terça-feira, 23 de agosto de 2016

PRTG 2016 – manter seu negócio 100% operacional é absolutamente crítico

Não é de hoje que a economia global se converteu em economia digital ou digitalizada. Não há negócio que não dependa fortemente de recursos informatizados e também de conectividade. Podemos citar desde a grande fabricante de automóveis, uma grande empresa petrolífera, mas em similar medida de importância também uma pizzaria que realiza entregas em domicílio ou mesmo um consultório médico. Propositalmente citei modelos de negócios muito distantes porque o ponto comum é a necessidade e dependência dos recursos de TI.

Há empresas que adotam um modelo comportamental frente às ocorrências de TI que é fundamentalmente reativo, ou seja, tomam medidas para reparar situações de erros ou falhas apenas quando elas ocorrem. Mas uma razoável parte destas falhas quando acontecem poderiam ter sido antecipadas e ações preventivas executadas se informações sobre a infraestrutura estivessem sendo avaliadas no dia a dia.

A indústria a automobilística lida há muitas décadas com este problema, instituindo a prática de revisões periódicas. Mas existem formas ainda mais proativas para lidar com esta situação no ambiente de TI das empresas. Ser capaz de informar instantaneamente a ocorrência de uma falha ou mesmo ser capaz de prever se um recurso muito crítico estará comprometido é essencial para que haja continuidade nos processos de negócios, para que todos os recursos estejam sempre disponíveis.


Figura 1 – Ilustração – processos de negócios sendo monitorados
 
Parece inacreditável, mas muitos servidores de empresas param por motivos tão triviais como espaço em disco insuficiente ou interrupção de comunicação da rede (um mero cabo desconectado ou danificado). Claro que também por motivos mais complexos. O curioso é que na grande maioria das vezes não são panes catastróficas que causam as grandes interrupções de disponibilidade de serviços nas empresas e sim as mais triviais, que não foram observadas no tempo apropriado.

O desafio é conseguir saber instantaneamente quando uma falha ocorre ou se está para ocorrer. Isso é possível por meio da monitoração constante de muitas variáveis que são relevantes para o ambiente de TI. Isso se consegue acompanhando as informações de diversos indicadores especialmente escolhidos.
  
Pensando em uma UTI de um hospital. Se ocorre uma parada cardíaca na mesma hora um sonoro alarme é disparado chamando a atenção, exigindo medidas imediatas!! Por outro lado, outras variáveis como temperatura corporal, pressão sanguínea, nível de oxigenação se acompanhadas minuto a minuto, ao serem analisadas ao longo do tempo podem indicar uma tendência. Assim, ações podem ser tomadas evitando que prejuízos maiores aconteçam. Para que esperar a temperatura chegar a 40 graus Celsius (quase fatal) para agir a respeito??

O grande diferencial e valor da ferramenta PRTG para as empresas é precisamente este. Problemas reais que já aconteceram são mostrados em primeiro lugar e ajudam a direcionar as ações para reparo urgente e imediato. Também permite que sejam acompanhados de perto os pontos que podem vir a ser fator de comprometimento em um momento futuro. Usando recursos denominados sensores, de vários tipos disponíveis, estes objetivos são atingidos.


Figura 2 – Exemplo de painel de monitoração – Exchange (clique para ampliar)

Dessa forma, é possível garantir a continuidade da operação dos recursos de TI para que não haja impacto nos processos de negócio. Minutos de interrupção têm custos, por vezes, extremamente alto para as empresas. Não atender um cliente, ou apenas atrasar, pode fazer com que o cliente mude de ideia, não contrate aquele serviço, compre certo produto ou escolha outro fornecedor!!

Na infraestrutura de TI existem dezenas, centenas ou milhares (dependendo da complexidade do ambiente) de pontos que necessitam acompanhamento e monitoramento para prevenção contra possíveis falhas. Este é o grande valor, competência e o mérito do PRTG. Com uma implantação muito simples, inclusive sugerindo os sensores mais críticos, olha incansavelmente para todos os pontos sensíveis e ajuda a evitar prejuízos para as empresas que podem advir da parada de processos críticos.

Cada ponto de atenção necessário é monitorado por um “sensor”. Comercialmente o produto é licenciado pela quantidade de sensores, algo muito conveniente porque conforme cresce a estrutura de TI, o número de sensores pode ser ampliado. Além disso, uma versão totalmente funcional (com todos os recursos) está disponível para download sem custo algum para até 100 sensores, o que facilita muito uma implantação a título de teste e para prova de conceito.


Figura 3 – Exemplo de painel de monitoração (clique para ampliar)
 
Acompanho de perto a ferramenta PRTG desde 2012, tendo realizado análises minuciosas também em 2014 e agora em 2016.  Na sequência vou apresentar do ponto de vista mais técnico e detalhado o produto, focando nas necessidades dos administradores de TI.

Conhecer desde 2012, acompanhar cada ponto de evolução é algo muito importante e interessante. Afinal, por ser ferramenta crítica para o sucesso dos negócios, precisa evoluir junto com as necessidades das empresas. E de fato, nestes últimos 4 anos vi muita melhoria e evolução que vou destacar no próximo texto, mais técnico, direcionado para este outro público.



Um comentário:

  1. Olá Flávio! Seu texto mostra, novamente, que fizemos a escolha certa ==> PRTG

    Curso Gratuito do PRTG em http://monitorarrede.com.br

    ResponderExcluir