sábado, 15 de janeiro de 2011

AMD Radeon 6950 - destroçando o DIRT2


Há algumas semanas eu publiquei o teste da Radeon 6950, a segunda mais rápida da família 6000 da AMD. Por enquanto, pois estão no forno as versões bi processadas (com duas GPUs em cada placa). Estas irão pulverizar recordes e amansar os jogos mais exigentes. Mas enquanto estas placas novas não chegam eu tive um forte motivo para revisitar a fantástica 6950.

Os leitores gostaram do teste, mas fizeram duas sugestões interessantes para incrementar a análise. Comprei a idéia e vou realizar ambas. Testarei a 6950 em um PC bem mais forte, com AMD Phenon II X6 1100 e Core i7 Sandy Bridge, para avaliar o impacto do processador nos testes, principalmente nos jogos.


AMD Radeon 6950

Mas antes disso abracei a sugestão do leitor AndreTJ. Ele me pediu para testar o jogo DIRT2 com a 6950. Confesso que já tinha ouvido falar deste jogo, mas nunca o tinha jogado. Ouvira sobre a qualidade gráfica e visual muito sofisticado. Não sou “gamer”, jogo eventualmente. O próprio AndreTJ me ajudou muito. Passou para mim uma URL para obter a versão DEMO do jogo a qual já é mais que suficiente para realizar os testes (que pode ser obtida aqui).



Momento da largada - visão externa

O AndreTJ deve ter lido textos anteriores meus nos quais eu citei que gostava de jogos de corrida. Este é bem diferente dos jogos de F1 de que gosto, mas é sensacional!! Mesma na versão demo.

No teste da 6950, além dos benchmarks sintéticos “clássicos” eu testei alguns jogos. Dentre eles o CRYSIS, o qual eu explorei a fundo. Foram 48 testes nos quais obtive a taxa de quadros por segundo (ou frames por segundo – fps), ou seja, quantas vezes por segundo a tela é redesenhada. Quanto maior melhor (embora alguns digam que acima de 30 fps, outros acima de 60 fps, não faz diferença). Na verdade como os FPSs variam durante o jogo em função das cenas mais ou menos complexas, ter FPS bem alto é garantia de ótima “jogabilidade”. Além dos 48 testes em função de distintas resoluções e qualidade do Crysis eu repeti os testes com a minha velha e fiel 3850, mais 48 testes, 96 no total. E assim foi feito o teste.

Como me contaram que o DIRT2 era tão ou mais exigente em relação à placa de vídeo que o temido e famoso CRYSIS. Eu quis conferir. E como se sairia a 6950??



Logo após a largada

A resolução limite de meu monitor é 1680x1050. Assim testei o jogo em três resoluções distintas:

- 1024 x 768
- 1280 x 1050
- 1680 x 1050

Além disso o DIRT2 permite a escolha entre 5 níveis de qualidade visual:

- Ultra Low
- Low
- Medium
- High
- Ultra High

E finalmente há mais 4 opções para refinamento dos gráficos, o recurso ANTI ALIASING, que é responsável pelo “amaciamento” dos cantos e arestas, tornando-os mais realistas :

- AA desligado (sem Anti Aliasing)
- 2 x
- 4 x
- 8 x

A matemática é simples. São 3 resoluções vezes 5 níveis de qualidade vezes 4 opções de Anti Aliasing, resultando em 60 testes. E não poderia perder a oportunidade de submeter a velha e fiel 3850 ao mesmo ritual. Assim fiz. Realizei 120 testes visando descobrir como a 6950 e a velha 3850 se sairiam com o fantástico jogo DIRT2.

Eu sempre usei o aplicativo FRAPS para capturar a taxa de quadros por segundo (FPS) nos jogos. Mas o DIRT2 tem uma função muito útil. Na tela na qual se configuram as opções gráficas, tão logo seja feita a escolha o próprio DIRT2 mostra o FPS esperado. Veja na tela abaixo que  interessante (apontando 56 fps).


Tela de configuração gráfica do DIRT2

Neste caso, com máxima qualidade, 1680x1050, AA 8X o DIRT2 previu 56 fps. De fato este valor estava próximo ao real. Mas usando o FRAPS, na hora da largada, na qual vários carros se movimentam ao mesmo tempo, esta taxa cai para um valor menor.  Assim tive que “fazer o sacrifício” de jogar de verdade e obter pelo FRAPS os valores mais realistas. E foi assim que fiz para todos os casos. A tal tela do DIRT2 traz uma boa aproximação do FPS, mas preferi usar sempre o valor um pouco menor na tela de largada (mais pesada). Seguem abaixo os resultados obtidos.



Muito interessante! Sem Anti Aliasing e no nível ULTRA LOW as duas placas além de “sobrarem”, têm desempenhos semelhantes. Interpreto como se tivessem sido niveladas por baixo. E 92 fps (3850) ou 109 fps (6950) são taxas fantásticas para as duas placas. No outro extremo, no nível ULTRA HIGH e com AA 8x a 3850 caiu de joelhos, mesmo a 1024x768 e obteve apenas 9 pfs, que é “injogável” (se é que existe esta palavra). A 6950 segurou fortes 53 fps, poder de sobra para jogar com todo o conforto.

Mais um comentário relevante. A 6950 praticamente não sente o uso de Anti-Aliasing, seja sem AA, AA 2x, AA 4x ou AA 8x as diferenças em cada nível de qualidade visual são mínimas, muita vezes apenas 1 fps. Já a velha e fiel 3850 sente DEMAIS o uso de AA, principalmente 8x. Vejam que na qualidade ULTRA HIGH obteve 53 fps sem AA e caiu para 9 fps com AA 8x.



Em 1280x1050 vemos uma repetição das tendências descobertas em 1024x768. Grande sensibilidade ao AA por parte da 3850 e um desempenho sólido e constante da 6950. Incrível que ainda se manteve o mesmo nível 53 fps no nível ULTRA HIGH com AA 8x,igual ao fps da resolução menor.



Por fim em 1680x1050 a 3850 caiu de joelhos definitivamente. Suas taxas de quadros por segundo despencaram de vez, obtendo 4 fps, inaceitável para um jogador em ULTRA HIGH AA 8x. Já a valente e competente 6950 no pior caso manteve ótimos 46 fps na mesma situação, apenas 7 fps a menos que na resolução 1280x1050. Também se vê aqui a quase insensibilidade da 6950 ao uso ou não de Anti Aliasing e (quedas mínimas de fps) enquanto a 3850 é extremamente sensível ao uso de AA com fortes quedas de desempenho.


Conclusões

Não posso afirmar categoricamente que o DIRT2 é mais pesado do que o CRYSIS. Diria que tem complexidade gráfica semelhante, principalmente no extremo de maior qualidade e sofisticação visual. Mas posso definitivamente afirmar que a 6950 DESTROÇOU O DIRT2, no bom sentido, é claro. Até a resolução testada foi possível jogar com TODAS as opções de aprimoramento gráfico e com sobra. Não se pode dizer o mesmo da placa 3850 de 3 anos de idade.

Mas há uma sutil conclusão que pode ser depreendida nestes números todos. O PC usado para os testes era uma boa máquina, mas não uma excelente máquina. Usei um PC com processador Core 2 Duo E8400 (3.0 Ghz), 8 Gb RAM. Fiquei com a impressão de que se tivesse um processador melhor estas diferenças se acentuariam... Preciso testar isso. Foi também uma sugestão feita pelo leitor Cuba e que também será avaliada tão logo eu tenha em minhas mãos o Core i7 Sandy Bridge ou o AMD Phenon II X6 1100 que me serão mandados para testes.

A última conclusão será considerada uma provocação para os “gamers”, mas é minha opinião. A velhinha 3850, desde que usada com sofisticações gráficas mais modestas serve para jogar o DIRT2 muito bem!! Basta que olhem os números das tabelas acima. Mas uma coisa é fato, sei que os “hard gamers” têm a necessidade de máxima, qualidade em todos os aspectos e com FPSs mais elevados possíveis!! Assim para este tipo de uso, para este tipo de exigência, a 6950 realmente destroça o DIRT2.

Finalizando, abaixo seguem algumas imagens de tela do jogo, que como disse eu adorei. E quem diria, não quis mais usar versão DEMO. Eu comprei o jogo!!




Largada da corrida contra o relógio

Visão de dentro do carro

Vejam que SENSACIONAL a deformação do carro!!

Nem sempre eu me saia bem nas corridas


Tentando alcançar os rápidos adversários


2 comentários:

  1. Gosto muito destes postes com testes de Videos. Essa placa está muito boa mesmo, imagino como será ela versão Duo Core. E Dirt 2. Quero pra mim também.

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel, obrigado por suas palavras. O jogo é demais e nem precisa da placa dual GPU, mas claro que não vou me furtar de testá-las assim que sair esta versão da placa.

    ResponderExcluir