quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

PAPOFÁCIL #300 Mestre Claudio Carsughi, como ele diz, 50 mais 20 anos de sério jornalismo

Claudio Carsughi, no Brasil desde 1946 tem uma trajetória impressionante. Seria advogado como seu pai, mas no Brasil enveredou-se pela engenharia ao mesmo tempo que para manter sua fluência no italiano (escrito) , muito jovem (assista o vídeo para saber), tornou-se correspondente do jornal Corriere dello Sport, tendo coberto a copa do mundo do Brasil em 1950. Quis o destino que Carsughi não permanecesse atuando como engenheiro, mas esta sua formação foi fundamental em tantas posturas e trabalhos que realizou como jornalista.

Gravado dia 14/12/2018 

PAPOFÁCIL #300 Mestre Claudio Carsughi, como ele diz, 50 mais 20 anos de sério jornalismo

O livro "50 anos de Brasil", escrito por sua filha Claudia, resgata muitas saborosas histórias realmente incríveis, de grande relevância para o jornalismo esportivo brasileiro. Neste vídeo procurei fugir das histórias do livro até onde consegui, afinal não gostaria de estragar o prazer das deliciosas surpresas de seus futuros novos leitores, mas não consegui totalmente. Uma ou outra história nós contamos bem como pude resgatar algumas importantes entrelinhas do livro.


Livro contando muitas dessas histórias - veja/compre aqui

Minha resenha do livro escrita tempos atrás - aqui 

Há alguns anos criou a premiação L'Auto Preferita, lamentavelmente assunto não coberto neste vídeo, mas que encerra toda a objetividade, precisão, credibilidade, seriedade que sempre marcou a história de Claudio Carsughi, seja como radialista, redator, atuante na TV ou na Internet, site e vídeos. Da mesma forma transitando com pleno conhecimento (não seria de outra forma) no futebol, automobilismo, mercado automotivo, testes de automóveis e até carnaval (essa só que ler o livro saberá) e quem sabe o quanto mais!!



Paolo Rossi levando a melhor sobre Junior em 1982

Seu tom de voz é bastante conhecido, com seu discreto sotaque bastante característico, marca a vida das pessoas há tantas décadas, bem como a minha desde minha infância, quando ouvia pelo radinho de pilha as transmissões das corridas de fórmula 1 (não era veiculado na TV ainda), na época do primeiro título do Emerson Fittipaldi. Vem daí minha admiração pelo Carsughi. Quis o destino que por meio de sua filha Claudia, aliás a verdadeira "anja da guarda" de seu pai, eu pudesse conhecê-lo pessoalmente e assim poder desfrutar da única oportunidade de conviver um pouco com ele, que acabou me trazendo para esta edição especialíssima de número 300 do meu site ou canal PAPOFÁCIL, homenageando-o da mesma forma como fiz na edição 200 com o também muito experiente jornalista de tecnologia Ethevaldo Siqueira.


O inigualável Juan Manoel Fangio em sua Mercedes


Gênio Jim Clark em sua Lotus

Espero que aproveitem este vídeo, apreciem esta deliciosa conversa tanto quanto eu. Vejam também o lado bem humorado do Carsughi, aliás característica marcante sua, a quem agradeço demais por ter aceito meu convite para essa edição de número 300!!! Aproveitem!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário