quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Corning, um século e meio de evolução com o milenar vidro!!

Conhecer a história na grande maioria das vezes faz a maior diferença! Já conhecia a empresa Corning e superficialmente sua linha de produtos. Vidro! Essencialmente vidro, algo que o ser humano aprendeu a dominar há muito tempo, seja pelas mãos dos fenícios ou dos egípcios, há cerca de quatro mil anos, ou seja, há milênios.

A Corning inaugurou em São Paulo neste dia 14 de dezembro seu showroom que mostra boa parte desta trajetória e, muito importante, seu portfólio atual de produtos e soluções. Voltando à história, você sabia que o produto/marca Pyrex é desenvolvimento da empresa? É um desenvolvimento antigo, quase 100 anos. Trata-se de um tipo de vidro que não sofre transformações ou dilatação e contração em uma larga faixa de temperaturas. Isso o habilita a ser usado em fornos, sejam domésticos (aplicação que possivelmente você conhece) ou industriais. Mas foi para uso em lampiões que ele foi inicialmente desenvolvido há 100 anos.

 


Avançando rapidamente o filme, quem já trabalhara tantas décadas com vidro, o natural aconteceu. A Corning foi pioneira entre as empresas (poucas) que desenvolveram e dominaram o processo de fabricação da fibra ótica. Isso reverteu em muitas aplicações. A grande maioria das operadoras de telefonia (e Internet) usam seus sistemas concentradores de conexões de fibra, milhares de quilômetros dos cabos óticos. Toda antena de celular precisa se comunicar com a central em altíssima velocidade e sem falhas. Por isso toda a tecnologia de fibra ótica está presente nas operadoras, nos Data Centers de grandes empresas para conectar seus inúmeros servidores, na distribuição de sinal de Internet pelas grandes cidades. Nas menores também. Com o passar do tempo, conforme a demanda de conexão nestes locais (ou áreas afastadas das grandes cidades) sobe, para os provedores conseguirem atender, com a renovação da infraestrutura, do cabo cobre para a fibra, conseguirão dar vazão a esta demanda.

 




Outra história muito interessante e de imensa relevância, mais próxima do consumidor final, está em outro tipo de vidro. Muito presente no dia a dia. É fato histórico, conhecido, está no   livro com sua biografia. Steve Jobs procurou a Corning quando estava desenvolvendo seu primeiro iPhone porque o material que estavam usando para a tela (um tipo de policarbonato) estava se mostrando frágil, sujeito a quebras e riscos. A Corning desenvolvera um vidro fino e muito resistente ainda no final dos anos 40, visando aplicação em para-brisas de automóveis, mas que não fora aproveitado pela indústria (não no volume esperado). Foi a solução perfeita para as telas do primeiro iPhone e da maioria dos smartphones existentes. Sim, estou falando do famoso “Gorila Glass”, um dos importantes produtos de seu portfólio.

Hoje em dia há montadoras usando o Gorila Glass em seus carros, visando resistência, redução de peso (é bem mais fino e leve) e também menor consumo de energia (no caso é um carro elétrico ou híbrido). Depois de 50 anos, o uso originalmente proposto assume seu lugar!


Agora que conheço melhor a história, tenho uma visão inicial da vasta linha de soluções e produtos, estou pronto para melhor acompanhar as realizações da Corning, aplicações inovadoras, seja perto do consumidor, seja nos bastidores das grandes empresas de tecnologia e assim poder compartilhar com os leitores.

Sobre isso tudo conversei rapidamente com Ricardo Claro, executivo da Corning e registrei no vídeo que replico abaixo. Lamentavelmente uma pequena falha técnica subtraiu os últimos 30 segundos da conversa. Mas o mais importante, o resgate da história nas palavras do Ricardo, isto está presente e pode ser conferido!!

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