sexta-feira, 10 de agosto de 2018

PAPOFÁCIL #235 Natura Inteligência Artificial SAP Leonardo ampliando relação com o cliente

Luciano Abrantes, Diretor de Inovação Digital, fala da participação da empresa no SAP Innoweeks trazendo uma solução inovadora que usa a inteligência artificial do módulo Leonardo para deduzir disponibilidade de produtos e assim atender prontamente clientes.

Gravado dia 09/08/2018 no SAP Labs em São Leopoldo RS 

PAPOFÁCIL #235 Natura Inteligência Artificial SAP Leonardo ampliando relação com o cliente

Participação no SAP Innoweeks traz solução inovadora para integrar clientes e consultoras





Innoweeks 2018: SAP Labs promove competição de inovação
para o desenvolvimento de tecnologias para empresas

Pelo quinto ano consecutivo, a SAP Labs Latin America promove a Innoweeks, competição de inovação para o desenvolvimento de novas tecnologias. Mais de 100 pessoas entre colaboradores das áreas de TI e de negócios, estudantes e clientes participam do evento formando cinco grupos. Cada grupo tem um desafio de criar uma solução para problemas enfrentados por cinco empresas na oferta dos seus serviços em diferentes segmentos da economia.

A novidade da edição deste ano é que cada unidade da SAP na América Latina indicou um cliente para participar da competição. Após uma seleção criteriosa com base no potencial de desafio que as empresas apresentassem, foram definidas como participantes as brasileiras Natura e BRF AS; a mexicana Liverpool; a colombiana COMFAMA e a chilena Abastible.

A competição começou no dia 27 de junho com um evento introdutório entre as equipes. Para desenvolver as soluções, os grupos de 20 pessoas tiveram à disposição durante o período uma sala de projeto, um orçamento para viagens ao cliente e compras de equipamentos e a ferramentas como SAP Cloud Platform, que é a base para o desenvolvimento de aplicativos empresariais na nuvem. Além disso, para ampliar a criatividade, os estudantes vão usar o d-shop, um laboratório high tech com acessórios e tecnologias de última geração, que conta com drones, sensores, impressoras 3D, entre outros.

Os protótipos e resultados finais serão apresentados no dia 9 de agosto na sede da SAP Labs Latin America em São Leopoldo. O vencedor será o que apresentar a melhor tecnologia que possa estar no mercado, envolvendo conceitos de IoT, inovação, design e uma das tecnologias do portfólio SAP Leonardo.

"É uma excelente experiência para que os profissionais e estudantes possam utilizar a criatividade e inovar dentro de um cenário real. Além disso, vão absorver conhecimentos com profissionais de diversas áreas e serem responsáveis por criar uma solução que levará a transformação digital para indústrias que movimentam a nossa economia em grandes proporções", opina Gustavo Camargo, colaborador da SAP Labs Latin America e um dos organizadores do evento.

Confira um breve resumo sobre as empresas que irão participar como clientes e quais foram os desafios propostos para cada time.



Natura Cosméticos



Somos uma multinacional brasileira do setor de cosméticos, higiene e beleza. Em conjunto com a The Body Shop e a Aesop, formamos o grupo Natura &Co. Estamos presentes em 9 países da América e Europa, com 28 lojas físicas, além de cerca de 6,3 mil funcionários e 1,7 milhão de Consultoras de Beleza. Nosso principal modelo de atuação é a Venda por Relações, em que os produtos chegam às mãos dos clientes por meio de nossas consultoras. O desafio na Innoweeks é facilitar as conexões entre os consumidores finais e as consultoras mais próximas, para obter os produtos Natura no mesmo dia e em poucas horas.

História com a SAP

A Natura utiliza soluções SAP há mais de duas décadas, para gerenciar os seus processos produtivos, logísticos e empresariais. Recentemente adquiriu o SAP Cloud Platform no final de 2016 e em 2017 já implementou os primeiros projetos na plataforma. O SCP está contribuindo com a transformação digital da companhia e melhorando a integração dos sistemas de BackOffice com todo o ecossistema de soluções, responsáveis por atender os demais processos da empresa. A Natura acredita que o SCP, além de ser uma excelente plataforma para inovar, possa ajudar a ampliar a estratégia multicanal e gerenciar a complexa cadeia logística da empresa. A parceria com a SAP vai além da implementação de soluções, pois a empresa é participante frequente em importantes eventos e projetos da SAP, como: SAPPPHIRE 2018, TechEd 2017/18, SAP Forum, vencedora do 1º SAP SCP Hackathon Brasil, além de sediar o SCP Customer Council Latam 2017 e trabalhar no SAP Blockchain Co-Innovation program.

BRF

Uma das maiores empresas de produtos alimentícios do mundo, a BRF é líder global em exportação de proteína animal e produz alimentos que chegam a mais de 140 países em cinco continentes. No Brasil, tem mais de 30 fábricas e 20 centros de distribuição. No exterior, opera nove unidades industriais na Argentina, uma no Reino Unido, uma na Holanda, cinco na Tailândia, um na Malásia, uma nos Emirados Árabes e três na Turquia, além de outros 27 centros de distribuição. O desafio é ajudar o analista de planejamento, que hoje trabalha em tarefas operacionais, a tomar decisões de forma mais ágil e assertiva. Nesse contexto, deve-se levar em conta o levantamento de informações assertivas para otimizar cargas, considerando as restrições de espaço, frotas e redes, com o objetivo de reduzir períodos de paralisação.

História com a SAP

Fora do contexto do desafio do Innoweeks, a empresa adotou no último trimestre a plataforma SAP HANA para centralizar sua estrutura de informações e integrar os dados em diferentes sistemas em mais de 140 países em que a empresa atua. Agora poderá aprimorar seus processos decisórios, otimizar suas estratégias de entrada em diferentes mercados e eliminar a complexidade relacionada à liberação de informações críticas.


COMFAMA - Fundo de Compensação Familiar de Antioquia

Comfama é um fundo de compensação familiar que opera em Antioquia. Os Fundos de Compensação são entidades privadas que gerenciam recursos públicos, com abrangência regional e sem fins lucrativos; que através da redistribuição das contribuições econômicas dos empregadores conseguem melhorar a qualidade de vida das famílias de classe média. Atualmente oferece educação, saúde e bem-estar, viagens e recreação, serviços financeiros e habitacionais para mais de 2,5 milhões de pessoas e 90.000 empresas afiliadas. O desafio: mudar os hábitos gerados pelo estilo de vida sedentário em famílias de classe média com orientação e informação personalizadas.

História com SAP

Comfama é um cliente da SAP há mais de 7 anos e no final de 2017 adotou SAP C/4HANA, anteriormente conhecido como SAP Hybris, para transformar os processos de serviço aos seus clientes e melhorar o apoio a mais de 2,5 milhões de membros. Da mesma forma, adquiriram o SAP Cloud Platform para simplificar suas operações e ter uma análise de dados mais eficiente, sempre buscando melhorar a qualidade de vida de seus membros. A organização sem fins lucrativos também gerencia relacionamentos com seus fornecedores usando o SAP Ariba.
  

Abastible

Empresa chilena fundada em 1956 que opera em toda a costa do Pacífico da América do Sul na comercialização de gás liquefeito de petróleo (GLP). Além disso, oferece soluções de energia com valor agregado, realiza atividades portuárias de combustível e gerencia estações de serviço e lojas de conveniência. Possui fábricas de armazenamento e envase de 10 cilindros em diferentes regiões do Chile e 24 centros de distribuição. O desafio é criar um protótipo que ajude a rastrear o estoque real de distribuidores de GLP (depósito de localização) e seus caminhões. O objetivo é prever a escassez de estoques que impactam negativamente o custo das atividades diárias de negócios, a logística da cadeia de suprimentos e o atendimento e satisfação do cliente.

História com SAP

Abastible, parte do grupo "Empresas Copec", é cliente SAP há 18 anos. A empresa iniciou uma expansão regional em 2017 e confia na SAP para definir um plano estratégico e uma plataforma tecnológica que permita alavancar seu crescimento. Como parte do fortalecimento de sua área de inovação, eles adotaram a solução de gerenciamento de talentos SAP SuccessFactors e o sistema de gerenciamento de experiência do cliente SAP C/4HANA, anteriormente conhecido como Hybris.


Sobre a SAP Labs Latin America

A SAP Labs Latin America é a organização da SAP voltada ao desenvolvimento de aplicações e serviços de suporte para as Américas. Fundada em 2006, em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre (RS), é o primeiro e único centro da SAP na América Latina, um dos 20 mantidos pela companhia em todo o mundo e um dos quatro centros de pesquisa e desenvolvimento do Brasil. A SAP Labs promove a seus funcionários e desenvolvedores um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, apoia a comunidade local por meio de projetos de responsabilidade social e respeita o ecossistema ao seu redor com práticas sustentáveis. Localizada no Tecnosinos - Parque Tecnológico São Leopoldo - na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em um edifício construído em 2009 sob os padrões da certificação Leed Gold de sustentabilidade, possui mais de 1.000 funcionários.

Em 2017, a empresa recebeu dois importantes prêmios: Em agosto, foi premiada como a Melhor empresa para se trabalhar no Brasil entre todos os segmentos da indústria de multinacionais de médio porte, de acordo com a pesquisa Great Place to Work (GPTW). Em outubro, foi escolhida a Melhor Empresa de Tecnologia de Informação para Trabalhar no Brasil, conforme pesquisa do Guia Você S.A, certificação recebida consecutivamente há quatro anos.

Sobre a SAP

Como líder mundial no mercado de aplicações de software corporativo, a SAP (NYSE: SAP) ajuda indústrias e empresas de todos os tamanhos a atuarem melhor. De áreas de suporte de diretório, armazém para ponto de venda e dispositivos de desktop para dispositivos móveis, a SAP capacita indivíduos e organizações para trabalharem de forma mais eficiente, usam informações comerciais de forma mais produtiva e se mantém à frente de seus concorrentes. As aplicações e serviços SAP permitem que mais de 388.000 clientes operem de forma econômica, se adaptem e cresçam de forma sustentável. Para obter mais informações da SAP Brasil, visite http://www.sap.com/brazil, a Sala Virtual de Notícias da SAP,http://news.sap.com/brazil/, e siga o canal de notícias no Twitter @sapnoticiasbr

Nenhum comentário:

Postar um comentário