O que vou contar é para mim um golpe que a VIVO está aplicando nas pessoas que
viajam para o exterior!! Sim é golpe, não tem como ver de outra forma!
Sempre que viajo para o exterior desativo o serviço de dados
do meu smartphone já no aeroporto no Brasil e só reativo dias depois, quando
retorno. Faço isso porque normalmente as tarifas para uso costumam ser
extorsivas. No passado havia operadoras que cobravam R$ 35 por MB trafegado, um
total desplante. Há algum tempo a VIVO tem um serviço razoável, cobra R$ 29,99
por dia que for usado o serviço e isso inclui SMSs, 50 minutos de ligações de
voz, local ou para o Brasil e 50 Mb de uso dados, que se não é muito, serve bem
para um uso comedido, recados, e-mails, ler notícias e até mandar ou receber 2
ou 3 fotos. É o tal VIVO TRAVEL - veja o site do serviço aqui.
Como funcionava? Ao chegar no país destino, a parceira da VIVO no local é
ativada (rede de telefonia) e você recebia
um SMS convidando-o a usar o VIVO TRAVEL com a seguinte instrução “responda estes SMS com xxxx para ativar este
serviço e cada dia que for usado será cobrado R$ 29,99”. Parece correto,
justo, mas agora tem maldade escondida por trás.
A VIVO cobrava R$ 0,80 por SMS enviado no exterior. Um valor “alto”, mas bastante acessível para quem precisa dar uma informação para alguém, um recado profissional, etc. estando fora do país. Em minha última viagem, com o serviço de dados do smartphone desligado, precisei transmitir um recado antes de chegar ao meu destino final (onde tive WiFi 100% do tempo para uso de dados). Da mesma forma, no dia de ir embora, também enviei para a família, do aeroporto um SMS para confirmar meu embarque (não tinha WiFi neste aeroporto).
Qual não foi minha surpresa quando percebi ter sido cobrado R$ 129,96, 4 diárias do VIVO TRAVEL, em uma viagem na qual o serviço de dados fora desligado ainda no aeroporto aqui no Brasil e mais ainda por eu não ter concordado ou contratado formalmente o serviço.
Reclamei com a VIVO e me informaram que desde o dia 29 de setembro de 2016 o serviço VIVO TRAVEL tem contratação automática, quer você use 1 único byte de dados ou envie em SMS para sua doce mãezinha no Brasil. Isso não está explicado em lugar algum do site!! Com a ajuda do atendente, depois de minutos se esgueirando pelo site vi que na verdade está lá! Nas letras miúdas do site tem um link para “regulamento”, que por sua vez abre um PDF de 3 páginas, também com letras pequenas (não tanto como a primeira) e no parágrafo 2.1.4 está escrito “Todos os Clientes que utilizarem o roaming internacional de dados, voz e/ou SMS no seu celular serão cobrados no valor da diária conforme o país visitado.”
Sendo assim TENHAM CUIDADO!! A VIVO ativa o serviço que antes exigia um SMS formal para contratação, com o “EU QUERO” e no lugar, se você mandar um SMS que pensava custar R$ 0,80 ou se esquecer de desligar os dados de seu smartphone, o primeiro byte trafegado já credita à VIVO a tarifa do serviço que você não escolheu nem concordou usar. E pelo jeito ela vai cobrando a cada dia que perceber que está fora do país.
Advogados de plantão, vincular o SMS a um plano que tem voz, dados e SMS, que era tarifado individualmente antes (os tais R$ 0,80), não se trata de operação de venda casada?? Pode isso? Cobrar um serviço que você nem sequer optou por sua utilização? Na verdade trata-se de um sistema “pega trouxa”, ao menor deslize, entram goela abaixo com o serviço não solicitado.
Eu me considerei espoliado, enganado, desrespeitado e manipulado pela VIVO. Será que é assim que ela acha que seus clientes devem se sentir? Para arrancar na “mão grande” meros R$ 29,99 por dia?? VIVO espero que reflita e trate clientes como pessoas e não como uma boiada que você toca para cá e para lá segundo a SUA vontade. Na prestação de serviços é o CLIENTE que tem que ser considerado.
ATUALIZAÇÃO DO DIA 16/12/2016 - VIVO ME LIGOU
A VIVO entrou em contato comigo na noite dia 16 e se retratou. Falou que fui mal atendido, que pedia desculpas pelo atendimento prestado. Perguntou se havia algo a mais que eles poderiam fazer. Disse que não concordava com a cobrança de um serviço não solicitado e que dos 4 dias que me foram cobrados, apenas 2 haviam sido desconsiderados. Assim foi reemitido um boleto de cobrança com o estorno dos 4 dias que reclamei.
Algumas lições importantes deste episódio. Não podemos ficar calados e aceitar tratamento "boiada". Se algo está errado, se algo nos foi feito que fere a lógica e o bom senso, temos que nos manifestar e reclamar. Foi o que eu fiz com esta publicação.
Mas nem tudo são flores. A VIVO ao me procurar se desculpou por um mal atendimento e não porque me impingiu um serviço que não fora solicitado. Não ficou nada claro para mim se eles vão se mexer em relação a este caso, se vão retornar a contratação do serviço VIVO TRAVEL à forma anterior, pela qual o usuário precisaria responder formalmente a um SMS que o convidava a aderir ao serviço e não ativar automaticamente tão logo o incauto consumidor saia do avião e se o serviço de dados não estiver desligado (o consumidor achando que como não contratou nada não terá o acesso), faça a ativação automaticamente.
Para finalizar vou fazer uma analogia. Você entra em uma pizzaria. Senta-se à mesa. Não fala com o garçom e não pede nada. De repente trazem para a sua mesa 6 pízzas, 10 cervejas e 4 caipirinhas. Reclama que não pediu nada daquilo, mas o garçom retruca, essa é a nossa regra, se entrou aqui já tem que pagar pelo consumo que eu decidi por você. Entendeu VIVO?!! Sem precisar desenhar, certo? Eu e todos os honestos consumidores agradecemos.
Algumas lições importantes deste episódio. Não podemos ficar calados e aceitar tratamento "boiada". Se algo está errado, se algo nos foi feito que fere a lógica e o bom senso, temos que nos manifestar e reclamar. Foi o que eu fiz com esta publicação.
Mas nem tudo são flores. A VIVO ao me procurar se desculpou por um mal atendimento e não porque me impingiu um serviço que não fora solicitado. Não ficou nada claro para mim se eles vão se mexer em relação a este caso, se vão retornar a contratação do serviço VIVO TRAVEL à forma anterior, pela qual o usuário precisaria responder formalmente a um SMS que o convidava a aderir ao serviço e não ativar automaticamente tão logo o incauto consumidor saia do avião e se o serviço de dados não estiver desligado (o consumidor achando que como não contratou nada não terá o acesso), faça a ativação automaticamente.
Para finalizar vou fazer uma analogia. Você entra em uma pizzaria. Senta-se à mesa. Não fala com o garçom e não pede nada. De repente trazem para a sua mesa 6 pízzas, 10 cervejas e 4 caipirinhas. Reclama que não pediu nada daquilo, mas o garçom retruca, essa é a nossa regra, se entrou aqui já tem que pagar pelo consumo que eu decidi por você. Entendeu VIVO?!! Sem precisar desenhar, certo? Eu e todos os honestos consumidores agradecemos.
Sorte a sua em ter um blog, porque nós meros mortais sofremos com a ineficiência das instituições regulamentadoras e ficamos reféns de operadoras e suas letras miúdas.
ResponderExcluirÉ exatamente isso, e agora estou aqui no exterior horas na frente do computador pra tentar falar com eles por chat e ninguém me atende. Tento desabilitar o roaming e o site diz que o serviço está fora do ar. Absurdo!
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