segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Ford mostra Focus RS Ecoboost em corrida de Uber radical

Algumas ideias simples são extremamente eficazes para mostrar uma ideia ou provar um conceito. A Ford tem sido bastante reverenciada pela mídia especializada por causa de sua família de motores Ecoboost. São motores que utilizam a consagrada tecnologia de turbo compressores, mas na minha visão, de uma forma mais evoluída.

Tempos atrás motores turbo eram associados apenas a alto desempenho, competição, consumo elevado e carros muito esportivos. Ainda acontecia de forma pronunciada o fenômeno “turbo lag”, ou seja, havia uma demora entre a aceleração e a efetiva entrega de potência. Isso poderia dar “sustos” a motoristas não prevenidos quanto ao fenômeno.

Mas na nova geração de motores turbo, incluindo os comentados Ecoboost, o dispositivo que injeta muito mais ar na câmara de combustão (por isso melhor queima e mais potência), também tem sido usado nos motores que foram “diminuídos” (downsizing), por exemplo, pela redução da cilindrada ou mesmo pela diminuição de um cilindro. O motor de 3 cilindros como o novo Ecoboost 1.0 de 125 cv (presente no New Fiesta – mais detalhes aqui) é um exemplo bastante emblemático, extremamente potente e muito econômico (além de ter baixo nível de emissões). E o “turbo lag” é virtualmente inexistente nessa nova geração.

Mas foi com o Ecoboost  2.3 de 350 cv que equipa o Focus RS que a Ford demostrou de maneira muito interessante e criativa do que é capaz o motor e este carro que se coloca como um dos mais “divertidos” e potentes, capaz de acelerar de 0 a 100 Km/h em 4.7 segundos, tração nas 4 rodas, diversas possíveis regulagens, sendo inclusive capaz de realizar derrapagens controladas (drifting), claro, que apenas em ambientes controlados (pistas para este tipo de condução).




A Ford fez uma parceria com o Uber para testar a reação de passageiros que, ao solicitar esse serviço de transporte, foram atendidos com o novo Focus RS pilotado por um campeão de rali. O vídeo viral, gravado na Romênia, pode ser visto neste link ou no final deste texto.

Os passageiros nem desconfiaram que na direção estava o piloto profissional Simone Tempestini. Mas, no caminho até o aeroporto principal de Bucareste, eles recebiam uma proposta. Se dispusessem de 10 minutos para conhecer o que o carro é capaz de fazer, a corrida sairia de graça. Noventa e nove por cento dos passageiros aceitaram participar da experiência a suas reações foram filmadas.





O novo Focus RS é o modelo da grife mais rápido já produzido pela Ford. Além de tração integral, é o primeiro a oferecer o modo de direção “Drift” que permite derrapagens controladas, fazendo “zerinhos” no melhor estilo Ken Block.




Com apenas 21 anos, Simone Tempestini é o atual líder da temporada do campeonato World Rally Junior. Também continua no topo do ranking do Campeonato Romeno de Rali com um Ford Fiesta R5, depois de se tornar, no ano passado, o campeão mais jovem da história da competição. 


“Simone Tempestini é o nosso campeão nacional de rali e um embaixador para o Focus RS”, diz Anna-Maria Timis, porta-voz da Ford Romênia. “Pensando nisso, pedimos para ele virar motorista do Uber por um dia com o seu Focus RS”.

De uma forma muito criativa a Ford proporcionou para as pessoas uma experiência real das largas capacidades de seu Focus RS, como já dito, o mais potente Focus RS já criado. Aliás, este consagrado motor 2.3 turbo Ecoboost está também presente no mítico Ford Mustang em sua versão de entrada!!

O vídeo com a experiência pode ser visto logo abaixo. Vejam, divirtam-se e confiram do que é capaz esta “brinquedo”!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário