segunda-feira, 7 de maio de 2012

BlackBerry World 2012 definindo os novos rumos da empresa


Aconteceu no começo de maio de 2012 a reunião de usuários, desenvolvedores e parceiros da comunidade BlackBerry. Reuniu em Orlando mais de oito mil pessoas e foram compartilhadas muitas informações, novidades e promoveu muita interação entre os participantes. A empresa RIM passa por um momento muito importante. Esta ocasião foi o momento dela comunicar seus próximos e importantes passos.
Thorsten Heins, CEO da RIM abrindo o BlackBerry World 2012

A empresa e o mercado

Na verdade todo o mercado de smartphones passa por momento decisivo. Trata-se da consolidação, ampliação do mercado e consequente divisão entre os diferentes fabricantes. Nos Estados Unidos e Europa o grau de adoção de smartphones é perto de 42% enquanto no Brasil este número passa pouco de 13%. Há previsões que indicam em algum tempo o fim dos “telefones não espertos”. Sim isso me parece possível, da mesma forma que não existe mais TV sem controle remoto. Em algum tempo todos os telefones serão inteligentes. E os fabricantes sabendo disso correm atrás desta nova fatia de mercado.

Tempos atrás a RIM teve uma de suas declarações mal interpretadas pelo mercado e isso foi claramente corrigido e reforçado neste BlackBerry World. A empresa segue apostando e tendo interesse SIM no mercado de consumidores finais (não corporativos). Nunca deixou de ter interesse neste mercado. Porém ela reforça que o foco principal e seus maiores esforços seguem no mercado corporativo, pois é ali que tem expertise, talento e soluções únicas que a diferenciam da concorrência.

Um aspecto muito relevante nesta “dança das cadeiras” do mercado é a recente tendência de consumerização dos dispositivos, ou seja, o funcionário traz para a empresa o seu smartphone, notebook, etc. e o utiliza neste ambiente. A RIM sabe que há uma base muito grande de aparelhos da concorrência, notadamente Android e iPhone. E ela desenvolve uma inteligente solução para este cenário. O já existente BlackBerry Enterprise Server em conjunto com o BlackBerry Mobile Fusion (este disponível no segundo semestre) será também capaz de gerenciar a base de smartphones iOS (iPhones) e Android no ambiente corporativo. Dessa forma, com adoção da tecnologia BlackBerry aparelhos da marca e da concorrência podem ser administrados a partir de um ponto central único, com as políticas de segurança sendo aplicadas para toda a base de smartphones.

BlackBerry Mobile Fusion - Arquitetura (clique para ampliar)

Aliás este aspecto bipolar dos smartphones (pessoal e empresarial) recebe um aliado muito interessante. Para dispositivos BlackBerry a RIM traz a tecnologia BALANCE que é capaz de dividir ao meio o aparelho, sem quebrá-lo eu garanto! Assim todo uso corporativo fica sujeito às politicas de segurança do BB Enterprise Server, e-mail, uso de Internet, segurança, etc. E o lado pessoal do dispositivo é livre para fazer o que seu usuário desejar. É o melhor dos dois mundos. Segurança, aderência às políticas da empresa e liberdade total fora do ambiente corporativo. Desconheço outra solução ao menos semelhante.  Há um vídeo muito interessante que ilustra bem o conceito que os convido a assistir.

Mas para um consumidor ser de fato bem atendido por esta personalidade dual, seu aparelho tem que ser interessante o bastante para o uso pessoal também. Desde o lançamento da versão 6 do BlackBerry OS o lado “legal” do dispositivos vem sendo aprimorados. Mas verdade seja dita, para o uso apenas pessoal os dispositivos da BlackBerry ainda devem para seus concorrentes, seja aquele da fruta ou alguns outros. Por isso mesmo a posição da RIM vinha sendo questionada.  Teria perdido a “fórmula”? A resposta veio forte e tem o nome de BlackBerry 10!!


BlackBerry 10

É um passo audacioso da empresa. Ainda não é um produto pronto, nem o hardware nem o software. É uma versão “alpha”. Mas foi bastante mostrado e comentado no BlackBerry World 2012. Tamanho, perfil, peso, interface, tudo é diferente! Quebra paradigmas. O protótipo que manipulei em nada lembrava um tradicional Bold, Torch, Curve ou outro dispositivo de sua atual linha de smartphones.

BlackBerry 10 – formato e interface

O atual sistema operacional dos dispositivos é versão 7. De uma vez só pular para a versão 10  é um indicativo que a RIM quer ressaltar o grande salto e quebra de padrões com este lançamento. Ou seria apenas uma questão de numerologia, 10 sendo mais bonito que 8?? Não acredito nisso pelo que vi, é de fato um salto grande.

A primeira grande mudança ocorre no sistema operacional 10 que rompe com os padrões do passado e adota uma solução baseada no QNX, de uma empresa comprada pela RIM tempos atrás. O QNX não por acaso é também utilizado no Playbook, tablet da empresa. Para o usuário o que muda é que o novo sistema é “multitarefa real”, ou seja, de fato várias operações podem ser executadas ao mesmo tempo. Nos smartphones atuais ao sair de um aplicativo para o outro faz “congelar” o programa anterior. Às vezes isso não traz consequências, mas há situações que faz toda a diferença mantê-lo em execução. Agilidade e produtividade. E abre perspectivas para rodar tipos de programas bem mais sofisticados.

BlackBerry 10 – formato e interface

O dispositivo BB10 que tive acesso é essencialmente um PlayBook em miniatura. Mesmo sistema operacional, mesma resolução de tela (que confere uma qualidade incrível às imagens no smartphone). Há uma má notícia e uma boa notícia associada a esta mudança. A base de aplicações existentes para o Blackberries atuais não vão funcionar no BB10 (a menos que já tenham sido desenvolvidos em HTML 5).

Fui pego de surpresa com esta informação. Confesso que fiquei chocado. Mas ainda bem que o desinformado fora apenas eu. Os desenvolvedores da comunidade BlackBerry estavam atentos e captaram a mensagem sobre isso em meados de 2011. Também foram avisados de que todo software que eles desenvolvessem para o Playbook (lançado no passado) seria automaticamente compatível com uma futura geração de smartphones que a empresa iria lançar.

Neste curto período de existência o PlayBook vendeu um milhão de unidades, possivelmente boa parte para proprietários de dispositivos BlackBerry. Assim uma parte da comunidade de usuários já tem a experiência aproximada da próxima geração. Disse aproximada porque o BB10 terá uma interface profundamente modificada na qual a prioridade é o fluxo de informações e ações do usuário. Telas em cascata, toques leves ou secos ativam ou desativam novas telas com as informações necessárias e desejadas. Quanto ao teclado, isso merece uma explicação à parte. O modelo exibido continha um teclado virtual sensacional. Maior, configurável, com feed-back visual resultante ao pressionar uma tecla (a grande diferença entre o teclado real e virtual). Mas o teclado físico não será aposentado pela RIM. Segundo suas palavras eles têm o melhor teclado de smartphone de mercado e isso será mantido em certos modelos do futuro portfólio de dispositivos da família BB10.

BlackBerry 10 novo teclado virtual com feed back visual e auditivo

BlackBerry 10 – consolidação das mensagens – nova interface

Existe este vídeo que achei bem interessante mostrando alguns aspectos e características do BB10 que os convido a assistir.

BBM Experience

O sistema de mensagens instantâneas chamado BlackBerry Messenger, ou simplesmente BBM é um dos aplicativos mais populares desta plataforma. Existe faz muito tempo. Em princípio ele é semelhante a tantos outros mensageiros instantâneos como MSN, Yahoo Messenger, Skype, etc. Mas o que ele tem de diferente é o fato de funcionar apenas em aparelhos BlackBerry, ser totalmente gratuito (envio de mensagens sem custo de uso de dados ou SMS) e ter a opção de criar grupos de contatos.

BlackBerry Messenger

 Em alguns mercados o BBM foi tão largamente adotado que por si só foi motivo de ampliação de base instalada de BlackBerry. Isso aconteceu em alguns países da América Latina. No Brasil alguns “nichos” de usuários também foram cativados pelo BBM, notadamente alguns grupos de jovens e adolescentes. Curiosamente eu tenho um BlackBerry Bold 9700 encostado em casa (eu o utilizava até começar a usar um Torch 9800). Meu filho que tem 11 anos de idade passou seu “olho gordo” sobre meu Bold e me pediu para dar para ele, pois assim ele poderia falar sem custo com diversos amigos da escola!!

Eu mesmo usei moderadamente o BBM tempos atrás, mas sem grande frequência hoje em dia. ATÉ AGORA!!! Todos os jornalistas da América Latina receberam para uso no evento um BlackBerry Bold 9970 e um grupo de BBM foi criado contendo todos (22 pessoas entre jornalistas e assessoria de imprensa). FANTÁSTICA a interação, a experiência. Ninguém ficou perdido. Ninguém perdeu alguma apresentação importante. Achar alguém era muito simples. Recados coletivos, mudanças de agenda, horários, encontros para almoço... A despeito do uso “comum” de um mensageiro instantâneo eu consegui perceber, sentir por mim mesmo o valor de uma solução de comunicação em grupo como esta. Recados podem ser enviados para todos ou individualmente. Agradável e excelente experiência.

Bold 9790 – pequeno notável

Eu fui usuário de uma versão anterior do BlackBerry Bold em sua versão 9700. Relatei em 2010 esta experiência no texto “Perdendo o medo e adotando o smartphone BlackBerry Bold 9700”. Durante o BBW 2012, como falei antes, pudemos usar um aparelho para nos comunicarmos (BBM Experience) e este era o modelo mais novo da família Bold, o 9790. Quando olhado de frente ambos são muito parecidos. Mas há muitas diferenças. O 9790 é bem mais fino e leve. Tem processador com mais do dobro da velocidade de processamento. Vem com memória interna de 6 Gb (mais o slot para memória micro-SD). E fundamentalmente vem com um recurso que há dois anos eu já desejara. Ele é “touch” como tantos outros smartphones da empresa ou da concorrência. Eu pretendo fazer um teste mais aprofundado com este dispositivo e escrever sobre ele. Mesmo com uma tela que ocupa só metade de seu tamanho (outra parte é ocupada pelo ótimo teclado físico) a experiência de uso com Internet é bem boa, pois usando o intuitivo movimento de pinça na tela permite adequar rapidamente o tamanho dos textos para leitura. A mais que seu irmão mais velho 9700 o 9790 tem também WiFi padrão “n”, câmera de 5 MP, sistema operacional versão “7” (o mais atual).

 
BlackBerry Bold 9790

Aplicativos de alta responsabilidade – Segurança Pública

Há dois anos eu conversei com executivos da empresa TechNew de Brasília e eles estavam em processo de implantação e desenvolvimento de um sistema para o governo da Bahia, que estava em fase piloto. Este relato pode ser lido em “WES 2010 – entendendo o ecossistema BlackBerry”. No BBW 2012 pude novamente conversar sobre este assunto. O aplicativo está mais evoluído e o governo de Rondônia também está implantando algo semelhante.

A escolha dos dispositivos BlackBerry se deve a robustez do aparelho e exigências de segurança em várias camadas, usuário, senha, número serial do aparelho (lido pela aplicação), serial do chip (SIMCARD) e por fim a geolocalização (localização do aparelho usando o sistema).  O aplicativo permite checar identificações (54 mil pessoas checadas e 21 criminosos foragidos localizados), placas de carro, carteiras de motoristas (101 mil veículos verificados e descobertas 11 habilitações falsas). Também são registradas e classificadas ocorrências de tal forma que um mapa com as mesmas é criado dando uma visão de quais tipos de crime mais ocorrem em quais locais. Em um próximo passo uma aplicação de BI (Business Inteligence) será desenvolvida para analisar a fundo estes dados.

Aplicativo verificando ocorrências policiais

Tive a oportunidade de ser “checado” pela polícia de Salvador e vi com meus próprios olhos os meus dados (incluindo foto – da carteira de motorista) e dados do meu carro (consultado pela chapa) em questão de segundos. Ainda bem que não tinha multa e todos os impostos estavam pagos, senão iria passar vergonha!! Impressionante. O sistema também permite enviar aos policiais fotos de meliantes ou foragidos para uma operação de busca ou captura.

Em Rondônia já são 120 aparelhos BlackBerry em uso e na Bahia um pouco mais de 300. A solução desenvolvida pela TechNew está para ser apresentada e considerada como uma candiata a ser usada na Copa 2014 e Olimpíada 2016. Os respectivos organizadores destes eventos têm necessidade de uma ferramenta como esta e a solução de Rondônia e Bahia feita pela TechNew será considerada.

Conclusão

O mercado anda meio frenético nos últimos meses. Tanto em relação ao conjunto de participantes deste mercado como as perspectivas da RIM para os próximos meses. A RIM de fato experimentou certo decréscimo em sua participação em alguns segmentos. Considero este movimento como normal. Lembram-se da Apple na sua fase pré iPod? Era tida como uma empresa em decadência. Mas bastou encarar o mercado de outra forma, trazer um produto inovador que ela se tornou a gigante que é hoje.

A RIM fez uma guinada estratégica com sua plataforma PlayBook e o atual projeto do BlackBerry 10. Ambos compartilham em seu DNA o núcleo QNX, um sistema operacional para dispositivos móveis que é realmente multitarefa, robusto e usado em 60% das aplicações de automação da indústria automobilística (por essas virtudes foi adquirido pela RIM tempos atrás). A propósito os desenvolvedores da comunidade BlackBerry parecem ter abraçado esta mudança pois apenas no primeiro trimestre de 2012 há 240% a mais aplicações para o PlayBook, que rodarão no BB10.

Há alguns números exuberantes em relação à RIM que não podem ser desprezados. São 190 milhões de aparelhos no mundo, 55 milhões de usuários de BBM, 90% das empresas do FORTUNE 500 usam Blackberry, parceria com 653 operadoras de telefonia em 175 países. No Brasil 9 entre 10 maiores bancos usam aparelhos da RIM, bem como 9 entre 10 maiores empresas.

Sábio o ditado que diz “difícil chegar ao topo, mas mais difícil é permanecer lá”. Penso ser este o momento que vive a empresa. Poderia ter tomado algumas decisões antecipadamente, tem uma concorrência feroz e bastante competente, mas a empresa está seriamente comprometida a manter-se entre os líderes de mercado, crescer e ampliar sua participação. O BB10 é uma aposta muito alta nesta direção. A estratégia de compartilhar aplicativos com o PlayBook é ousada, mas muito coerente na minha opinião. Muitas pessoas saíram do BlackBerry World 2012 com o “DEV Alpha”, ou seja, um protótipo do BB10 para experimentação, testes e desenvolvimento de aplicações. O mercado é soberano e suas decisões são pragmáticas e irrefutáveis. O tempo dirá se este grande e competente esforço da RIM foi o bastante para capturar de novo os ventos que a levarão para uma situação privilegiada no mercado. Eu penso que sim, mas o mercado é que decidirá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário