Gravado dia 18/09/2018
PAPOFÁCIL #252 Cielo QR Code™ Pay e LIO+ pagamento com QRcode e integração com celular
A partir de hoje, milhões de brasileiros que possuem celular com câmera poderão pagar suas compras nas máquinas da Cielo por meio da leitura de um QR Code direto na tela do terminal. Com o QR Code ™ Pay, fazer um pagamento passa a ser tão simples quanto tirar uma foto, tornando fluída e digital a experiência dos lojistas e dos consumidores, preservando o nível de excelência em segurança na transação, marca registrada da companhia.
“O pagamento por meio do QR Code ™ Pay é prático tanto para o varejista quanto para o consumidor. Não será mais preciso levar a carteira para almoçar, ir à academia, ou à balada, basta estar com o celular”, explica Danilo Caffaro, vice-presidente de Produtos, Novos Negócios, Marketing e Inovação da Cielo. “Estudamos profundamente e o potencial dessas transações, que são feitas hoje por meio tradicional, que poderiam ser feitas por meio desta solução, é 10 vezes maior do que as demais soluções”, complementa.
As premissas adotadas para viabilizar esse modelo de pagamento no Brasil foram: a inclusão digital, a escalabilidade e o acesso democrático à solução. A solução é amplamente inclusiva, pois não está limitada ao modelo de celular nem à opção de serviço que o consumidor utiliza. A nova modalidade de pagamento funciona em qualquer celular com câmera. Para se ter uma ideia desse potencial, são 220 milhões de unidades ativas de smartphones no país*.
“No Brasil temos mais smartphones do que pessoas. Por isso, na nossa indústria, muito se discute sobre a utilização de celulares como meio de pagamento e a adoção de novas tecnologias como QR Code, realidade massiva na China, por exemplo”, afirma Caffaro. “Desde o começo pensamos em fazer algo simples para o lojista e acessível para todo o ecossistema. Isso significa que qualquer parceiro que queira usufruir dos benefícios da solução e do seu potencial de escalabilidade pode ter a Cielo como viabilizadora dessa integração, uma vez que a nossa plataforma é aberta”, conclui”.
O QR Code ™ Pay, pagamento com celular por meio do QR Code, estará disponível em todo o parque de máquinas da Cielo até o fim do ano. Em breve, a solução será implantada também nas soluções de e-commerce, Pagamento in-App, TEF, Cielo Mobile, app Cielo, Cielo LIO, entre outros.
A solução agnóstica, desenvolvida com base em API, já nasce apta para uso por clientes do Bradesco e Banco do Brasil, além de parceiros como Agibank, a empresa de benefícios Alelo, o app de pagamentos PicPay e o programa de recompensas Livelo. A solução admite pagamentos feitos com cartões emitidos nas bandeiras Elo, Visa, Mastercard e American Express. Esse ecossistema é responsável por um público potencial de mais de 40 milhões de usuários para a solução.
Livelo
Para a Livelo, que é uma das principais empresas de recompensas do Brasil, a solução traz grande inovação, uma vez que os clientes terão a opção de usar seus pontos em estabelecimentos físicos. “Trabalhamos constantemente para diferenciar a Livelo e gerar valor para nossos clientes e parceiros. Fazemos isso garantindo liberdade de escolha ao dia a dia de nossos mais de 19 milhões de clientes, tanto para juntar como para trocar seus pontos. Com essa parceria junto a Cielo, estamos levando a recompensa com pontos Livelo a um novo patamar, ainda mais democrático, seguro, moderno e inovador”, destaca Marcelino Cruz, diretor de Relacionamento Comercial da Livelo. Alelo
“Ao adotar o pagamento via QR Code, democratizamos o pagamento pelo celular. Com o Meu Alelo, que já está nas mãos de mais de 5,5 milhões de usuários dos nossos cartões, será possível fazer a compra rapidamente de forma simples e intuitiva. Significa mais uma solução que atende a necessidade dos nossos clientes e está acessível a qualquer modelo de celular que tenha câmera”, diz André Turquetto, diretor de Marketing & Produtos Alelo.
Agibank
“O Agibank é o único banco digital a oferecer uma solução inédita e disruptiva, com imediata abrangência nacional para nossos clientes ativos – que chegaram à marca de 1 milhão neste mês. Essa é apenas uma demonstração do que estamos desenvolvendo no nosso laboratório de inovações. Sempre alinhados ao nosso propósito de fazer o dia a dia das pessoas melhor, promovendo a inclusão financeira, podemos garantir que vem muito mais por aí”, Marciano Testa, Founder e CEO Agibank.
PicPay
"O PicPay é a maior carteira digital do Brasil e essa parceria permitirá que nossos mais de 9 milhões de usuários possam contar com novas oportunidades de pagamento e uso do aplicativo. Com uma maior presença nos estabelecimentos, projetamos transacionar R$ 10 bilhões nos próximos doze meses”, aponta o co-founder e CEO do PicPay, Anderson Chamon.
QR Code ™ Pay - Prático e Digital
A tecnologia traz benefícios para o varejo como um todo. Para o consumidor, por exemplo, não será mais necessário ter um cartão de plástico físico ou smartphone habilitado para efetuar uma transação. Basta abrir o app do parceiro ou a carteira digital no telefone, mirar a câmera no QR Code na máquina da Cielo, selecionar o cartão entre os cadastrados que quer pagar e pronto.
Do ponto de vista do lojista, nada muda no fluxo da transação. A Cielo realizará ações de treinamento e sinalização para a adoção da leitura do QR Code em suas máquinas, tornando o ato do pagamento ainda mais fluído. Todo o processo transacional similar a um pagamento usando o cartão físico, porém, ligeiramente mais ágil, sem necessidade de inseri-lo na máquina. Os serviços nos canais digitais de gestão da Cielo, utilizados para controle das vendas por meio da leitura do extrato, por exemplo, não mudam para o lojista.
Segurança – Toda a transação é autenticada. Isso significa que ela é confirmada pelo próprio usuário, por meio de biometria ou com a inserção da senha direto no aplicativo do parceiro. “Brevemente, esse será mais um diferencial das nossas soluções de e-commerce, já que um dos grandes problemas do lojista online hoje é o chargeback. Nessa solução, a transação é garantida e o lojista não é onerado”, confirma Caffaro.
App - Para quem não for usuário dos serviços dos parceiros e estiver interessado em utilizar, a Cielo também disponibiliza o aplicativo Cielo ID. Basta instalar o app no celular e cadastrar os cartões de crédito que quiser utilizar. O app Cielo ID está disponível nas lojas de apps Google Play e Apple Store.
Solução 2 em 1 é a primeira do segmento a oferecer smartphone e maquininha de cartão em um único aparelho, com o objetivo de digitalizar o pequeno negócio
Para dar continuidade à oferta de soluções inovadoras, a Cielo, líder em meios de pagamento, lança a Cielo LIO+. A novidade, inédita no mercado mundial, é uma solução dois em um que reúne smartphone e maquininha de cartão com a melhor experiência de uso do mercado. Além das funções tradicionais de um celular competitivo e de uma máquina Cielo, o lançamento ainda conta com mais de 130 aplicativos para gestão do negócio disponíveis na Cielo Store. Trata-se da primeira solução da marca comercializada no modelo de venda, por 12 vezes de R$ 89,90 no site da companhia (www.cielo.com.br) e nas operadoras de telefonia celular – como TIM e Claro – em uma parceria também inédita para o segmento.
Como funciona - Desenvolvida com o objetivo de deixar mais simples e digital o dia a dia dos micro e pequenos empreendedores na gestão de seus negócios, a Cielo LIO+ oferece mobilidade e praticidade ao vendedor. Isso porque ela é 2 em 1: o mesmo equipamento opera como um smartphone, com todas as suas funções de voz e aplicativos, e uma maquininha de cartão que se conecta de maneira rápida e intuitiva ao celular com um simples snap (encaixe magnético que oferece uma conexão imediata entre o celular e o módulo de pagamento), diferente das soluções que exigem o pareamento via bluetooth, por exemplo.
“O perfil de quem passou a aceitar cartão como meio de pagamento mudou muito nos últimos anos. O Brasil é um mercado efervescente, com diferentes perfis de negócios e o potencial do mercado empreendedor é relevante para a Cielo. O lançamento da Cielo LIO+ é mais um exemplo da nossa crença nesse segmento”, afirma Danilo Caffaro, vice-presidente de Produtos, Negócios, Marketing e Inovação da Cielo.
A Cielo LIO+ chega ao mercado com um preço atrativo para o empreendedor. A economia pode ser de até 20% quando comparada à aquisição de um smartphone e de um terminal de pagamento com características similares, como 4G + Wi-Fi e capacidade de aceitar todas as bandeiras. Mesmo comercializado no modelo de vendas, o produto mantém diversos benefícios Cielo, entre eles, o Receba Rápido, Central de atendimento 24x7, QR CodeTM Pay (em breve), e a possibilidade de contratação de serviços exclusivos como Cielo Promo e Cielo Farol.
Digitalização do empreendedor – Nos últimos anos, o perfil de quem passou a aceitar cartão mudou muito. Antes, um mercado que era essencialmente B2B ganhou um novo personagem, os micro e pequenos empreendedores que têm a fronteira entre a vida profissional e pessoal cada vez mais tênue. Para aprofundar-se no perfil do público-alvo da LIO+, a Cielo encomendou um estudo do Instituto Locomotiva. Dentre os achados, seguem destaques que reforçam o vigor da nova solução:
- 30% dos brasileiros que trabalham são empreendedores – isso significa mais de 26 milhões de pessoas no Brasil empreendendo. Em renda própria movimentada por esse público, estima-se um volume de 1 trilhão de reais movimentados por ano no país, parcela relevante da nossa economia.
- Outro ponto desse estudo que chama atenção: 71% dessas pessoas não têm um CNPJ. O mercado “empreendedor” não é formado apenas do microempreendedor individual. 3 em cada 4 pessoas que se consideram empreendedores no Brasil são pequenos e informais, desempenham atividades autônomas, vivem do próprio trabalho.
- Apenas 35% desses profissionais têm lojas ou escritórios próprios. A grande maioria dos empreendedores, hoje, está sempre em movimento. 54% dos empreendedores acessam a internet – a grande maioria (87%) pelo celular. Por outro lado, ainda é relevante a parcela dos que não acessam a internet (46%), o que representa uma enorme oportunidade.
- Os empreendedores digitais, ou seja, aqueles que acessam a internet e fazem uso dela profissionalmente, têm uma renda vinda do trabalho principal 151% maior em relação aos empreendedores não digitais.
- Um outro recorte desse estudo revela as principais finalidades da internet para quem faz uso dela no negócio. Fazer contato com os clientes, divulgar produtos e serviços e falar com fornecedores são os mais utilizados. Por isso, o celular está sempre à mão.
Além disso, as pesquisas qualitativas da empresa sobre o produto mostraram que três em cada quatro entrevistados usam o celular para ambos os fins - pessoal e profissional - e entre os que sinalizaram uso para fins profissionais, 61% realizam alguma função referente à administração do negócio e 55% para registrar pedidos. Outro dado descoberto na pesquisa é que 60% da amostra considera a possibilidade de ter mais um celular, exclusivo para uso profissional. E, por fim, do total de entrevistados, metade afirma que trocaria de celular dentro de um ano.
“A LIO + permite que o empreendedor se mantenha conectado, receba suas vendas e faça a gestão profissional do seu negócio, tudo em um único lugar. Entre os muitos exemplos de uso, a solução se mostra ideal para vendedores porta a porta, por exemplo, que precisam de um smartphone para divulgar seus produtos nas redes sociais e se comunicar com os clientes, e, ao mesmo tempo, precisam da maquininha de cartão”, explica Caffaro.
Sistema de Gestão LIO - a Cielo LIO+ oferece o sistema operacional da LIO embarcado, o que garante acesso à Cielo Store, loja que oferece mais de 130 aplicativos gratuitos com funcionalidades de gestão para os mais diferentes tipos de negócio. Entre os exemplos de apps oferecidos está o Negócio PRO, gratuito para os clientes da Cielo, que entre muitas outras funções realiza controle de estoque e fechamento de caixa.
Com a palavra, os parceiros
“A Claro tem a inovação no seu DNA, tendo sido a primeira empresa a lançar os Planos Ilimitados, Passaporte Américas e Europa, dentre outras inovações no Brasil. Somos parceiros no lançamento da Cielo, que traz ao mercado brasileiro mais um dispositivo disruptivo. A Claro acredita neste novo produto idealizado pela Cielo, principalmente, pela capacidade de simplificação na vida dos usuários, a partir da unificação de um smartphone com uma máquina de meio de pagamento. Os clientes da Cielo que optarem ainda por um dos planos da Claro, contarão com chamadas ilimitadas para qualquer operadora, vários conteúdos digitais e tudo isso com a rede de telefonia móvel novinha da Claro, a única 4.5G de verdade e a internet móvel mais rápida do país. Esse lançamento reforça o comprometimento da Claro em oferecer o novo, trazendo tecnologia de ponta, inovação e as melhores experiências para seus clientes", afirma Leandro Bueno, Diretor de Canais e Vendas da Claro.
“Com a parceria, reafirmamos o compromisso da TIM como parceira de negócios dos pequenos e médios empreendedores. Agora os clientes corporativos da operadora podem contar também com este produto inovador da Cielo, que aliado a uma exclusiva oferta TIM Empresas com voz ilimitada, muita internet e apps para navegar à vontade, torna-se uma excelente ferramenta para aumentar suas vendas. E tudo isso aliado à melhor e maior cobertura 4G da TIM no País”, Fabiano Ferreira, Head de SMB & Residential Solutions da TIM Brasil.
Ficha Técnica: solução de pagamento Cielo LIO+
• Aceita mais de 60 bandeiras
• Débito, crédito e vale refeição
• Transações rápidas com conectividade 4G + Wi-Fi
• Segurança e disponibilidade da Cielo
• +130 aplicativos de gestão para o seu negócio
Ficha técnica: Smartphone Cielo LIO+
• Celular Quantum
• Sistema operacional Android™ Oreo™ 8.1
• Dual Chip
• Aceita chip de qualquer operadora
• Supertela touch infinita HD+ de 6”
• Desbloqueio pela digital
• Bateria de longa duração
• Processador Quad Core A53 1.28 GHz
• Câmera de 12 MP com foco PDAF
• Câmera frontal de 8 MP
• Memória de 16 GB - expansível até 80 GB
Nenhum comentário:
Postar um comentário