quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

WD TV Live Plus, a solução simples e prática para seu Home Theater

Muitos anos atrás era o videocassete. Depois vieram o DVD, o Blu-ray e os filmes digitais. E para suportar esta nova era diversos produtos para gerenciar mídias digitais surgiram. Eu mesmo já testei diversos produtos assim. Mas esta última experiência foi de grande destaque. Adoro solução simples! E o WD TV Live Plus me cativou exatamente por isso. É fabricado pela empresa Western Digital, um tradicional fornecedor de soluções de armazenamento. 

A Western Digital dispõe de outros produtos para este segmento. Meu caro amigo e também colaborador do portal FORUMPCs, Wesley Moraes, escreveu um ótimo artigo sobre o WD TV live Hub. Trata-se do “mesmo produto” que eu testei, mas com recursos adicionais e com um disco rígido de 1 TB já incluído. Produto sensacional, texto muito bem escrito o qual recomendo a leitura. Porém o Wd TV Live Plus que eu testei me chamou a atenção exatamente por ser espartano e ter, no meu caso, tudo que eu precisava.


Características Gerais
WD TV Live Plus – visão frontal com USB lateral a mostra



WD TV Live Plus – visão traseira e lateral mostrando as duas USBs



WD TV Live Plus – visão do tamanho, na palma da mão

A forma de uso mais simples do WD TV Live Plus é: grave em um Pendrive USB o conteúdo que deseja visualizar na sua TV (LCD, Plasma, Led, etc.). Insira-o no conector do dispositivo e pronto. Ao ligar o aparelho um menu com opções de exibir fotos, filmes ou músicas aparece eassim são reproduzidos (ou tocadas no caso das músicas).

Caberia aqui uma explicação sobre os tipos de arquivos que são aceitos para reprodução. Digo caberia, pois é quase um preciosismo técnico, pois TUDO que tentei reproduzir deu certo. Dos populares MPEG2, MPEG4, WMV, AVI, H.264, AVCHD, até os menos comuns formatos VOB, MKV, M2TS, ISO, etc. Há ainda outros formatos suportados. Mas pela simplicidade deste aparelho, seu usuário não está tão preocupado com isso. O que importa é que todos os formatos populares são aceitos e é isso que interessa.

Eu falei em conectar um Pendrive USB, mas se o usuário quiser manter uma biblioteca de mídias e filmes mais extensa pode usar um HD externo (bem maior) conectado à USB do WD TV. Aliás, ele dispõe de 2 conectores USB diferentes para esta função, um na parte traseira e outro na lateral. Assim são duas origens de arquivos de mídia para serem reproduzidas. Na verdade existem mais alternativas de conexão do WD TV Live Plus, ilustradas na figura abaixo.


WD TV Live Plus – modelos de uso e conexões

Chama a atenção na figura acima INTERNET e NETWORK Computer. Como pode isso? Explicarei melhor ao apresentar em detalhes os conectores. Mas adianto que o WD TV tem uma interface de rede Ethernet. Poderia também ter rede WiFi, mas não tem. Pela rede Ethernet (cabeada) pode ser usado um aplicativo do YOUTUBE para visualização de vídeos online. Da mesma forma “Media Servers” podem ser acessados, como por exemplo, o Windows 7 Media Center e outros dispositivos de rede que compartilham vídeos (como alguns HDs de rede – NAS). Já são usos um pouco mais sofisticados. Do Pendrive USB até o uso de dispositivos de rede, tudo isso o diminuto WD TV faz.

Mas e como se conecta o WD TV Live Plus à TV? São três formas distintas, cada uma delas com suas características e qualidades.



  • Vídeo Composto: na figura abaixo no canto inferior direito, ao lado da interface de rede há o conector AV OUT. Usa-se um cabo que é igual aos dos antigos videocassetes, um conector vermelho (som), outro branco (som) e um amarelo (sinal de vídeo). Desta forma se obtém resolução 480p na TV, na prática é a resolução de DVD (720x480).
  • Vídeo Componente: na figura abaixo, ao lado do AV OUT há o conector Y PB PR, que usa também 3 cabos, um para cada componente de cor. Usa-se também o conector de AV, mas apenas para o som. Obtém-se até a resolução 1080i que é a usada em TV digital (1368x720) ou Full HD 1920x1080, mas “entrelaçado” (por isso o “i” de interlaced). Este “entrelaçado” é um tecnicismo não relevante para o usuário final. O importante é que se podem obter imagens em até 1920x1080 pixels.

  •  HDMI – é o tradicional e mais usado conector existente, presente em todas as TVs de alta definição. Pelo mesmo cabo trafegam som e vídeo em alta definição, ou seja, na resolução 1080p (1920x1080) em modo não entrelaçado (um pouco melhor que 1080i).

  • OPTICAL – é o conector para cabos de fibra ótica para enviar som no formato de alta qualidade e múltiplos canais como, por exemplo, o conhecido 5.1 para um aparelho que reproduza conteúdos com este tipo de som, como Home Theaters.


WD TV Live Plus – visão do painel de conexões


Na figura abaixo podem ser vistos todos os elementos do WD TV Live Plus, os cabos que o acompanha (vídeo composto e vídeo componente – não vem cabo HDMI), fonte de alimentação e controle remoto.


WD TV Live Plus – caixa e acessórios e cabos que o acompanha

Seu controle remoto é simples, como deve ser. Mas tem todas as funções necessárias. Um lembrete. É por ele que se usa o produto. Tudo é feito pelo diminuto controle. Basicamente ele tem as teclas de navegação (direita, esquerda, para cima e para baixo), a tecla de seleção (ENTER) e os comandos de avançar capítulos no vídeo ou avanço rápido (até 16x – poderia ser um pouco mais rápido). E a tecla OPTION que dá acesso à escolha de Áudio/Idioma e Legendas.



WD TV Live Plus – controle remoto

Em algumas poucas ocasiões é necessário efetuar digitações (Youtube, credenciais de acesso à rede, etc.) e isso é muito chato usando o controle remoto. É um “sobe-desce-OK” sem fim. Ainda mais porque o teclado virtual apresentado na tela é do tipo “abcdefghijklm...” e não o padrão que estamos habituados “qwerty”. É incrível, mas o teclado em ordem alfabética causa confusão para mim. Mas a Western Digital incluiu o suporte a teclado externo USB no dispositivo. Assim este problema é superado. Basta ter o WD TV conectado à Internet via cabo Ethernet e escolher a opção “Atualizar Dispositivo” que a versão mais recente do software é substituída no aparelho.

Na tela abaixo pode ser vista a operação de seleção de um filme. Enquanto não se pressiona a tecla OK uma “amostra” do filme é apresentada no quadro à direita da TV. Uma vez decidido qual filme se quer ver, clica-se no OK e a reprodução se inicia.

WD TV Live Plus em uso – escolha de filmes – veja no  canto o WD TV 

Usando o WD TV Live Plus de forma mais avançada

Eu tenho um hábito de muito tempo. Toda vez que compro um DVD eu faço uma imagem digital dele. Isso resulta em um arquivo ISO que pode ser gravado de volta em um DVD se necessário. É uma “neura” que tenho, mas que se revelou fantástica ao usar o WD TV. Acredite, ele também sabe ler um arquivo ISO como se estivesse lendo o próprio DVD!!

Se conseguisse conectá-lo na rede que tenho em minha casa seria capaz de encontrar as minhas pastas com meus filmes gravados. Mas na sala de minha casa não tenho ponto de rede. O que fazer??? Reconheço que eu “comi barriga” quando testei o WD LIVEWIRE, outro produto da Western Digital semanas atrás. Trata-se de um dispositivo que usa as tomadas de sua casa para levar o sinal de rede para qualquer lugar da casa. Também apresentei este produto em um vídeo no portal IT WEB. Tivesse eu ainda com o WD Livewire teria resolvido o problema da rede em minha casa. Mas já o tinha devolvido tive que dar outra solução. Inicialmente passei pelo chão da casa um cabo de 10 metros. Nada estético.

Na falta do WD Livewire, tive uma ideia! Já usara antes. Até escrevi um texto a respeito chamado “Levando sua rede sem fio para mais longe, fácil, fácil”. Resumidamente usando dois roteadores sem fio, que tenham função de repetição, um passa o sinal para o outro e por sua vez pluguei no WD TV Live Plus. SHOW!! Funcionou 100%. Inclusive com vídeo em alta definição, cujos arquivos têm vários Gigabytes e não poucas centenas de Megabytes. Estava montada a minha estação multimídia, conectada a todo o meu acervo de vídeos, DVDs comprado capturados, vídeos pessoais (produzidos por mim mesmo) e vídeos baixados da Internet. Tudo ao alcance de minha TV usando o singelo controle remoto do WD TV!!! Meu acervo de vídeos está dividido entre o meu computador pessoal (com Windows 7) e um NAS (dispositivo de armazenamento de rede) IOMEGA StorCenter ix2 (sobre o qual falarei em breve). E com esta solução tenho acesso a ambos os locais e a todos os vídeos.
Um último assunto a comentar é a capacidade de reprodução de LEGENDAS para os filmes. Habitualmente um filme pode ter legendas como arquivos à parte e há alguns formatos como SRT, ASS, SSA, SUB, SMI, etc. O WD TV Live Plus foi capaz de mostrar legendas em todos os filmes digitais que eu tenho, alguns inclusive que não foram reconhecidos pelo Play Station 3 da SONY (que também é um competente Media Player). Mas o WD TV não me deixou na mão em momento algum. Legendas presentes no arquivo digital ou à parte, todas foram apresentadas sem problemas!

Esta é para mim (para o meu particular caso) a “solução definitiva” para a minha sala. Prática, pequena, simples e também barata (pesquisei o preço na Internet e o achei sendo vendido por valores a partir de R$ 390). Suporta todos os formatos de arquivo que eu uso. Acessa minha rede. Tem interface bem construída e em português. O outro modelo testado pelo Wesley, o WD TV Live Hub é fantástico por ter o HD de 1 TB embutido. Mas o tamanho do WD TV Live Plus, simplicidade e eficácia me conquistaram. Como sugestão destaco apenas ele ter versão com rede WiFi (para não precisar de outra solução de rede como par de roteadores sem fio ou WD Livewire) e mais velocidade no avanço rápido dos filmes (16x é pouco quando se quer pular um trecho grande do filme).


WD TV Live Plus – dispositivo e controle remoto


Mais detalhes podem ser vistos na página oficial do produto no site do fabricante.

49 comentários:

  1. A tempo estava de olho em um desse, acho que chegou a hora!

    Como já disse em outro artigo, tenho um NAS que acesso por \\storage\home$, consigo acessar um endereço desse tipo por ele?

    ResponderExcluir
  2. E uma observação, vendo nos acessórios do produto http://wdc.com/en/products/products.aspx?id=320#tab5 contem USB Wireless Adapter levando a crer que com a atualização de Firm ou Soft, como vc fez, ele suporte a Wireless, até a de 300mbps.

    Se tiver um USB Wireless disponível poderia testa-la.

    Só não sei se qualquer um vai funcionar por causa dos drivers, mas acredito que os mais conhecidos funcionem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.youtube.com/watch?v=MdNow-kn98o

      Excluir
  3. Ólá Flávio,
    Só fiquei sentindo falta na avaliação do recurso que considero o melhor feature neste aparelho (pois convenhamos, 95% das TVs Led a venda no mercado possuem recursos de reprodução de mídias por HD Ext., Pendrive, Rede, Internet, etc.), senti falta da avaliação do Netflix, que apesar de disponível no Brasil são poucas as TVs que possuam nativamente suporte a "locadoras on-line" como o Netflix.
    Teria como você testar?

    ResponderExcluir
  4. Caro Ronan obrigado por sua participação. SIM você pode acessar um compartilhamento de rede. É exatamente isso que eu faço usando um PC com Windows 7 e um NAS.

    Sobre uso de WiFi achei ótimo existir este acessório. Eu tenho dois WiFi USB em casa. Testei com os dois e eles não foram reconhecidos. Deve ter uma versão própria para isso. Ótima dica. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Caro Anônimo, sua resposta com o vídeo do Youtube foi ótima!! Mostra que de fato usando o adaptador certo funciona!! Ótimo!! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Caro Cloud, super obrigado por suas observações. Nem toda TV tem este recurso de forma prática e funcional como o WD TV. Acho que não são 95%. É menos. A minha tem 2 anos e só mostra fotos pela USB. Uma mais nova funciona, mas é péssima com as legendas e não suporta imagens ISO... Enfim o WD reúne uma pequena caixinha um monte de funcionalidades desejáveis.

    Quanto ao NETFLIX, das aplicações online eu testei apenas o YOUTUBE com grande satisfação. Não tenho conta no NETFLIX e por isso não pude testar. Mas a ideia é boa. Vou tentar fazer antes de devolver o produto. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Xandó, por mais um bom artigo.
    Eu estou interessadissimo em um media player desses.
    Tanto pela alta compatibilidade com varios formatos de vídeos, e mais ainda pelo suporte a varios tipos de legendas externas, principalmente .srt.
    Ja testei alguns aparelhos com DLNA (TVs e players blu-ray), e sempre tem alguma incompatibilidade, principalmente com legendas e muitas vzs com o som.
    Alguns videos que rodam perfeitamente em meus PCs, ou não rodam ou rodam com algum problema: não exibem as legendas, ou o som, ou rodam com o som distorcido, e em alguns casos é o video que não é exibido ou roda com erros, tanto via DLNA, quanto plugados via USB. Tem se que dar "sorte" de o arquivo está completamente no formato suportado pelos aparelhos/softwares.
    Esse WDTV Live Plus, parece não apresentar esses problemas citados.
    Sabe me dizer se ele roda filmes em 3D no formato SBS [side by side; (lado a lado)]? Não digo nem converter/juntar as imagens 3D SBS antes de jogar para a TV, mas enviar com a tela dividida mesmo para a TV, pois as TVs conseguem ela mesma converter/juntar a imagem, possibilitando ver em 3D com o uso dos oculos adequados. Ao menos as LG LW5700 Cinema 3D, com oculos passivos, faz isso. Eu ja testei um video em 3D SBS, gravado um disco de DVD dupla camada e a imagem que surge duplicada uma ao lado da outra, pode ser convertida/unida para assistir em 3D perfeitamente,usando os recursos da TV para isso (e com os oculos passivos fornecidos, obviamente).

    ResponderExcluir
  8. Caro William, obrigado por participar das discussões!!
    De fato o WD TV Live plus me conquistou pela simplicidade e pela compatibilidade com formatos, legendas, som, etc. Até agora nenhuma surpresa desagradável.
    Quanto a filmes em 3D, não testei. Pena!!! Eu também fiquei muito curioso em relação a isto!! Vou ver se acesso algum filme assim, embora minha TV não seja 3D :-( Abs

    ResponderExcluir
  9. José Augusto de Oliveira Jr.27 de março de 2012 às 14:48

    Faz uma semana que venho pesquisando sobre o WD TV Live Plus e ele realmente me cativou. Só não comprei ainda porque estou com uma dúvida que talvez vcs possam me ajudar.

    Como preciso comprar uma TV nova, será que não existe uma TV mais recente com as mesmas funcionalidades do WD TV? Ou realmente vale a pena comprar o WD TV?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Oi José Augusto, obrigado por seu comentário!!

    Eu recém comprei uma SMART TV da AOC. Ela tem suporte a pendrive, rede via Ethernet e sem fio (adaptador opcional). Ela grava programas da TV (não do cabo) em um HD USB plugado nela, toca filmes diversos, etc. Mas não aceita todos os formatos aceitos pelo WD TV e não resolve bem as LEGENDAS que quando tocadas a partir de USB funcionam, mas as cores não têm muito contraste (não tão fáceis de ler) e quando tocado o filme pela rede, vindos de um Media Server, as legendas são ignoradas.

    Pode até ser que exista uma TV com mais recursos. Difícil saber pois o vendedor da loja jamais vai ter todas as informações. Eu ainda sou mais o WD TV como um complemento muito desejável.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá, vc sabe me dizer se grava conteúdo da TV?

    ResponderExcluir
  12. Ele reproduz arquivos com proteção cinavia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gabjos, não testei nada nessa situação, pena não poder te ajudar.

      Excluir
  13. Olá, só uma dúvida: quando o WDTV lê arquivos de vídeo pela rede (Wi-fi ou cabeada), as legendas precisam estar embutidas no vídeo ou podem estar separadas? Obrigado e parabéns pelo review! Ultraman90 (usuário Fórum PC's).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ultramango90 eu uso pelo WiFi com as legendas separadas, numa boa. Uso acessando um compartilhamento de rede e não como Midia Server.

      Excluir
    2. Ok, muito obrigado! O meu deve chegar na semana que vem. Abs.

      Excluir
    3. Legal!! Depois conta como foi sua experiência com ele!!
      Obrigado pela participação!!
      Abraços

      Excluir
    4. Olá, após alguns meses de uso tenho de dizer que há pouco (ou quase nada) o que reclamar do WDTV. Depois de vários filmes e formatos, inclusive .mkv com múltiplas faixas de áudio e .m2ts, só não rodou um arquivo .mp4 com áudio AAC. O acesso à internet funciona normalmente pelo Wi-Fi, mas não consegui acessar uma pasta compartilhada (uso Windows 7 Ultimate x64). Esse recurso não me fez falta até então. Ah, aproveito para lamentar o fim do Fórum PC's. Não participava das discussões, mas acessava pelo menos três vezes por dia. Abs, Ultraman90.

      Excluir
    5. Caro amigo Ultramang90muito obrigado por seu depoimento. Bom ter uma confirmação ou mesmo contraponto de algum teste que faço!!
      Estou realmente triste com o fim do FORUMPCs ( http://www.fxreview.com.br/2012/12/forumpcs-o-fim-de-uma-era-e-que-era.html ) , obrigado por sua solidariedade!! Mas não deixe de aparecer por aqui no FXREVIEW e no meu futuroi espaço no ITWEB.com.br . Abraços

      Excluir
  14. Estava pesquisando por um aparelho como esse para a TV que os meus pais usam, uma LCD já velhinha. Para quem tem uma TV sem esses recursos (as chamadas Smart TV), acho que esse dispositivo é fundamental.

    Respondendo ao amigo que tinha dúvida sobre TVs com esses recursos, tenho uma Samsung Led 40" (D5500), comprada em dezembro/2011 que faz tudinho que o WD TV promete fazer. Executo qualquer arquivo direto do meu PC por meio da rede cabeada e não tenho o que reclamar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo boa dica essa. COm a TV certa dá para ter um aparelho só e quem não tem pode usar uma solução como o WD TV!! Abs

      Excluir
  15. Estou tentando assitir um filme em 3D com legenda e a extensão é .ass a imagem é excelente em 3D porem quando pede para colocar a legenda o aprelho trava. Alquem sabe o motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo eu não passei por esta situação, mas sugiro que você tente fazer uma atualização do equipamento. Conecte o cabo Ethernet em uma rede com Internet e nos menus vai encontrar a opção de atualização do aparelho. É algo que vale a pena tentar.

      Excluir
  16. Parabéns ao autor do post, muito bem feito e explicativo. Nota 10.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo seu post!!!!

    Favor informar qual o roteador foi utilizado ????

    Qual a taxa de transferência dos roteadores ????

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo obrigado por suas palavras!!
      USei um par de roteadores NETGEAR R300, embora vários outros roteadores da marca têm o recurso de repetidor, funcionando na velocidade (nominal) de 150 Mbps

      Excluir
  18. Olá. Meu WD TV Live resolveu de ontem para hoje não ler arquivo nenhum. Consigo acessar o menu e as pastas, mas quando tento acessar meus filmes (maioria mkv) fica aquela rodinha rodando na tela e nada de aparecer outra coisa. Será que devo considerá-lo morto? Acrescento que ele ficava ligado boa parte do dia, pois meu filho gosta muito de ver os desenhos animados, e reparei que ele esquentava bastante. Porém quando não estava em uso eu desligava pelo controle remoto (continuava ligado na fonte e o HDMI), mas percebi também que não esfriava por completo. Enfim alguém tem alguma dica, ou diagnóstico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jeferson eu sugiro que o desligue da tomada por algum tempo (um dia) e tente novamente. Tenho um WD TL há ano e meio e está ótimo até agora. Se não resolver, tente acionar a garantia ou assistência técnica da WD no Brasil. Abs

      Excluir
  19. Boa tarde.
    Desejo adquirir esse aparelho, mas minhas televisões em casa são antigas, pelo menos 10 anos (sem saída HDMI) tem como conectar esse aparelhinho nelas, agradeço resposta.

    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas!! O WD TV LIVE Plus tem adaptador e cabos para ligar em saída de video composto (RCA) que existem nas TVs mais antigas. Abs

      Excluir
  20. Roda em Tvs Sony Bravia Led??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo, roda em qualquer TV com entrada HDMI.

      Excluir
    2. Obrigado, é que fiquei com medo de rolar a incompatibilidade, pois a SONY é chata em alguns quesitos. Mas posso comprar sem medo entao?

      Excluir
    3. Sony tem formas alternativas de conexão como DLNA, etc. Mas tem entrada HDMI compatível com o WDTV e tantos outros Media Centers.
      Se quiser ter total certeza pergunte para o vendedor se tem conexão HDMI, duvido que não tenha.

      Excluir
  21. bons dias eu tenho uma box dessas mas preciso da actualizaçao alguem me pode ajudar meu mail e edubasten1982@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edu. O WD TV Live tem nos seus menus uma opção de atualização pela Internet. Conecte um cabo Ethernet no WD TV, assim ele estará na Internet e nos menus de configuração tem a opção de atualização. Eu já fiz duas vezes no meu...

      Excluir
  22. Thiago:
    Qual é a banda necessária para ele carregar os arquivos de boa? Pois com 1mb ele fica um pouco lento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso o meu WDTV com uma rede sem fio padrão "N" de 150 Mbps e consigo ver filmes em 1080p gravados em um servidor e funciona muito bem.

      Excluir
  23. Tenho o WD TV LIVE PLUS ha muito tempo. Realmente é tudo isso que já disseram. Estou chateado porque espetei um pendrive num F38 da Azamerica e, quando ainda piscando meu filho retirou-o sem acionar o modo de segurança. Depois disso, espetei o mesmo pendrive no WD e, por algum motivo queimou a saida HDMI do WD. Se alguém souber como posso resolver esse problema, haja visto não conhecer nenhuma assistencia tecnica, ficarei imensamente agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Nenem isso foi uma fatalidade e tanto. Até fico em dúvida se a HDMI ter queimado tem a ver com a retirada do pendrive, mas aconteceu. A WD tem presença no Brasil, pois foram eles que me emprestaram inicialmente o produto.

      Excluir
  24. http://livehd.esy.es/ Series & Videos Online

    ResponderExcluir
  25. Olá amigo...por acaso vc sabe aonde posso comprar apenas o controle do wdtv? tentei pelo ebay, mas não deu certo...

    ResponderExcluir
  26. Olá amigo...por acaso vc sabe aonde posso comprar apenas o controle do wdtv? tentei pelo ebay, mas não deu certo...

    ResponderExcluir
  27. Olá! Gostaria de saber se é possível usar um adaptador WIFI com o WDTV Live Plus? Tentei o modelo TPLink 821N, mas não funcionou.

    ResponderExcluir
  28. Olá! Adquiri um WDTVLIVE 2012 e não consigo fazer login e senha no youtube da erro em ambas. Parece que foi ligado mas que o aparelho só reconhece esse logín e senha fantasma. E uma impressão que tenho.

    ResponderExcluir
  29. Ola posso usar ele somente para sintonizar canais?

    ResponderExcluir