terça-feira, 22 de novembro de 2011

HP ePrint uma ideia simples e genial – imprimindo via email e WiFi

Já dizia o ditado ”uma boa ideia é uma ideia simples”. Ainda melhor de cria soluções inovadoras. A HP realizou em 22 de novembro o seu evento anual PRINT EXPERIENCE também denominado “Big Bang” (pelo volume de lançamentos). 

Anualmente presenciamos evoluções e progressos em diversas áreas. Maior eficiência de impressão, cores mais e mais reais, recursos de conectividade (como WiFi por exemplo)... Mas a despeito da grande linha de impressoras que foi apresentada, quero introduzir um conceito, um recurso que não conhecia. Falo do Hp ePrint.

Imagine-se em algum lugar incrível e quer compartilhar suas percepções e emoções com alguém. Ou alternativamente precisa enviar um documento para alguém e está sem scanner. O que fazer? Agora nada mais fácil. Pegue seu smartphone, tire uma foto e mande um email para a sua impressora. Este é o conceito do HP ePrint, recurso incluído em alguns modelos da linha nova de impressas da HP. Veja a foto abaixo. Trata-se de uma HP Photosmart com este novo recurso.

           HP Photosmart com o recurso ePrint - foto tirado com meu celular

A propósito esta foto foi tirada com meu Blackberry. Precisava testar este recurso. Enviei e-mail para hpbigbang1@hpeprint.com. Um ou dois minutos depois se iniciou o processo de impressão. E isto resultou na foto abaixo. Observe, a própria impressora a foto da mesma.

           HP Photosmart com recurso ePrint com a sua própria foto impressa por ela mesma

Claro que após presenciar esta cena eu quis esmiuçar e entender melhor a tecnologia por trás disso tudo. E vou contar para vocês. Tudo começa com uma impressora com recurso WiFi, algo que não é novidade. Mas segundo o representante da HP, este impressora ao ser ligada, em seu painel LCD touch aparece um endereço de e-mail padrão, algo como w12tg21@hpeprit.com Em seguida o usuário de posse desta informação, entra no site da HP e faz o registro do mesmo. Há a opção de escolher outro endereço alternativo, mais fácil de ser lembrado, algo como flaviocasa@hpeprint.com . PRONTO. Não há nada a configurar na impressora, salvo conectá-la à rede sem fio de sua casa ou escritório.

Em passado recente a impressora já era capaz de se associar a uma rede sem fio. Mas fazia isso para que fosse usada localmente. Agora a impressora ganhou alguns neurônios a mais. Agora ela pode ser acessada por qualquer local do mundo. Este é o mérito desta ideia.

Mas e a segurança? Sua impressora pode ser “aberta”, ou seja, qualquer pessoa que tem o especial endereço de e-mail pode usá-la remotamente. Mas você pode criar uma lista de até 500 remetentes autorizados a enviar impressões para seu dispositivo. Isso impede que aquele seu amigo mais brincalhão (e as vezes inconveniente) mande alguma foto constrangedora para a sua casa!!

Claro que alguns podem contestar a utilidade deste recurso. Podem achar que é melhor enviar a foto por e-mail para um computador e lá fazer uso do arquivo de imagem. Porém há situações que esta impressão “imediata” via foto e via endereço eletrônico é insubstituível. Seja pelo lado lúdico com pelo aspecto de resolver uma situação crítica. Meu amigo e também jornalista Rafael Rigues, também presente neste evento, teve uma sacada muito interessante. Ele batizou o recuros ePrint de “um fax moderno”. Acho que ele explicou bem o conceito com esta interessante imagem.

O próprio mercado sinaliza que há hoje em dia 10 vezes mais conteúdo digital e 3 vezes mais impressão que anos atrás. Assim se em algum momento alguém previu que a impressão de documentos e fotos decresceria até minguar, este se enganou bastante. É fato que o volume de impressão cresce menos que o volume de dados digitais gerados

Em resumo, é prazeroso para mim, que vivo este segmento de tecnologia, ver surgir novas soluções assim. Simples, inovadora e de real utilidade. Porque ninguém pensou nisso antes? Não sei responder, mas a HP pensou e trouxe para seus clientes. Percebam que há uma infraestrutura forte e ao mesmo tempo invisível para o usuário final. Há na nuvem um servidor de email da HP, que registra os e-mails, permite alterá-lo para outro mais simples, mantém “listas brancas” (somente quem pode imprimir na sua impressor) e a inteligência da impressora para capturar estes e-mails e proceder seu registo em papel. Há uma camada de serviço nos bastidores deste recurso, outra área na qual a HP está presente (no segmento corporativo). Enfim, ideias simples são as mais interessantes e por muitas vezes geniais, como esta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário