segunda-feira, 28 de maio de 2012

Como ganhar dinheiro com uma botnet? O caso Flashback

Infecções, programas maliciosos, ameças virtuais são termos que passaram a fazer parte de nosso dia a dia. Quisera não fosse, mas eles entraram de vez na nossa vida. BOT é um termo estranho, mas resumidamente trata-se de um programa que escraviza um PC, dando total controle para quem criou ou disseminou (via spam/phishing) a ponto de gerar ataques massivos a sites, capturar dados do usuários, limpar sua conta bancária, etc. Mas a novidade contada pela Symantec no release abaixo é de cair o queixo. Trata-se do uso de BOTs como meio de publicidade. Como assim? As máquinas infectadas, que são MILHÕES no mundo passam a apresentar telas com propagandas das mais diversas e isso rende dinheiro aos criadores das redes BOT. É de uma cara de pau sem tamanho e um uso "legal" baseado em uma rede ilegalmente criada. Achei incrível esta história e por isso quis dividir com meus leitores do FXREVIEW.


Flavio Xandó





Como ganhar dinheiro com uma botnet? - o caso Flashback

Ataques cibernéticos que empregam robôs são mais sofisticados e populares atualmente.Brasil está entre os países com a porcentagem mais elevada de bots na América Latina.

Bot é um tipo de malware que dá ao invasor a possibilidade de assumir o controle do computador infectado e transformá-lo em um equipamento “zumbi”. De modo geral, os bots - também conhecidos como “robôs Web” - são parte de uma rede de máquinas infectadas chamada botnet, que é comumente composta por equipamentos localizados ao redor do mundo. Ao serem controlados, estes podem espalhar vírus, gerar spam e cometer outros tipos de crimes e fraudes, além de gerar dinheiro; como no caso Flashback.

Há alguns dias, a Symantec revelou que o Flashback estava gerando dinheiro para seus autores ao exibir anúncios nos computadores afetados. Após uma análise realizada em um período de três semanas sobre essa ameaça, a companhia observou que a botnet gerou mais de 10 milhões de anúncios nos computadores que foram afetados pelo código malicioso e aproximadamente 400.000 deles receberam pelo menos um clique dos usuários, o que pode ter gerado lucro de milhares de dólares.

Para mais informações sobre o potencial lucro por trás dessa atividade e o modus operandi, leia o blog da Symantec em www.symantec.com/connect/blogs/osxflashback-how-turn-your-botnet.

###

Entre os países com a porcentagem mais elevada de bots na América Latina estão Brasil, Argentina, Peru e Chile. Portanto, seguem algumas recomendações para manutenção dos equipamentos de sua empresa e de sua casa protegidos contra bots maliciosos:

  • Instale uma solução ou software de segurança abrangente
  • Atualize seu software com frequência e, de preferência, de modo automático
  • Intensifique as configurações de segurança do seu navegador
  • Limite os direitos do usuário quando estiver on-line
  • Nunca clique em arquivos anexos, a menos que possa verificar sua origem
  • Verifique se o seu equipamento possui as mais recentes versões do sistema operacional
  • Configure os parâmetros de segurança do seu computador para que sejam atualizados automaticamente, a fim de que tenha sempre os mais recentes patches do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário