segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Use o WiFi de seu smartphone (pessoal ou empresarial) plenamente e gaste menos

Quando surgiram os primeiros planos de dados para telefones celulares (ainda nem eram os smartphones de hoje em dia) foi uma pequena revolução. Era o acesso WAP (Wireless Application Protocol) que permitia acesso (limitado) a algumas aplicações da WEB, mas não diretamente acesso aos sites. WAP foi o precursor dos aplicativos dos smartphones atuais. Mas nesta época o que causou grande mudança no hábito das pessoas foi a possibilidade de ler e responder e-mails no telefone. Os tais planos de dados possibilitavam trafegar de 20 a 50 MB por mês e isso dava conta do volume necessário à época.

Mas hoje em dia tudo mudou. As pessoas acessam a partir de seus smartphones diversas contas de e-mails, várias redes sociais, enviam e recebem fotos, etc. Por isso se popularizaram os planos de dados 2G, 3G, 3G plus e atualmente 4G. Mas a demanda dos usuários na maior parte das vezes é maior do que o limite de transferência oferecida pelos planos das operadoras. Isso quando não “inventam” uma mudança de contrato à revelia. Tenho um plano OI Blackberry ilimitado para acesso à Internet que nos últimos 7 meses virou cota de 200 MB por mês e fui cobrado pelo excesso. Reclamei todos os meses e tive minha conta reduzida. Um dia contarei esta história inteira, pois é bizarra e vale a pena compartilhar.

O desafio para o usuário é usar tudo que tem direito em seu smartphone sem ser penalizado com custo extra ou necessidade de mudar para um plano bem mais caro (com cotas mensais mais generosas para o acesso). Não é novidade alguma dizer que os smartphones dispõem de WiFi, todos sabem disso. Porém andei fazendo algumas descobertas que podem ajudar a otimizar o recurso de comunicação.


figura 1 – WiFi o complemento para seu smartphone

Em seus ambientes de trabalho o smartphone pode ser conectado no WiFi da empresa, na imensa maiorias das vezes liberado para os funcionários. Dessa forma durante todo o expediente comercial o telefone não trafega um byte sequer pela linha de dados (2G, 3G, etc.). Mesmo no meu caso, que transito por 2 a 3 empresas diferentes todos os dias isso também é possível (basta ter memorizada a senha e a conexão WiFI de todos estes lugares). Os smartphones fazem jus ao seu nome, pois são espertos de verdade. Se há uma rede WiFi conhecida e com senha memorizada esta conexão é estabelecida e tem total prioridade. Apenas a função de VOZ trafega pelas ondas de rádio da operadora.

Mas nem sempre nos encontramos nos mesmos lugares. Vamos a restaurantes, shopping centers, espaços públicos, aeroportos, etc. Vou escrever brevemente um texto à parte sobre a solução  MANDIC MAGIC, mas adianto ser um recurso de imenso valor uma vez que se trata de uma rede social para compartilhamento de senhas públicas de WiFi no mundo tudo (sim no mundo todo).



figura 2 – Telas do aplicativo Mandic Magic para compartilhar senhas de WiFi


Mas penso que a maior colaboração deste meu texto é a descoberta que fiz relatada a seguir. Nem se trata de uma imensa novidade, mas sim uma forma nova que descobri para usar um recurso que já conhecia. Se você é assinante de TV a cabo (por exemplo da NET) tem direito de uso a uma rede de hotspots distribuída pela cidade (meu relato diz respeito a São Paulo). As operadoras de celular como EMBRATEL, OI, VIVO, CLARO e TIM também dispõem de vários pontos na cidades, normalmente em locais públicos como praças esportivas, shopping centers, etc.

No meu caso tenho acesso ao WiFi da NET (NET-VIRTUA WiFi), OI e VIVO (operadoras que tenho serviços contratados). Tive o cuidado ao longo das últimas semanas de ir cadastrando e memorizando as senhas de cada uma dessas empresas (NET, OI e VIVO) em meu smartphone. Isso feito eu parti para uma experiência totalmente inédita (para mim). Eu desliguei o tráfego de dados e voz da operadora de celular para perceber quanto eu conseguiria usar o dispositivo dessa forma. Só WiFi habilitado.

Uma explicação, tenho dois celulares. Meu smartphone uso apenas e tão somente para estar conectado, ou seja, praticamente não uso a função de telefonia. Fora duas pessoas da minha família ninguém sabe deste número. Por isso pude fazer este teste sem trauma algum, uma vez que meu telefone celular “oficial” é outro, a saber um NEXTEL.

Obviamente na minha própria residência, escritório e nas empresas que frequento amiúde o uso do WiFi foi direto, imediato e sem problemas. E-mail, twitter, facebook, etc., tudo funcionando perfeitamente. Mas a GRANDE SURPRESA veio ao trafegar pelas ruas de São Paulo. E QUE SURPRESA!!

 
figura 3 – WiFi grátis – diversos pontos espalhados pela cidade

Estava eu parado em um farol, nem me lembro qual era a rua, quando ouvi o sinal sonoro vindo de meu smartphone alertando para a chegada de nova interação ou mensagem no Facebook. Como podia se estava com o sinal de dados da operadora desligado? Não havia nas imediações nenhum restaurante ou local público... Meu smartphone (um Blackberry Z10 – tema sobre o qual também falarei em breve) havia se conectado à rede WiFi NET-VIRTUA-WI-FI. Mais alguns segundos e-mails também chegaram em minha caixa de entrada.

Isso veio se repetindo com frequência enquanto dirigia. Todos sabem que gastamos horas e horas de nosso dia no trânsito e por isso mesmo o smartphone é importante nessas horas. Para nos mantermos atualizados e conectados nos entediantes momentos das enfadonhas paradas. Obviamente não era toda hora que isso acontecia, mas o fenômeno se repetia com frequência, estar parado em um sinal e receber mensagens via WiFi capturado no caminho. Afinal com a senha memorizada a conexão acontecia de forma automática.

Comecei a monitorar as redes WiFi que o smartphone conseguia visualizar. Excluindo aquelas de caráter claramente pessoal, redes como “MinhaCasa”, “UAIFI”, “RedeJoao”, “JoseT”, etc. descobri que em São Paulo há um número incrivelmente grande de redes “NET-VIRTUA-WI-FI”, “CLARO-WIFI” e “CLARO-WIFI2” nas ruas. É algo incrível, pois nos lugares que achei estas redes nem sempre são locais públicos como citei antes. É como se cada pessoas que tem TV a cabo da NET ou da CLARO tivesse um hotspot público. Mas provavelmente devem ser as caixas de distribuição de sinal destas empresas que ficam nos postes da cidade é que estejam funcionando como hotspots.

 
figura 4 –  Diversas redes WiFi espalhadas pela cidade


É isso porque as redes são “abertas” (sem senha), mas na primeira tentativa de acesso o navegador abre a tela pedindo as credenciais de usuário. No meu caso sou cliente NET e por isso tenho usuário e senha para utilização do WiFi da NET. Não me conectei ao serviço da CLARO porque não tenho serviço contratado com eles, mas junto com a NET são os dois que aparecem em grande quantidade nas ruas de São Paulo.

Meu teste foi um pouco mais longe. Uma vez conectado em um farol na rede WiFi da NET pude usar meu telefone para fazer e receber chamadas. Como?? Sou assinante do número SKYPE, ou seja, tenho um número fixo de São Paulo (11 3042-xxxx) que redireciona para meu SKYPE no smartphone. Assim até telefone tenho via WiFi.

Conclusão

Não estou dizendo para abrirem mão de seus contratos de voz e dados com as operadoras. Não é isso. Mas uma coisa é verdade, é possível reduzir absurdamente o tráfego de dados nas operadoras de celular se a rede de WiFi for usada com inteligência. Isso é bom para todos. Pode ser útil em locais cuja cobertura 2G, 3G, 4G for fraca ou inexistente, mas houver algum provedor de WiFi. Os valores a serem pagos para as operadoras será menor uma vez que os famigerados custos de tráfego excedente será cortado virtualmente a zero. E também é bom para as operadoras (sim para elas também) uma vez que com mais pessoas usando a rede WiFi desafoga o tráfego de dados, principalmente onde há grande demanda.

Minha sugestão é, instale em seu smarphone (Android ou iPhone) ou mesmo Tablet o aplicativo Mandic Magic (mais detalhes em alguns dias em novo texto). Memorize as senhas de WiFi das operadoras EMBRATEL, OI, VIVO e TIM (bom para locais públicos como shopping centers, restaurantes, aeroportos, etc.) e quem tem NET e CLARO também disponíveis nos bons cruzamentos e faróis da cidades.


figura 5 –  usando o WiFi para completar o acesso a dados no smartphone

4 comentários:

  1. marcelobrrj@forumpcs
    as operadoras deveriam liberar a internet movel como no serviço fixo por velocidade e não por pacotes de dados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Marcelo!! Enquanto isso as operadoras se locupletam com mudanças arbitrárias de contratos, letras miúdas e cobrança de "tráfego extra" em pacote de Internet Ilimitado ou vendendo pacotes com cotas ridículas apenas para dizerem que têm um pacote de dados por um preço baixo. Complicado!!
      Obrigado por sua participação!! Abs

      Excluir
  2. Flávio, eu tenho Claro no Rio de Janeiro e também percebi uma quantidade enorme de pontos Wifi distribuídos pela cidade. E a conexão é automática, nem é preciso digitar nome de usuário e senha. Isso é muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo!! CLARO tem bastante nas ruas também em SP. No meu caso uma únoca vez eu fiz a autenticação em um dos pontos da NET e depois nunca mais. Abs

      Excluir