segunda-feira, 11 de julho de 2016

Cisco Live 2016 – o impressionante bastidor de um evento

Estou em Las Vegas para o evento Cisco Live 2016, focado em conectividade, network, segurança, tele presença, temas que fazem parte do ecossistema de soluções da Cisco. Nesta cidade tudo é grandioso, maiúsculo e por ser a quinta ou sexta vez por aqui, não espero mais por grandes surpresas. Oficialmente o evento começa 2ª feira, mas neste domingo uma atividade preliminar capturou a minha atenção e posso dizer que me surpreendeu.



Fui visitar os bastidores da apresentação de abertura do evento (keynote principal). Imaginava que veria certa parafernália técnica e que seria interessante. Foi mais do que isso. Para começar a abertura terá 28 mil pessoas acompanhando. Claro que não existe um único local com toda essa capacidade (salvo um grande estádio). Visitei a arena multi esportiva do hotel Mandalay Bay, um super ginásio “escondido” dentro do próprio centro de convenções. Estimo que comporte cerca de 12000 pessoas. Há uma segunda sala também no Mandalay Bay e um terceiro local no Hotel MGM Grand. Nestes 3 locais ficarão todos que acompanharão a abertura do evento.
   


Mas não é apenas isso. Um sistema de tele presença está instalado nos 3 locais de tal forma que haverá interação entre os 3 locais, apresentadores, debatedores, perguntas, etc. Tudo isso feito sem recursos tremendamente sofisticados. Todo o fluxo de dados, sons e imagens flui  pela Internet com um gasto de banda da ordem de 6 Mbps para cada canal de tele presença ( portanto cerca de 18 Mbps no total). No passado um evento com este tipo de interatividade (parecido mas não igual pois atualmente há muito mais interatividade) exigia locação de canais de satélite para a mesma finalidade, muito mais difíceis de se obter e muito mais caro.




Tive uma breve ideia do que vai acontecer nesta abertura e fiquei bastante entusiasmado. Afinal, se a Cisco tem excelência e expertise nessa área, nessas tecnologias, nada mais natural do que ela se valer disso de forma plena e ilustrar todo o potencial e até simplicidade da solução. Serão integradas 28000 pessoas na keynote de abertura, por meio deste interessante  recurso e eu estarei lá como testemunha. Se os bastidores deste evento já me deixaram bastante curioso e animado, a expectativa para o Cisco Live 2016 ficou ainda mais elevada para mim. Contarei  resto da história...



Nenhum comentário:

Postar um comentário