terça-feira, 19 de julho de 2016

Moto Z - smartphone cresce com a necessidade - novo conceito

Ouvi anos atrás um fabricante dizer que teria um produto totalmente modularizado. O cliente poderia escolher cada componente de seu produto final, memória, câmera (resolução, lente, etc.), quantidade de armazenamento, tipo de WiFi, forma de conexão (3G/4G), capacidade de bateria, etc. Obviamente isso se não se concretizou, uma vez que sem essas opções resultariam em centenas de combinações, algo totalmente inviável na economia globalizada que depende de larga escala de produção.

Porém a Motorola, agora uma empresa do grupo Lenovo, teve uma ideia muito engenhosa. Se não é tão “magicamente” ampla como o exemplo acima, adiciona um grande valor ao smartphone que pode ter novas funções agregadas. Trata-se do smartphone que pode ter acessórios que fazem crescer sua funcionalidade de acordo com as necessidades. Vou contar com as minhas palavras e depois na sequência replicarei o próprio comunicado de imprensa do fabricante com detalhes adicionais.

Tudo começa com um aparelho com tela Amoled tem 5.5 polegadas. Tem o mais rápido processador do mercado, o Qualcomm Snapdragon 820 (que aliás eu testei no final do ano passado - O versátil e poderoso Snapdragon 820 - o novo motor do seu smartphone). Contará com 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno.


Moto Z – visão frontal e traseira


Moto Z – detalhe dos conectores

É extremamente fino, segundo a empresa o mais fino do mundo!!São apenas 5.2 milímetros de espessura!! Muito leve, apenas 136 gramas! Sobre este formato podem ser encaixados o que a empresa denomina “snaps”, que são as “capas funcionais” que podem ser neste momento (vou explicar depois) as seguintes:

  • estético          – capas com diferentes padrões, cores e materiais
  • bateria           – adiciona 85% a mais de bateria ao aparelho (mais 2200 mAh)
  • projetor         – transforma o smartphone em um projetor de imagens
  • autofalante    – adiciona uma caixa de som de alta qualidade – JBL



snaps -  projetor de imagens e caixa de som


Sobre estes snaps, pude vê-los em ação e manipulá-los por algum tempo e por isso tenho alguns comentários a fazer.

O snap projetor é fantástico! Leve, pequeno, adapta a projeção à superfície, não importando a inclinação do aparelho (ajuste de paralaxe – correção do efeito trapézio), tem bom brilho, mesmo em ambiente com iluminação e ótima definição (a despeito de ter 480p de resolução).

O snap bateria é muito fino e quando encaixado torna o aparelho mais robusto, mas ainda fino o suficiente para ser levado no bolso. Durante seu uso dois ícones indicativos de bateria são mostrados na tela do Android. Uma ótima forma de obter autonomia adicional. A propósito, o carregador usa a nova interface USB-c que além de permitir conexão sem “lado certo”, trabalho com 3 ampères de corrente, que resulta em tempos de carga muito rápidos, horas de extensão da autonomia com apenas 15 minutos de carga.


snap de bateria extra

O snap autofalante é produzido em parceria com a renomada JBL. Apenas encaixá-la no aparelho é suficiente. Não é necessário fio algum nem processo de sincronização (como no caso das caixas de som bluteooth). E a qualidade do som é incrível, ainda mais para um dispositivo pequeno assim, grande reforço sonoro e com qualidade.


snap de autofalante


Por fim os snaps estéticos, são capas muito muito finas e leves, praticamente não acrescentam peso ou espessura no aparelho. São muitas possibilidades de cores, padrões e materiais.


alguns snaps estéticos e de acabamento


A câmera fotográfica tem lente com abertura f1.8, que significa alta sensibilidade à luz, boas fotos mesmo em ambientes mal iluminados, com ricas opções para uso em modo automático e manual.

Cabe ressaltar que o Moto Z será oficialmente lançado no Brasil apenas em setembro próximo e contará de imediato com todos estes snaps. Mas um importante e interessante programa de apoio a desenvolvedores está fazendo surgir um ecossistema de produtos compatíveis. Estes após homologados pela Motorola passarão a fazer parte do portfólio de soluções que agregam valor ao Moto Z com novas funcionalidades.

Com toda certeza tenho grande interesse em avaliar minuciosamente este produto tão logo ele chegue ao Brasil em setembro próximo. Também conferir estas qualidades todas que foram anunciadas, bem como os snaps disponíveis...

Mais informações podem ser encontradas no site do Moto Z - https://www.motorola.com/us/products/moto-z-droid-edition  e no comunicado oficial de imprensa que replico abaixo.


Moto Z




Moto Z com Moto Snaps: o smartphone premium mais fino do mundo que se transforma em um clique.

São Paulo, 19 de julho de 2016 – Bem-vindo à próxima era da tecnologia móvel, que vai redefinir o conceito de smartphone. Chega em setembro ao Brasil o Moto Z com Moto Snaps, telefone que oferece exatamente o que as pessoas querem e quando elas querem.

Fabricado com alumínio usado em aviões militares e aço inoxidável, o Moto Z é superfino, com apenas 5,2 mm de espessura. Possui uma tela incrível e brilhante de 5,5 polegadas Quad HD Amoled e um poderoso processador Qualcomm® Snapdragon™ 820. Com Dual Chip inteligente, o Moto Z vem com 4 GB de memória1 RAM e 64 GB1 de memória interna, e ainda traz suporte para cartão microSD expansível até 2 TB, que oferece ao usuário muito mais espaço para armazenar fotos, vídeos e aplicativos.

O Moto Z conta com uma câmera de 13 MP que permite tirar fotos fantásticas e gravar vídeos em Ultra HD (4K), estabilização de imagem óptica e autofoco a laser, para garantir imagens nítidas  em qualquer tipo de luminosidade. A câmera frontal, de 5 MP, inclui lente com ângulo aberto, ideal para que mais amigos caibam na selfie. E com um flash frontal, todos ficarão ainda melhor na foto, mesmo com pouca luz.

Com a tratamento repelente à água, a chuva e os respingos de água deixarão de ser um problema. O sensor de impressão digital facilita o dia a dia do usuário, pois com apenas um toque, é possível desbloqueá-lo instantaneamente. O Moto Z vem ainda com o carregador TurboPower, que oferece mais horas de uso com poucos minutos de carga2.

Moto Snap: em um clique, tudo se transforma

O Moto Z foi desenvolvido com Moto Snaps, módulos inteligentes e intercambiáveis que se encaixam ao telefone e instantaneamente se transformam no que o usuário precisa, sem afetar o design do aparelho. Não é necessário desligar o aparelho para conectá-lo a um módulo. Eles são acoplados na traseira do telefone por meio de ímãs poderosos que podem ser trocados facilmente conforme a necessidade das pessoas. Transforma-se, por exemplo, em um projetor de vídeo, um sistema de som portátil ou ganha uma bateria extra para várias horas a mais de uso, tudo em apenas um clique.  E o que é melhor: os Moto Snaps serão compatíveis com as futuras gerações da família Moto Z3.

JBL SoundBoost: para aumentar o som

Em apenas um instante o Moto Snap pode criar um ambiente de festa com o potente som do alto-falante JBL® SoundBoost, perfeito para a praia, parque ou mesmo o próprio quintal. O dispositivo se encaixa facilmente no Moto Z, tornando possível aumentar o volume com som estéreo, sem a necessidade de emparelhamento e complicadas configurações de caixas BT ou de fios por todos os lados. O JBL SoundBoost possui bateria própria, com autonomia de até dez horas4, além de um suporte de apoio integrado. Você também pode atender facilmente a uma chamada com o alto-falante embutido, apenas colocando a música em espera.

Moto Insta-ShareProjector: entretenimento onde você estiver

Reunir os amigos para compartilhar fotos de férias, assistir aos programas favoritos em qualquer ambiente, usando apenas o celular, é agora possível com o Moto Insta-Share Projector. Com ele, o usuário pode facilmente projetar até 70 polegadas em uma superfície plana, com visualização a partir de qualquer ângulo. O projetor ainda possui uma bateria independente, com autonomia de até uma hora de duração, e vem com um suporte de apoio integrado para projetar em qualquer ângulo.

Incipio Power Pack: carga extra sem fios, sem comprometer o design

Precisa de uma carga extra? É só conectar o Power Pack para ter muitas horas extras de bateria no Moto Z. Por isso, ele é a opção de carregamento sem fio perfeita para viagens, proporcionando tranquilidade aos heavy users. Possui um design elegante e integra-se totalmente ao Moto Z, não atrapalhando o usuário enquanto ele estiver em movimento. Com bateria de 2.220 mAh, o Power Pack adiciona em um clique muitas horas de vida extra ao telefone.

Moto Style Shells: transforme o smartphone de acordo com seu estilo

Com o Moto Z o consumidor também terá opções para mudar o design do seu smartphone sempre que quiser um novo visual. As Moto Sytle Shells possuem opções de acabamento premium e originais em madeira, couro e tecido.

Transformando ideias em realidade

Para quem tiver uma ótima ideia para o Moto Snap, serão oferecidos um ecossistema de arquitetura aberta e todas as ferramentas necessárias para dar asas a sua criatividade. Por meio do Programa de Desenvolvedor Moto Snaps, tanto os pequenos desenvolvedores quanto as grandes empresas terão uma oportunidade única de ajudar a construir um ecossistema que deverá maximizar a inovação e redefinir o futuro da telefonia móvel.

A Lenovo Capital and Incubator Group (LCIG) vai injetar recursos para estimular a inovação da plataforma Moto Snaps. Além disso, o LCIG investirá US$ 1 milhão do seu fundo nas pessoas ou companhias que criarem o melhor protótipo de Moto Snap até 31 de março de 2017. Para obter mais informações sobre as ferramentas de desenvolvimento, certificações ou financiamento feito pelo LCIG, visite  developer.motorola.com.

Disponibilidade

O Moto Z estará disponível no Brasil a partir de setembro, assim como os seguintes Moto Snaps: JBL SoundBoost, Moto Insta-ShareProjector, Incipio Power Pack e Moto Style Shells. Confira as páginas locais (www.motorola.com.br )para informações atualizadas.




1. A memória indicada corresponde à memória total não formatada, e a capacidade disponível para o usuário depende da versão do sistema operacional, aplicações, conteúdos e dados instalados. A expansão da memória pode ser feita por meio de um cartão de memória padrão microSD, não incluído. O sistema operacional e/ou aplicativos podem ter limitações quanto à instalação, gravação ou cópia de conteúdos no cartão de memória. O segundo cartão SIM e o cartão de memória microSD não podem ser usados simultaneamente.

2. A bateria deve estar substancialmente esgotada; a taxa de carregamento diminui à medida que o carregamento avança. Todas as informações referentes à duração da bateria são aproximadas e se baseiam em um perfil-padrão médio de uso misto. O perfil de uso misto se baseia em dispositivos Motorola, com um cartão SIM, nas principais redes 4G LTE com excelente cobertura e inclui tempos de uso e espera.

3. Moto Snap desenvolvidos por parceiros podem precisar de atualizações de software para continuar compatíveis. Entre em contato com os fabricantes para obter mais informações.

4. Configurações-padrão de fábrica são aplicadas ao perfil misto para estimativa do desempenho de bateria. O desempenho real pode variar de acordo com muitos fatores, incluindo intensidade do sinal, configuração da rede, idade da bateria, temperatura de operação, recursos selecionados, configurações do dispositivo, serviços de voz, dados e outros padrões de uso de aplicativos.


2 comentários:

  1. Caro Flávio, gostei da matéria, não conhecia o telefone e é interessante o conceito. Gostaria de ressaltar que uma das fotos está incorreta e é de um iPhone (6 ou 6s), em vez da parte inferior do Moto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Que erro grotesco! ��������

    ResponderExcluir