domingo, 6 de novembro de 2011

Blackberry Collaboration Forum 2011 e novos produtos

Muitas novidades vindas dos lados da Blackberry/RIM. Aconteceu na cidade de São Paulo no dia 25 de outubro o BlackBerry Collaboration Forum 2011.  O evento é promovido pela Research In Motion (RIM), empresa responsável pela solução BlackBerry®. Este Forum já aconteceu na Argentina, Chile, Colômbia e México, reuniu mais de mil profissionais para conhecer, debater e aprimorar-se na solução BlackBerry e tudo que a plataforma oferece para usuários, empresas e desenvolvedores.

Na ocasião do Collaboration Forum alguns novos modelos foram lançados, e ainda repercutia a chegada dias atrás do Playbook, o tablet da RIM. Seguem abaixo o resumo destes lançamentos.

PlayBook
: O tablete BlackBerry PlayBook, lançado na semana anterior é uma das presenças mais concorridas. Trata-se de um tablet, “similar” a outros que já existem no mercado, mas com uma proposta um pouco diferente e com características próprias. O PlayBook tem tela de 7 polegadas (um pouco menor que iPad) e similar no tamanho ao Samsung Galaxy. Não dispõe (por opção de projeto) de soquete para chip 3G, pois segundo a RIM seu modelo de uso é essencialmente conectado a uma rede Wi-Fi (padrões b, g ou n). Dispõe de um processador dual (dois núcleos) de 1.0 Ghz, que permite que seu sistema operacional (QNX) seja multitarefa de verdade. Tem saída HDMI para reprodução de vídeos em fullHD (1080p) em monitores ou TVs externas. Tem uma câmera frontal de 3 MP e uma câmera traseira de 5 MP. Armazenamento interno de 16, 32 ou 64 GB (dependendo do modelo). O suporte a HTML 5 permite que novas e criativas aplicações possam ser usadas no dispositivo. Ainda conta com GPS, acelerômetro, sensor de movimento em 6 eixos e bússola digital (magnetômetro).

Blackberry Playbook

Várias empresas brasileiras já apresentaram aplicativos para o Playbook como por exemplo BRADESCO (Internet banking mais aprimorado), CINEMARK (programação, compra de ingressos e por geolocalização indica cinemas e filmes próximos), ÉPOCA (acesso ao conteúdo da revista), EXAME (acesso ao conteúdo e informações em tempo real), O ESTADO DE SÃO PAULO (leitura integral do jornal com navegação aprimorada e inovadora – linear ou não linear), PLACAR UOL (acesso a informações esportivas atuais, históricas sobre jogadores, equipes, etc.), SONORA (acesso ao acervo de mais de 3 milhões de músicas, acesso às “rádios virtuais”, notícias sobre lançamentos, etc.) e SURFVOTE (acompanhamento do circuito mundial de surf, notícias, palpites, interatividade).
















                               Blackberry Playbook

Bold 9900 : O Bold é considerado por muitos ainda hoje como o melhor e mais fiel dos Blackberries. Este é a evolução do ótimo Bold 9700 lançado no começo de 2010. Tem o mais aclamado teclado por sua ergonomia e eficiência. Mas agora além do avanço no hardware (processador mais veloz de 1.2 Ghz), gravação de vídeo em HD,  e novo sistema operacional (BB 7) o já famoso BOLD também é touch como seu “primo” o modelo Torch. É o mais fino smartphone BlackBerry lançado até hoje (com apenas 10.5mm de espessura) e é o primeiro a oferecer a perfeita união entre o teclado e uma tela sensível ao toque totalmente integrados ao design da família BlackBerry Bold. Também é o primeiro Blackberry a suportar NFC (Near Field Communications), uma nova tecnologia que permite diversos novos recursos, incluindo a habilidade de emparelhar acessórios ou ler tags de um SmartPoster com uma leve batida do smartphone. Com destaque para seu bonito design, é composto por materiais de qualidade que incluem uma moldura de aço inoxidável escovado que dá uma aspecto bonito e refinado.


Novo Blackberry Bold 9900


Torch 9860 : A família Torch, já consagrada pelo Torch 9800, ganhou agora o modelo 9860 que se destina àquelas pessoas que desejam especialmente três atributos : uma área ainda maior de tela, dispositivo totalmente touch (sem teclado) e por conseguinte mais fino e leve. O Torch 9860 oferece uma experiência rápida e fluida em um novo design totalmente sensível ao toque. Dispõe de uma confortável tela de 3.7”, a maior já encontrada em um smartphone BlackBerry, o novo Torch 9860 é otimizado para exibir páginas web, fotos, vídeos e jogos, além de oferecer a experiência de comunicação e colaboração em tempo real usada por milhões de usuários de smartphones BlackBerry em todo o mundo.

Blackberry Torch 9860



Blackberry Torch 9860


Curve 9360: A família Curve sempre foi a “porta de entrada” para o mundo Blackberry, o modelo mais simples e acessível. Ainda associado a este conceito, o novo Curve 9360 traz evoluções sensíveis, progressos consideráveis em relação às versões anteriores. Ele é fino, elegante e bonito. Dispõe de confortável teclado para digitação rápida e precisa e com um trackpad óptico para navegação fácil com uma mão (não é touch). Suporte a GPS e WiFi também estão inclusos, bem como uma câmera com flash de 5MP que também grava vídeos que podem ser compartilhados nas redes sociais. O espaço para cartão microSD/SDHC suporta cartões de memória com até 32GB para armazenamento adicional.  Além de suportar o novo sistema operacional BlackBerry 7, o 9360 traz uma gama de melhorias de hardware que incluem processador e display novos, mais memória e suporte nativo a NFC (Near Field Communications). Só para chamar a atenção, o Torch 9800 (topo da geração anterior) tem processador de 620 Mhz enquanto que o do Curve atual tem 800 Mhz.


Blackberry Curve 9360




Novos modelos Blackberry – comparativo dos aparelhos lançados


Blackberry 7 : é a nova versão do sistema operacional da RIM para seus smartphones Blackberry. São muitas inovações, a começar pelo avançado browser WebKit qur conta com as melhorias no hardware. É possível oferecer uma experiência web muito mais veloz e eficaz. Melhorias adicionais a essa nova geração de browser BlackBerry também otimizaram os comandos de zoom e mover a tela (panning) para uma navegação mais suave e uma performance otimizada para HTML5 oferecendo ótimas experiências com jogos e vídeo. Inclui a nova versão do BBM™ (BlackBerry Messenger), que agora possibilita uma experiência BBM em tempo real integrada a diversos outros aplicativos. Há uma nova versão da ferramenta de Feeds Sociais. Abrange agora atualizações de mídia, podcasts e favoritos em uma visão “tudo em um”. O novo aplicativo Facebook para smartphones BlackBerry (2.0) traz a integração do chat do Facebook com o BBM que permite que os usuários se conectem mais facilmente com seus amigos, em tempo real.

Há diversos outros aplicativos pré-carregados e com funcionalidades integradas para aumentar a produtividade e a colaboração. A versão Premium do Documents To Go agora é oferecida gratuitamente e permite que os usuários tenham ao alcance das mãos poderosos recursos de edição de documentos, além de um visualizador de documentos PDF. O BlackBerry Protect (pré-carregado) para que os usuários fiquem tranquilos pois todos seus dados pessoais poderão estar em um backup e seguros na nuvem. O BlackBerry Balance passa a ser integrado com o BlackBerry 7, permitindo que os usuários aproveitem totalmente os recursos da solução BlackBerry tanto no trabalho quanto na vida pessoal, sem comprometer as necessidades dos departamentos de TI por recursos avançados de segurança e controles de TI. Além disso conta com capacidade de pesquisa universal que foi aperfeiçoada e passa a suportar buscas via comando de voz para que os usuários possam simplesmente dizer o que procuram para começar a pesquisar pela informação em seu dispositivo e na Internet.

NFC:  Foi citado que os modelos Bold 9900 e Curve 9360 contam com a tecnologia NFC (Near Field Communications). Este tipo de recurso habilita o uso destes dispositivos para aplicações novas e interessantes. A propósito estes dois dispositivos são dos dois primeiros aparelhos do mundo com SIM card a receber a certificação Mastercard  Paypass.

Isto permite que os usuários aproveitem os smartphones BlackBerry certificados para pagamentos com tecnologia NFC, que está crescendo no mundo. A France Telecom-Orange acredita que a tecnologia móvel NFC pode revolucionar o mercado móvel ao aumentar a conexão entre mundo real e mundo digital. A France Telecom–Orange é a primeira operadora do mundo a realizar o lançamento comercial do NFC em dois países (Reino Unido e França), com testes em andamento em diversos mercados europeus.

Em resumo, com o crescimento desta tecnologia os dispositivos da Blackberry podem ser usados como meio de pagamentos eletrônicos, usando o recurso de “proximidade” do dispositivo. E com a certificação pela Mastercard Paypass mais um largo passo foi dado nesta direção.

Uma ótima conversa sobre os aplicativos

Tive a oportunidade de conversar com Angel Aldana, Gerente de Alianças para a América Latina. Angel esclareceu bastante alguns pontos que eram nebulosos para mim. Em relação aos aplicativos, como ficam os smartphones e o recém lançado PlayBook? Eu pensava que o Playbook fosse um “blackberry grande”, mas isso não é verdade. Angel me fez lembrar que enquanto os smartphones usam um ambiente de desenvolvimento baseado no Java, o Playbook usa uma plataforma diferente, o QNX, de uma empresa comprada pela RIM há algum tempo. Assim neste momento os aplicativos de uma família não rodam na outra.

Angel Aldana -
Gerente de Alianças para América Latina

Isso me pareceu estranho, pois já existe uma larga base de aplicativos para Blackberies. Mas segundo Angel o fato importante é que o Playbook é um dispositivo bastante diferente. É maior, tem um modelo de uso distinto. Ele me explicou que neste momento o Playbook não tem slot para simcard 3G. Assim ele acessa Internet por meio de rede WiFi apenas. Na verdade se seu proprietário dispuser de um smartphone Blackberry o detentor de um Playbook pode se conectar via bluetooth e usar (sem custo adicional da operadora) a conexão à Internet do mesmo. Outra forma é usar a função “tethering” de outros smartphones (uso do aparelho como ponto de acesso WiFi), mas dessa forma sujeito às políticas de cobrança (ou não) das mesmas.

Angel lembrou-me da compatibilidade do Playbook com Adobe Flash Player e da existência de aplicativo Cytrix que transforma o tablet em um terminal para um PC corporativo, permitindo trazer o “desktop” do funcionário para seu dispositivo móvel para uso remoto.

Um ponto bastante importante são as funcionalidades de controle e administração presentes na plataforma da RIM. O Já consagrado BES (Blackberry Enterprise Server) e sua versão Express (gratuita), já permitem que empresas tomem conta de seu parque instalado de smartphones. A versão Express conta com 75 políticas de controle e segurança enquanto o BES “integral” (pago) conta com  mais de 300 políticas. Novidade agora é a presença do “BALANCE”, nova vertente de administração presente no BES que permite estender a administração para outras funções como calendário, e-mail, contatos e aplicações da empresa.

Os números da RIM são impressionantes. São mais de 70 milhões de usuários no mundo. São 600 parceiros mundiais presentes em mais de 175 países. E seu maior sucesso em termos de aplicativo é o BBM (BlackBerry Messenger- vem com o aparelho) que é usado por mais de 40 milhões de pessoas. A concorrência no mercado de dispositivos móveis é imensa e feroz. A RIM tem forte presença e larga base instalada. Mas precisa seguir neste ritmo intenso de pesquisa e desenvolvimento para manter-se no topo da inovação, sustentar e fazer crescer ainda mais esta base de clientes e usuários.

6 comentários:

  1. Esse blog é pago, patrocinado ou algo do tipo? Pergunto porque só vi o autor "encher a bola" da RIM, sem nenhuma pesquisa de mercado, apenas descrevendo números que a própria RIM passou.

    A RIM não está indo bem assim não. Duas matérias investigativas provam isso e estão nos links que deixo aqui embaixo. São dados de pesquisa e análise de mercado:

    Wall Street Journal: http://online.wsj.com/article/SB10001424052702303816504577313432475774656.html

    Computerworld: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2012/03/30/receita-da-rim-cai-e-ceo-considera-licenciar-software-da-empresa/

    ResponderExcluir
  2. Caro Mauro muito obrigado por sua participação nos comentários do meu blog.

    Se você olhar bem, procurar em todo canto do blog não vai achar patrocínio algum Se olhar com mais calma a data do texto verá que tem quase 6 meses, uma época na qual a RIM não vinha sendo tão questionada.

    Toda empresa passa por bons e maus momentos. A RIM está se reinventando pois apenas o lado corporativo dos blackberries não estão sendo suficientes para manter sua lucratividade. Por isso explora hoje em dia também o lado "pessoa física" e os tablets com seu Playbook.

    Mauro não tenho obrigação NENHUMA de fazer uma pesquisa de mercado a cada texto que eu escrevo. Este texto é um relato do que observei, vi e ouvi no referido evento (Collaboration Forum).

    Um blog é um espaço de OPINIÃO. Se você não concorda com a minha está convidado a discutir em bom nível, sem insinuações infundadas. Se mesmo assim, após franco diálogo continuar insatisfeito apenas não visite mais este espaço. Antes de tomar esta decisão eu apenas o convido a ler outros textos e ver que não nada de PARCIAL aqui. São apenas RELATOS, NOTÍCIAS e OPINIÕES que dou sobre os assuntos.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe, nao insunei nada. Justamente o que não gostei foi o fato de não haver opinião nenhuma. Foram apenas publicados aqui os dados que a RIM passou no evento (como disse em meu comentário anterior). Portanto não existe opinião em seu texto e apenas transcrição de falas de porta-vozes e textos da RIM. E por isso perguntei se o texto era pago.

    Mas eu peço desculpas porque não vi a data. É verdade que as matérias que eu citei que falam sobre as dificuldades da RIM são recentes e o evento tem quase seis meses.

    Mas deixo aqui minha sugestão para o blog ser mais crítico e não apenas transcrição do que as empresas dizem. Quando lemos algo gostamos de ver os dois lados. Para ler institucional eu vou ao site da empresa.

    ResponderExcluir
  4. Mauro eu entendo e aceito sua crítica. Na minha visita ao Blackberry Collaboration Forum tive apenas contatos com porta vozes e eu os entrevistei ou conversei com eles apenas e passei as informações para a frente.

    Tempos depois testei o PLaybook onde citei pontos positivos e negativos.

    O BLOG tem vários "momentos". Trago notícias que me são enviadas e que julgo interessante. Muitas vezes faço o meu comentário pessoal sobre o tema. Algumas vezes testo produtos e nestes casos é opinião pura.

    Agradeço sua participação e sugestão. Sendo uma pessoa crítica e com nível alto de exigência, é o tipo de leitor que prezo e desejo!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Flavio, boa tarde.

    Pretendo adquirir um tablet abaixo de R$1000,, mas estou em duvida entre os seguintes modelos:

    Tablet Samsung Galaxy Tab 2 7.0 P3110 Wi-Fi com Display 7" Full Touch, Processador de 1GHz Dual Core, Android 4.0, 1GB Memória RAM e Memória Interna 16GB - R$764,

    Tablet BlackBerry PlayBook, OS BlackBerry, Dual Core 1GHz, Memória 16GB, Tela 7”, HDMI, Câmera Frontal 3MP e Câmera Traseira 5MP, Bluetooth, Wi-Fi - R$629,

    As duas opçoes me chamaram atenção, pois sao recentes, de configuração bem parecidas e com boa capacidade de processador. O multitarefa e SO do BBerry me parece melhor, mas a possibilidade de upgrade de memoria do Galaxy tb me chama atenção, pois a medio prazo eu posso sentir falta.

    Ps. Ou será que devo aguardar o Nexus 7?

    Gostaria de obter a sua opiniao antes da compra.

    Obrigado e parabens pelo blog.
    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Maurício muito obrigado por suas gentis palavras!!
      Difícil dar uma opinião "absoluta" para a sua escolha. O lado bom da sua dúvida é que as alternativas que você está considerando são ambas ótimas, penso que vai se dar bem com ambas.
      Possibilidade de upgrade é algo importante. Embora no meu caso o tablet é apenas um local para consumir informação e não armazenar. Se o seu caso for parecido isso não tem tanta importância. Caso contrário vá de Samsung!! Abraços

      Excluir