terça-feira, 12 de junho de 2012

Publique-se na Web. Vídeo online com o MyEyes no Facebook

Em tempos de comunicação intensa por múltiplas vias, e-mail (que ainda é essencial em muitos casos) não tem mais a prioridade na hora de transmitir alguma informação. As gerações mais novas só usam SMS, BBM e Facebook para se falar. Confesso que no meu caso, como uso o Facebook mais profissionalmente que pessoalmente tenho experimentado este tipo de metamorfose midiática. Mas até pouco tempo atrás uma das formas de comunicação permanecia complexa (e cara). Falo de streaming de vídeo online, ou seja, transmitir para um grande número de pessoas algo que está acontecendo naquele exato instante. O MyEyes, produto da inovadora empresa brasileira VTX quebrou todos os paradigmas neste segmento.


O grande problema de transmissão de vídeo ao vivo é que isto exige um link de internet extremamente poderoso (e caro), bem como equipamentos de roteamento muito sofisticados (para injetar na rede o conteúdo como broadcast). Enfim, era até agora algo fora do alcance de usuários comuns de PCs, notebooks, MACs, Tablets ou smartphones. Mas qual o “truque” do MyEyes?? Fácil de explicar. Trata-se de um aplicativo para FACEBOOK. Dessa forma, com o aplicativo instalado no Facebook do usuário ele pode usar seu computador, tablet ou smartphone para capturar um vídeo e enviá-lo para o FB em tempo real.


MyEyes como aplicativo em seu Facebook

O efeito prático disso é que tão logo comece a “transmissão” aparecerá um “post” em sua linha do tempo em seu perfil do Facebook. As pessoas que clicarem naquele atalho começarão a assistir sua transmissão. Fantástico!! Dessa forma a complexa infraestrutura para a divulgação do vídeo fica por conta do Mark Zuckerberg e não de quem está capturando as imagens. E sabemos que o Facebook dispõe de formidável um conjunto de servidores e links de comunicação absurdamente poderosos.


 

Iniciando uma sessão de vídeo online com o MyEyes



Vídeo publicado na linha de tempo ou para visualização online

O mais interessante é que o MyEyes é um aplicativo GRATUITO. E somente quem vai criar conteúdo, ou seja, capturar um vídeo, que precisa instalá-lo em seu Facebook. Para assistir ao vivo a transmissão, basta a pessoa ter conta de Facebook e acesso à sua linha de tempo. Se o “post” for público nem precisa ser seu amigo. Mas e se alguém acessar sua linha de tempo depois que a transmissão tiver ocorrido? Perco o conteúdo? De forma alguma. Ele fica ali eternizado e pronto para ser acessado off-line, como se fora um vídeo do Youtube colado no seu perfil do Facebook (ou pode ser removido pelo autor como qualquer publicação do Youtube ou FB).

Com apenas um smartphone ou um PC, fazemos a captura da imagem, que é mandada para o Facebook que por sua vez se encarrega da entrega aos tantos espectadores acompanhando ao vivo. Simples assim. E pude comprovar, há um “lag” (atraso) de no máximo 2 a 4 segundos na transmissão.

Ideias a mil!!

Tão logo tive contato o MyEyes, ele começou a me dar um monte de ideias. Um turbilhão de possibilidades veio a minha cabeça. Uma de minhas atividades rotineiras é a participação em um podcast semanal chamado Conexão TI para Negócios. Este foi idealizado pelo meu amigo e brilhante jornalista Edson Perin o qual convidou o mais  brilhante advogado Renato Ópice Blum, cujo escritório é especializado em direito digital. Gravamos uma vez por mês quatro programas e publicamos um por semana. Por que não fazermos o Conexão TI ao vivo e em vídeo!!?? Ou mesmo no formato de Podcast ao vivo com a vantagem de ficar eternizado na linha de tempo de nossos perfis no Facebook!

Sou também assíduo ouvinte de um podcast sobre automobilismo, assunto que adoro, feito pelo site AUTORACING. O podcast chamado Loucos por Automobilismo  (ou simplesmente LOUCOS) é delicioso, pois conta com o brilhante e impagável ex-piloto e ex-comentarista Edgar Mello Filho e o ótimo e preciso Adauto Junior (criador do site). Os fãs do podcast há muito tempo pedem uma versão online do programa. Usando o MyEyes isso seria possível!!

Estes são apenas dois exemplos, mas vejo no MyEyes inúmeras possibilidades!! Desde uma família que quer compartilhar um aniversário com um parente distante, um professor que faz uma apresentação para grupo de alunos, um executivo fazendo uma reunião de negócios apresentando um plano de trabalho, ou mesmo alguém encantado com uma apresentação ou show que quer dividir aquele momento com seus amigos!! Quanto mais eu penso mais ideias tenho. Claro que devem ser respeitados os direitos autorais, direitos de imagem, mas ressalva feita, imaginem a quantidade possibilidades que se abrem! Com um smartphone na mão, você se transforma em um “broadcaster”, exagerando um pouco o seu próprio canal de TV no Facebook. Desde o mês de maio de 2012 (estamos em 12/06/2012) o aplicativo já tem mais de 860.000 usuários. A VTX pensa que streaming de vídeo pode ser mais “viral” do que imagens e por isso tem a ambiciosa meta de chegar a 100 milhões de usuários em um ano!!! Já há versões para smartphone Android e está em desenvolvimento para iOS (iPhone) e Blackberry. Nos computadores basta pesquisar por “myeyesapp” no Facebook para localizá-lo e instalá-lo.

O grande mérito do aplicativo é revolucionar o conceito de vídeo em tempo real no Facebook. Proporciona a qualquer usuário, pessoa, amigo, empresa, etc. gerar conteúdo online para a rede de amigos, ou em páginas de empresa, e ter o acervo destes vídeos mantidos na linha de tempo para visualização posterior.


A propósito, enquanto eu escrevia este texto eu fiz um pequeno vídeo de apresentação do MyEyes. Percebi o quanto isso é ágil!! Aliás minha última ideia, tida ao longo do começo desta frase, é sempre que for realizar um teste de produto, hardware, software ou tecnologia poderei anunciar e fazer um breve vídeo chamando a atenção das pessoas  que estou testando aquilo e que em breve publicarei uma análise detalhada!! Adorei a ideia!! Acho que vou adotar!!

13 comentários:

  1. Xandó, meu admirado amigo,
    O Desafio está aceito. Vamos "conectar" TI para Negócios com o novo app e ver no que dá.
    Um abraço,
    Perin

    ResponderExcluir
  2. Brilhante amigo Perin!! Gostou da ideia, né? Vamos nessa! No próximo CONEXÃO podemos não só ter vídeo como AO VIVO!! Chique hein!!!!!! Abraços

    ResponderExcluir
  3. olá Flavio, legal descobrir esse aplicativo, segue alguns comentários:

    1 - Mark Zuckerberg não disponibiliza hardware para aplicações. O custo cair no colo da VTX.

    2 - Esse número de 860k usuários não sei de onde saiu, o próprio facebook em uma busca simples informa que só 900 usuários estão usando o app.
    compare com o Airtime que foi lançado semana passada e já em 160k usuários informados pelo mesma busca simples no facebook.

    De resto a ideia é f-dona só precisa ser bem executada, o app MyEyes está muito rústico pra não dizer tosco.

    sds
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, obrigado pela participação e comentário.

      Sobre custos do uso da aplicação e números não tenho condições de argumentar.

      Eu testei o MyEyes obviamente para escrever este texto. Não o considerei rústico ou "tosco". Na verdade a sua SIMPLICIDADE é para mim um grande apelo e característica. Qualquer um sem esforço consegue lançar seu vídeo online no Facebook.

      Vou ver este outro que você falou, o tal AirTime também para me informar. Obrigado pelo toque.

      Excluir
    2. Xandó concordo que simplicidade é algo ótimo mas no meu celular as imagens do app ficam serrilhadas e bem toscas...
      tbm sinto falta de configurações de qualidade de vídeo...
      desejo sorte aos desenvolvedores pois a qualidade da concorrência está melhor...Ustream, Wemobi e etc...
      abraços

      Excluir
    3. Oi Carlos. Eu quando testei fiz usando um notebook com webcam e não pelo celular. Nesta situação (PC) as imagens saíram boas, de acordo com minhas expectativas. As alternativas que você citou devem ser olhadas, vou fazer isso. Mas o fato do MyEyes ser brasileiro me leva a querer apoia-lo. Abs

      Excluir
    4. Olá Xandó, dê uma olhada no Wemobi então pois o mesmo também é 100% brasileiro (Porto Alegre) e tem, por exemplo, controle de qualidade (no app desktop, que você usa, e nos mobile) e de volume (no desktop), bem legais. Sem contar que tem versão pra Iphone, BlackBerry e Android.

      Forte abraço!

      Excluir
  4. Carlos, faço parte da equipe de desenvolvimento do MyEyes.
    Respondendo suas questões:
    1) O facebook fica sim encarregado da distribuição e da manutenção do feed do vídeo, não do armazenamento do próprio.
    2) Nosso aplicativo não força os usuários a fazerem login simplesmente para poderem ver um vídeo de algum usuário ou página. Não achamos isso legal pois isso influencia no dinamismo do app.
    O nosso número de usuários contém também todas as pessoas que assistem o nossos vídeos, não somente aquelas que publicam. Só para ter um exemplo, uma das página que está usando o MyEyes, publicou um vídeo onde tivemos 50 mil usuários únicos.

    Quanto ao app, estamos fazendo de tudo para melhorar, inclusive a proxima versão que deve sair essa semana já vem com um layout bem mais agradavel e com uma user experience melhorada. É claro que ainda não vamos estar perfeitos, mas estamos 24/7 trabalhando para isso.

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érico muito obrigado por sua participação e esclarecimentos!! É ótimo ter este diálogo aqui!! Vou ficar ligado na atualização do MyEyes.

      Como proceder?? Tem que baixar o app no Facebook de novo??

      Excluir
  5. Érico muito obrigado pelos esclarecimento. no aguardo do novo app.

    Xandó testa esse tbm...https://www.facebook.com/Wemobi

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Testei os dois aplicativos e achei de usabilidade melhor o wemobi . Além dele já ter versões para Iphone e Blackberry. Da uma conferida... www.wemobi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua dica Carlos!! Vou testar por mim mesmo também!! Abraços

      Excluir