segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Ford Focus 2017 traz o novo SYNC 3, conectividade poderosa de uso simples

Já não se pode pensar em carros em 2016 sem que ele disponha de um sistema de conectividade com os smartphones. São inúmeras funcionalidades proporcionadas pelo sistema e só quem já usou ou usa sabe que se trata de um caminho sem volta. Atender ligação de telefone pelo viva voz (alto falante do carro) sem tirar a mão do volante, escutar as músicas gravadas no smartphone ou da conta do Spotfy, efetuar chamadas selecionando o contato por comando de voz, ativar navegação por GPS, e tantas outras funcionalidades!!
 
A geração anterior de sistema de conectividade da Ford (SYNC 2) dispunha de várias destas funcionalidades, mas um grande salto de qualidade foi dado na versão mais nova que inicialmente estará presente no Ford Focus 2017 (em vias de ser lançado). Certamente o SYNC 3 terá seu lugar paulatinamente em outros veículos da montadora. Para quem usa este sistema dois atributos são absurdamente importantes, funcionalidades e usabilidade. Nem sempre andam juntas estas características. Um bom exemplo é, o SYNC 3 tem a sofisticação de entender os comandos de voz em português, indo mais longe, pois está preparado para reconhecer os diferentes acentos regionais de nosso país.
 

Processamento mais rápido, tela maior (8 polegadas), ícones e informações grandes, número de opções na tela que facilitam as escolhas... Foco na visibilidade e usabilidade são destaques fruto de muitas sugestões recebidas dos usuários pela Ford ao longo do tempo. Aplicativos presentes no smartphone que são compatíveis com o sistema são “transferidos” para o SYNC 3 e podem ser usados na tela do automóvel.

  


A propósito, no dia 21 de agosto da Ford realizou no evento Campus Party de Recife o Hackaton SYNC, uma competição que visa fomentar o desenvolvimento de aplicativos criativos para a plataforma SYNC. Informações, exemplos, aplicações protótipo e simulador do ambiente SYNC no carro foram compartilhados com os participantes. Assim eles se apropriam do conhecimento e recursos necessários para a criação de novas soluções, ampliando o leque de funcionalidades da plataforma.



Destaco no SYNC 3 a compatibilidade com os sistemas CarPlay e Android Auto. O CarPlay é a plataforma da Apple para interação com o iPhone e permite acessar no carro as funções mais usuais do aparelho, como o assistente pessoal Siri, telefone, SMS e aplicativos. O Android Auto é a plataforma do Google, e possibilita o uso do Google Maps, aplicativos, informações do tempo e de trânsito, entre outros.
 

O desenvolvimento e evolução do SYNC 3 vai ao encontro da visão da Ford de proporcionar soluções amplas de serviços de mobilidade, no sentido de facilitar tudo que gravita em órbita da melhor experiência do usuário no ato de se deslocar de um ponto para outro, não importando o recurso. São forma de agregar valor ao ato de se valer dos veículos da Ford para transpor as distâncias necessárias, seja na cidade ou estrada.

Replico abaixo o texto de autoria da Ford, que detalha mais o assunto.






FORD LANÇA O FOCUS 2017 COM O SYNC 3, AVANÇADO SISTEMA DE CONECTIVIDADE MULTIFUNÇÕES COM INTERFACE PARA APPLE CAR PLAY E ANDROID AUTO

A Ford anunciou a maior novidade na área de conectividade em automóveis do ano: o SYNC 3, apresentado pela primeira vez em versões da linha Focus 2017. A terceira geração dessa moderna plataforma representa um avanço significativo, com acesso a smartphones pela interface Apple Car Play ou Android Auto, aplicativos e outras funções.
 
A tecnologia SYNC equipa hoje mais de 15 milhões de veículos no mundo. Foi agora aprimorada com opiniões de milhares de consumidores, introduzindo um novo hardware (equipamento) e um inovador software (programa).
 
O equipamento traz grafismo diferenciado, menus simplificados, tela capacitiva de 8 polegadas similar à dos smartphones, processador ultrarrápido e acesso intuitivo de funções com apenas dois toques ou comandos de voz em português. Além disso, permite fácil atualização de software.
 

O SYNC 3 é considerado internacionalmente o sistema mais avançado de conectividade para veículos, por congregar o maior número de recursos no mesmo equipamento. A engenharia brasileira da Ford revisou todos os seus requisitos para um funcionamento perfeito no Brasil, incluindo o reconhecimento de voz com sotaques regionais, a validação de mapas e aplicativos locais e da Assistência de Emergência, função sintonizada com o celular para ajudar no socorro em acidentes e disponível sem custo para o usuário.

Como os smartphones de última geração, ele opera por comandos de voz ou toques na tela capacitiva, com processador dez vezes mais rápido que a geração anterior do SYNC e muitos competidores atuais no mercado. Os recursos incluem telefone, áudio, navegação e acesso a aplicativos com uma tecnologia criada para oferecer um uso simples e intuitivo, sem complicações.

“O SYNC 3 é uma das portas de entrada do plano Ford Smart Mobility, que prevê uma série de ações da empresa no mundo voltadas para a mobilidade, e cria um novo patamar de tecnologia em sistemas de conectividade", diz Rogelio Golfarb, vice-presidente de Estratégia, Comunicação e Relações Governamentais da Ford América do Sul. “Hoje a Ford não é somente uma fabricante de automóveis de qualidade que despertam paixões, mas também uma empresa que cria soluções, como o SYNC 3, para melhorar a vida das pessoas ao volante de nossos veículos.”


Visão do cliente

No desenvolvimento da nova geração do SYNC, a Ford reuniu mais de 22.000 comentários e sugestões de clientes para conhecer suas necessidades. Foi a maior pesquisa já feita pela marca para o aprimoramento de um produto ou acessório. “Ficou claro que as pessoas querem poder usar no carro todos os recursos disponíveis de conectividade, mas com uma interface simples e fácil de operar”, diz David Borges, especialista em Sistemas de Conectividade da Ford América do Sul.

O projeto do SYNC 3 valoriza a simplicidade, com menos itens para tornar o controle mais fácil e reduzir a necessidade de o motorista olhar para a tela. Os ícones e áreas de toque são grandes e de fácil leitura, com menus bem simples. A tela inicial traz em destaque as três funções mais usadas – áudio, telefone e navegação.

Outra forma de acessar essas áreas é na barra inferior da tela, que mantém sempre disponíveis os ícones de áudio, telefone, navegação, aplicativos e configuração. Uma barra menor no alto exibe hora, temperatura e informações de conexão.
 
A tecnologia de reconhecimento de voz do SYNC 3 foi aprimorada para aceitar variações vocais na forma de comando e sotaques regionais. O número de passos necessários para executar as ações é menor. Para reproduzir uma música, por exemplo, basta dizer "tocar”, seguido do nome da música, do artista, álbum ou gênero. Além de se conectar com dispositivos de qualquer marca e modelo, tem fácil atualização de software via wi-fi ou USB.
 
Telefone, música e navegação

A tela do telefone mostra as principais funções em ícones grandes, de fácil leitura e acesso. Além dos comandos de voz, o telefone dispõe de uma lista de contatos com barra de rolagem e seleção alfabética. Como nos smartphones, basta deslizar o dedo para chegar ao nome desejado. A seleção de áudio também ficou mais simples: apenas dois toques levam a todas as fontes disponíveis, incluindo aplicativos como Spotify.
  
O sistema de navegação traz uma interface gráfica bonita e clara. A tela inicial exibe atalhos para os destinos mais frequentes, como casa e trabalho, e uma aba com os ícones dos pontos de interesse mais acessados, como postos de combustível, restaurantes e hotéis. O mapa pode ser visualizado em 2D ou 3D e inclui as funções de mover, girar e dar zoom com o toque de dois dedos na tela. No campo de busca, não é preciso digitar o endereço ou nome completo de um ponto de interesse: quando se inserem as primeiras letras ele mostra as opções disponíveis no banco de dados.
  

Aplicativos

O SYNC 3 permite o acesso a aplicativos de smartphones por comandos de voz ou toques na tela, através da interface conhecida como AppLink. Os apps compatíveis são identificados e organizados automaticamente dentro da aba “Aplicativos”.
A lista de apps inclui Spotify, Glympse, Alpeo!, Banco 24 Horas, Filho Sem Fila e Mix FM, além de outros como UOL Notícias, Sem Parar, Palco MP3 e Touch Pizza, que já estavam disponíveis na plataforma anterior e estão sendo atualizados para operar com o novo sistema.

CarPlay e Android Auto

Uma grande novidade do SYNC 3 é a compatibilidade com os sistemas CarPlay e Android Auto. O CarPlay é a plataforma da Apple para interação com o iPhone e permite acessar no carro as funções mais usuais do aparelho, como o assistente pessoal Siri, telefone, SMS e aplicativos. O Android Auto é a plataforma do Google, e possibilita o uso do Google Maps, aplicativos, informações do tempo e de trânsito, entre outros.

Esses sistemas não são um simples espelhamento da tela do celular. Por questão de segurança, a Google e a Apple trabalharam junto com fabricantes de veículos para simplificar as informações na tela de modo a não distrair o motorista.
  

Ao redor do mundo
  
Instalado em mais de 15 milhões de veículos no mundo, o SYNC é o sistema multimídia líder da indústria. Ele foi o primeiro a oferecer uma tecnologia acessível de comando de voz para smartphones e é peça central do plano global da Ford para desenvolver novas soluções de mobilidade, conhecido como Ford Smart Mobility. A sua primeira geração foi lançada em 2007 na América do Norte e chegou ao Brasil no ano seguinte. Hoje, está disponível em todas as linhas da Ford no País, incluindo Ka, New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport, Edge e Ranger.
  
Ele incorpora também a Assistência de Emergência, recurso pioneiro introduzido pela Ford no Brasil, que faz uma ligação automática para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência, SAMU, por meio de um celular pareado, em caso de acidente do veículo com acionamento dos airbags ou corte de combustível.

Focus 2017
 
O SYNC 3 estará disponível em modelos 2017 da Ford que chegam ao mercado nos próximos meses. O Focus Hatch e o Focus Fastback são os primeiros a incorporar o novo sistema de conectividade, nos modelos topo de linha Titanium e SE com o chamado pacote Plus. Eles são destinados principalmente a um grupo de consumidores entusiastas que têm desejo por tecnologias de vanguarda.
  
Além do SYNC 3, a linha 2017 do Focus traz como novidades de série, nessas versões, luzes diurnas de LED, teto solar, seis airbags, alarme volumétrico, câmera de ré e console de teto.
O Focus Hatch 2017 SE é disponível nas versões com motor 1.6 Sigma Flex de 135 cv e transmissão manual de cinco velocidades, ou motor 2.0 Direct Flex de 178 cv com transmissão sequencial de seis velocidades e Paddle Shift.


Ambas trazem como novidades alarme volumétrico e luzes diurnas de LED. Também vêm equipadas com: rodas de liga leve 17”, controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas, aviso de pressão baixa dos pneus, SYNC 2 com AppLink, Assistência de Emergência, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e chave programável My Key.
O pacote de opcionais Plus adiciona o SYNC 3, câmera de ré e seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além de: rodas de liga leve 17” exclusivas, ar- condicionado automático e digital dual zone, bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático e limitador de velocidade.
  

  
A versão Titanium, disponível somente com motor 2.0 e transmissão automática, acrescenta teto solar, acabamento e rodas de liga leve 17” exclusivos, acesso inteligente e partida sem chave Ford Power e som Sony Premium com cinco alto-falantes e quatro tweeters.
  
O seu pacote de opcionais Plus inclui assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xênon adaptativos, sistema de estacionamento automático de segunda geração, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico e banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições.
O Focus Fastback oferece os mesmos equipamentos nas versões SE e Titanium, exclusivamente com motor 2.0 e transmissão automática.

  

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