domingo, 23 de outubro de 2011

C3 Tech UC-8000 – energia portátil abundante para seus dispositivos

Cada dia mais dependemos de produtos de mobilidade. E energia neste caso é tudo! A C3 Tech apresentou o Charger Pro UC-8000, uma solução muito interessante, a qual eu pude testar para contar para os leitores. Trata-se de uma solução inteligente, mas não exatamente inovadora. Eu explico. Há pouco mais de dois anos eu testei duas soluções do fabricante APC e contei sobre ambas nos textos “Uma boa dose de energia extra, muito bem vinda” e “Energia extra na hora certa“. Após este tempo e ao testar o UC-8000 posso dizerque este é a solução mais interessante entre todas que testei.  

O UC-8000 tem a ambição de ser o melhor de sua categoria. É um que  carregador conta com alta potência na alimentação, possui capacidade de 8.000mAh podendo fornecer de 2 a 3 horas a mais de autonomia para notebooks, e aproximadamente 5 a 7 horas para o iPad.


UC-8000 com todos seus apetrechos e conectores


Explicarei de outra forma. Enquanto o prático e diminuto APC Mobile Power Pack UPB10 citado em um dos textos que escrevi tem capacidade de carga de 800 mAh, o UPB70 (uma “base” energizada para notebooks)  4700 mAh, o UC-8000 dispõe de 8000 mAh de energia. E nem por isso ele é grande. É um pouco maior que um maço de cigarros (embora menos grosso). Também pode-se se dizer que ele nem é tão pesado. Mas principalmente o UPB10 da APC apenas tem capacidade para realizar carga de telefones celulares, reprodutores de MP3 e só. O UC-8000 permite que equipamentos mais robustos possam ser energizados por ele. Netbooks, notebooks, iPad e outros Tablets são alguns exemplos.

Um dos grandes diferenciais do produto é o carregamento inteligente, não permitindo a sobrecarga do aparelho conectado a ele , usando seu adaptador ligado à tomada. Com o display LED, é possível verificar o nível da bateria, facilitando ao usuário a identificação de quando será necessário recarregá-lo novamente.  São 4 leds na cor azul, de tamanhos distintos e que informam visualmente o nível de carga do dispositivo. Também é possível a qualquer momento checar o nível de energia ainda existente no dispositivo.

Suas múltiplas saídas permitem a recarga de vários equipamentos, sendo compatível com a maioria dos dispositivos móveis do mercado, como notebooks, netbooks, iPad & iPhone, smartphones, GPS, entre outros. A foto abaixo mostra o conjunto de adaptadores existentes, compatível com diversos aparelhos. Tenho dois notebooks no escritório. Um LENOVO e um DELL. Foi simples achar o adaptador correto para cada um deles.

UC-8000 – visão detalhada dos conectores 


E as saídas estão disponíveis em diferentes voltagens, para correta adaptação ao equipamento sendo energizado. Uma saída que atende à demanda de 9 a 12 Volts, outra para 16 a 24 Volts e mais uma que serve para produtos que requerem entre 16 e 19 Volts. Além disso, a clássica e popular conexão USB, usada por um sem número de aparelhos como telefones, smartphones, iPod, etc.

UC-8000 – diagrama de conexões

A primeira foto mostrada acima contém o UC-8000 com todos seus acessórios, adaptadores, plugues, etc. Não é exatamente muito prático viajar com este conjunto todo de “plugues”. No meu caso eu apenas carreguei aquele que se adaptava ao meu notebook e usei a saída USB para os outros dispositivos.




C3 Tech UC-8000 com adaptador para notebook Lenovo

Casos reais, histórias reais – GPS, Notebook, iTouch,...

Nada melhor que uma necessidade real para colocarmos em cheque as características e virtudes do produto. E além dos testes “de laboratório” (testes funcionais) eu tive a oportunidade de usar para valer o UC-8000. O primeiro caso aconteceu em uma viagem para Nova Iorque. Tinha apenas poucas horas livres na cidade e por isso levara comigo um GPS TomTom 1430T (que será objeto de um texto a seguir). Iria usar o GPS as caminhadas pela cidade e não ligado em um automóvel. Plano perfeito, deu tudo certo. Mas após algumas horas a bateria do GPS acabou. Eu estava sem mapa. Situação complicada. Nesta hora eu me lembrei que tinha o UC-8000 na minha mochila e um cabo USB. Somei dois mais dois e... Liguei o cabo USB no GPS, a outra ponta no C3 Tech, acomodei a bateria extra na mochila e saí andando pela cidade com o fio à mostra... Ficou engraçado. Mas caminhei mais algumas horas pela cidade sem problema algum, guiado pelo GPS alimentado com esta ótima energia extra. O mais interessante é que no final do dia havia cerca de 75% de carga residual na bateria. O consumo foi pequeno.

O segundo caso tem a ver com o uso de meu notebook. Na caixa do dispositivo há um alerta dizendo que por demandar maior potência o uso com notebooks serve apenas para carga do mesmo (com o computador desligado). Isso é bom, embora penso que seria melhor poder usar o notebook ao mesmo tempo em que se carrega sua bateria com o UC-8000. Dito e feito, acabou a energia durante o voo. Pensando um pouco eu consegui “enganar“ o C3 Tech. Mudei as configurações de energia do meu Lenovo para que mesmo ligado na tomada ele ficasse no estado de máxima economia de energia. Desta forma o UC-8000 pode ser ligado na fonte de alimentação do notebook e eu pude usar computador como se estivesse na tomada. Mais lento, é verdade, mas usei por todo o resto do voo, ou seja, por mais cinco horas.


Ainda usei “na vida real” o C3 Tech UC-8000 para carregar o iTouch do meu filho e o meu MP3 player. É uma tranquilidade ter este tempo extra de energia disponível no “bolso” (na mochila).




C3 Tech UC-8000 – conectores visão detalhada



C3 Tech UC-8000 – conectores visão detalhada

Conclusão

A ideia não é nova, mas quando a execução e o projeto do produto são bem feitos faz a diferença. Minha experiência com produtos parecidos no passado foi boa, mas “incompleta”, pois ou era grande demais (APC UPB70) ou pequeno e com pouca carga (APC UPB10). Este último revelou-se frágil uma vez que o conector USB separou-se da placa interna após algumas utilizações.

O UC-8000 da C3 Tech tem tamanho “de bolso” (embora um pouco grosso para um bolso de camisa), e mesmo assim capaz de suportar até alimentação de netbooks, notebooks e tablets. Tem uma grande diversidade de plugues para adaptação aos diferentes equipamentos a serem carregados com energia. Algo que quase me esquecia de comentar, ele permite que mais de um dispositivo seja carregado ao mesmo tempo, outro diferencial. Minha experiência com o produto foi além de “testes de laboratório”, tendo sido meu companheiro de viagem em três oportunidades e em todas elas ele me salvou de alguma situação indesejada com algum tipo de dispositivo. Definitivamente seria um produto que eu compraria e recomendaria. Pesquisei no mercado e vi que seu preço de venda está entre R$ 260 e R$ 300, que me parece compatível com a capacidade e recursos intrínsecos ao produto.

Agora o grande desafio da C3 Tech é lançar no futuro uma evolução do UC-8000 tão versátil, mas um pouco mais fino para que de fato caber no bolso do usuário e mantendo a capacidade de carga atual... Claro que para isso a tecnologia de baterias vai ter que dar mais um longo passo e isso não depende desta empresa e sim de muita pesquisa e desenvolvimento nesta área. Mas eu como um “consumidor padrão” sinalizo que esta é a direção desejada e que sirva de “dica” para a C3 Tech e outros fabricantes de produtos similares.




C3 Tech UC-8000 - embalagem




17 comentários:

  1. Dispositivo interessante, gostei de conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jan!! Obrigado por seu comentário. De fato é muito útil e prático ter um desses "no bolso"!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ah, legal. Pensei que era mais caro, já ia recomendar uns alternativos da DealExtreme ;)

    Alias, esse USB que serve para vários dispositivos, eu tenho um maior, funciona 100%.
    Conheces?
    http://www.dealextreme.com/productimages/sku_34674_1.jpg

    Faz um sucesso aqui no trabalho, todo mundo que esquece o carregador do celular me pede um... custou apenas 2 dólares na DX ;)

    Mas gostei desse aparelho nacional, o diferencial são os adaptadores para cargas de notebook, muito bom :)

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Flávio, sabe aonde posso encontrar este dispositivo aqui no Rio(UC 8000)?? O WIndy31 também... ou um similar.....até encontrei este Zagg EZ-R15N Roteador Wireless USB...mas não encontrei nenhum comentário sobre ele....

    Desde já te agradeço pelas dicas e parabéns pelos reviews!

    ResponderExcluir
  5. Oi Saulo. Este "chicote" para cargas diversas é muito interessante também. Ótima dica para dispositivos diversos e menores!! Obrigado por sua colaboração.

    ResponderExcluir
  6. Caro Marcelo super obrigado por suas gentis palavras!! Não sei como anda a distribuição do UC 8000, mas eu o achei em algumas lojas virtuais que entregam no Brasil todo. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Xandó.....me perdoe, procurei e não encontrei, se vc puder me passar alguma dessas lojas.....tentei até no mercado livre....

    valeu!

    ResponderExcluir
  8. Caro Marcelo, se não me engano foi no BALÃO DA INFORMÁTICA (curiosamente...) ou no MANIAVIRTUAL que vi o produto a venda.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns caro Flávio pelo site, graças a sua avaliação , pude conhecer esse maravilhoso produto com fotos detalhadas e uma avaliação de quem realmente o utilizou . Graças a você comprei esse produto (ainda não o recebi, mas sei que não irei me decepcionar). Valeu amigo e continue com suas notícias.

    ResponderExcluir
  10. Caro Anônimo, muito obrigado por suas palavras encorajadoras e de apoio. Depois mande para nós aqui no blog as suas próprias impressões!! Abraços

    ResponderExcluir
  11. Onde comprar este produto! O site abaixo é do distribuidor e tem a relação das lojas que revendem o carregador portátil:

    http://www.c3technology.com.br/onde_comprar.asp

    ResponderExcluir
  12. Caro Anônimo obrigado por participar e enriquecer as informações aqui no blog! Grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Parabéns! Ótima análise, sua explicação levou-me a comprar na loja abaixo, acho que a última unidade, mas falaram que chegará mais em breve.

    www.eletronicasantana.com.br/Carregador-Movel-Charger-Pro-Multifuncional-UC-8000---C3-Tech-05406/p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo obrigado pelas palavras. Depois volte aqui e conte para nós suas impressões... Abraços

      Excluir
  14. O meu uc 8000 é uma merda. Desliga sozinho apos alguns segundos e nao carrega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Mader. Assistência técnica e garantia (se ainda estiver no prazo).
      Quando eu testei funcionou perfeitamente por todo o tempo. Abs

      Excluir
  15. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1146029422-powerbank-alto-desempenho-8000-mah-3-recarga-garantida-_JM

    ResponderExcluir