues com desempenho, disponibilidade e segurança acima da média. A Cisco criou uma arquitetura revolucionária de computação projetada para inovação de TI e aceleração de negócios. Cisco UCS não é apenas um servidor, mas uma solução radicalmente simplificada para o desempenho avançado das aplicações, aumento da velocidade e economia operacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário